Armas, Germes e Aço

Armas, Germes e Aço Jared Diamond

Resenhas - Armas, germes e aço

Cris.Aguiar 25/02/2024

(...) pq a riqueza e o poder foram distribuídos dessa forma e não de qqer outra?
Essa é a pergunta que Jared Diamond responde com esse livro.

Didático e super simpático, a leitura flui super bem e nos faz repensar muito dos nossos paradigmas e conhecimentos. Livro que recomendarei sempre. Aventure-se.

raulzeco 11/01/2024

Muito bom mesmo, a visão histórica e cultural de porque cada estado ?aconteceu? de certa maneira é absurda. Só não dou 5 estrelas porque achei a parte de botânica chata

@eu_rafaelfa 10/01/2024

Não gostei
Apesar de trazer boas informações e luz a algumas falácias comuns de inteligência, tecnologia, e genética. Todo o livro fica muito carregado da ideologia do autor.

MArcio183 08/11/2023

A Influência da Geografia na História Humana
"Armas, Germes e Aço," de Jared Diamond, oferece uma visão fascinante da história humana ao explorar as influências geográficas que moldaram o desenvolvimento das civilizações ao longo de 15 mil anos. O autor, que possui uma formação diversificada em campos como biologia, fisiologia e biogeografia, combina seu vasto conhecimento para traçar um quadro amplo das sociedades humanas e sua evolução através do prisma da geografia. Diamond refuta a ideia de determinismo biológico, argumentando que as escolhas e realizações das civilizações são mais influenciadas pelo ambiente do que pela herança genética.

O livro, vencedor do Prêmio Pulitzer de Não-Ficção em 1998, examina como fatores geográficos, como a orientação Leste-Oeste da Eurásia em contraste com o eixo Norte-Sul das Américas, afetaram a troca de ideias e tecnologias entre culturas, bem como as barreiras naturais, como desertos e montanhas, que isolaram sociedades promissoras. Diamond também destaca obstáculos de ordem biológica, como a mosca tsé-tsé na África e a falta de plantas domesticáveis, que influenciaram o desenvolvimento das civilizações. Sua pesquisa revela que o sucesso das civilizações está fortemente ligado à geografia e não a algum tipo de determinismo biológico. "Armas, Germes e Aço" é uma obra acessível e cativante, adequada tanto para especialistas quanto para leigos, fornecendo uma análise original e abrangente da jornada da humanidade até os tempos atuais.

Eduardo 08/10/2023

Incrível!
O escritor conseguiu desenvolver com raciocínio lógico e muito interessante a evolução da humanidade. Deveria ser leitura obrigatória a todos.
JoAo.Padilha 08/10/2023minha estante
Gostouuu né?

Eduardo 08/10/2023minha estante
Muito bom!

Lênin 20/09/2023

Entendendo a origem da desigualdade
Em 1972 o biólogo Jared Diamond realizava uma expedição pela Nova Guiné para documentar as espécies de pássaros que viviam na região. Durante uma dessas viagens um nativo chamado Yali perguntou a ele por que os brancos europeus tinham tantos produtos que facilitavam suas vidas e os Neo-guineenses tão pouco. É de conhecimento geral a desigualdade de desenvolvimento e riqueza entre os países, mas não suas origens. Afinal o que explica a chegada dos europeus em suas caravelas na América e porque não foram os indígenas a colonizarem a Europa? De que forma a ciência do final do século XX pode explicar as raízes da desigualdade entre os povos? 25 anos se passaram e a resposta à pergunta de Yali veio através do livro ?Armas, Germes e Aço?, obra publicada em 1998 que rendeu a Diamond o prêmio Pullitizer daquele ano. Apesar de suas mais de 400 páginas, a tese do autor, segundo ele mesmo pode ser resumida em uma frase: A história seguiu diferentes rumos para os diferentes povos devido às diferenças entre os ambientes e não às diferenças biológicas entre os povos. Os 13 mil anos de história humana analisados contestam as aptidões associadas aos colonizadores e trazem um extenso histórico de conflitos entre civilizações que apresentam alguns padrões: vencem aqueles que detinham o maior poderio militar (armas), um sistema imunológico mais adaptado a determinadas doenças (germes) e as melhores tecnologias e ferramentas disponíveis (aço). Continente por continente entendemos quais fatores intensificaram ou impossibilitaram o surgimento desses mecanismos que promoveram desigualdades sentidas até hoje, numa obra fascinante capaz de promover um novo entendimento histórico além de reivindicar o papel científico que essa disciplina pode e deve ter.

Andressa 29/08/2023

Armas Germes e Aço
Livro trás as variáveis dos acontecimentos de várias sociedades, tentando explicar uma pergunta que um amigo fez para ele, mas como o autor diz uma pergunta simples mas com uma resposta que é muito complexa e depende de muitas variações.

Hyglu 08/06/2023

Aos Caminhos e Condições
O trabalho feito por Jared ao fazer essa literatura realmente é digna de prêmio, pois ela esclarece de modo simples os caminhos pela qual a espécie humana trilhou, e se distinguiu em diversos pontos do planeta.

Podemos dizer que grandes civilizações começaram por intermédio da agricultura, mas nem todos os locais da terra proporcionaram os ideais para ela iniciar, sendo estas o clima, geografia, eixos terrestres, a fauna, e a flora distintas.

O clima, permitiu a temperatura e chuvas para o cultivo de plantas, a geografia e o eixos terrestres permitiram a disseminação da linguagem, tecnologia, densidade populacional, além da própria agricultura, visto que funcionou mais de leste a oeste (Eurasia), do que norte a sul(América e África). Está, a agricultura, surgiu graças a alguns locais terem condições para a domesticações de plantas e animais, como no Oriente Médio e na Ásia. Obviamente, algumas se iniciaram antes das outras, e se expandiram para outros locais, a medida que à população sempre utilizou do seu meio para assim se adaptar e sobreviver.

Jared Diamond e sua literatura me surpreenderam muito e de forma muito positiva, os meus parabéns ao autor e sua pesquisa, suas revelações são de conhecimento inigualável para qualquer um e para a sociedade como um todo.
roberta 08/06/2023minha estante
Lindas palavras

Gustavo Mahler 28/05/2023

Essencial
Esta obra deveria ser obrigatória em todas as escolas. Uma disciplina apenas sobre esse livro é o que digo, porque aqui, Diamond sintetiza em 400 páginas, alguns dos argumentos mais brilhantes contra os racistas.

Apenas leiam esse livro.

Bruno.Vieira 28/04/2023

Livro excepcional
O autor não faz rodeios para explicar cada pensamento, mostra detalhes de cada situação e é totalmente imparcial a todo ponto. Coloca e cita autores com pensamentos opostos. Muito interessante para quem gosta de história, principalmente no tocante a origem da vida humana e suas realizações.

Vinícius 25/04/2023

Importante para refletir
Pelo tema e pela quantidade de dados, não é uma leitura agradável 100%. Exigiu paciência e disciplina em alguns momentos.

As conclusões de cada capítulo são sensacionais.

Vale muito a pena.

vhtonetti 24/04/2023

Pra quem gosta é evolução da história
Excelente relato, muitas informações, as vezes, muitas em um só instante. Mas muito prazerosa a leitura e instrutiva. Desde os primórdios da humanidade até tempos recentes. Eu recomendo.

Leonardo.Brizida 21/04/2023

Por que a Europa invadiu a América e não o contrário?
Porque algumas nações são mais ricas do que outras?

Normalmente, essa é uma pergunta prontamente respondida por profissionais da área econômica, que por sua vez restringem a resposta a fatores apenas institucionais (governo forte, inflação baixa, educação, respeito a propriedade privada etc). Evidentemente, esses fatores são compreensíveis e logicamente aceitáveis.

"Armas, Germes e Aço" traz uma série de outros fatores históricos que compõem perfeitamente as "causas últimas" da riqueza a pobreza das nações.

O autor discorre, através de uma série de argumentos históricos que existe uma "vantagem geográfica" por traz desse processo. Os países pertencentes aos continentes com eixo geográfico leste/oeste (Eurasia) tiveram vantagem competitiva perante aqueles com latitude norte/sul (África e América). Isso se deve ao fato de que há uma vantagem geográfica na agricultura, pois tendem a promover climas mais estáveis, fuso horário mais parecidos e uma melhora na disseminação de tecnologia entre os países. Com uma agricultura forte, esses países puderam alimentar uma grande quantidade de pessoas, inclusive especialistas do conhecimento, além do contato antecipado aos germes provenientes do cultivo de alimentos. Essas vantagens (agricultura forte, animais domesticados e disseminação de tecnologia) retornaram como frutos na invasão, por exemplo, de países europeus a América, que foram surpreendidos pelas armas e os animais utilizados para guerra, abatendo facilmente os amerindios que não tiveram a agricultura desenvolvida (caçadores coletores) pelo clima diversificado entre América do Norte e Sul, áreas desérticas na América Central, que dificultava a disseminação de tecnologia e a chegada de animais as nações vizinhas que pudessem ser domesticados para atender a necessidades variadas (auxílio na agricultura, carne, transporte e contato com germes que pudessem gerar imunidade futura).

O contato precoce dos europeus aos germes oriundos da agricultura e dos animais domesticados, também foi fator preponderante. Os europeus levaram uma série de germes causadores de doenças capaz de produzir as mortes de milhões de habitantes amerindios. Isso, de certa forma facilitou a exploração dos europeus não só na América, como também na Austrália e África.

Muitíssimo interessante a abordagem histórica demonstrada neste livro. Entendo que há muita coerência nos argumentos colocados pelo autor. A teoria nele descrita me possibilitou obter uma visão mais técnica do desenvolvimento das nações e da história, e como ja previa, nao existe qualquer vantagem intelectual, fisica ou racial na prosperidade dos povos.

Romeu Felix 22/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
A obra "Armas, Germes e Aço" do autor Jared Diamond, é uma tentativa de explicar as razões pelas quais algumas sociedades humanas se desenvolveram mais rapidamente do que outras. A obra começa com uma pergunta fundamental: "Por que as sociedades humanas se desenvolveram de maneiras tão diferentes ao longo do tempo e do espaço?".

A resposta do autor para essa pergunta é que as diferenças no desenvolvimento das sociedades humanas não se devem a diferenças entre as próprias sociedades, mas sim a fatores geográficos e ambientais. Diamond argumenta que as sociedades que se desenvolveram mais rapidamente foram aquelas que tiveram a sorte de estar em regiões que tinham as condições geográficas e ambientais mais favoráveis para o desenvolvimento da agricultura e da domesticação de animais.

O autor usa exemplos históricos para ilustrar suas ideias. Ele analisa a diferença entre as sociedades da Europa e as sociedades da América do Sul. Enquanto a Europa desenvolveu sociedades complexas, com cidades e escrita, as sociedades da América do Sul ainda estavam na fase da caça e coleta quando os europeus chegaram. Diamond argumenta que a razão para essa diferença não é devida a diferenças culturais ou genéticas, mas sim à diferença nas condições geográficas e ambientais.

Outra parte importante da obra é a análise do autor sobre a colonização europeia do mundo. Diamond argumenta que as armas, germes e aço deram aos europeus uma vantagem decisiva sobre as sociedades que eles encontraram ao redor do mundo. Ele argumenta que as doenças que os europeus trouxeram com eles mataram muitos dos nativos, enfraquecendo as sociedades e tornando-as mais suscetíveis ao domínio europeu.

Além disso, a tecnologia europeia, incluindo as armas e aço, tornou mais fácil para os europeus subjugar as sociedades nativas. Diamond argumenta que o desenvolvimento dessas tecnologias não foi devido a alguma superioridade genética ou cultural dos europeus, mas sim ao fato de que eles estavam em uma posição geográfica e ambiental favorável para o desenvolvimento dessas tecnologias.

Por fim, o autor argumenta que as diferenças geográficas e ambientais que levaram ao desenvolvimento desigual das sociedades humanas no passado ainda são relevantes hoje. Ele argumenta que a pobreza em muitas partes do mundo é devida a essas diferenças, e que, para resolver esses problemas, devemos nos concentrar em mudar as condições ambientais e geográficas que levaram a essas desigualdades.

Sobre a segunda leitura, simplificada:
"Armas, Germes e Aço" é um livro de Jared Diamond que busca explicar as diferenças no desenvolvimento entre as sociedades humanas ao longo da história. Para isso, o autor utiliza uma abordagem interdisciplinar, incluindo elementos da história, biologia, geografia e antropologia. Diamond argumenta que o sucesso de algumas sociedades e o fracasso de outras está intimamente ligado à sua localização geográfica e à disponibilidade de recursos naturais e tecnológicos. Ele defende que as sociedades que tiveram acesso a plantas e animais domesticados, além de metais, tiveram vantagens tecnológicas que lhes permitiram expandir-se e conquistar outras sociedades. Por outro lado, as sociedades que tiveram menos acesso a esses recursos ficaram em desvantagem. O livro é uma reflexão importante sobre as causas do desenvolvimento desigual e das desigualdades globais, e um convite para repensarmos a história e a evolução humana sob uma perspectiva mais ampla.
Por: Romeu Felix Menin Junior.