Um útero é do tamanho de um punho

Um útero é do tamanho de um punho Angélica Freitas
Angélica Freitas

Resenhas - Um Útero É do Tamanho de um Punho

vallopess 23/11/2023

Estranhamente gostei
Achei uma leitura rápida. As poesias da angélica foram muitas vezes confusas,porém bem impactantes
É difícil encontrar um poema dela que não tenha me tocado, abriu mais a minha visão em relação ao meu próprio gênero, e como é visto em sociedade também.
Por mais que tenha sido uma leitura obrigatória pro vestibular, acredito ter sido importante pra mim.
Quem sabe um dia eu leia outro livro dela, já sinto saudades de todas as mulheres de cada poema.
Obrigada pela experiência Angélica Freitas!

Ingryd 06/04/2021

Tinha tudo pra ser ótimo mas não foi, tem um ou outro texto que gostei mas a maioria eu me senti perdida com uma série de frases soltas aparentemente sem sentido (pelo menos para mim), infelizmente não rolou.

Gusma 13/05/2022

mas que livro ruim
com todo respeito, já sem respeito nenhum: poemas zero emoção! uma ou outra passagem interessante, no geral um saco.

Livrogram 29/09/2014

Sobre um útero...
Esqueça os clichês sobre feminismo e literatura feminina e se deixe levar pela poesia de Angélica Freitas. Elogiado pela crítica e pelo público no início de 2013, este livro é um dos exemplos da nova poesia contemporânea brasileira: consistente em suas proposições e capaz de nos surpreender. Depois de seu livro de estreia, 'Rilke Shake', a autora nos apresenta 'Um útero é do tamanho de um punho', reunindo poemas ora sutis ora francamente questionadores sobre a condição da mulher contemporânea. Angélica evoca os humores, dores e amores relacionados à ideia de feminino - sempre em construção e transformação. A autora também dialoga com a contemporaneidade de forma surpreendente, como na série '3 poemas com o auxílio do Google'. Este é um livro delicioso! Angélica também edita a revista de poesia Modo de Usar & Co., junto com outros poetas. Em versão impressa e virtual e contando com ótimas traduções, a revista é um excelente meio para descobrir novos autores de poesia ao redor do mundo. Eis aqui uma autora que vale a pena acompanhar!

site: https://www.youtube.com/user/livrogram2014

Ana Usui 04/08/2022

Meh
Não tenho a menor pretensão de fingir que entendo de poemas, então vou só dizer que não gostei.
Achei superficial, repetitivo e chato.
Não sei se a intenção era abordar feminismo ou pluralidade feminina, mas ficou muito raso e sem emoção. Ouso dizer que conheci pessoas recentemente que escrevem poemas bem melhores.

Mauri Kobs 08/04/2024

Leitura Obrigatória UFRGS Vestibular 2025
Eu detesto o lance da obrigatoriedade, mas as vezes é necessário.
Sobre o livro em questão, ou conjunto de poemas, enfim como preferirem definir, ele é a cara das leituras da UFRGS, escrito por uma gaúcha, com referências a região, trabalha de maneira crítica, em alguns momentos humorística e feminista, todas as ideias de como uma mulher TEM que ser no ponto de vista da sociedade.
Existem momentos bastante abstratos e outros muito concretos, crus, com pontos de realidade.
Os 3 poemas com a ajuda do Google pra mim é o ponto alto.
Enfim, vou ler mil análises sobre o livro no google e buscar centralizar a visão dele naquilo que vai ser abrangido no vestibular, que é o maior interesse no momento.

Nana_tsur 03/01/2024

"a mulher é uma construção
deve ser
a mulher basicamente é pra ser
um conjunto habitacional
tudo igual
tudo rebocado
só muda a cor"

Pra falar foi uma leitura bem mais ou menos, principalmente no começo que acabei ficando bem perdida e tentando entender como tudo se conectava.

giovanna1824 30/12/2023

útero
Minha opinião sobre o livro, com base num trecho do próprio:

"não queria fazer uma leitura
equivocada
mas todas as leituras de poesia
são equivocadas"

lidi 06/07/2020

Gostei dos poemas do início, depois ficou muito aleatório pra minha cabeça.

Maria Fernanda Greiner 17/01/2022

Gostei de alguns poemas, com referências interessantes, mas não achei nada espetacular, senti outros poemas um pouco soltos pela obra.

Faltou trazer a profundidade das referências para a estruturação dos versos, na minha opinião.

kaká 24/11/2023

Não é meu estilo de livro, tanto por ser poema quanto pela falta de cuidado pela forma que eles trazem. Entretanto, é curto e traz algumas reflexões interessantes, apesar de algumas eu precisar ler material extra para entender.

Marina 16/03/2021

Sobre "UM ÚTERO É DO TAMANHO DE UM PUNHO "
Este não foi um daqueles livros de poema que me tiraram o ar. Angélica Freitas trás em muitos de seus poemas a marca da luta feminista, a contestação do que é esperado da mulheres e a voz da revolução. Porém, na maior parte deles deixa sentidos em aberto, palavras e frases desconexas que, mesmo utilizando de um alto grau de abstração, não consegui remover dali qualquer sentido profundo perdido nas palavras.

krambola 19/05/2020

eu sorri com dois poemas.
título tão incrível
pra
um livro tão enjoado

Carina 11/09/2013

A voz feminina na poesia
Um livro mediano, porém ousado. Angélica Freitas sabe dar voz a muitos dos conflitos femininos - e incorporando a voz da mulher que se calou durante séculos, dispara seus versos em um continuum. Ainda que os poemas sejam unidades isoladas, alguns dos que estão no livro só têm sentido de ser quando apreendidos dentro do seu contexto. É o conjunto que dá a força da obra - lidos isoladamente, os versos, por vezes, não funcionam.

Nota: 7,0

Trechos:

“uma mulher gorda
incomoda muita gente
uma mulher gorda e bêbada
incomoda muito mais
uma mulher gorda é uma mulher suja
uma mulher suja

queridos pai e mãe
tô escrevendo da tailândia
é um país fascinante
tem até elefante
e umas praias bem bacanas

mas tô aqui por outras coisas
embora adore fazer turismo
pai, lembra quando você dizia
que eu parecia uma guria
e a mãe pedia: deixem disso?

pois agora eu virei mulher
me operei e virei mulher
não precisa me aceitar
não precisa nem me olhar
mas agora eu sou mulher