O Homem Visível

O Homem Visível Chuck Klosterman

Resenhas - O Homem Visível

O Livreiro 22/03/2013

www.o-livreiro.com/
A terapeuta Victoria Vick é contatada por um homem misterioso que se diz viver em uma condição peculiar e que quer contratar seus serviços, desde que mantenham suas sessões por telefone. Quando ela aceita, não pode imaginar que sua vida mudará para sempre. Y___, como a terapeuta o chama, é inteligente, culto e educado, mas suas histórias levam Victoria a achar que ele está delirando. Ele, porém, afirma que é um cientista, responsável pelo desenvolvimento de uma tecnologia ímpar e supersecreta: um traje capaz de camufla-lo, tornando impossível que qualquer pessoa o veja (ainda que ele fuja da expressão “invisível”). Y___ utiliza o artefato para observar as pessoas no dia a dia, mais especialmente quando elas estão a sós – o único momento em que, segundo ele, o ser humano é legítimo.

Victoria duvida dos fatos, a princípio, e fica obcecada por Y___ e suas historias perturbadoramente bizarras. É por isso que, à medida que a relação entre os dois excede os “limites” – convencionados - da relação terapeuta-paciente e se estreita, Victoria vê sua vida mudar de maneiras que não poderia prever. Com o tempo, Y___ se interpõe à carreira, ao casamento e à própria identidade dela.

O Homem Visível, de Chuck Klosterman, é conduzido sob o ponto de vista de Victoria, intercalado com notas, correspondências e transcrições de áudio de diálogos entre a terapeuta e Y___. Essa configuração da narrativa — inusitada, à primeira vista, mas explorada perfeitamente — permite que tenhamos uma visão aberta sobre Y___, e o quanto ele transformou a vida da terapeuta.

Apesar de ser a narradora, deve-se ressaltar que Victoria é levemente negligenciada no romance. O foco, obviamente, é Y___ e suas peculiaridades, o que não dá muito espaço para que ela seja desenvolvida a fundo — o que não atrapalha o andamento do livro. O comportamento da terapeuta, que pode até soar um pouco inapropriado, é devidamente justificado pela situação inusitada que ela vive.

Os relatos de Y___ são, ao mesmo tempo, repulsivos e absurdamente interessantes. Os monólogos assustadores e fascinantes dele exibem o desejo — doentio? — do personagem em tentar definir a consciência humana, bem como capturar a realidade e a essência das pessoas (somos quem mostramos ou quem tentamos mostrar ser?). Os pensamentos rápidos e intrincados de Y___ nos impulsionam pela leitura de maneira única — buscar sentidos e críticas implícitas em suas falas são ações inevitáveis para qualquer leitor inquieto. Sem dúvidas, contudo, o mais estranho é a relação que criamos com Y___ a despeito de toda sua excentricidade; admiramos suas ideias ao mesmo tempo em que sabemos que devemos repudiá-las.

É por isso que o Facebook deu certo entre os adultos. O site foi planejado para pessoas que querem divulgar suas crianças sem o consentimento dos outros”.

De maneira inteligente, Klosterman nos leva a pensar sobre nossa individualidade e a influência da sociedade na formação do caráter, e, por consequência, em quem somos de fato. Comenta sobre a mídia, voyeurismo, as redes sociais e a manipulação — a falsa sensação de realidade — que essas podem nos conferir, às vezes. O livro é, portanto, um ensaio cativante e imperdível sobre o homem, sua natureza e sua relação com a privacidade.

É por isso que filmes têm muito menos valor do que pensamos… os filmes não podem mostrar a realidade porque representações honestas da realidade ofendem as pessoas inteligentes”

Uma leitura indispensável e que o manterá acordado por horas a fio tentando juntas as peças discordantes da mente complexa, tensa, perturbada e rica de Y___, O Homem Visível é um thriller ousado e sagaz, que, mesmo após findado, não será esquecido tão cedo.

Dany.Pellegrine 27/03/2023

Não tinha nenhuma expectativa ao ler esse livro, até porque não li por indicação e nem sabia da história direito, mas acabei me surpreendendo.
A historia é meio doida, mas mesmo assim me prendeu do início ao fim! Não tava tendo tempo pra terminar de ler, mas hoje peguei e terminei tudo em uma sentada só.
O final é realmente imprevisível e fiquei meio pau da vida com a protagonista, mas passa. Recomendo sim, um suspensezinho com um Q de análise piscológica muito bom!

Nany 09/01/2021

É interessante
O livro é uma carta ao editor do livro que a terapeuta Victoria Vick narra sua experiência com o paciente mais instigante que ela já teve contato sendo esse Y____, sedo um homem misterioso que impõem condições sobre as consultas, onde inicialmente as sessões se dá por telefonemas, Victoria estranha, mas atende o pedido do cliente, mal sabendo que seria o início de um grande problema.
No decorrer das sessões Y___ conta sua incrível capacidade de ocultar, podendo entrar nas casas das pessoas e as observá-la. Victoria se mantem cética durante as sessões pelo telefone, achando que é uma metáfora do paciente, e as consultas se dá com as experiências que ele tivera com essas pessoas ao observá-las, como agiam, como se comportavam quando estavam a sós, ou até mesmo quando apareciam visitas em suas casas.

Victoria achando que Y____ tivesse algum tipo de transtorno até então, só acredita quando ela se impõe e pede ao mesmo ir ao seu escritório com o tal traje da ocultação, e a mesma fica fascinada com que ver (melhor do que não ver), tornando assim as conversas com Y___ muito mais interessante o que acaba validando as histórias que o mesmo conta. Mas há um acontecimento que a faz questionar a motivação de Y___ de fazer o que faz, e isto muda dramaticamente o “relacionamento” de paciente e terapeuta. Victoria começa a se sentir vigiada dentro de casa e começa perceber acontecimentos.

O que achei (4.0/5.0): Gostei do livro do lado psicológico que ele trata, sobre como as pessoas agem quando estão só, suas motivações, seu comportamento... elas liberam seu verdadeiro “eu”, gostei das histórias de Y___ isto me cativou no livro. Inicialmente o livro não me impressionou somente quando foi avançando na história. O grande acontecimento que vinham falando desde início achei básico, e era algo fardado acontecer, mas devo ressaltar que gostei do livro pelo personagem Y___ e suas histórias. Não estava com muitas expectativas, mas de certa forma me impressionou.

site: https://www.instagram.com/livrosflutuantes/

Ray 12/06/2013

"O homem invisível é uma metáfora de todas as coisas impossíveis com que sonhamos" - Ana Hatherly
O Homem Visível conta a história da relação entre uma terapeuta e seu paciente nada usual que conhecemos por Y___. Essa história tem o formato de um rascunho de um livro escrito por Victoria Vick, a terapeuta, relatando o caso diferente que viveu com Y___. Por ser um rascunho enviado ao seu editor, além da história em si podemos ler algumas dúvidas e explicações extras dadas por Vick ao editor em busca de orientação uma vez que ela não tem experiência como escritora.

O início da relação entre Vick e Y__ se dá por telefone, quando Y__ procura a ajuda da terapeuta para superar sentimentos de culpa que ele vem tendo, mas que acredita serem indevidos.

Y__ é um cientista que diz ter uma curiosidade sobre a verdadeira natureza humana desde criança. Ele acredita que o ser humano só é verdadeiramente ele mesmo quando encontra-se sozinho, pois ao estar com outra pessoas revelamos apenas parte de nós. Desde cedo ele vem buscando maneiras que lhe permita estudar o verdadeiro comportamento humano chegando a desenvolver um traje que lhe permite ficar oculto ao olho humano e assim observar, de maneira relativamente segura, a rotina das pessoas quando elas acreditam estar sozinhas.

Apesar de observar pessoas sem que estas tenham ciência do que está acontecendo, Y__ garante que sua busca é meramente intelectual, e não tem nenhum teor sexual, pervertido ou qualquer outra coisa que nossas mentes inferiores e repletas de clichês determinados por uma sociedade hipócrita e limitada possa acreditar. Ele é um homem muito inteligente e ele tem ciência disso. Na maior parte de suas falas podemos observar uma certa arrogância e tom de superioridade, mas apesar de ambas características serem irritantes é difícil discordar de Y__ pois ele tem bons argumentos, mesmo que imaginar a possibilidade de um homem observando os momentos mais íntimos de uma pessoa gere desconforto. E é nesse ponto que o livro torna-se fantástico. Ao ouvir o relato das experiências de Y__ ficamos sempre curiosos quanto ao que ele descobriu mas ao mesmo tempo estas descobertas nos causam sentimentos conflitantes. Em um mundo onde há preocupação com segurança nacional, internet e várias redes sociais, até onde nossa privacidade é respeitada?

O livro é muito bem escrito e traduzido. O leitor fica preso ao livro pois é preciso saber o que vai acontecer: o que Y__ observou durante sua pesquisa e como essa relação nada tradicional afetou a vida de Vick. A capa é belíssima, a diagramação é excelente e mesmo as partes que podem ser consideradas confusas ou sem nexo se encaixam perfeitamente na história, afinal são os relatos de uma pessoa que foge aos padrões de "normalidade". Com certeza vale a pena ler este livro.

Robremir 15/04/2023

Um clássico moderno
Temos aqui uma releitura contemporânea para uma ideia literária muito bem sucedida. Sem ser piegas, nem óbvio o autor consegue traçar um paralelo muito interessante com o clássico de H.G. Wells. Estão lá toda a inteligência, todo egoísmo e toda a solidão da personagem central, ao mesmo tempo que os infortúnios se sucedem de sucedem de maneira gradativa e inspirando suspense.
A obra despertou tanto meu interesse que comecei assim que terminei o original. Se um livro é capaz de te fazer querer ler outro após terminar, então ele é muito bom. Detalhe: eu gostaria muito de ver está obra adaptada em um seriado de TV.

Bruna.bekel 19/05/2023

O homen visível
No começo é meio chato, porém a história ganha uma vida totalmente diferente... VALE SUPER A PENA LER ESSE LIVRO

k.mazzi 17/06/2023

Tecnicamente, possui um escrita simples e rápido, gostosa de ler. A forma como o texto é construído é diferente da maioria dos livros que já li, o que o torna mais interessante também.
Quanto a história, o livro começa criando uma energia, uma hype, que parece não conseguir acompanhar no final, como se chegasse na última página já tendo passado pelo pico da montanha russa há muito tempo. Ainda assim, entrega o que promete, no geral, é uma leitura intrigante e envolvente. Recomendo.

Luiza 19/12/2013

Um homem totalmente vísivel...
Livro muito interessante que nos faz pensar sobre a nossa própria vida, refletir em situações do dia a dia e de que como somos quando tem alguém olhando e como somos quando estamos sozinhos.
Como seria observar as pessoas sem elas saberem? Como elas agem quando acham que estão sozinhas? O Homem Visível nos permite e nos dá o gostinho de como é viver esta experiência.
Livro de leitura agradável e extremamente rápida (li em três dias).
Porém o final me decepcionou um pouco, esperava algo mais surpreendente.
Enfim, traz várias questões que nos desperta a atenção e nos faz repensar naquilo que acreditamos.

Nana 04/10/2016

É bom, é interessante, é diferente, só não é marcante!
Resumindo a história começa assim: A psicóloga Victória envia ao editor o manuscrito de um livro que ela escreveu sobre as sessões de terapia de um paciente. Neste livro ela revela que o homem misterioso exigiu que inicialmente o atendimento fosse por telefone e se negou a preencher qualquer ficha com dados pessoais. Aos poucos ele vai revelando o motivo de tê-la procurado, informa que é cientista e descobriu uma maneira de se tornar oculto aos olhos dos outros. O problema é que ele usa este "poder" de forma ilegal, espionando a vida das pessoas em seus momentos de intimidade.
No começo ela não acreditou que fosse possível e desconfiou que ele tinha algum tipo de transtorno mental, até que ele se tornou invisível diante dela e mostrou do que era capaz.
Preciso dizer que achei a personagem Victória bem idiota por se deixar manipular o tempo todo por este homem sinistro!
A trama mistura um pouco de mistério com ficção científica e uma pitada de psicologia.
Não acho que seja um "super livro", mas valeu a leitura. Eu criei muitas expectativas e esperava um pouco mais dele.
MANINHA BLOOM 04/10/2016minha estante
Então, nem quero ler..rs...

Nana 04/10/2016minha estante
Kkkk, acabei de te enviar recado perguntando se ia querer...rs rs

Rodrigo1001 17/10/2017

Quem é você quando ninguém está olhando? (Sem Spoilers)
Talvez seja um dos livros mais exóticos que já li. Me deixou perturbado. Sendo um thriller psicológico, o livro tenta criar a todo custo uma atmosfera de mistério, provavelmente para colocar o leitor em constante estado de alerta e curiosidade, para que o mesmo tente desvendar o que acontece nesta intrincada relação paciente-terapeuta - tão intrincada, que chega a nos fazer questionar a nossa própria conduta ética, especialmente quando estamos totalmente a sós, sem ninguém nos observando.

Utilizando da praticidade para fugir da subjetividade, vou começar dizendo que o livro apresenta um enredo bem interessante. A história é contada pela reprodução de e-mails, memórias, textos e transcrições de áudio, através de um livro que a terapeuta resolve escrever sobre suas interações com o paciente. Há muitos recursos gráficos bacanas, como fontes e paragrafações diferentes, o que deixa a leitura agradável. O projeto gráfico da capa, a propósito, é outro ponto que merece destaque: utiliza alto relevo para dar uma sensação sensorial e é bem chamativa.

Partindo para a história, o livro tem um apelo psicológico fortíssimo. Do começo até mais ou menos a metade, o sentimento que fica é o de curiosidade e confusão. Passando da metade, o livro ganha ?corpo? e a relação entre o paciente, identificado como Y___ , e a terapeuta descamba para algo surpreendente. O livro envereda por caminhos que causam desconforto e um certo temor.

Então, O Homem Visível é um livro agradável de ler? Eu diria que é mais incômodo do que agradável. A narração desenvolvida pelo autor é, ao mesmo tempo, tensa, reflexiva e imprevisível. Se extrai mais do meio ao fim do que do início ao meio. Talvez o autor tenha demorado muito para colocar as cartas na mesa, mas, a realidade é que me senti meio desnorteado até mais ou menos a página 117, quando a dúvida deu lugar a certeza. Foi só desse ponto em diante que consegui entender melhor o que estava lendo. Dali até o fim foi bacana, mas talvez tenha sido tarde demais. Fiquei com a impressão de que o livro demorou para engrenar.

O resultado? Um livro singular que possivelmente cairá mais no gosto de psicólogos e entusiastas da psicologia do que do leitor comum. Valeu a pena ter lido, principalmente por ter me sentido ?abalado? pelo que li, mas não chegou a ser memorável. Não esperem plot twists, ação turbulenta ou um romance com personagens cativantes, o foco aqui não é a história em si, mas toda a reflexão que se faz sobre a atual forma em que vivemos a vida.

@anypaganbook 09/09/2020

Reflexões muito produtivas
É um livro bem interessante e com a premissa diferenciada. Recomendo a leitura por conta das reflexões que o livro me gerou, mas fiquei bem incomodada com a falta de ética (e qualquer autocuidado) da parte da psicóloga.
O final conseguiu me deixar apreensiva, mas muitas vezes só fiquei irritada com o Y___ e acabou por aí.