No meu peito não cabem pássaros

No meu peito não cabem pássaros Nuno Camarneiro

Resenhas - No Meu Peito Não Cabem Pássaros

Leila 19/05/2023

Eis que li No meu peito não cabem pássaros, do autor Nuno Camarneiro do meu projeto pessoal 12 livros para 2023 e, só posso dizer peloamordequalquercoisa. Infelizmente, devo confessar que a leitura se revelou uma grande decepção, uma verdadeira perda de tempo. O livro não conseguiu me envolver nem despertar qualquer tipo de conexão ou reflexão.

Uma das principais razões para minha desapontamento foi a sensação constante de "falação" e "blá-blá-blá" ao longo da narrativa. A obra parece mais preocupada em apresentar uma linguagem rebuscada e pseudo-poética do que em realmente transmitir uma história significativa (na verdade não tem historia nenhuma, não acontece porr@ nenhuma nessa josta). Essa busca incessante por uma suposta profundidade acaba se tornando cansativa e vazia, deixando o leitor com a sensação de estar lendo um amontoado de palavras jogadas ao vento.

Além disso, a tentativa de fazer uma homenagem à tríade de autores consagrados como Borges, Kafka e Fernando Pessoa pareceu, na minha humilde opinião, uma falha completa. A obra não conseguiu captar a essência desses escritores e suas contribuições literárias, resultando em uma homenagem superficial e desprovida de originalidade. Faltou à obra de Camarneiro a profundidade e a genialidade que tornam as obras desses grandes mestres da literatura tão marcantes.

É importante ressaltar que essa é uma avaliação pessoal, e compreendo que outros leitores possam ter apreciado a abordagem do autor. No entanto, para mim, esse livro não passou de uma tentativa falha de criar algo poético e profundo. Faltou substância, coesão e impacto emocional, elementos essenciais para uma obra literária que pretende cativar e marcar seus leitores, a mim pelo menos falhou miseravelmente.

No final das contas, infelizmente, não posso recomendar este livro. Se você busca uma leitura que realmente toque o coração e provoque reflexões minimamente profundas, sugiro procurar por outras obras que ofereçam uma experiência mais enriquecedora e satisfatória.

@teteu125 19/03/2023

Resenhas do Teteu
Um livro de frases prontas e bonitas. Será esse mesmo a descrição melhor para O Meu Peito Não Cabem Pássaros?

A resposta é sim!

É um livro com três protagonistas, aonde através dos acontecimentos tentam unir os três.

Na teoria, o enredo do livro é interessante. Contudo, na prática se torna muito confuso. O que piora é a escrita do autor, pois escreve com palavras difíceis de entender, e com uma linguagem que já não faz mais parte.

Não é um livro totalmente ruim. Tem os seus pontos bons.

Tami 13/03/2021

Mais pássaros do que entendemos
Três histórias, três vidas, onde as palavras se infiltram e tornam delas um significado além do que são escritas ou faladas.
Infelizmente meu livro veio com defeito de impressão, onde falta as últimas páginas depois da 184, mas espero ter lido o final kkkk
O livro aborda sobre a filosofia nessas três vidas enquanto corre a história delas, nos faz pensar além do que é escrito e entender significados profundos, tantos que no peito não cabem tantos pássaros.

Bell 27/12/2020

Não gostei
Sinceramente? Acho que perdi meu tempo, tem frases legais e tudo mais porém, não é uma leitura que te prende nem que você gostaria de ler outra vez.
Alinne.Rodrigues 29/01/2023minha estante
Já percebi isso desde o início do livro heheh vou desistir dele.

itsnoemymoura 28/11/2020

beeeem razoavel
Não gostei nada, a história não me prendeu. Tem muitas frases bonitinhas, mas só isso. Daria um ótimo filme, mas como livro, pra mim, não rolou.

Higor 19/08/2020

'Coleção Novíssimos': sobre leituras ocas
Para compor seu romance de estreia e ajudá-lo a contar a história de 'No meu peito não cabem pássaros', Nuno Carmaneiro traz nada menos que três escritores da literatura universal: Borges, Kafka e Fernando Pessoa. Se Borges e Pessoa foram de fácil descoberta, por serem ambientados respectivamente em Buenos Aires - ou Sueson Birea ou Eusson Birea ou Eusaon Bires ou.... - Lisboa, suas cidades-natal e os personagens serem crianças, onde conhecemos suas vidas desde o começo, o mesmo não se pode falar de Kafka, que aqui é apresentado como um imigrante nos EUA, em plenos arranha-céus de Nova Iorque.

Os três escritores estão ligados, ao menos no livro, por um único elo: o cometa Halley e sua aparição assombrosa em 1910. Tal acontecimento gerou pânico na população mundial, que acreditou ser o final do mundo, que todos iriam morrer e que, por conta disso, passaram a tomar atitudes drásticas, como locais para se esconder, suicídio e etc.

Nossos personagens, no entanto, vêem o fenômeno com fascínio, se é que se importam com isso. Kafka é um limpador de vidros de arranha-céus que, após um experimento com eletricidade, sofre sequelas irreversíveis; Borges é uma criança super imaginativa, o que causa estranheza na família, e Pessoa volta de Durban, África do Sul, para passar as férias em Lisboa, com sua irmã.

A grande impressão do livro é que o autor tinha absolutamente tudo para fazer um livro incrível, e não fez. Ele tinha um acontecimento histórico importante, em um período idem, para os três países abordados, além de narrar a vida de três grandes nomes da literatura, mas ao longo das 192 páginas não acontece absolutamente nada de relevante. Em todas as páginas o que se lê poesia, mas os personagens, com exceção de Kafka, talvez, não fazem nada.

Faltou pesquisa: do contexto histórico, biográfico dos autores, do cometa até, que é sequer mencionado com exatidão. Eu li o livro em um dia, e ao final, eu o fechei, encarei por vários minutos e me questionei o que eu havia lido, o que havia tirado de bom, de conhecimento, de novo a partir daquela leitura, e o vazio que senti foi pior que o da própria leitura.

Dito pelo autor como uma amostra de como a literatura e o ato de escrever salva as pessoas do caos, 'No meu peito não cabem pássaros' erra por ser oco, vazio, sem algo, mesmo que sucinto a agregar ao leitor. Os autores, em momento algum sequer escrevem algo, dão mostras de estarem fazendo esboços do que seriam seus primeiros livros.

A 'Coleção Novíssimos' tem a intenção de, em 10 livros, reunir importantes nomes da nova Literatura Portuguesa. Para saber mais sobre os outros livros, acesse:

site: leiturasedesafios.blogspot.com

Jheivson 31/07/2020

Adorei
Eu particularmente me senti muito atraído por esse livro desde o início por ter um título tão sugestivo e poético.
Gostei da ideia que o autor teve em trazer mais de um protagonista e nos mostrar os diferentes paradigmas que definiam cada um deles e suas vidas. A diferença das idades, dos contextos, das inseguranças e desejos, tudo isso torna o livro muito único e mais gostoso, mais humano!
Porém, devo dizer que fiquei triste com o final (SE VOCÊ É DO TIPO QUE LÊ AS ÚLTIMAS PÁGINAS QUANDO COMEÇA UM LIVRO, NÃO FAÇA ISSO!!!) mas acredito que deu um toque delicado ao livro!

Literatura 14/05/2013

Todo mal vem do céu
Muitas coisas acontecem em um dia, o que não podemos saber é o que acontecerá.
Mesmo que tenhamos todo o dia programado com coisas a se fazer, é irrelevante dizer que tudo sairá como queremos e imaginamos. Ficamos extremamente felizes quando algo de bom acontece sem termos planejado, e perdemos a compostura quando tudo acontece de forma errada e súbita e temos que fazer escolhas em um curto espaço de tempo e, sem querer – na maioria das vezes – fazemos escolhas difíceis julgando o melhor para nossa vida. Quando essas escolhas são inevitáveis, temos que aprender com os erros e passar a acertar.

No Meu Peito Não Cabem Pássaros (Editora Leya, Selo Novíssimos, 184 págs.), é um livro humano. Seus personagens tão palpáveis e verossímeis são compostos por defeitos e qualidades. Medo, coragem, sonhos, desejos... Uma mistura de tudo que forma um pouco de nós. Acho que com isso dá pra imaginar um romance bem construído sem finais previsíveis como vemos hoje.

Nuno Camarneiro nos apresenta a história de Karl, Jorge e Fernando. Três personagens que refletem as personalidades marcantes de Kafka, Jorge Luís Borges e Fernando Pessoa. Karl leva sua vida a limpar vidros de um arranha-céu em Nova York e mora num hotel fácil de pagar por ter um preço acessível. Um dia é demitido por um pequeno incidente e ver-se sem emprego algum. É a partir daí que conhecemos o mundo de Karl ao ler seus anseios e passamos a entendê-lo melhor.

Simultaneamente embarcamos na vida de Jorge, um pequeno garoto que inventa animais em seu jardim e sua irmã Norah passa a persegui-los. E temos ainda o Fernando, que nos poemas achou a fórmula para ver o mundo de outra forma, tendo os mesmos como seu mantra de vida.

Veja resenha completa no site:

Paty 03/05/2013

Tríplice homenagem, poesia em prosa!
No meu peito não cabem pássaros, é um romance de estreia excepcional! Um livro poético, sensível e que nos faz transitar tão bem pela realidade crua como a mais poética fantasia.
O romance nos apresenta três personagens distintos, Karl, Fernando e Jorge, que apesar das distâncias de idade e geográficas têm em comum a passagem de dois cometas pelas terra no ano de 1910 e que, enquanto o mundo se abalará por conta desse acontecimento, pessoas cometerão suicídio e o pânico por conta do medo do fim do mundo, esses três se mostrarão ainda mais sensíveis, e após 100 anos os veremos como gênios!

Leia mais aqui: http://almadomeusonho.blogspot.com.br/2013/05/resenha-no-meu-peito-nao-cabem-passaros.html
Dafne 07/05/2013minha estante
Decidi ler por causa da sua resenha, parece muito interessante!

Paty 22/05/2013minha estante
Fico muito feliz com isso, dafs!
Espero que goste tanto quanto eu! ;)