O Negro Brasileiro e o Cinema

O Negro Brasileiro e o Cinema João Carlos Rodrigues

Resenhas - O Negro Brasileiro e o Cinema

Bruna Martins 23/11/2021

Apesar de um tanto datado, o livro vem pra suprir a falta de obras na bibliografia nacional que abordam especificamente o cinema negro no Brasil.
Começando por apontar os arquétipos mais comuns e frequentes na representação de personagens negros, ele faz um panorama geral dos filmes com temática negra e de atores e diretores afro-brasileiros através da história do cinema no Brasil desde os primórdios, expondo o problema de representatividade que hoje é um debate comum, mas há 20 anos nem tanto. Um livro bem esclarecedor, e o apêndice sobre o cinema negro mundial nessa edição é um extra muito bem vindo.

Leituraspretas 29/03/2021

Inegável a contribuição dessa obra para pensarmos o cinema e o negro. O autor tem um domínio impressionante em relação às produções e as representações negras. No entanto, em inúmeros momentos o autor recai em pensamentos preconceituosos e visões limitadas em relação a composição racial do Brasil e sua complexidade. O pósfacio do Cacá Diegues é horrível, fiquei impressionada. Ambos são embebidos pelo pensamento Freyriano. Enfim, é um obra importante e pioneira. A forma como o autor pontua a violência dos estereótipos na representação negra no cinema é excelente.
Vale a leitura.

Ricardo de Andrade 06/07/2020

Introdução à relação do negro com o cinema brasileiro
O livro traça os principais estereótipos e vícios racistas perpetuados não só pelos realizadores brasileiros, mas também pelo próprio público. Dá o contexto social e político da época antes de falar sobre o cinema em si. Fala dos principais realizadores negros e como a história acabou por ocultar eles. Possui uma linguagem simples, fluída e consegue te manter bem no assunto até o final. O livro serve como uma introdução ao assunto pois não aprofunda tanto nas questões que apresenta. Senti falta de uma abrangência maior. Porém, é uma leitura muito importante para quem se interessa sobre a questão do racismo estruturado e enraizado em nossa cultura e como ajudar a combater isso. Fundamental saber sobre! Recomendo.