As Vantagens de Ser Invisível

As Vantagens de Ser Invisível Stephen Chbosky

Resenhas - As Vantagens de Ser Invisível

lumodl 03/04/2024

Há de se ler de coração aberto
Há mais de 10 snos eu li, pela primeira vez, As Vantagens de Ser Invisível. Lembro que engoli o livro em uma madrugada só porque achei a história intrigante e escrita maravilhosa. Achei que, pela primeira vez, filme e livro se complementavam e guardei a história com muito carinho sempre.
Recentemente reassisti ao filme e baixei o livro em meu kindle e, em uma noite despreocupada, curiosa, recomecei a leitura. Não costumo reler livros, mas esse em especial me prendeu.
Percebi que havia esquecido muitos detalhes da história, detalhes importantes, inclusive, e que talvez quando o li pela primeira vez eu não tivesse a maturidade e a profundidade necessária para entender o quão forte e inspiradora pode ser a história de Charlie! (E que bom que não tinha, acredito que certas empatias só adquirimos através de vivências que nem sempre são tão legais assim).
Concluí, junto a Charlie, que mesmo que a nossa história impacte quem somos hoje, estar ciente de si e do ambiente em que estamos inseridos pode ser peça fundamental de um futuro que promete não se basear em qualquer sofrimento que escolhermos que não dite o nosso caminho.
É um belo livro! E de fácil leitura. Recomendo!

Deixo aqui um dos trechos que mais gosto, não como um spoiler, mas como inspiração pra quem ainda está decidindo pela leitura:
"Mas, principalmente, eu estava chorando, porque, de repente, tive consciência de que eu estava em pé em um túnel, com o vento batendo no meu rosto. Não importava que eu visse a cidade, nem mesmo que pensasse nisso, porque eu estava de pé no túnel. E eu realmente estava ali. E foi o suficiente para que eu me sentisse infinito."

kett 02/04/2024

Eu gostei muito desse livro, mas eu não consegui me apegar e nem me conectar a nenhum personagem sem ser o Charlie o que me deixou meio nhe, quando chegou a última parte eu não tava mais tao conectada com a leitura e acabei empurrando com a barriga.

Apesar disso ach q eh um livro q td mundo deveria ler, na leitura você realmente sente que eh um amigo de confiança do Charlie e acaba se apegando muito a ele e toda a sua história

Renan 02/04/2024

"Eu me sinto infinito"
Já tinha assistido o filme várias vezes e tinha se transformando no meu favorito, então decidi ler o livro e o livro é TAO BOM! O charlie é aquele personagem que a gente se conecta e por isso a história acaba se tornando mais interessante. Esse livro ganhou um lugar dentro do meu coração e acho que nunca vou conseguir esquecer ele.

joao 02/04/2024

Adolescência em polvorosa.
Li o livro anos depois de ver o filme e tive visões completamente distintas, mas com o mesmo sentimento, jovialidade. Vi o filme com 14 anos e me identifiquei, mais tarde em minha vida com 20 li novamente e acredita? Me identifiquei. Personagens tão marcantes como Charlie são inesquecíveis, como pode existir alguém tão especial neste mundo que possa nos ter feito tanto mal? É algo que me fez pensar e analisar a minha vida e olhar paras pessoas ao meu redor. Entendi que existem diversas formas de abuso, passar os limites também são abusos. Minha leitura mais fácil até o momento.

Beatriz3345 02/04/2024

"Nós somos infinitos".
O único defeito do livro, é ter um número finito de páginas. Se tornou uma das minhas leituras favoritas, espero voltar a lê-lo quando me sentir só uma observadora de novo.

Stenia.Raquel 01/04/2024

As Vantagens de ser Invisível
Simples e belo. Me senti uma amiga próxima de Charlie.
De alguma forma, me senti confortável ao refletir sobre os últimos capítulos. Algo sobre a vida ser uma montanha-russa e sobre sempre haver, no mundo, pessoas que passam por problemas tão sérios quanto os nossos. E em como elas conseguem passar por eles. E em como elas os observam, no fim, lá de cima da montanha-russa.

anacarolina2215 01/04/2024

Que amor de livro!! muitos ensinamentos legais e pertinentes para a vida de adolescentes, por isso recomendo a leitura na faixa etária dos 15 para cima?. amei a leitura, fluida e simples. achei o final muito fofinho. a história é muito legal em si apesar de haver muitos altos e baixos na vida do Charlie, o protagonista. indico muito!!

tori 01/04/2024

Melancolia
Esse livro é tão miseravelmente triste e extremamente melancólico mas passa um conforto absurdo e uma ingenuidade do Charlie que dói. Eu amo ele e a mensagem que ele transmite. Esse livro me fez sentir e entrar em contato com várias coisas que me tocava profundamente.

Nicky :) 01/04/2024

As vantagens de ler As Vantagens de Ser Invisível
(Primeiramente, me perdoem o título besta, viu?)

O livro é narrado por Charlie, o protagonista, através de cartas que ele escreve para o leitor, como um diário de cartas. Ele é um garoto depressivo que acabou de perder seu melhor e único amigo, que morreu se suicidando sem ao menos deixar uma carta.
A obra aborda vários questões que nos cercam, principalmente quando adolescentes, como o uso de álcool e drogas, relacionamentos homossexuais proibidos pelos pais, violência, bullying, abuso sexual, suicídio e vários outros.
Me senti uma amiga a distância de Charlie. Ao longo da leitura, quis muito poder o abraçar, dar uns tapas nele por tomar as piores atitudes, chorar por sua vida que é tão conturbada e respondê-lo, dizer que ele não estava sozinho e que eu me identifico com várias coisas que ele diz. Além de tudo, Charlie nos conta sobre seus novos amigos, relacionamentos, experiências, problemas e lembranças. Aposto que você, leitor, vai se identificar com muitas coisas que Charlie pensa ou pelo menos pensar ?poxa, já passei por isso? alguma vez.
Para mim, esse livro certamente vai virar um daqueles livros de conforto, onde você abre, olha suas anotações e pensa: ?eu não estou sozinha?, porque é literalmente isso que o livro passa: você não está sozinho! Há várias pessoas passando pelo mesmo que você nesse momento.
Acho que vale muito a pena a leitura, indico com certeza a todos e principalmente aos adolescentes que estão na mesma fase que o nosso protagonista =)

lccs 01/04/2024

"Você não pode se limitar e se sentar lá, colocar a vida de todos à frente da sua e pensar que o que importa é o amor. Não pode fazer isso. Você tem que fazer coisas."

O Charlie é o tipo de personagem que existe apenas como figurante nos filmes, séries ou livros, e ver esse personagem como o protagonista, traz uma perspectiva totalmente diferente. Ele é o tipo de pessoa que a emoção que mais prevalece é a empatia, ele coloca a necessidade dos outros acima das dele, e não tem problema.
Stephen Chbosky conseguiu construir um romance em que a realidade é presente, ela não criou uma ficção, mas sim um contexto da vida adolescente no Estados Unidos.
Eu indicaria esse livro para aquelas pessoas que querem fugir um pouco do normal e clichê das histórias adolescentes, porque por mais normal que essa história pareça, ela também faz parte de um gênero e realidade pouco conhecida pela maioria dos leitores.

percyscult 31/03/2024

NÓS SOMOS INFINITOS
Essa leitura foi incrível, sério, virou um dos meus livros favoritos com certeza, pq vc sente todo tipo de emoção lendo isso, você não se sente sozinho lendo as cartas do charlie, e esse capítulo extra só me ajudou a chorar mais, sério, eu recomendaria esse livro pra todo mundo se eu pudesse, eu ODEIO escrever resenhas mas esse mereceu muito, leiam esse livro perfeito, por favor! ?

gvnrms 31/03/2024

Foi o primeiro livro que li por vontade própria, li quando estava me recuperando de uma crise depressiva e eu me senti maravilhada a cada capítulo que eu li
terminei o livro CHORANDO DE VERDADE por sentir e entender tudo do livro, cada palavra, do início ao fim

é o meu livro favorito! (não o que eu tenha lido muitos, né, mas nao acho que va perder o primeiro lugar)
as vezes quando to mal abro ele em algumas páginas aleatórias que eu marquei e leio o capítulo e me sinto acolhida pelos pensamentos do sam, como se fosse eu mesma quem tivesse escrito e pensado aquilo

JAlia372 31/03/2024

Simplesmente impressionante, cativante, você se prende e nunca mais quer parar de ler. chora e ri, mas chora do que ri, é um aprendizado ainda mas se você é um adolescente! o meu favorito da vida, te amo Charlie