Milagres

Milagres C. S. Lewis

Resenhas - Milagres

Ketlin.Chaves 02/06/2023

Naturalista ou Supernaturalista?
Essa distinção se mostra atualíssima, na medida em que vemos cada vez mais pessoas que se dizem cristãs por aí, e que abraçam o paradigma naturalista, ou seja, cristãos que admitem que a natureza funciona num sistema fechado que existe e funciona por si mesmo, sem necessidade de ação externa. Ou seja, para eles, Deus até existe, criou a primeira célula e pôs o mundo para funcionar, mas não tem nada que ver com a natureza, que funciona por leis independentes. Toda a filosofia mecanicista dele parece concordar com a dos ateus, para os quais o mundo veio do nada e ao nada voltará. Já o sobrenaturalista admite que a natureza funciona, em última instância, graças à influência externa de uma Mente Criativa, que está por trás das leis da natureza, que as sustenta e que não precisa pedir licença para intervir nela quando bem entender.

Uma das coisas que ele objeta é que para que a ciência sequer exista, é preciso que haja a razão para pensá-la. Ora, tal razão não pode vir do nada, nem de um sistema fechado. A existência da razão, que significa lógica e ao mesmo tempo motivo e fundamento, é uma prova da existência da Razão Primeira, o Logos Primevo, que a tudo fundamentou e esteve na base de tudo. Mas com isso, eles põem em dúvida a própria prova que estão construindo, serrando o galho em que estão sentados.

Para que haja provas sobre a origem do mundo e a existência humana, o próprio conceito de prova precisa ser posto como pressuposto. Uma prova, para ser considerada como tal, precisa da evidência externa, como qualquer detetive ou pesquisador de laboratório poderia atestar na prática.

A razão é nosso ponto de partida. O sentido não pode vir da falta dele, da mesma forma que o raciocínio não pode vir da falta de razão. A razão está ligada também ao juízo, o que fica claro quando dizemos para alguém que «tenha juízo», querendo dizer que «seja razoável» ou que use de prudência ou capacidade de se decidir bem.

Se é para continuar a fazer julgamentos morais , então, devemos acreditar que a consciência do homem não é produto da Natureza. Ela só tem valor se for derivada de alguma sabedoria moral absoluta, uma sabedoria moral que existe absolutamente ‘por si mesma’ e não seja produto de uma Natureza não moral e não racional.

Ellen 17/12/2021

Bom para quem busca informações mais profundas sobre milagres e sua relação com o naturalismo, possui linguagem rebuscada que as vezes dificulta a compreensão, não recomendo para iniciantes na leitura

Dâmares Dias 02/07/2021

Livro bem denso, dentre os que li do autor, esse não fica entre os meus favoritos por ser bem filosófico...

Valeria 04/06/2021

Excelente e Denso
Os livros de ensaios de Lewis são excelentes, mas são muito densos, o que torna a sua leitura um pouco cansativa. Recomendo pra você que está com a cabeça fresca e sede de conhecimento, é uma leitura maravilhosa.

Gabriel.Sacramento 26/07/2017

Uma precisa análise filosófica e teológica do naturalismo e supranaturalismo
Neste ótimo livro, Lewis explana as evidências do supranaturalismo, indo de uma abordagem mais filosófica à uma mais teológica, com análise dos principais milagres cridos pelos cristãos. Com seu jeito sensacional de conversar com os leitores, o autor torna seus argumentos simples de assimilar e compreender, enquanto refuta os contrários com classe. Um must-read.

Tiego 04/03/2012

Gostei muito do livro, mas não consegui entender nem 15% do conteúdo. É bem filosófico e meio apologético. Denso.
vera 03/10/2012minha estante
O que é apologético? rsrs
Apologia a quê?

Daniel 24/01/2013minha estante
Vera, Apologético tem a ver com a defesa da fé cristã. É típico de Lewis utilizar argumentos lógicos, baseados no Bíblia obviamente, para defender a fé. Diferentemente de quem não tem conhecimento de causa e "crê" cegamente.