Paulo e Estêvão para jovens leitores

Paulo e Estêvão para jovens leitores Adeilson Salles

Resenhas - Paulo e Estêvão para jovens leitores

Guilherme 15/12/2017

Ama, trabalha, espera, perdoa!
O livro ''Paulo e Estêvão para jovens leitores'' foi lançado em 2012 pelo escritor Adeilson Salles, pelo selo FEB e FERGS. É uma adaptação do romance histórico ''Paulo e Estêvão'', lançado em 1941 através da psicografia do médium Francisco Cândido Xavier, pelo autor espiritual Emmanuel.

''Paulo e Estêvão para jovens leitores'' é um resumo de 88 páginas de uma obra que possui de 500 a 600 páginas, dependendo da edição. Certamente muita coisa deveria ser removida para se criar um livro com ênfase em um público mais jovem. Porém, os itens efetivamente inseridos na versão infanto-juvenil deveriam ter sido mais robustos, de forma que não ficasse nada sem explicações, ou que as informações incluídas do livro original fossem relevantes para a história resumida.

Algumas coisas que deixaram muito a desejar, em minha opinião, foi o fato de não ser dito claramente que Saulo teria ficado cego ao encontrar Jesus. Isso é um detalhe muito importante que não é mencionado diretamente, acredito que talvez por escolha do próprio autor para não chocar as crianças ao ler que ''alguém ficou cego ao ver Jesus''. Claro que existe um contexto, motivo e explicação para isso ter ocorrido, e mais para frente Saulo recupera a sua visão, mas ainda assim seria meio estranho, de forma que talvez isso não fosse compreendido corretamente. Também gostaria que a doença e morte de Abigail fossem um pouco mais detalhadas, pois no livro-resumo isso ocorre logo após a morte de Estêvão, o que tira totalmente seu impacto na história.

O livro tem uma introdução e narrativas muito boas até a morte de Estêvão, porém após isso tudo acontece muito rápido e sem muitos detalhes. Daí em diante realmente o livro fica com cara de resumo, pois não chega a ser uma história linear, muitos momentos são ''pulados'' e temos o fim da história de uma forma superficial e rasa, pois a mudança moral de Saulo para Paulo (um dos momentos ápice do livro original) é levemente pincelada, faltando profundidade.

As ilustrações e design geral do livro são bonitos, e acredito que para crianças de até 12 anos o livro seja bem agradável, e uma ótima forma de serem introduzidas à história dos dois personagens principais (e Abigail), pois eu mesmo não conhecia a história, de forma que serviu para eu ter uma noção do que acontecerá no livro ''Paulo e Estêvão''.

No geral, Adeilson Salles cumpre seu propósito de criar uma adaptação que pode mostrar a jovens leitores que a mensagem da Boa Nova que conhecemos passou por muitas dificuldades, e que foi preciso de muita coragem para divulgá-la em seus primórdios.

site: resenhasespiritas.tumblr.com

Hanna 26/09/2021

Para jovens
Como diz o título, é uma leitura para jovens leitores, mas principalmente para aqueles que não tem o hábito de ler.
É bem curta e resumida, não substitui a leitura da obra completa, mas é bom para quem quer saber mais da história, mas ainda não adquiriu o hábito da leitura.

Amanda 09/03/2024

História rápida sobra Paulo e Estavão
Um resumo para jovens leitores sobre o primeiro martírio e um dos grandes apóstolos de Jesus, tendo como nada a obra original Paulo e Estêvão do escritor Chico Xavier