A Pedra Esculpida

A Pedra Esculpida Guillaume Prévost

Resenhas - A Pedra Esculpida

Heidi Gisele Borges 04/12/2010

Samuel Faulkner, um menino solitário, vive com os avós desde a morte de sua mãe, pois o pai tende a desaparecer por dias, mas um desses sumiços demora mais tempo do que o comum, desta vez mais de 10 dias se passa sem notícias de Faulkner pai. Samuel vai até sua casa para tentar achar ao menos um bilhete, mas encontra um quarto escondido no porão, há uma cama, um livro, uma moeda e uma pedra estranha, ao colocar a moeda num vão na pedra, é transportado para outra época,

“... duas grandes embarcações com a proa em forma de dragão haviam fundeado a oeste. Seu perfil esguio e suas velas retangulares vermelho cor de sangue não deixavam dúvida: drakkars! Drakkars, como nos livros de histórias! Os Estrangeiros eram vikings!”

e em cada local precisa encontrar uma nova moeda como a primeira, mas achá-las lhe custa caro, muitas aventuras e um final inesperado, já que este é o primeiro volume da trilogia. Em cada viagem pelo tempo, Samuel contará com a prima Lili, de quem não gostava muito, mas serão grandes amigos.

As experiências adquiridas ajudarão o menino no tempo real dele. Uma leitura gostosa e rápida.

*****
Mundo de Fantas no mundo dos livros

Bru 24/10/2009

Ao ler sua sinopse, achei muito interessante a idéia de misturar história real com a ficção em um livro infanto-juvenil e, ainda por ser um recorde de vendas na Europa e no Brasil, não ter tido nenhum reconhecimento.
É um livro grosso, com a ilustração da Pedra Esculpida na capa. Porém a leitura deve ser aos poucos, pois é um livro com algumas partes (entenda-se uma ou duas) que me aguçaram a curiosidade, afinal um livro que viaja pelo tempo, passando pela Primeira Guerra Mundial, pelo Egito, por uma aldeia atacada pelos Vikings, e irá parar na verdadeira história do Conde Drácula deveria ser mais emocionante, mas ainda assim, o autor deixou o final aberto, para que queiramos comprar sua continuação, já lançada no Brasil, “uma verdadeira sacada de mestre”.

Beu 01/08/2022

Legal
É uma leitura rápida e interessante, acho uma boa opção pra introduzir crianças de 10/11 anos para livros que não contém/ contém poucas gravuras, ou que estão começando a ler nessa idade.
Não é a primeira vez que leio, e ainda assim continuei gostando do livro e curiosa para saber o que vem por aí.

Eclipsenamadrugada 03/04/2019

Esse livro foi muito bom, li inteiro em uma noite, que delícia!!!!!!!!!!

Mariana 17/12/2023

Confesso que em alguns momentos fiquei bem entediada porque eu não estava vendo acontecimentos que agregassem no desenvolvimento principal.
É legal a ideia de misturar a ficção com momentos históricos reais, mas acredito que precise haver uma ligação para que funcione bem.
Em algumas viagens que o Samuel fez, ele não teve informações úteis a respeito do fenômeno recentemente descoberto por ele, como por exemplo a passagem pelo cenário da Primeira Guerra Mundial que foi rápida e não teve nada relacionado com a pedra esculpida - inclusive, já que Sam estava la, poderia falar mais a respeito, acabou que ficou elas por elas porque introduziu o cenário, mencionou o momento histórico e só. Já na viagem ao Egito um dos personagens abordou o pouco que sabia e deu um norte ao Sam, assim como na viagem a Bruges quando Sam retorna ao presente dele e traduz a mensagem que pegou enquanto estava lá.
Mas uma coisa que eu percebi, é que não importava em qual tempo o Samuel estivesse, sempre teria alguém sendo claramente contra a sua existência e isso me fez questionar se o seu tio tem algum papel relevante nessa história toda? levarei essa pergunta ao segundo livro.

Enfim, no mais eu gostei da leitura, porém pra mim só funcionou lendo de pouco a pouco, dando uma descansada e refrescada na mente para não abandonar. O final me deixou curiosa e com vontade de ler a continuação e eu espero que seja com mais atividade e energia nos acontecimentos.