Marés da Guerra

Marés da Guerra Christie Golden

Resenhas - Marés da Guerra

Mocoshock 06/07/2013

Um livro feito de jogador para jogadores de WOW
Li e não gostei. A autora não descreve como é as raças dos personagens e faz um monte de referências a situações que aconteceram em livros, jogos, gibis etc...
Se o leitor não for fã do jogo World Of Warcraft, vai perder tempo.
Sem contar que final é muito, muito sem graça.

Matheus Braga 30/12/2012

World of Warcraft: Marés de Guerra - Christie Golden
Hey pessoal, tudo bem?

Como vocês já devem ter percebido, ultimamente estou em uma onda de livros que foram adaptados de jogos famosos e este não foge ao caso. Trata-se da adaptação de um dos jogos que mais amo, qual seja, World of Warcraft. Confesso que ainda não pude desfrutar do continente de Pandaria em face ao pouco tempo que tenho disponível, mas em breve poderei voltar ao meu char, um Humano/Worgen da classe Mago. *__*

Sempre houveram atritos entre Horda e Aliança (Aliança 4Ever!!! XD) e a pouca paz que a feiticeira Jaina Proudmore conseguiu alcançar está desmoronando agora que Garrosh Grito Infernal é o novo Chefe Guerreiro da Horda. Ele decide que a presença da Aliança em Kalimdor já deveria ter desaparecido e assim da-se inicio a uma guerra sem precedentes. O novo Chefe Guerreiro está tomado pelo ódio e até mesmo os inescrupulosos Orcs Rocha Negra foram convocados para satisfazer seu desejo de dominação. Para ele, não importa se são crianças ou mulheres. O que importa é a vitória da Horda e caberá à Grã-Senhora Jaina salvar seu povo e impedir que Garrosh derrame mais sangue inocente. Para isso, ela contará com a ajuda de Kalecgos, ex-Aspecto da renomada Revoada Dracônica Azul, uma vez que a Iris Focalizadora (objeto de grande poder arcano) foi roubada de seu povo e a Horda é a suspeita de tal feito.

Christie Golden conseguiu fazer uma adaptação fiel e muito bem estruturada deste jogo. Muitas vezes durante a leitura me senti caminhando por Orgrimmar ou Dalaran, observando suas paisagens e estatuas de antigos guerreiros. Ela conseguiu retratar muito bem o conflito entre a Horda e a Aliança, entretanto, acho que ela exagerou um pouco na insanidade de Garrosh e a maneira como ele trata seus fieis aliados, como Beine Casco Sangrento, um Taurem de mais de dois metros de altura mas com um coração justo e leal. Sempre gostei da raça dos Elfos Sangrentos e penso que ela poderia ter dado um destaque maior a tal raça, mas o pouco que fez conseguiu me satisfazer.

De todos os personagens, que não são poucos, me identifiquei muito com Beine e Kalecgos. O primeiro por acreditar que até mesmo um membro da Aliança merece uma morte digna e justa, ao contrario do que pensa Garrosh que utiliza-se de artimanhas traiçoeiras para conquistar a vitória. Kalecgos me conquistou simplesmente por ser um dragão. De todos os seres mitológicos os dragões são os que mais me fascinam, tanto por sua beleza quanto pelo seu poder mágico arcano. Não preciso nem mencionar que o personagem que menos gostei foi Garrosh. Como já foi supracitado, ele é inescrupuloso e não tem piedade para com o próximo, mesmo que sejam idosos, mulheres e crianças.

O único ponto que me desagradou em toda a obra foi o fato de uma Revoada de Dragões Azuis conseguir perder seu objeto de maior poder e valor, a Íris Focalizadora, para um bando de Horda/Aliança insignificantes. Um grupo de tamanho poder, mestres em energia arcana e que possuem o tamanho de casas não poderiam ter perdido tal artefato com tanta facilidade quanto a autora narrou, é um pouco ilógico tal ocorrido e creio que o Mr. Spock concorda comigo.

Sem mais delongas, recomendo a leitura de World of Warcraft: Marés de Guerra para todos aqueles que gostam de fantasia. Ao contrário da adaptação de Diablo 3: A Ordem, esta obra não exige do leitor um conhecimento prévio do jogo, embora caso ele saiba, seu proveito da leitura será bem mais emocionante. Já encomendei outros livros da mesma autora que retratam sobre o mundo de WoW e espero em breve conseguir desfrutar de Pandaria com o devido tempo que tal tarefa irá demandar.

Abraços,
Matheus Braga - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/
@MatheusBragaM

Hélen 04/11/2021

Minha experiência
Como eu já joguei o jogo desse livro, imaginar os personagens com a riqueza de detalhes e as paisagens foi fácil, mas realmente a história fixa um gostinho de quero mais, e a meta é comprar os demais.

Selene 03/03/2024

Excelente para quem ama WOW.
Se você acompanha a saga de WoW os livros servem para você enriquecer ainda mais a vivência imersiva no jogo. Servem para conhecer mais a fundo os personagens e motivações no jogo, que muitas vezes não ficam claras pela Blizzard. Mas nesse mesmo livro a ideia de se tornar uma coisa mais detalhada acaba em alguns momentos sendo enfadonha e os diálogos repetitivos e cansativos. Quem gosta MUITO de World of Warcraft não deve se importar tanto. Mas um fã novo ou alguém não tão familiarizado cansaria rapidamente.

Roberta - @rkrutzmann 25/09/2013

{Resenha} World of WarCraft - Marés de Guerra
Se você não é um jogador de World Of Warcraft, lamento, mas por mais que o livro seja maravilhoso, você não irá conseguir entender a história e seus detalhes, pois nem tudo é explicado no livro e por isso quem não conhece acabaria por não compreender a história.

Esse livro, para quem não sabe, foi feito baseado na história do jogo (e não o jogo baseado no livro). Uma das coisas que eu mais gosto no WoW é a quantidade de história que tem por trás de tudo, mas quase sempre quando estamos jogando estamos tão preocupados em fazer Raides, vencer BGs, fazer quests, caças Hordas (ou Aliança) ou as milhares de outras coisas que o jogo nos oferece que deixamos passar toda essa maravilhosidade por trás do jogo.

Eu ganhei o livro de presente e quando comecei a ler eu não sabia o que esperar. E eu simplesmente amei, tudo. É fantástico poder ler um livro onde tu tem acesso aos lugares mencionados, aos personagem citados, agora eu sempre me empolgo ao ver algum personagem do livro no jogo e fico contando a história dele no livro para quem quiser escutar.

Marés de Guerra conta a história pós cataclismo, quando a Íris Focalizadora é roubada das mãos da Revoada Azul e Kalecgos, líder da Revoada, é obrigado a sair em busca do artefato, antes que seu poder possa ser usado para a destruição.

A História tem como protagonista a maga Jana Proudmore, uma mulher que luta fervorosamente a favor da paz, que é obrigada a mudar ao ver o que acontece com o seu lar, Theramore, que é atacado pela Horda.

Ao ler o livro é impossível não sentir uma repulsa ao pensar em Garrosh, o líder da Horda, pelas coisas que faz para conseguir suas vitórias sobre a Aliança. Fiquei feliz em ver que Baine e Vol'jin são pessoas com cérebro e não são a favor da guerra como seu líder e alguns de seus seguidores. Tenho que admitir que Baine conquistou um lugar no meu coração, principalmente por ser um Tauren.

Para quem se interessou pela jogo, aqui o site dele para que vocês possam dar uma mexida e ver o que acham dele. Para quem já joga, e não leu o livro, eu recomendo. Como eu disse, no jogo nem sempre temos tempos para ficar lendo quest e vendo a história e por isso acabamos deixando de lado uma das coisas mais fodas do jogo, a própria história dele.

site: http://www.apenasumtrecho.com/2013/04/world-of-warcraft-mares-de-guerra.html

Lucas Pacheco 27/05/2018

Épico!
É um ótimo livro pra quem joga ou conhece a lore do jogo.
As batalhas são muito bem descritas, é de perder o fôlego e a narrativa é muito viciante, eu não conseguia parar de ler.
Me surpreendeu bastante a narrativa da Christie Golden pois não tive a mesma experiência na leitura do Sombras da Horda do Michael A. Stackpole.
Se você não está familiarizado com esse universo talvez até consiga usufruir da narrativa que é muito fluida, porém vai ser preciso pesquisar os nomes dos personagens e dos locais pois não há uma descrição precisa e rica, especialmente para os personagens.
Fora isso é uma história épica, impossível não sentir cativado pelos personagens que parecem até que existem no mundo real.

For the Alliance! Hehe.

Rafael 10/09/2015

Aliança x Horda
Ótimo livro, conta a história dos acontecimentos pré-expansão Mist of Pandaria e a batalha de Theramore, no livro é destacado o eterno conflito entre a Horda e Aliança.

Jaílson 26/07/2014

Uma guerra, uma ilha e um dragão
World of Warcraft - Marés da Guerra, Christie Golden, editora galera record. World of Warcraft - Marés da Guerra é um dos livros da saga World of Warcraft, ele conta a historia da gran-senhora da ilha de Theramore Jaina Prodmoorne q entra em um conflito com a sua natureza sempre diplomática depois de um ataque desnecessário por parte do novo líder da horda Garrosh Grito-Infernal a fortaleza da guarda norte e que muito provavelmente chegaria a sua cidade Theramore.
Ela conta com a ajuda do nobre líder da revoada azul Kalecgos q está a procura de um artefato muito poderoso roubado da revoada, Jaina ate mesmo sem querer acaba sentindo algo por Kalecgos mais ainda abalada por Kael e Arthas terem se tornado maus, ela guarda esse sentimento mesmo sabendo que o nobre líder da revoada poderia estar sentindo o mesmo, muita coisa acontece quando a horda decide vim atacar Theramore.
Livro muito interessante e um dos melhores da saga, e com certeza excelente leitura e de fácil entendimento

Gustavo 30/01/2013

Gostei muito do livro, mas, se você não joga fica meio perdido.
Tudo começa quando uma relíquia, poderosa, da revoada azul é roubada e se move muito rápido e Kalecgos, antigo aspecto dragônico, começa a procurar para recuperar o artefato.
Então enquanto procurava ele pede ajuda a Jaina Proudmore, a grande maga e diplomata que mantinha a paz entre ally e horda, e eles tentam tudo para encontrar mas o artefato não parava de se mexer.
Além disso eles tinham que lidar com a horda querendo uma guerra, e já tinham derrubado a guarda norte mas alguns do seguidores do Garrosh como por exemplo Baine casco sangrento não gostavam muito da ideia de exterminar a ally do continente, e após a derrubada da guarda norte o objetivo de Garrosh era Theramore, que conseguiu com ajuda da íris focalizadora onde além de destruir Theramore e matar muita gente deixou a cidade inabitável por muito tempo. Mas Jaina foi até lá ver a destruição que a bomba de mana causou e achou a íris e a roubou e aprendeu a usar seus poderes e com a ajuda da íris Jaina começou a summonar elementais de água e com o pode que tinha em mãos ela multiplicou para milhares e formou uma onda para colocar Orgrimmar embaixo d’agua.
Bom esse é meu breve resumo do livro Marés da Guerra espero que tenham gostado ;)

Allison 03/04/2014

motivo do abandono
livro errado existe um antes por isso parei =P
Lucas 14/04/2015minha estante
Cara, historia do WoW é tenso, os livros nao tem sequencia, se nao me engano so um deles tem sequencia (contando uma mesma historia) ja os outros estao contando acontecimentos de cada parte de um todo, mas nao existe tantos livros para contar a historia toda, se quer saber da historia mesmo, procure no Wikipedia ou fans de site, ou até mesmo no site da Blizzard.

Flah 06/02/2013

Marés da Guerra - Christie Golden
Esse livro foi um dilema para mim. Eu sempre gostei muito de jogos online, mas, por algum motivo, não curti muito o tão aclamado World of Warcraft. Alguns amigos meus tentaram me convencer, eu instalei, joguei, mas não deu. Então, quando peguei esse livro para ler, eu fiquei com medo de que talvez isso influenciasse em minha nota. Eu estava bem ansiosa para ler, curiosa para saber como fariam dar certo o livro de um jogo (Eu ainda não li os outros como Assassin’s Creed, Diablo III, ect), e tinha boas expectativas, mas, ainda assim, não tinha experiência de jogo para entender o contexto do livro. Respirei fundo e tentei encarar a leitura da melhor forma possível.

Jaina Proudmore é uma humana de renomado poder arcano. Com sua influência e poder, tenta manter a frágil paz erguida entre a Aliança e a Horda, duas facções antagônicas que vivem em guerra pela soberania de suas raças. No entanto, como historicamente já se prevê, a paz entre as duas facções é impossível e a fome pelo poder sempre fala mais alto.

Quando menos se espera, os anos tranquilos que se seguiram ficam ameaçados e uma guerra, preste a começar. Jaina Proudmore precisa reunir todas as forças possíveis para combater os guerreiros da horda que ameaçam o seu povo. E precisa de toda a sorte do mundo para ter o menor número de baixas possíveis. Ela ainda acredita na paz.

O livro é bem interessante e, mesmo para quem não jogou WoW fica fácil conseguir entender perfeitamente o que está acontecendo. A autora tomou todo o cuidado possível para que nenhum termo ou acontecimento escapasse ao leitor. Não há referências muito complexas ao jogo.

Apesar de Jaina Proudmore ser considerada a personagem principal da história, nesse livro não há um protagonista fixo. Existem vários pontos de vistas, de diversos personagens, com vários conflitos que vão acontecendo de forma que, no final, todos coincidem no clímax da história. É bem bacana mesmo. Eu me encantei com todos os personagens, mesmo. Foram todos muito bem feitos e desenvolvidos para se encaixarem perfeitamente no conflito, isso sem perder os traços atribuídos às suas respectivas raças no jogo.

Adorei os conflitos internos que afligem Jaina, provando que, apesar de todas as suas habilidades e força, ela ainda é uma humana. Amei o jeitão ingênuo e ao mesmo tempo muito guerreiro do dragão Kalecgos. A alma bondosa e fiel do taurem Beine e todos os personagens que foram aparecendo.

O foco principal do livro não é o romance, mas isso não quer dizer que ele não exista. É simplesmente incrível a forma como, sutilmente, vão aparecendo indícios do que mais para frente se torna uma coisa muito linda. Mesmo em meio há uma guerra terrível e a conflitos que podem significar a destruição de toda uma raça. Acho que o livro reuniu as duas coisas que eu mais gosto em uma história: cenas de ação maravilhosas com um enredo fantástico e um romancezinho para adocicar as coisas.

O desfecho merece nota, também. A história vai acontecendo de forma que você não espera o que está pra vir. O livro vai te levando para dentro do conflito e, quando nos damos contas, já estamos completamente envolvidos, sofrendo junto com os personagens e nos surpreendendo com o desenrolar das coisas.

Acho que a adaptação da história de um game para um livro é possível sim. Aliás, por que não aproveitar todo o cenário fantástico, os personagens incríveis e todo o ambiente desenvolvido no jogo para criar uma história tão incrível quanto? Isso sem contar com a edição maravilhosa feita pela editora! Dá gosto de ler o livro, não achei nem um errinho!

Resumindo, esseé um livro cuja leitura realmente vale a pena. Eu o recomendo a todos os leitores. Para aqueles que adoram uma boa fantasia, aqueles que gostam do jogo, e para aqueles que gostam de um romance (Ah, vai, por detrás do sangue, da agonia e da guerra, tem uma história linda!).

PS: Eu ouvi dizer que será lançado um filme sobre o livro, mas ainda não vi nada que confirme. Enfim, tomara que dê tudo certo! (:

Mari 05/04/2013

Aventura que prende
"Essencial", é a qualidade que descrevo sobre esse livro para quem é fã do mundo de Warcraft.
Focado em Jaina Proudmore, o livro é cheio de movimento, ação e uma boa pitada de romance.
Muitas lutas nas quais se pode imaginar o cenário, com uma bela música épica de trilha sonora, dragões, feiticeiros, orcs, etc...

Recomendo.