Um Lugar na Janela

Um Lugar na Janela Martha Medeiros

Resenhas - Um Lugar na Janela

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Carla.Parreira 10/02/2024

Um Lugar na Janela - Martha Medeiros...
Melhores trechos: "...Sair de casa é a oportunidade de sermos estrangeiros não só aos olhos dos nativos de outro país, mas estrangeiros num sentido mais amplo... A liberdade é uma ilusão, eu sei. Ninguém é inteiramente livre, a não ser que não possua vínculos. A nacionalidade de uma pessoa não deveria ser estabelecida por sua cidade de nascimento, e sim pelos locais pelos quais a pessoa se sentia atraída... Deixei de lado o zelo excessivo por coisas que foram feitas apenas para se usar, e não para se amar... Todai-Ji, templo que abriga o maior buda do país, uma estátua imponente de 16 metros de altura. É um lugar bastante atrativo, localizado no parque de Nara... Se você é do tipo que não consegue se maravilhar com o que está vendo porque está mais preocupado com os mosquitos, os remédios, as gorjetas, o fuso horário e em checar os e-mails do trabalho, não viaje. Se você não faz ideia em que ponto do mapa fica o local para onde está indo, não tem a mínima curiosidade sobre a cultura do lugar, até desconhece o idioma falado, não viaje... Viajar minimiza preconceitos. Viajantes não têm partido político, classe social, time de futebol, firma reconhecida em cartório, senhas decoradas na cabeça. Reciclam-se a cada manhã, quando acordam – e acordam, que benção, sem a tirania do despertador... A liberdade é uma ilusão, eu sei. Ninguém é inteiramente livre, a não ser que não possua vínculos. Como qualquer pessoa saudável, não abro mão de laços afetivos, a vida seria muito árida sem amor... Inúmeros motivos justificam essa minha gamação por estar na estrada. Um deles é que viajar nos faz reagir conforme a demanda do momento, que é sempre imprevisível. Comer aranhas fritas, fazer confidências a um homeless, assistir às luzes de uma aurora boreal, colocar uma cobra em torno do pescoço, percorrer vilarejos de bicicleta, dormir sobre a grama de um parque, ir a uma festa promovida por hare krishnas, casar de sarongue numa ilha da Polinésia. Sair de casa é a oportunidade de sermos estrangeiros não só aos olhos dos nativos de outro país, mas estrangeiros num sentido mais amplo... Viajar é uma maneira de nos espalharmos, de rompermos com nossas divisórias internas e aniquilarmos medos e tabus..."

Daniel Lucca 03/04/2023

Vontade de fazer as malas
O livro trás de forma leve várias experiências da autora em diversas viagens... O foco não é passar quais locais e pontos turísticos são mais interessantes e sim como cada experiência pode ser aproveitada sendo ela prazerosa ou não
Maíra 03/04/2023minha estante
Eu li. Adorei. Leitura leve.

Janine 24/04/2021

A Martha Medeiros é a minha escritora Brasileira preferida, e este livro é o gênero que mais gosto. É o tipo da leitura que me leva para a história e em muitas frases parece que sou eu quem está escrevendo. Conta as histórias vividas pela autora nas suas viagens, mas com uma riqueza de detalhes que nos levam ao cenário real da história, além de nos apresentar e envolver com os personagens como se fossem nossos conhecidos.

Jeni 10/05/2021

"um lugar na janela."
Em 2015 tive o imenso prazer de ter em mãos a primeira edição de um livro da Martha medeiros que até então era minha autora favorita.

Nesta obra você encontra as histórinhas das viagens da Martha sendo narrada de uma forma bem gostosinha te impulsionando a conhecer a ti mesmo e o mundo. O nome já diz: um lugar na janela, e você realmente consegue viajar com ela e até ter noção de determinados lugares.

Carous 30/01/2021

Este livro estava há 8 anos na minha estante aguardando o momento de ser lido - agora não mais. Gostaria de afirmar que é o livro mais antigo que tenho na estante, mas certamente não é verdade.

Martha Medeiros foi muito presente na minha adolescência.
Na escola, fui apresentada a cronistas brasileiros e me apaixonei. Achava que apenas romances tinham graça, mas estava enganada.
Em casa, meus pais assinavam O Globo (porque gostavam do jornal, porque a escola recomendava para os vestibulandos - minha irmã e depois eu) 3 domingo vinha a Revista O Globo com os textos da Martha Medeiros, que eu achava divertidíssimos e super adultos.

Foi por causa dessas leituras que acreditei, por um breve momento, que ser escritora me cairia bem e tentei escrever alguma coisa aqui e acolá. Mas esse momento passou.

Um lugar na janela , como Martha Medeiros deixa claro no início do livro, não é um guia de viagens. São relatos das viagens que ela fez, sem ordem cronológica alguma, para o leitor.

Li uma resenha reclamando que o livro parecia uma obra pro ego dela. Isso porque em alguns relatos ela falava sobre as amizades e contatos importantes que tinha. Realmente tem isso, mas não chegou a me incomodar e nem achei soberbo da parte dela (era desnecessário sim, principalmente quando ela expandia sobre os louros das amigas).

Martha Medeiros sempre me deu a impressão de que poderia compor o núcleo rico das novelas de Manoel Carlos. Apesar de falar em perrengue e grana curta no livro, é claro que ela é classe média e tem uma visão das coisas compatível com pessoas da classe média.

Digo isso também por causa de uns comentários ""cômicos"" que achei, por vezes, tão retrato da classe média brasileira, ora tão branco , pra tão ocidental...

Não costumo ler não ficção, mas gostei de como ela encara viagens e turistar. Foi um refresco principalmente agora que estou isolada socialmente. Não pretendo ler Um Relato de Viagem 2 , acho que este já está de bom tamanho. Mas é uma leitura inofensiva, tranquila, bacana.

Beth 12/06/2020

Razoável. Poderia ser bem melhor, já que a autora é conhecida por ser ótima cronista, mas o livro é entediante e repetitivo. Uma lástima. Fiquei desapontada.
Luciana Fernandes 25/06/2020minha estante
"Selma & Sinatra" também é um horror. Não recomendo.

Beth 25/06/2020minha estante
Pois é. Nesse livro ela se prende a contar futilidades das viagens e falar das pessoas "famosas" que ela conhece...

Rachel 11/11/2014

Nhe.
Esperava poder começar esta resenha com tanta empolgação quanto quando coloquei as mãos no livro. De verdade, que livro tosquinho, essa é a palavra. Relatos fúteis, cheios de frases de efeito deduzíveis de um livro de viagem. As crônicas de Martha Medeiros têm uma finalidade apenas: encher seu próprio ego ao relembrar não só os lugares os quais foi, mas quantas pessoas importantes e conhecidas ela conhece, querendo assim, tornar-se importante também. De verdade? A parte em que ela desperdiça somente escrevendo os nomes conhecidos os quais são "seus amigos" me deixou com um gosto amargo na boca, temo que tenha sido de VERGONHA ALHEIA.
O livro tinha tudo para ser divertido e para arrancar suspiros e esboços de sonhos de nós, leitores, porém se preocuparam tão somente em relembrar a autora o quão vivida e "o máximo" ela é, sem de qualquer maneira tocar o coração de outra pessoa que não seu próprio.

Resumindo: leitura fácil, superficial, esperava algo mais empolgante. Não é ruim, porém tampoco interessante. Dou duas estrelinhas pela leitura de uma noite apenas.
Barbara 01/08/2016minha estante
Concordo completamente! E pra mim não teve aventura em nenhum capitulo - só li relatos fúteis e rasos de viagens que tinham como ponto alto "uma taça de vinho" num "restaurante "transado". Lastimável.

Beth 06/06/2020minha estante
Comecei agora e estou com a mesma sensação. Já li livros nem melhores da autora... Fico triste...

Léia Viana 04/12/2012

Dá vontade de viajar junto!
“Próximo destino? Incerto. Incerto em um grau que até assusta. Tudo o que vejo pela frente é um ponto de interrogação. Já não sou aquela menina da mochilagem pela Europa. A viagem prosseguiu e tem sido ininterrupta.”

E Martha Medeiros conseguiu me surpreender e me tirar do lugar comum. Não conhecia e jamais pude imaginar que ela, uma das minhas escritoras favoritas, fosse tão aventureira. Não é uma crítica, e sim, uma agradável surpresa com um misto de espanto e um pouquinho de cobiça, por este espírito leve, livre e descompromissado com algumas questões da vida que, às vezes, me tira até o sono.

“Um lugar na Janela” é um relato de algumas viagens que a escritora fez, em várias épocas de sua vida. Acompanhada, sozinha e até em excursão. Não tem a pretensão de dar dicas de viagens, como hotéis, restaurantes, passeios turísticos, é um olhar diferente nos lugares explorados por Martha, o livro é quase uma autobiografia discreta, para quem é fã dela, assim como eu, não pode deixar de ler e descobrir uma Martha totalmente diferente da nossa imaginação, pelo menos da minha foi.

“Atravessar fronteiras era um desejo meu desde menina, incluindo as fronteiras mentais, não apenas as geográficas. Conhecer, descobrir, avançar, aprender: verbos que de certa forma me definem, todos relacionados com o exercício da liberdade.”

Sonho com esta liberdade descrita por Martha, mas sou muito apegada às pessoas, nunca viajei sozinha e quase nunca encontro companhia para ir comigo aos lugares que tenho vontade. Cinema, restaurantes, teatro, vou sozinha, me divirto e já até fiz amizades por lá, mas sair do meu lugar comum, conhecer outra região, novas pessoas, tudo isso sozinha? Ainda é uma barreira que eu tenho que vencer um dia.

“A liberdade é uma ilusão, eu sei. Ninguém é inteiramente livre, a não ser que não possua vínculos. Como qualquer pessoa saudável, não abro mão de laços afetivos, a vida seria muito árida sem amor. Desertos são fascinantes, mas não os emocionais, então tenho uma relação de profundo apego à família, aos meus amigos e ao meu coração, que de tempos em tempos bate forte por alguém, e essa turma estimula meu crescimento, mas para crescer juntos é preciso facilitar o encontro, o que me faz ter um endereço fixo.”

O título não poderia ser outro, para o leitor é como se estivesse de fato, sentado à janela, saboreando as viagens e aventuras de Martha Medeiros. Tudo é descrito em uma narrativa gostosa de ler e de imaginar.

Leitura recomendada!

Bruna 07/12/2012

Leitura deliciosa, especialmente para quem ama viajar!
Martha Medeiros escreve belamente suas estórias durante viagens pelo mundo á fora. Ela não dá dicas de lugares, mas conversa com você como uma amiga. Leitura deliciosa e rápida.

Vanessa 05/04/2021

O livro não é um manual de melhores viagens e sim um conjunto de histórias de momentos vividos. Martha usa uma linguagem irreverente para descrever lugares e situações. Indico para pessoas que queiram uma leitura rápida e leve.

Milla 26/06/2020

Uma viagem
Adorei o livro, crônicas muito bem contadas sobre suas lembranças e experiências de viagens para os diversos lugares em que foi sozinha, acompanhada e onde se hospedou em casa de amigos, amigos de amigos, hostel, hotel, pousada.
O livro começa com um relato detalhado da primeira experiência dela na Europa, de mochila, dormindo na casa de amigos de amigos, movida a pouco dinheiro e muita cara de pau. Não se trata de um guia de viagem com dicas de hotéis, restaurantes enfim, são apenas impressões e pensamentos das suas viagens (diário). E esse diário também narra a vida da escritora.
Super interessante vê a narrativa que em diversos momentos a personagem de Martha Medeiros assume o papel da historia com suas crônicas agradáveis. Bom livro.
Compre

Levi_Motta 04/09/2023

Deu até vontade de viajar
Aquele momento que mesmo sendo pobre, eu começo a ficar sonhador e achar que vou para todos esses países kkkkk. De qualquer forma, o livro é muito bem escrito, tem alguns momentos bem cômicos e leves, curti bastante.

Carlos Wilker 27/12/2012

Li de uma sentada só. Daqueles livros de se deixar na estante e ler (um capítulo que seja) de tempos em tempos, pra lembrar do que é bom.
Cris 26/02/2013minha estante
Eu sou apaixonada por Martha medeiros. Ela escreve como tivesse conversando com o leitor e retratando em poucas palavras sentimentos que muitas vezes escondemos até de nós mesmos.

renanmendes 29/12/2012

Vontade
Vontade. É esse o sentimento que Martha provoca desde os primeiros parágrafos de Um Lugar Na Janela. Vontade de se aventurar, conhecer o mundo que, pra alguns, nunca pareceu tão grande, mudar de ares, conhecer pessoas e lugares novos e ampliar o conhecimento literal de MUNDO. Martha, como sempre escrevendo com uma leveza única, consegue despertar no leitor um desejo de se libertar do lugar que está para desbravar esse enorme mundo de meu deus. Ah, vontade...

Sandra452 26/03/2022

Um incrível relato de viagens!
Este livro é super indicado para quem é fã de viagens. Em "Um lugar na janela", a colunista é cronista Martha Medeiros relata várias de suas viagens pelo mundo, contando suas aventuras.
Ela começou escrevendo num blog pessoal e, com o sucesso entre os leitores, transformou seus relatos num livro. E, este, é o volume 1. Em breve compartilharei com vocês o volume 2 que é tão bom quanto este!
Sua escrita é leve e divertida e, através do seu olhar, dá vontade de arranjar um lugar na janela e viajar também!
Super recomendo!

1 | 2 | 3 | 4 | 5