A Fundação e A Terra

A Fundação e A Terra Isaac Asimov

Resenhas - Fundação e Terra

Gabriel.Sansigolo 14/04/2024

Uma incrível conclusão para uma incrível história
Limites da Fundação, primeiro livro pós trilogia principal, era o meu livro favorito da série, quando eu comecei Fundação e Terra, minhas expectativas estavam estavam altas. Fico feliz que não fui decepcionado, nesse quinto e último capítulo da série cronológica Fundação, Golan Trevize continua sua busca pela Terra, o livro pode ser resumido como segundo capítulo da jornada. Isso dito, não pense que o livro é só uma enrolação até a sua conclusão, muito pelo contrário Fundação e Terra é um dos livros mais interessantes de Isaac Asimov em relação a construção de universo. No dia que escreve essa resenha, horas depois de terminar o livro, eu não consigo parar de pensar no qual interessante e expansivo foi o que eu acabei de ler. Eu mal posso esperar para a duologia prequel de Fundação, principalmente depois de Fundação e Terra. Uma incrível conclusão para uma incrível história.

Gus 09/04/2024

Gosto muito de como a história se desenvolveu, pra um ápice que pra mim foi inesperado. Tenho carinho atípico por Pelorat e até esperei um plot twist. As discussões sobre Isolados foram um pouco extensas de mais né? Podia ter abordado outros pontos.

MateusCorreia 07/04/2024

Um buraco no peito
Com todos os meus materiais de ficção preferidos da vida, experimentei variações da mesma sensação: a de um buraco no peito quando as terminava. Indo desde The Office a 1984, e, agora, a Fundação. Sendo o último livro em ordem cronológica do enredo iniciado em "Fundação", tendo lido o último parágrafo deste livro, estou com aquele mesmo desconforto inquietante que, provavelmente, irá acompanhar minha noite de sono nesse momento.
Sou conhecido por encher o saco das pessoas quando se refere a um desses materiais que citei, no sentido de insistir no seu consumo por todos que me suportam. Com essa série magnífica não é 1mm diferente, teimarei com todos a lerem "A melhor série de ficção científica de todos os tempos".

Daniel 03/03/2024

Muito bom ter voltado para esse livro, os seus diálogos, dentre muitas outras coisas, são ricos sobre a reflexão do que é egoísmo e individualismo.

Neydsonbrz 20/02/2024

Novo Futuro
Em "Fundação e Terra" acompanhamos o personagem Golan Trevize e seus companheiros, na jornada em busca de autoconhecimento e respostas para o futuro da galáxia. Deixamos um pouco o aspecto político e nos aprofundamos na biodiversidade dos planetas habitados do universo de "Fundação", com respostas bem a cara de Isaac Asimov. Apesar de ser interessante conhecer a diversidade biológica do universo de "Fundação", não gostei dos rumos pelo qual a galáxia se seguiu, pra mim, o autor criou uma trama incrível e envolvente na trilogia clássica e fez escolhas (nos novos livros) que deixou de lado o que havia criado.

Rafaela2255 13/02/2024

[Lido em 2022]
Eu não gostei. O livro é bom? Bem, ruim não é. Não perdeu drasticamente a qualidade dos anteriores, a escrita continua boa e envolvente mas não gostei. Eu senti que a história se divergiu bastante. Eu passei o livro todo me perguntando sobre a Fundação e a Segunda Fundação até perceber afinal que tudo isso tinha se concluído no final do livro anterior. O foco é todo na busca pela Terra (que é bem interessante) mas nada dos embates da Fundação, do qual estava tão acostumada, nada daquelas alternâncias de ponto de vista.
Eu fiquei muito investida por essa saga, com todos os embates entre as fundações e os mundos, o grande Plano Seldon e o futuro Segundo Império, aquela previsibilidade do qual você não sabia como ia ocorrer, as sutis críticas sociais nas entrelinhas... mas pra mim esse livro não pareceu ser Fundação.
Eu sei que há décadas entre quando foi escrita a primeira trilogia pra este livro e o anterior e sabia que certamente ia ter algumas diferenças devido ao tempo mas ouso dizer que a historia pareceu ter tomado um rumo diferente demais do proposto no primeiro livro. Não gostei nenhum um pouco da conclusão. Simplesmente não senti como estivesse lendo Fundação.

Chelsea.Archer 21/12/2023

Perfeição
Oieeee
E chegamos ao fim da maior Leitura Coletiva que já participei. Ler as obras do Bom Doutor com essa turma maravilhosa foi a maior das aventuras.

Hoje conclui Fundação e Terra do Isaac Asimov com lágrimas nos olhos.

Acompanhar Trevize, Pellorat e Júbilo na sua busca pela Terra, devorar essas páginas incríveis escritas com tanta dedicação, me deixou emotiva em vários níveis.

Através dessa LC, consolidei meu apreço por ficção científica, conheci pessoas incríveis e tão inteligentes que é um prazer fazer parte desse círculo, que agora já estou saudosa de nossos surtos mensais nas reuniões.

Realmente a leitura expande fronteiras e gera laços onde nem esperávamos.

E o final desse livro? minha gente o que foi isso. Tô impactada até agora!

O fechamento perfeito para tudo que lemos desde setembro de 2022!

Gratidão

Tuler 15/11/2023

Despedida...
E assim me despeço dessa galáxia tão bem criada pelo meu autor preferido, Fundação e Terra segue aquela linha normal de qualquer livro do Isaac Asimov, escrita fluída, muita ação, muita física com matemática e aquela reviravolta na mente do leitor que acontece em todos os livros. Um autor ímpar, uma obra única e que, infelizmente, não terá mais continuação. Com certeza farei uma releitura em breve...

Michele Duchamp 11/11/2023

Nós, que ficamos anos e anos somente com a trilogia clássica de Star Wars, tínhamos expectativa de que algum dia veríamos o prequel. Era uma ideia nebulosa, bem distante, mais fruto de um pensamento utópico do que por acreditarmos que a história seria DE FATO filmada. Até que finalmente o desejo se transformou em boatos que se transformaram em pequenos passos de ação que, por sua vez, se transformaram em George Lucas anunciando oficialmente o início das filmagens.
Em 1999 veio então Episódio I. E com ele, os midichlorians. As pessoas ficaram furiosas. A tentativa de explicação biológica colocava por terra tudo o que era o coração de SW. De uma narrativa transcendente, elevada, filosófico-espiritual, ficamos reduzidos à mera racionalização científica que beirava à eugenia. Ok, estou exagerando um pouco. O que quero dizer é que vi isso na extensão da Saga de Fundação. O Plano Seldon e a psico-história foram a razão da primeira trilogia vir ao mundo. E, nesse livro, vemos Asimov demolir os fundamentos dela, com raiva e amargura. Escolheu um personagem detestável, que, na sua arrogância de estar sempre certo, resolve decidir sozinho o destino de toda uma galáxia. Porque se Hari Seldon fez o seu plano, foi reativo: para evitar uma catástrofe que ia acontecer; além disso, o plano era participativo: exigia as ações dos humanos, de uma grande massa deles, para ser analisada e dar certo; e podia ser monitorado ao longo do milênio. Não é o que vemos com Trevize. E o plot twist no final me fez perceber ainda mais a manipulação simples e cristalina.O fim não foi feliz. Foi involuntariamente aterrorizante, ao contrário do que o autor quis passar.
Caso você tenha dúvidas se Asimov cometeu mesmo os abusos sexuais de que está sendo acusado - e que ele mesmo admitiu ter cometido, por escrito, em um de seus livros - leia Fundação e Terra. Finalmente entendi como uma mente brilhante poderia conviver com a de um abusador. Não estou advogando pelo cancelamento - sou contra cancelar obras literárias (entendeu, Santa Catarina?) - mas, ao mesmo tempo, é bom saber para lermos com senso crítico.
Muitos escritores homens brancos do passado têm uma característica em comum: são péssimos em sair de si mesmos. Tem partes desse livro que parecem originados de uma fantasia sexual masculina, de tão fúteis e caricatas que são. Certas coisas deveriam ser ditas somente se perguntadas, nunca espontaneamente.
Outra: os planetas que eles visitam antes de encontrar a Terra são mesmo o melhor que a mente de Asimov pode produzir? Sem criatividade, parecem ter sido imaginados por um garoto de 12 anos que está dando seus primeiros passos na escrita, não vindos de um dos maiores veteranos da ficção científica do século XX.
Ao longo de toda a obra de Asimov, vimos a defesa correta do pensamento científico. O enredo desse livro descarta todo esse ethos. Trevize nunca é testado, questionado, averiguado. Ele está certo porque sim. Ok.

Carla.Floores 12/10/2023

Não foge ao padrão de qualidade Asimov, mas senti um pouco de arrastamento na narrativa, com alguns detalhes desnecessários e informações repetitivas.
No entanto, diferente dos livros anteriores da saga este aqui aborda questões novas, amplas e diversas. Questões de gênero, existenciais, individualidade (ao contrário dos demais que focavam nas massas), vários planetas visitados com descrição de suas particularidades e de seus habitantes.
Como sempre, armadilha atrás de armadilha e muitas especulações.
Vou sentir saudades de Trevize e Pelorat.

Kisuco27 25/09/2023

Escreveu, escreveu, e fds.
A trilogia original da fundação teve um foco óbvio, o plano Sheldon, tanto como fracasso ou sucesso, com os limites da fundação(quarto livro da história) o foco é alterado, o plano Sheldon é algo importante, mas existem outros motivos maiores para a aventura dos protagonista, em principal a difícil busca pela origem da humanidade, e qual o motivo que torna tão difícil encontrá-la.

Limites da fundação poderia ter um final fechado, mas o protagonista Golan tem hiperatividade e ansiedade, então não consegue tomar decisão e nem ficar parado, criando a necessidade do livro fundação e terra, onde Golan está cada vez mais perto de encontrar a terra, junto a sua nova aliada, Júbilo(ou gaia),e seu amigo Pet, mas sinceramente o livro não me pareceu incluir sentimentos aos novos personagens introduzidos, e a desculpa de ela ser de um planeta com costumes diferentes não me convence, e a principal tentativa é apagada com um final levemente mórbido