Shades Of Twilight

Shades Of Twilight Linda Howard

Resenhas - Shades Of Twilight

Jessica A 03/06/2021

Um dos livros mais fodas que eu já li!
1ª leitura em: 17/03/2018
Releitura em: 29/05/2021

Que livro, meus senhores. QUE LIVRO!

Sabe aqueles livros que você lê e imagina muito bem aquilo num filme ou numa série? É essa história aqui. Tenho as cenas, os atores, os cenários... tudo na minha mente. Seria tãaaao incrível!

Li esse livro há uns anos atrás, mas na época não fiz nenhum comentário e como eu lembrava de algumas coisas entre o início e o meio da história, mas não lembrava de forma alguma o final, resolvi reler. Estou numa onda de releituras e tô curtindo. E meu deus, esse livro é um BABADO!

Aqui tem de tudo e mais um pouco: drama, família desestruturada, pessoas invejosas, assuntos tabus, incesto, mortes, traição, reencontros, escândalos e romance, aos lotes.

Só pra deixar ciente: tem partes nesse livro que são bem difíceis de engolir e perturbadores em vários níveis. Aqui é uma história bem real, não tem toda essa fofurice que encontramos em praticamente todos os livros de romance contemporâneo.

Esse livro tá na minha listagem de um dos favoritos da vida por vários sentidos:

1) A mocinha é foda. Ela é frágil, mas não quebra. Roanna já passou pelo inferno e sobreviveu. Ela criou uma casca inquebrável, por tantas surras na vida, passou por todas elas com a cabeça em pé. Ela é uma personagem delicada, sim. Mas é forte à sua maneira, sendo totalmente destemida e obstinada com uma língua super afiada. Com toda a sua devolução e amor sem fim, e nem comentarei sobre a sua capacidade de suportar tudo e todos.

2) Já o mocinho, deeeeus! (Que homem, senhor!) Eu sou cachorrinha do Webb sim ou com certeza? Começou sendo totalmente ambicioso, para mais tarde se tornar um homem justo e em recuperação de todos os erros que ele cometeu. Ele é aquele mocinho possessivo na medida certa, e sabe como enlouquecer uma garota.

3) A história. O que acontece quando a prima se apaixona pelo seu primo, mas a outra prima malvada (filhadumaputa) também quer se casar com ele? E além disso, acontecem váaarios babados com assassinatos, mistério de quem matou, uma família extremamente interesseira, poder, traição, mal entendidos, um looping de 10 anos e ainda por cima, um "relacionamento" totalmente errado e sujo.

4) E uma vilã digna de uma vilã de verdade. Jessie é uma personagem totalmente desprezível, mesquinha, masoquista e cruel. Quando chegava nas partes dela, era totalmente difícil de estar dentro da sua cabeça.

5) Os personagens secundários como Lucinda, Loyal, Gloria, etc. Eles desempenharam muito bem seus papéis, e vc odeia e adora em partes iguais.

Apesar desse livro não ser um romance histórico/época, ele se passa há algumas décadas atrás., é aquele romance raiz. A dinâmica entre a família Davenport e Tallant foi interessante, várias partes vc identifica que é fácil fácil de encontrar aí, na sua família. E não se preocupe, aqui tem relacionamento entre primos, ainda sendo de segundo grau. Isso não me incomodou, apenas não liguei de fato.

Encontrei um novo gênero favorito: romance com suspense e mistério. Algumas partes eu não conseguia largar, nos 70% até o final eu nem senti.

Ah, as cenas hots são muito bem construídas e bem orquestradas à trama.

Apenas, leia! Queria muuuuuito esse livro na minha estante e reler daqui há alguns anos.

Recomendo?! MUUUUUUUUUUUUUITO!
Nota: 5 FAVORITAÇO!
Lido em: 29/05/2021 a 03/06/2021.

Lizzy 03/10/2012

Paixão e Suspense em um drama familiar eletrizante!
Terminei esse livro fascinada pela autora e tenha certeza que vou demorar a esquecer essa saga familiar que remete aos atos mais sujos do ser humano, vingança, traição, assassinato e incesto compõe a trama, tudo articulado e interligado, mas o amor está lá, sempre presente, comandando as ações e omissões dos protagonista, Webb e Roanna.

O ponto de partida é o poderoso seio familiar Davenport. Uma rica linhagem do sul dos EUA, marcada pela tradição e pelo domínio econômico. Lucinda Davenport, é a matriarca, o baluarte da sua linhagem, e escolhe Webb Tallant como o herdeiro, o príncipe de um reino que está prestes a ruir.

Webb, Jessie e Roanna, primos entre si, formam o triângulo amoroso que comanda a história. O forte e ambicioso Webb se casa com a linda, mimada e infiel Jessie, a princesa da família. Roanna é a mais jovem dos primos, e com a morte dos pais, foi acolhida pela avó Lucinda, mas nunca recebeu o amor e o apoio de sua família. Com as grandes perdas em sua vida, Roanna encontrou em Webb o apoio para suas inquietações, ele era o seu porto seguro, seu paladino, o herói infância e o homem que ela amaria acima de qualquer coisa.

O livro é dividido em três partes, e na segunda, o brutal assassinato de Jessie define o destino dos protagonistas. Webb é o principal suspeito, mas mesmo sem ter sido oficialmente acusado, ele foi condenado prematuramente pela família e pela sociedade, o que o levar a abandonar Davencourt por dez anos. E Roanna? O que aconteceu com a frágil e apaixonada Roanna sem o seu herói de infância, seu amor?

São muitos acontecimentos envolvidos, um jogo de vida e de morte, que encontra seu ápice com o retorno de Webb, e a descoberta do assassino de Jessie.

A relação entre Roanna e Webb é muito marcante, sensual e apaixonada. Linda Howard criou um herói masculino intenso e sedutor, e uma heroína aparentemente frágil e servil, mas que cresce com as adversidades. Ele é FORÇA, ela é RESISTÊNCIA. Roanna nos proporciona muitas lições de vida com sua conduta e me fez lembrar mais de uma vez em uma frase primorosa que costumo copilar em minhas anotações: O MAIOR DESAFIO DA VIDA É RESISTIR.

Amei.
Dri 02/10/2012minha estante
Lindo!!! Esplêndido, amiga! Vc tem o dom de usar as palavras e expressa como ninguém a essência maravilhosa de um livro. Amei!!!

Lizzy 02/10/2012minha estante
Oi Dri, obrigada pelas palavras. Esse livrinho foi marcante e foi ótimo a leitura em paralelo a cada capítulo né, sempre comentando o que iria acontecer, agora cheguei na reta final, quero saber o que vc vai achar do desfecho entre Roanna e Webb e a revelação do verdadeiro assassino...Bjs

Dri 02/10/2012minha estante
Realmente, Lizzy, é maravilhoso ler comentando com vc ( são muitas emoções para compartilhar, né... )
A Linda Howard soltou a mão com gosto nesse livro!!! É Chocante, arrebatador, intenso, é viciante. Fico cada vez mais ansiosa a cada capítulo. Bjs

Semiramis 03/10/2012minha estante
Lizzy que tuuudoooooo!!!
Pra mim que já sou fã de carteirinha da Lindona, saber desse livro que vc encontrou e achou soberbo me enche de saudade dos livros dela, assim como me deixa anciosa por novos.
Belíssima resenha, com certeza, quem ainda não conhece a autora vai querer conhecer depois de ler seus comentários.
bjos!!!

Lizzy 03/10/2012minha estante
Obrigada Semi, eu realmente amei esse livro e vou compartilhá-lo com certeza. Bjs

Lizzy 03/10/2012minha estante
Uma correção, na verdade Webb abandona Davencourt, a propriedade familiar.

Lane 12/11/2012minha estante
Este é o próximo pra eu ler Lizzy!

Ando ansiosa, mais ainda depois que li sua resenha, parabéns! Suas dicas são incriveis!

Bjão!

Lizzy 12/11/2012minha estante
Lane, esse livro é esplêndido, espero que aprecie. Bjs

Katia 21/08/2014minha estante
Perfeito!

Alessandra 17/12/2016minha estante
Esse livro é perfeito!!! S2

nicolenguimaraes 29/06/2022

Que livro!
Eu simplesmente amei e escrita da Linda! Que livro! Emocionante, envolvente! Me surpreendi muito positivamente

Lane 27/11/2012

Shades of Twilight
Cultuado numa atmosfera familiar, Linda Howard escreveu uma história sobre um amor profundo que perpassa o tempo.

Entre as paredes e pastos de uma mansão no Alabama, a autora vai encadeando vários eventos numa alarmante inquietação emocional.

Talvez a ideia realmente fosse esta, a de impregnar a mente do leitor de emoções ordenadas num ritmo de mistério e suspense.

Toda a história provoca um sentimento íntimo e particular como se a verdade, cheia de camadas como ela é, manifestasse sua ambiguidade oculta e essa veracidade ganhasse força à luz desta história.

Distintamente o abuso mental expresso na trama chama a atenção como se os psicanalistas dissessem e comprovassem, que toda criança necessita de amor e atenção durante sua infância.

Foi um grande prazer ter lido este livro.

A história exibe a realidade emocional de muitas pessoas e somos minimamente instigados a continuar a leitura. Eu não consegui abandonar até que o terminasse por completo.

A autora incorpora uma combinação de suspense, mistério e humor que poucos conseguem reproduzir. A narrativa não é inovadora nem exagerada, é simples e ajuda a procriar facilmente a absorção dos contextos. Linda Howard inseriu vários pontos de vista, dando oportunidade de o leitor entender, compreender e avaliar a mente de cada personagem.

*Isto pra mim fez toda a diferença nesta história, cheia de reviravoltas e que contém uma carga emocional muito grande e achei que contribuiu bastante.

O enredo é carregado, as cenas são fortes e a história toda é repleta de ganancia, falsidade, corrupção, luxúria, traição, ciúmes, violência, estupro e incesto.

Confesso que a relação entre primos me inquietou, pois tenho vários primos e ninguém até hoje (pelo menos que eu saiba) teve interesse um pelo outro que não fosse o de irmãos, mesmo primos de vários graus.

Porém o que me arrematou mesmo foi o incesto e pude perceber como uma relação entre duas pessoas maléficas e doentes pode se direcionar para tragédias.

Nesta trama, não se relaciona o caso de abuso sexual de menores, porque as duas pessoas envolvidas eram maiores e conscientes das suas atitudes, entretanto não deixa de levantar questionamentos sobre o aspecto moral, religioso e jurídico.

Os personagens são bem desenvolvidos e descritos, até mesmo os secundários. A autora aponta várias possibilidades e vai desfiando as personalidades de cada um dentro do âmbito socialmente aceitável.

O livro se divide em: Prologo Primeira Parte - Segunda Parte.

O Prologo é intenso e assustador, já começa com uma cena de sexo.

A Primeira Parte é a mais lenta e é onde conhecemos cada personagem. É apresentando um pouco da infância dos protagonistas e quando eles estão adolescentes. Nesta parte inicia-se a conexão emocional do leitor com cada um deles.

Roanna Davenport é uma heroína frágil, vulnerável, contudo bem próxima da realidade. Ela começa na história ficando órfão aos sete anos de idade. Todavia ela pertence a uma família rica e que mantem grande influência entre várias gerações no estado do Alabama, no entanto, Roanna não se encaixa dentro de sua família.

Sua avó Lucinda é a matriarca da família e sempre depositou mais atenção e afeto para sua outra neta Jessie, que é mais velha que Roanna.
Enquanto Roanna é uma menina magricela e desengonçada, Jessie é a linda e querida por sua avó, que não perde a oportunidade, assim como os seus outros familiares de fazer comparações nada sutis com sua prima.

Para piorar, Roanna parece possuir um talento para atrair problemas e dizer coisas erradas em momentos impróprios. Ela recebe criticas de todo mundo e nunca é acolhida com afetuosidade.

Ela e sua prima Jessie ficam órfãs na mesma época, seus pais sofreram um terrível acidente de automóvel.
É comovente ver a vulnerabilidade de Roanna quando criança e de sentir junto com ela seu sentimento de não ter mais ninguém no mundo. Ao mesmo tempo é revoltante ver a maneira como a sua avó se esmera em dar mais amor para a outra sua prima.

Os medos, a baixa autoestima e os seus sentimentos conflitantes de amor e ódio por sua prima Jessie e seus familiares só são entendidos pelo seu primo Webb.

Webb Tallant é sete anos mais velho que Roanna e da mesma idade que Jessie. Ele também é órfão e vive com Lucinda, que é sua tia avó - seu pai era filho do irmão de Lucinda -.

Todos eles, Roanna, Webb, Jessie e Lucinda moram em Davencourt, a casa é o legado da família Davenport por muitos anos.

Roanna e Webb, além da amizade terna entre primos, possuem um sentimento simbiótico e cumplice, entretanto Webb importunado pelos hormônios da adolescência sente um interesse sexual por sua prima Jessie que é uma adolescente que nem ele e não uma menina na segunda infância.

A relação entre Webb e Jessie se intensifica e para não desapontar Lucinda, unindo seu desejo pessoal de continuar fazendo parte de Davencourt, os dois se casam.

Não obstante, o casamento deles não é perfeito, Jessie é perniciosa e rancorosa, mesmo recebendo atenção especial de sua avó se sente indignada por ser bastarda (sua mãe foi mãe solteira). Seu caráter é destrutivo e ela sente uma repugnância instintiva por Roanna. Isto piora ainda mais com a amizade terna entre Webb e Roanna, fazendo-a brigar e competir com ele o tempo todo.

Uma descoberta sobre adultério, um flagra inocente e um assassinato interrompe drasticamente a vida de Jessie e arrasa o destino deste triangulo amoroso. Como consequência Roanna e Webb são os únicos suspeitos.

No entanto, Webb recebe a acusação dos amigos e de sua família, mesmo a policia não conseguindo reunir provas contra ele.

Revoltado e abandonado por sua família - com exceção de Roanna, porém Webb tem receio de confiar nela por causa de algumas circunstancias que antecederam o assassinato - ele fica determinado a esquecer do seu sofrimento e decide abandonar tudo e refazer sua vida em outro lugar.

Passam-se então 10 anos na história e sem nenhuma dificuldade, a Segunda Parte é inserida na trama e é onde a maioria das coisas acontece.

Alguns personagens secundários são acrescentados e todo drama e dinâmica familiar são alcançados.

Nesta parte podemos evidenciar o desenvolvimento dos danos emocionais dos protagonistas e observamos o caminho que cada um toma para lidar com sua dor.

Roanna escolhe seguir o caminho da frieza, seu sorriso desaparece de sua face, e seu gosto por cavalos, que antes era a sua única motivação que a animava é sepultado no profundo do seu ser.
Ela passa a usar a escuridão como escudo para proteger a si mesma. E segue continuando a não confiar nela mesma, mas resiste e se esforça em continuar por sua avó. Ela aprende a se comportar socialmente e assume parcialmente os negócios da família.
Vemos ela tomar o caminho de volta a partir do seu sofrimento, porém sua culpa a atormenta e os efeitos de uma infância sem amor se sobrepõe a sua vida. A insônia torna-se sua companheira e o transtorno alimentar (anorexia) que apresentava na infância aumenta ao ponto dela quase perder sua vida.

Webb se transforma num homem endurecido e com humor sarcástico, ele se mantem rígido frente às necessidades de sua família, todavia toda a amargura que sente é por acreditar que Roanna o enganou.

É intimidante o reencontro deles num bar sujo em Nogales/Arizona. É profundo, há um passado tenebroso cheio de perdas e muitos obstáculos entre eles. Ao mesmo tempo conseguimos observar que o que predomina na relação entre os dois não é a paixão e somente um amor poderoso poderoso mesmo! poderá minimizar as lamúrias de suas vidas.

A história é simplesmente cativante!

Os outros personagens secundários que são inseridos ajudam a aumentar ainda mais o mistério sobre quem é o assassino, fora que alguns vão lembrar alguém da sua família... rs.

A revelação sobre o assassinato me surpreendeu, e olha que sou boa em descobrir o vilão e mesmo assim fiquei impressionada com a descoberta.

Os únicos pontos que achei i inconsistentes foram sobre a investigação policial rasa demais- e de Roanna ser virgem aos 27 anos WTF?-

Entretanto devo admitir que Roanna é uma personagem espetacular. Geralmente não gosto de heroínas frágeis, mas a autora conseguiu construir uma personagem fraca e marcante.

Existe uma beleza em Roanna que poucas vezes li por aí, esta não se encontra na sua tristeza/carência e nem na sua submissão, mas quando dispara o gatilho do seu caos interno e ela toma conhecimento desta lucidez por ela mesma.

Todos eles sofreram perdas desde a infância, mas a forma como cada um lida com ela é que faz toda a diferença e Roanna, com sua natureza sensível e fraca mostrou que, se não é possível vencer uma luta, é possível continuar lutando...

Recomendadíssimo!

Avaliei com 5 estrelas
Lane 27/11/2012minha estante
Lizzy!
É apaixonante a maneira que ele faz ela sorrir
Muitissimo obrigada pelas suas dicas!
Bjão!

Lizzy 28/11/2012minha estante
Olá Lane, esse livro é realmente maravilhoso e imperdível. Sobre os momentos chocantes, que aborda tabus e tudo mais, é uma forte característica da autora. Sobre Roanna, eu achei a fragilidade apenas aparente, porque ela resistiu a tudo, até mesmo ela ignorava essa capacidade, ma Webb descobre o seu melhor.
Bjs