Um útero é do tamanho de um punho

Um útero é do tamanho de um punho Angélica Freitas
Angélica Freitas

Resenhas - Um Útero É do Tamanho de um Punho

Mah 28/02/2022

O livro é dividido em sete partes, todas conectadas a partir do olhar sobre a mulher, evidenciando a violência naturalizada sobre ela. O movimento feminista não é citado diretamente em nenhum momento, mas em todas as abordagens é possível identificar assuntos muito debatidos pela militância. É uma forma diferente de revisitar e repensar tais pautas e suas diversas facetas.

Luciano 30/04/2020

Relendo após quase dois anos
Quando li pela primeira vez, achei que o problema tinha sido minha falta de familiaridade com poesia (sempre preferi prosa). De lá pra cá, tenho tentando ler mais poetas pra expandir meu repertório, mas nem assim. O livro aborda um tema super importante, mas, com exceção de alguns bons poemas (talvez justamente os mais famosos da obra), continuo com a sensação de que se trata de uma compilação de frases e referências distribuídas aleatoriamente em forma de versos.

Lucie 17/03/2020

Sem sentido
Não gostei, muitos poemas não fizeram sentido nenhum para mim, gostei de apenas dois.

Fabianne 21/12/2023

Um soco na alma
Vamos de literatura brasileira agora. Adoroooooo!!!
Um útero é do tamanho de um punho foi escrito por Angélica Freitas que é uma poeta e tradutora brasileira.
Divertido, simples, direto e dinâmico o livro trata de assuntos da sociedade contemporânea de uma forma poética e lúdica. As sete seções do livro giram em torno do tema da violência normalizada e naturalizada contra a mulher.
A obra aborda e analisa os mais diversos arquétipos femininos que compõem a sociedade vigente, permitindo uma discursão literária sobre aspectos estruturais, estéticos e políticos.
Um livro necessário.
Max 21/12/2023minha estante
Também gostei! ?

@literatoando 14/04/2020

Talvez eu não seja inteligente o suficiente pra compreender o que essa autora quis dizer! Não entendi nada e, por conseguinte, não gostei!
Alguns poucos poemas me tocaram, mas a maioria me pareceu q ela tacou palavras numa sacolinha e foi sorteando!
Luciano 15/02/2022minha estante
exatamente a sensação!

artvgogh 03/01/2021

ou coloquei muita expectativa nesse livro pelo título que ele possui, ou eu nao entendo nada de poesia. achei um livro fraco

Ruh Dias (Perplexidade e Silêncio) 08/07/2021

Já Li
São 35 poemas, não muito longos, então o livro é curtinho e dá para ler em uma sentada só. A idéia dos poemas é mudar o lugar da mulher na poesia. Historicamente, os poemas eram escritos por homens e as mulheres sempre foram retratadas quase como seres mitológicos - perfeitas, românticas, lindas, submissas, objetos de adoração. Por isso, Angélica escreveu de uma forma que a mulher, não apenas é a protagonista dos poemas, como faz questão de compartilhar seu ponto-de-vista cru, verdadeiro e sincero sobre o que é ser mulher nesse mundão esquecido por Deus.

Mas, mesmo assim, não consegui gostar dessa leitura. Eu me esforcei, juro, e até me senti meio burra. Li tantas resenhas da mulherada apaixonada e fanaticamente falando bem dessa obra que fiquei me perguntando se eu tinha algum problema por ter sentido exatamente o oposto.
A primeira coisa que me vem à mente sobre este livro é "pretensioso". Há uma ambição por trás dos poemas que eu admiro, mas a execução saiu muito rebuscada, meio arrogante, como se você precisasse ser uma pessoa tremendamente intelectual para captar a mensagem. E isso, na minha opinião, segrega, não une, e eu já garro ranço quando isso acontece. (O mundo já segrega o suficiente, pra quê fazer isso com a arte/cultura também?)

Outra coisa que não gostei é que os 35 poemas parecem o mesmo e, consequentemente, nenhum me impressionou. Nem mesmo um pedacinho de um deles, ou uma frase bem construída - nada. Li do começo ao fim sem sentir nenhuma emoção, então foi um livro que passou batido por mim. O que é um baita ponto negativo, afinal, o livro é feito para mulheres como eu, que querem conquistar um lugar diferente, dentro e fora de mim. Não rolou. Só senti sono e o ranço mencionado acima.
Não achei beleza nem inspiração aqui, mas fico feliz - de verdade - que estes poemas tenham tocado tantas mulheres, sinal de que a Angélica conseguiu representar algumas realidades e falar com algumas de nós.

E, por fim, a repetição das palavras me deixou doida. Que coisa chata, minha nossa senhora. Se a intenção era adicionar profundidade ou significado com isso, para mim não funcionou.

Para não dizer que não estou me esforçando para encontrar aspectos positivos, gostei do tom sarcástico e irônica da Angélica, e do humor ácido que ela coloca em alguns poemas.

Assim, eu acho que recomendo a leitura apenas para que cada um(a) tire suas próprias conclusões e também pelo simbolismo de uma obra como essa em um país como o nosso. E como ele é curtinho, não ocupa muito tempo/energia, o que é bom, mas não posso dizer que gostei dele.

site: https://perplexidadesilencio.blogspot.com/2021/07/ja-li-142-um-utero-e-do-tamanho-de-um.html
() 15/01/2023minha estante
eu acho que as referências acadêmicas surgiram pela bagagem da autora, não por pretensão. amo o livro, é um dos meus favoritos, acho as discussões extremamente necessárias e os poemas muito instigantes. mas gosto é gosto.

Lais.Lagreca 13/08/2021

Falou em poesia feminista, quero ler.
Falou em poesia feminista, quero ler.

Bom, eu chamo de "feminista", ainda que não seja dito isso de forma direta nos livros que leio, mas, grosso modo, eles tratam sobre ser mulher numa sociedade machista, sexista, violenta e opressora. Acho que posso chamar assim, né?

Nesse sentido, o título deste livro chamou minha atenção logo de cara.
Ao ler os comentários sobre ele, percebi que muitos diziam respeito sobre os poemas serem difíceis, acho que li algo até como sobre serem "sem sentido". Acho que isso me instigou ainda mais a ler.
De fato, talvez não seja o melhor livro para uma primeira leitura. Talvez por abordar temas com os quais eu tenho tido bastante contato, seja pelos livros de poesia, de prosa, por debates, eu curti a leitura.

A escrita de Angélica Freitas é nua e crua, ao meu ver, sem ser muito didática, digamos assim. Didática no sentido de dizer "olha, ao falar isso, estou me referindo a isso". Característica de que gosto bastante.

A linguagem é permeada por uma ironia, por um ritmo meio acelerado.

Gostei da leitura. Com certeza, quando eu reler, terei compressões que me escaparam à primeira leitura. Mas acho que é assim mesmo!

Que mais mulheres escrevam poemas de luta!

Adrielle63 31/05/2022minha estante
Exatamente assim que me senti ao ler este livro. Amei.

Polly 07/09/2020

Um Útero é do Tamanho de um Punho: ainda não foi esse (#125)
Poesia não é muito o meu forte. É um tipo de leitura que exige muito tempo do leitor. Sim, é isso mesmo que você leu. Para aproveitar um texto poético, é preciso dedicar um bom tempo a ele. Ler nas entrelinhas, entender todas as metáforas, superar as inversões da ordem sintática dos elementos da oração, ler e reler inúmeras vezes até depreender tudo o que o texto tem para dar exigem que o leitor esteja atento e de corpo e alma durante a leitura. Minha vida de millenium deve me impedir do deleite poético completo, profundo – ou talvez seja só falta de paciência e prática mesmo. Mas, acredito que um dia ainda chego lá. Vamos lá.

Encarei a leitura de Um Útero é do Tamanho de um Punho única e exclusivamente por causa de seu título. Pareceu-me uma leitura bastante feminista (e é), fazendo-me acreditar que seria uma leitura que me agradaria. Mas, não foi dessa vez... Sim, ele possui algumas poesias que me chamaram a atenção, no entanto, ainda não posso dizer que esse é meu livro de poesia, que é o tipo de poesia de que gosto. Ainda não.

Angélica Freitas escreve com deboche e com a “pressa” que o século XXI exige, sem obrigação nenhuma de rimas ou afins. É uma escrita simples e prática, mas cheia de alegorias e significados nas entrelinhas. Entretanto, como toda boa poesia é necessário estar de coração aberto para ela, porque as abstrações são muitas e você precisa dar um significado único e próprio a cada uma delas.

Não, infelizmente, não foi dessa vez que eu me apaixonei por poesia. Um Útero é do Tamanho de um Punho não vai ser o livro que vai quebrar esse meu “preconceito” para com poesias. Não por isso é um livro ruim. Acredito que leitores apaixonados pelo gênero (e engajados com a justiça social) devam se identificar com a poesia de Angélica Freitas. Eu, mais uma vez, termino uma resenha de um livro de poesia dizendo que esse não é o meu, mas que eu ainda vou achá-lo.

gabi 15/04/2021

O título é muito mais interessante que o conteúdo do livro.
Em resumo: decepcionante. É um livro verdadeiramente moroso e pretensioso. Não prendeu minha atenção, não me identifiquei com nenhum poema, não encontrei beleza nem sentido nos escritos. Mas, realmente, talvez eu apenas não seja uma poem/poetry person mesmo.

becaestrela 27/07/2020

Bom!
A partir da poesia, a autora fala sobre a experiência do ser mulher.

anicca 12/04/2021

Relevante salientar que eu não me dou bem com a estrutura e nem com o desenvolvimento próprios de poesia contemporânea. A desconstrução e a falta de linearidade são agudas demais para que possa me envolver com os temas retratados, por mais fundamentais que sejam.

Este livro toca em facetas da vivência feminina e, sob tal perspectiva, apresenta identidade, formação social, angústias, intimidade, valores, cobranças, enfim, compõe um microcosmos. Minha nota deriva maiormente da desconexão que sinto para com o gênero, mas também reflete a superficialidade dos poemas.

Livrogram 29/09/2014

Sobre um útero...
Esqueça os clichês sobre feminismo e literatura feminina e se deixe levar pela poesia de Angélica Freitas. Elogiado pela crítica e pelo público no início de 2013, este livro é um dos exemplos da nova poesia contemporânea brasileira: consistente em suas proposições e capaz de nos surpreender. Depois de seu livro de estreia, 'Rilke Shake', a autora nos apresenta 'Um útero é do tamanho de um punho', reunindo poemas ora sutis ora francamente questionadores sobre a condição da mulher contemporânea. Angélica evoca os humores, dores e amores relacionados à ideia de feminino - sempre em construção e transformação. A autora também dialoga com a contemporaneidade de forma surpreendente, como na série '3 poemas com o auxílio do Google'. Este é um livro delicioso! Angélica também edita a revista de poesia Modo de Usar & Co., junto com outros poetas. Em versão impressa e virtual e contando com ótimas traduções, a revista é um excelente meio para descobrir novos autores de poesia ao redor do mundo. Eis aqui uma autora que vale a pena acompanhar!

site: https://www.youtube.com/user/livrogram2014

Stefânea 15/02/2020

Título bom demais para um livro ruim
"Particularmente sou uma mulher com tijolos a vista"

Perda de tempo, os poemas não fazem sentido. 100 páginas e só gostei de verdade de dois poemas. Não recomendo para quem está começando a ler poesia pois será, com certeza, uma decepção.