Os Grandes Filósofos que Fracassaram no Amor

Os Grandes Filósofos que Fracassaram no Amor Andrew Shaffer

Resenhas - Os Grandes Filósofos que Fracassaram no Amor

Vivi 19/11/2012

O livro explora a vida amorosa (ou seria (des)amorosa?) de vários filósofos importantes: Comte; Nietzsche; Platão; Sócrates; Aristóteles... Se você acha que já sofreu por amor ou pagou recibo de incompetência nessa área, não se preocupe mais! Sempre tem alguém em pior situação...

Realmente é complicado fazer uma resenha sobre esse livro, são mais de 30 filósofos citados, cada um com uma história mais complicada (e engraçada) que a outra, então perderia a graça se fosse contar a história de cada um aqui.

A linguagem usada por Andrew nesse livro é bem humorada, leve e simples. Você vai virando as páginas e pensando... "Tá bom, só vou ler sobre mais esse filósofo e paro" daí quando você percebe já está terminando o livro.

Situações inusitadas como estrangular sua esposa acidentalmente, ou ser castrado após sua esposa pedir que a enviasse para um convento... E as frases quem esses filósofos deixaram sobre o amor são sem dúvida as melhores!

"Sempre é bom saber que, por mais que você tenha errado em sua vida amorosa, alguma outra pessoa se deu muito pior" (Neal Pollack)
"O amor é uma doença mental séria" (Platão)
"Pois o amor demonstra sua grande força, fazendo com que o tolo se torne sábio, e o sábio se torne tolo" (Aristóteles)
Mesmo com toda a loucura que vemos por parte dessas personalidades, existem também alguns trechos que nos encorajam a persistir no amor, ainda que às vezes machuque é com certeza o sentimento mais maravilhoso que podemos sentir. Recomendo para quem quer uma leitura leve e divertida.

Bjokas!!!

Resenha: http://emporiodoslivros.blogspot.com.br/2012/11/resenha-os-grandes-filosofos-que.html
Alexandre 02/04/2013minha estante
Não li ainda esse livro, mas pretendo lê-lo por causa da sua resenha. E adorei o seu estilo leve e divertido. Continue assim que você irá cativar mais leitores.

joana 04/07/2022

só os amadores
quanta fofoca boa que é esse livro. As aulas de filosofia na escola deveriam reservar ao menos um tempo para contar essas fofocas sobre a vida amorosa dos filósofos, certeza que seria mais interessante que os seus feitos.
Adorei!

Vinícius 01/12/2012

Fracassos no amor X pensamentos.
Gostei do pensamento de Russel ao ler o livro: o artista fica desprovido de fonte criadora quando está apaixonado ou em relacionamento.
Bom, acho interessante esse livro no sentido de quem não conhece muito sobre o assunto. É bem básico e até de certo modo com uma linguagem cômica. É bem didático em linha do tempo e questões de pensamento. Mas foca totalmente o assunto na vida pessoal dos filósofos e escritores.
Pensando na vida pessoal, percebi que a maioria tem baixa-estima e são muito depressivos. Por outro lado, outros são extremamente promíscuos sem qualquer pudor social por não acreditar nos limites sociais. Comecei a me questionar se é possível alimentar sentimentos e pensamentos no mesmo espaço. É notório que ambos não combinam nem um pouco! Questionar demais provém o fraco nos relacionamentos assim como ser extremamente narcísico e egoísta. Talvez sejam apenas seres humanos que idealizam demais as coisas e criar regras sobre qualquer coisa da vida é deixa-la escapa-la das mãos.
Acho que é uma boa leitura, e o melhor de tudo, é bem simples e fácil.

Clarinha 17/04/2024

A vida amorosa dos filósofos
Trata-se de um livro de fácil leitura, nele são apresentadas as vidas amorosas (mesmo que muitas vezes ruins) de diversos filósofos famosos, achei extremamente interessante conhecer um pouco mais sobre essa parte (muitas vezes esquecida) da vida de alguns filósofos :)

Aline Rafaella 27/05/2020

Informativo e divertido
Quem nunca sofreu por amor? Nem mesmo os grandes pensadores estão livres dos dilemas amorosos. O livro narra de maneira engraçada e até trágica os relacionamentos de importantes filósofos, vale a pena conhecer um pouco de suas intimidades.

Cath (@literaversoss) 21/01/2021

Bem informativo
É um livro bem interessante, porém retrata com bastante normalidade a pedofilia na época... apesar de deixarem uma leitura mais extrovertida. É de fácil leitura e quando você pisca já está acabando

Bruna 21/01/2013

Extrovertido e Interessante
Para quem gosta de filosofia, ou mesmo para quem não entende do assunto, o livro promete. É uma leitura facil, até cômica, e divertida. O livro te permite entrar na mente de 37 filosofos famosos.

É reconfortante saber que até os grandes gênios não sabiam lidar com um dos sentimentos mais dificeis de se entender: o amor.

Contem frases interessantes e trechos dos próprios filósofos.

Uma leitura que te prende até o final do livro e deixa um gostinho de "quero mais".

Veneella 06/11/2013

Andrew Shaffer utiliza de várias mentes brilhantes da história para provar que o amor ilude a todos, sem exceções. E faz isso com uma boa quantidade de sarcasmo! Você pode entender tudo sobre filosofia e sociologia, e mesmo assim não fazer ideia do que é o amor. E, se eles não conseguiram, talvez nós-pobres mortais- não estejamos tão mal assim.

"O homem sabe que o amor existe, mas não o que ele é."

A narrativa nos mostra, em ordem cronológica, as aflições amorosas de vários filósofos ao longo dos séculos. Alguns você com certeza já ouviu falar, e admito que foi meio... interessante, conhecer um lado tão humano e peculiar de alguns deles. Quero dizer, duvido que as aulas de história de alguém tenha explorado a vida sexual ilícita de Karl Max.

Confesso que esperava algo mais cômico, e não tão histórico. Mas de qualquer forma, a narrativa leve de Andrew e os capítulos curtos fizeram com que o livro não se tornasse cansativo, e sim uma leitura rápida que mostra a evolução de certos costumes conforme os anos.

Um dos aspectos mais interessantes para mim, foi justamente ser capaz de observar as mudanças quanto, por exemplo, os pensamentos em relação as mulheres, o adultério e o sexo pré-nupcial. Enquanto os primeiros pensadores tem uma concepção machista, o final do livro já conta com a história de pensadoras influentes e revolucionárias (tanto na história quanto em suas relações amorosas).

Apesar de ter pego o livro buscando algo diferente, admito que foi uma leitura muito interessante. Recomendo especialmente para aqueles que gostam de saber curiosidades históricas, e para aqueles que se encontram aflitos sobre o amor, claro. Relaxe, querido, se esses caras não sabiam como lidar, eu já lavei minhas mãos com isso. ;)

site: http://www.bookpetit.com
Veneella 06/11/2013minha estante
Opa. Estranho. Obrigado pelo aviso!

lunita0 28/02/2022

Legal!
Um livro perfeito para curiosos! Que incrível!
Os capítulos são curtos e diretos, o que te prendem com facilidade.
Valeu á pena a experiência!

Jessé 15/04/2020

Fofoca intelectual
Os filósofos e pensadores que moldaram o mundo também possuíram uma vida privada com todas as pequenices e mesquinharias próprias dos mortais. Sabendo disso, o escritor Andrew Shaffer reuniu nesta obra as principais fofocas sobre aqueles que nos ajudaram a pensar e entender o mundo.
Em notas rápidas, cada capítulo descreve os (quase sempre) sofrimentos amorosos dos filósofos. A maioria deles não possuía muito tato nessa área da vida. Convenhamos que ninguém é obrigado a ser bom em tudo!
Resumo da ópera: livro engraçado e que possui curiosidades para quem quer saber detalhes sórdidos da vida dos intelectuais. Dá pra ler um dia.

Escuta Essa 17/08/2013

Resenha – Os Grandes Filósofos que Fracassaram no Amor, Andrew Shaffer
No dia que recebi esse livro comecei a ler na mesma hora e quando vi já tinha acabado de ler.
A leitura é leve, divertida e flui muito rápido. A cada página eu pensava: “vou ler sobre só mais esse filósofo” e assim fui até concluir todas as pequenas histórias de cada um.
O livro possui trinta e sete pequenas histórias sobre os filósofos e suas vidas amorosas e tudo o que deu errado nelas. Temos apenas duas mulheres citadas na obra: “Simone de Beauvoir” e “Ayn Rand”.

A história que mais me emocionou foi a de “Pedro Abelardo" (1079-1142), uma linda e triste história de amor que virou um belíssimo filme chamado “Em Nome de Deus”

Adorei o livro, recomendadíssimo!

(...)
Leia mais sobre a resenha de "Os Grandes Filósofos que Fracassaram no Amor" em...

Te espero lá ;) Deixe seu comentário, vou adorar retribuir :)

Renata do blog Escuta Essa

site: http://www.escutaessa.blogspot.com.br/2012/11/resenha-livro-os-grandes-filosofos-que.html

aspen 17/08/2022

filósofos etc
eu gostei bastante, mesmo não sendo o intuído do livro algumas das partes me fizeram rir bastante ao ver o desastre que era a vida amorosa deles, recomendo !

Murilo Lorençoni 04/07/2020

Uma leitura leve e divertida
O livro é realmente muito interessante. Imagino que deve ter dado um certo trabalho reunir informações da vida privada de todos esses filósofos. As histórias são curtas, o autor tem uma escrita leve e bem humorada de modo que você termina uma história e já quer logo ler outra.
Alguns filósofos eu conhecia, outros já havia ouvido falar e outros tive contato pela primeira vez com essa obra.
Eu encarei o livro como um grande manual de temas, biografias e filosofias que quero aprofundar, e isso agregou ainda mais leveza à leitura. Como por exemplo a obra e a vida de Satre, Simone Beauvoir e Ayn Rend (A Revolta de Atlas) é algo que já me despertava interesse antes, agora então fico mais ansioso por encontra-los em outras páginas.
Depois de ler todos esses relatos fica a seguinte reflexão: devemos separar o legado profissional do legado pessoal de um homem? Ou para que esse seja válido ele deve ser ratificado por aquele?
"O mundo ou destrói ou fortalece o coração"
?Autor: #Andrewshaffer
?Editora: @editoraleya
?Nota: 5/5
?Leitura: jun/2020

Rafa 14/02/2014

Não é um livro essencial para se ler, porém é divertido e curtinho. Talvez o autor pudesse ter se aproveitado mais do tópico e explorado mais as teses filosóficas, quem sabe incentivando mais pessoas a lerem filosofia. Eu gosto bastante de filosofia, mas às vezes reluto em pegar algum livro sobre o assunto para ler por idealizar os autores, pensar que são difíceis demais e que eu não vou entender, e com Os Grandes Filósofos que Fracassaram no Amor você percebe que eles podem ter tido pensamentos que mudaram a história, mas eram humanos, também tinham suas esquisitices pessoais.

*resenha completa no blog!

site: http://arrastandoasalpargatas.blogspot.com