MEDO do ESCURO

MEDO do ESCURO Maud Epascolato

Resenhas - MEDO do ESCURO

Lu. Franzin 27/10/2012

Medo do Escuro.
Bem, essa é a minha estreia em resenhas inéditas. Digo isso, pois o livro da Maud Epascolato está previsto para lançamento em 2013, para a próxima Bienal do Livro que acontecerá no Rio de Janeiro. Confesso que me senti lisonjeada com o convite da autora, e um tanto temerosa. E se eu não gostasse do livro? E se a escrita me desagradasse? Se por um lado não queria ferir o empenho e trabalho da autora, por outro também não poderia mentir ou omitir a minha opinião sincera a respeito da obra.

E o mais agravante ainda é o fato de que obras de cunho “medo”, literalmente me dão medo!!

Evito-as ao máximo, corro de filmes de suspense e terror e deixo uma luz acesa no corredor da minha casa a noite toda só por garantia! Garantia de que? Não me perguntem...

Mas o fato é que decidi encarar esse desafio e devo dizer, antes de continuar, que troquei a luz do corredor por uma mais potente depois dessa empreitada.

O livro é composto de nove contos com nomes que não remete o leitor a supor o que está por vir. Quem acreditaria que um conto de titulo Um Homem no Espelho, pudesse causar certo receio a essa leitora que vos fala, em encarar mais demoradamente esse objeto de uso totalmente indispensável a minha natureza feminina?

A obra em si, não se trata de um terror pesado, com psicopatas assassinos extremamente cruéis ou com criaturas sobrenaturais dotadas de poderes maléficos em busca de vingança ou apenas diversão em destruir dolorosamente um ser humano. Não é essa a linha de segmento da autora.

O teor assustador da obra é de cunho psicológico. Um misto tenro de temas tão reais quanto possíveis, trata-se do medo humano, das experiências que ouvimos falar ou até presenciamos em algum momento de nossas vidas. E essa verdade é o que mais deixa o leitor preso e ansioso pelo próximo conto.

A forma como os textos estão organizados, me refiro à ordem em que nos são apresentados, vai preparando o leitor pouco a pouco para o que está por vir. E a cada novo virar de página, nos tornamos personagens ativos ou observadores desse thriller psicológico, que nos obriga a ficarmos atentos a uma sombra, som ou movimento inesperado a nossa volta.

Não deixo mais a porta do armário entreaberta, nem encaro tão fixamente a imagem que se reflete no espelho, vasculho os quartos antes de dormir procurando não sei o que, e definitivamente aboli meu gosto por flores de papel...

Ao leitor que se interessa pelo assunto, medo e suspense, e não quer um texto sanguinário recomendo Medo do Escuro, seu conteúdo nos remete a pensar se o que vivemos ou presenciamos, e até ouvimos falar pode ou não ter seu fundo de verdade.

Em suma, me pego presa num dilema desconcertante: não consegui decidir se a obra é totalmente ficção, ou se a realidade está escondida minuciosamente entre os parágrafos de cada conto, da autora Maud Epascolato.

Lu. Franzin
Fernanda 21/12/2012minha estante
Ai Lu eu tenho medo destas coisas, mas quem sabe um hora desta eu leia o livro..rsrsr..Não deixo luz acessa, mas tenho medo..rsrsr..

Beijokas!!

Robson 12/12/2013

Marcante e assustadoramente original!
MEDO DO ESCURO E OUTRAS HISTÓRIAS é uma excelente coletânea de contos de mistério e terror da escritora brasileira Maud Epascolato, e sem sombra de dúvidas irá chamar a atenção dos fãs do gênero horror, precisamente daqueles que seguem a carreira de autores como Stephen King e Dean Koontz, ou até mesmo de clássicos como Edgar Alan Poe e Lovecraft (que particularmente eu venero).

Eu já conhecia o trabalho da Maud desde a antologia O ÚLTIMO DIA ANTES DO FIM DO MUNDO, onde a mesma apresentou um excelente conto, demonstrando saber impressionar enquanto utiliza o mistério como pano de fundo... Por isso, quando iniciei a leitura de MEDO DO ESCURO, já sabia que encontraria uma obra (aliás, várias obras) muito bem escritas e de ótima qualidade. É claro que algumas entram em maior destaque, e a julgar pelas impressões de outros leitores, acredito que estou certo! Mas todos os contos desse livro são muito bons, e em nenhum momento senti falta de “firmeza” ou muito menos qualquer tipo de cansaço no percurso da leitura.

Para começar, queria partilhar uma opinião sobre a construção de contos. Acredito que muitas vezes escrever um conto pode se tornar mais complicado do que um livro em si (um romance completo), pois o autor precisa inserir na pequena trama, algo que fisgue o leitor e que o deixe no mínimo encantado (coisa muito difícil de se fazer quando se existe uma limitação de páginas), e isso a Maud Epascolato sabe manejar muito bem, e percebi essa habilidade da autora logo no primeiro conto, que é um dos melhores – senão o melhor – de toda a antologia, chamado “O sótão”. A narrativa é leve, agradável e nos permite visualizar as cenas sem algum esforço. Tudo é muito bem cuidado. E o conto nos remete a um sótão assombrado, onde Edgar irá desvendar (ou não) um grande mistério que ronda o cômodo escuro...

“Eu amava cada dor, cada pequeno sorriso, cada sentimento de alegria e tristeza. Aquelas sensações me causavam sossego. Era a sensação de estar e se sentir vivo. Era como se a vida perdesse o mais puro sentido longe daquele mundo que eu criara com tanta ternura.” – O sótão, página 16.

Outro conto que me agradou muito e que dota das mesmas qualidades do primeiro foi “O armário”. Eu acho super bizarro o caso do armário... Já vi histórias parecidas, envolvendo objetos do tipo, como móveis antigos, que se movem sozinhos ou estão sob o poder de alguma entidade, e vice e versa... Mas o conto me deixou de olhos brilhando por oferecer personagens cativantes também. Os amigos que convidam a narradora – que é a personagem principal do conto – são seres de personalidades marcantes e dividem opiniões diferentes sobre o fenômeno que os aflige. O legal é que aqui e ali, nos acostumamos com os atos dos colegas e temos a impressão de estar assistindo a um filme de terror muito envolvente. (Como eu ressaltei anteriormente, é tudo bem conduzido!) Depois de “O sótão”, “O armário” foi o meu conto favorito! E seguindo essa linha (de contos favoritos), outro que me deixou de orelha em pé foi o caso da “Flor de papel crepom” cuja tensão e riqueza de detalhes em torno dos acontecimentos são de deixar qualquer leitor assíduo do gênero impressionado. Nesse conto eu acompanhei a história de uma mãe sofredora que viveu dez anos tentando se livrar da dor da perda de uma filha (injustamente assassinada), e a trama envolve o misterioso assassino e também uma macabra flor de papel crepom, (agora imagine como essa parada vai terminar...) Confesso que fiquei um pouco confuso no começo do conto, porque são muitas informações no início, mas do meio para o final, todos os nós foram se arrochando e eu levei uma baita surpresa com as revelações.

Um ponto muito positivo de MEDO DO ESCURO é esse; a tacada final... Provavelmente todos os contos irão surpreender no sentido de apresentar um desfecho original e, é claro, obviamente impensado!

Outra coisa interessante é a presença de coadjuvantes mirins, desde O ÚLTIMO DIA ANTES DO FIM DO MUNDO a Maud se mostrou apta a criar personagens críveis infantis (e nem sempre é uma tarefa fácil reproduzir em palavras o que se passa na cabeça de uma criança que presencia o inominável!). E temos também outros casos diferentes, envolvendo (como bem diz o título) o medo do escuro, levando a marca de qualidade da escrita, o tema suicídio, cemitério, e também o narcisismo, o qual ocorre em “O homem no espelho”, através de uma história tensa a respeito de um belo e estranho homem que é “confrontado pelo próprio reflexo”, por assim dizer... Aproveito para dizer que os demais contos foram excelentes e originais, mas esse conto, em especial, concluiu o livro com chave de ouro. Foi tão rico, intenso e magnético que considerei Athaíde uma réplica quase perfeita do Dorian Grey (embora o conto da Maud seja muitíssimo original). Ao lado da irmã dele, presenciei todas as fases inesquecíveis do personagem – desde a bela e estranha, até a sua inesperada e impactante degradação – com direito a uma cena HORRIPILANTEMENTE poderosa envolvendo garras que me fez roer as unhas e quase parte dos dedos de tanto nervosismo... O conto lembra também, de longe, o clima demoníaco de O exorcista, onde acompanhamos o estado deplorável do personagem e o sofrimento dos que zelam por ele – nesse caso, a corajosa irmã, que faz de tudo para ajudar o Athaíde. Tanto me agradou todo o livro quanto o último conto, que singelamente fiz uma fanart desse capítulo final, onde o Athaíde se assusta ao olhar seu reflexo no espelho... Espero que a Maud e os leitores do conto curtam!

A diagramação do livro, assim como a capa – que também é fenomenal – está super agradável e caprichada. As páginas são amareladas (adoro páginas amareladas, com um quê de livros mais clássicos) e temos alguns detalhes que contribuem para manter o clima sombrio proposto pelas tramas.

Maud Epascolato chegou para brilhar, e começou “horrendamente” e epicamente BEM! MEDO DO ESCURO foi apenas a ponta do iceberg, e não duvido que sua carreira seja alavancada ao lançar os novos trabalhos (estarei super atento, por sinal!). Desejo todo o sucesso para essa grande escritora brasileira, super gentil, inteligente e simpática, que com muito orgulho a chamo de amiga. Que seus dons sejam cada vez mais apreciados, e claro, abençoados!

E você, caro leitor, não perca mais tempo e mergulhe na sombria dimensão de MEDO DO ESCURO... Mas atenção, um conselho de entendedor: quando começar a ler, esteja certo de que as luzes não estejam apagadas...

Carlos 23/02/2013

RESENHA,
MEDO DO ESCURO E OUTRASA HISTORIAS.
Olá, pessoal...
ESTA É A SEGUNDA RELEITURA QUE ESTOU FAZENDO DESTE LIVRO!
Espero que vocês estejam bem, assim como estou.
O blog firmou mais uma parceria, uma grata e bem vinda parceria com a autora carioca Maud Epascolato. Vamos hoje descobrir um pouco a respeito de seu livro sobre minha visão de leitor e crítico literário.
Medo do escuro e outras historias. Trata-se de um livro de contos que será lançado em agosto (na bienal do livro, deste ano) pela editora Modo. Estamos diante de Maud Epascolato, uma pessoa que ama a arte de entreter alguém por meio de suas palavras e isso esta carioca do sul fluminense soube fazer como poucas pessoas já o fizeram. O leitor deve compreender que qualquer pessoa conseguiria escrever um livro, desde que seguisse algumas regras básicas de gramática e ordens verbais técnicas e pessoais; o agravante é: não são todas as pessoas que seguem estas regras básicas para se tornar um escritor e atingir seu público com impacto e o entreter com alegria e segurança. Ainda que consigam, lhes faltariam criatividade da qual Maud não sofre desta falta.
Medo do escuro e outras historias não é um livro de contos comum, até porque escrever conto não é tarefa das mais fáceis. É muito simples dizermos: “conto é fácil de escrever porque vão poucas páginas em sua criação”. Um erro dos mais graves. O conto é, em sua essência, uma das obras de arte mais difíceis de serem concluídas: perceberam que eu disse “concluídas”?
Pois bem, escrever conto é fácil: entreter alguém com uma historia de 5 a 15 páginas é o que mais assusta a quem se propõe seguir esta caminhada tortuosa. Colocar drama, romance, alegria, ódio, mistério, suspense e sobrenatural não é fácil para quem se propõe a escrever um livro de 400 páginas e quem dirá para uma história curta: o conto.
Quando peguei este livro eu pensei que seria uma tarefa tranqüila para minha pessoa, pois costumo ler muito e sobre muitas coisas ao mesmo tempo. Foi um engano terrível. Deixei todas as minhas demais leituras e me fixei na compreensão e apreciação desta magna compacta. Esta obra de arte que a autora Maud criou, entreteve-me do inicio ao fim, é comum em livros de contos haverem historias medias com outras boas para compor um trabalho; aqui são todas em perfeita ordem criativas e em sincronia: e de igual modo e peso em sua essência e elegância estrutural.
Oito contos compõem este livro. Uma verdadeira epopéia do sobrenatural com uma grandiosa tendência para aquelas clássicas historias policiais de autores góticos de outro tempo. Segundo a própria, sua adolescência e juventude foram regadas às obras de Agatha Christie, Edgar Allan Poe, H.P. Lovecraft entre outros autores deste padrão mais gótico. E realmente quando comecei a ler suas páginas eu pude perceber que estava viajando pelos locais mais sombrios e caóticos, pelas sendas da realidade se fundindo com o mistério do sobrenatural e a procura por revelações sombrias e psicológicas quais nos acerta em cheio quando terminamos uma de suas historias curtas.
O que mais é sombrio em suas histórias é o final, pois nos deixa aberto uma incontável forma de encontrar novos recomeços para cada desfecho de sua obra. Sentimos raiva de seus personagens, pena sentimos de outros, vergonha e sentimentos de comoção diversos nos surgem à mente e podemos concluir com grata alegria que somente alguém fortemente gabaritado teria condições de fazer.
Em sua obra eu senti uma belíssima influência, mais latente, da obra de Poe, Christie e também do conhecido e não menos belíssimo autor Guy de Mupassant: cujo qual teve em dez anos de criação literária, nada menos que mais de 300 contos publicados. Além de histórias maiores e romances também.
Por que citei Maupassant?
Simplesmente porque gostaria que Maud Epascolato se influenciasse de sobremodo a Maupassant e nos brindasse com centenas de contos e que muitos livros nos sejam presenteados assim como a este MEDO DO ESCURO E OUTRAS HISTORIAS, nos fora.
O leitor pôde perceber que não citei nenhuma história em apreço o qual indicaria que eu não houvera lido este livro, certo? Errado!
Mas saiba que tudo isso não é nada eventual e sim premeditado, pois na minha próxima contribuição (dia 26/02/2013) ao blog nós teremos uma lindíssima entrevista com minha amiga e escritora Maud Epascolato. Iremos destrinchar sua obra bem como saber um pouco de sua filosofia de vida e psicológica ao advento do horror e do fantástico em sua estrutura textual e criativa, como escritora.
Aviso a você: A NOSSA ENTREVISTA COM A ESCRITORA MAUD SERÁ UMA AULA PARA AQUELE QUE ALMEJA CRESCER COMO ESCRITOR OU MESMO QUEIRA PUBLICAR SEU LIVRO E TAMBÉM SABER MAIS SOBRE ESTA BELÍSSIMA ESCRITORA, que reside no norte do Rio de Janeiro e computa 33 anos e esbanjando maturidade técnica e criativa para tão jovem escritora. Saberemos também, que ela não será apenas uma aurora de contos maravilhosos, mas se quiser saber maiores detalhes quanto a isso:
NÃO PERCAM NO DIA (dia 26/02/2013), MINHA PROXIMA CONTRIBUIÇÃO AO BLOG E BEM COMO A ENTREVISTA DESTA EXCELENTE ESCRITORA. AMEM.
Até pessoal. Paz em suas vidas, bons escritos e boas leituras.

Glau Tambra 03/11/2012

Olhar a capa do livro, que, diga-se de passagem, é megamaravilhosa, já me remeteu de imediato a livros de terror. Então eu pensei: Meu Deus, será que conseguirei ler? Devo fazer uma confissão a vocês: eu sou avessa às leituras que aterrorizam. Mas, daí eu meditei - eu tenho que ler de tudo, não posso ficar presa apenas a um gênero. Eu tinha que vencer essa barreira que o MEDO me impunha e, decidida, pus-me a ler. Ainda bem que não desisti. Porque me surpreendi com a sagacidade da autora.
Já adianto para vocês que os contos não são de terror. Mas o suspense e a tensão são características marcantes em todos eles. Todo esse caldeirão está aliado ao sobrenatural, que marca a nossa infância e juventude. Agora me digam, quem de nós não ouviu falar de “causos” que nossos avós contavam?
Eu fiz uma viagem, literalmente. Não vou dizer que o medo não apareceu em nenhuma das histórias. Se dissesse isso, estaria mentindo. Mas foi aquele medo misturado com uma curiosidade que chega a dar cócegas. Sabe àquela hora da leitura que você está lendo e quer saber onde tudo aquilo vai chegar?
É exatamente isso que acontece. MEDO DO ESCURO E OUTRAS HISTÓRIAS cuida de nos contar as mazelas do ser humano, e trabalha muito bem por sinal. Porque a todo o momento vemos isso no nosso mundo real e, muitas vezes, ainda nos surpreendemos com o egoísmo humano, por exemplo.
O que dizer do conto “O Suicídio de Esther”, onde o personagem vive exatamente o que vivemos no dia a dia? Além, é claro, de estar recheado com o sobrenatural, para justamente nos assustar e nos deixar tensos.
Ah! O que dizer da mente humana, corrompida pelas neuroses que, por fim, chegam a ficar cômicas. Aquela mente insana, guiada pelo medo, que nos faz ouvir e ver coisas que não existem e nos coloca em situações difíceis ou, à sua extremidade, engraçadas.
Eu adorei, e foi o conto que mais me assustou — às vezes, cheguei a dar pulo na cadeira — com o que vinha. Foi “O Armário”. Senti-me a personagem, senti os temores, o medo, eu estava lá.
Para lhes dizer a verdade, não tenho palavras. As palavras me faltam para expressar o que senti quando terminei o livro, a sede de continuar lendo foi imensa.
E cá entre nós, vamos revelar qual a criatura que pelo menos uma vez na vida não sentiu medo do escuro? Aquele que disser não estará mentindo. Garanto, vale a pena ler MEDO DO ESCURO E OUTRAS HISTÓRIAS. É simplesmente fantástico.
Parabéns à autora Maud Epascolato pela mão divina e pela mente brilhante que conduziu maravilhosamente esses contos, e quero dizer a ela que adorei o gatinho da capa; para mim, ele se move e me dá medo!
Espero que tenham gostado e até a próxima!
Por Glau Tambra

Narjara 31/10/2013

Não se pode negar que o medo causa uma certa curiosidade.
Seja pelo instinto ou mesmo o simples prazer de adentrar o desconhecido e descobrir o motivo de tamanho fascínio.

Para os amantes do gênero que procuram uma ótima leitura, é mais do que recomendado Medo do Escuro e outras histórias da nossa querida e adorável autora, Maud Epascolato.

Sua escrita nos leva a 9 excelentes contos.
Ao nos sentirmos impotentes diante do medo, não sabemos identificar o que é real ou se o acaso simplesmente está brincando com nossa mente.
É exatamente isso que podemos encontrar no seu livro.
O terror psicológico reina em suas páginas

O Sótão é o conto que abre em grande estilo.
Sua narração tensa nos leva a imaginar o que há por trás desse pequeno cômodo.

Um homem no Espelho é o conto que fecha este excelente trabalho.
O que se esconde atrás de um simples espelho? Ou seria apenas nossa imaginação buscando o que há de mais macabro em nossa mente?
Tenho os meus preferidos, não vem ao caso destacar porque todos os contos são ótimos e merecem toda a atenção até mesmo de leitores mais exigentes.

Há drama, humor, tensão, mistério e quando se inicia a leitura, buscamos por mais ao final de cada página.
Para os amantes do gênero, que buscam uma leitura que não contenha "gore" e afins, é um título obrigatório ter em sua coleção pessoal.

Meus sinceros parabéns à autora.
Fico imensamente feliz em saber que escritores brasileiros como Maud Epascolato, se destacam de forma positiva em nossa literatura nacional.
Robson 12/12/2013minha estante
Curti sua resenha Nara, todos os contos são únicos e possuem a marca da Maud!

Way to Happines 11/03/2014

[Resenha] Medo de Escuro (e outras histórias) - Maud Epascolato (por Lígia Colares)
"Você tem medo de escuro?"

Essa é a pergunta feita no conto que dá nome ao livro, e eu posso te responder Maud, que sim, eu tenho medo! Quando era mais nova, tinha medo de muitas coisas, sempre escutei histórias assustadoras de meus parentes, e me vi muitas vezes correndo para debaixo das cobertas, aonde ninguém poderia me atingir! Haha! Com o tempo passei a perceber que meus medos, muitas vezes, são coisas da minha cabeça... E o medo também virou curiosidade! Então comecei a pesquisar sobre espíritos, fobias, de forma a explicar para meu cérebro medroso de que não havia o que temer!

E foi com esse mesmo interesse que abri as primeiras páginas do livro! O que a Maud vai chamar de medo? Como são contos, as abordagens poderiam ser enormes, mas ao mesmo tempo, eu tenho certo preconceito com eles porque não tem aquele apego aos personagens, as histórias precisam ser contadas de uma forma diferente, o tempo passa de forma diferente... Sofro com isso!

Ou sofria né... Porque ler o livro da Maud me fez pensar naquelas situações que eu tinha em família, em que meus tios e primos se reuniam para contar 'causos' assustadores, que só me deixavam com medo de dormir se cobrir os pés! Então me envolvi em uma história de um guarda-roupa mal assombrado, morri de medo do caso que envolvia espelho, fiquei com aquela pulga atrás da orelha com o vizinho assassino... E o escuro? Ai esse escuro! Será que só as crianças tem medo dele? Haha!

Os contos são diversos, envolvendo medos infantis e adultos, medos reais e que só existem na nossa cabeça... Muitas vezes me peguei perguntando até onde o que imaginamos pode ser considerado verdade, afinal é aquilo que nos move! Maud fez uma seleção muito interessante, então se você não se envolveu no que está lendo, acredite que se envolverá no próximo! Ao final, independente de quantos anos você tem, tenho certeza que em algum lugar no seu cérebro você precisará cobrir seus pés para dormir! Hahaha!

site: http://way-2happiness.blogspot.com.br/2013/10/resenha-medo-de-escuro-e-outras.html

Fala Urupês? 09/09/2013

Medo do Escuro - Maud Epascolato
Medo do Escuro & Outras histórias é composto por nove contos de terror e suspense. São nove contos, com títulos que não dão nem uma pista sobre o enredo, o que te deixa completamente cego desde o início da leitura. Não falarei sobre os contos individualmente, senão ficaria aqui durante muito tempo, mas no geral são histórias curtas e de terror/suspense psicológico, ou seja, não espere contos grotescos, mas sim histórias que vão realmente te deixar com medo de realizar simples atividades, como olhar no espelho.

O primeiro conto é chamado de 'O Sotão', e nos conta a história de um homem que tem um pequeno problema com sua sobrinha. Ela afirma ver e ouvir pessoas estranhas no sótão de madrugada, mas quando ele vai checar, não tem absolutamente nada. Não pense que a história para por aí, a reviravolta é impressionante e chega a me dar arrepios só de lembrar.

Todos os contos seguem basicamente o mesmo ritmo, mas a organização dos textos é a fórmula para uma leitura tensa na medida certa. A escrita da autora é excelente, pois consegue te prender a todos os contos de forma singular. As emoções que você apresenta a ler um conto, podem ser completamente diferentes no próximo. Além disso, a autora usa uma linguagem simples, de fácil compreensão e que de forma alguma se torna cansativa.

Eu não sou muito fã de contos de terror, mas Medo do Escuro & Outras histórias vai se tornar referência nas minhas leituras daqui pra frente.

site: http://falaurupes.blogspot.com.br/2013/09/medo-do-escuro-maud-epascolato.html

LAPLACE 07/10/2013

Medo do Escuro - Maud Epascolato
O gênero não faz o meu tipo, mas fiquei muito curioso em conhecer o trabalho da Maud depois de conhecê-la e ver a capa da obra. Então resolvi arriscar e acabei feliz com minha decisão.

Medo do Escuro - E Outras Histórias nos apresenta 9 interessantes contos que não seguem uma mesmice, evitando a leitura enfadonha. Os personagens são bem construídos, eles expressam bem o comportamento humano, suas ações e reações, pensamentos, nos passam verossimilhança.

As tramas dos contos também são bem estruturadas e variadas. Não são apenas contos para nos aterrorizarem, são narrativas que, antes de qualquer outra coisa, nos fazem pensar, avaliar as pessoas e seu modo de agir em determinadas situações e eventos do dia a dia.

Grande aposta da editora Modo, não há dúvidas de que Maud Epascolato nos presenteou com o melhor de seu trabalho nesse livro.

Pamela 12/10/2013

Sob o codinome de Maud Epascolato, Bárbara Parente narra em 9 contos as aventuras de terror e suspense que diversos personagens se encontram. Com uma escrita leve, é possível ler o livro em apenas um dia, em algumas poucas horas. E foi o que aconteceu comigo. Peguei o livro logo após a chegada do mesmo, e quando vi, já tinha acabado e ficado com gostinho de quero mais.

Não sou muito fã de terror, tanto nos livros quanto nos filmes. Então eu costumo fugir quando o assunto é este. Mesmo assim, a belíssima capa me fez dar uma chance e resolvi finalmente adquiri-lo.

Eu imaginava que o lado obscuro do horror prevaleceria nos contos, mas não. O que pegou mesmo foi o suspense psicológico que os personagens principais impunham a cada nova página lida. Na maior parte das vezes, são coisas comuns, como objetos e cenas do cotidiano que nos mostram nossos piores pesadelos.

Os primeiros contos são mais brandos, e nos preparam, pouco a pouco, para o que está por vir. No final, eu não vou olhar mais para espelhos da mesma maneira que antes! Maud se apodera de vasta inspiração em Edgar Allan Poe, Agatha Christie para compor seus personagens e enredos.

Fantástico! Espero realmente que continue a escrever contos maravilhosos, viu Maud? Recomendado a todo o público!

site: http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/2013/09/resenha-medo-do-escuro-e-outras.html#more

Allison Feitosa 20/11/2013

Resenha: Medo do Escuro - Maud Epascolato
Medo do Escuro reúne uma coletânea de contos longos com temas que vão desde o sobrenatural e o terror ao suspense e sanguinário.

Contos sobre pessoas perturbadas por traumas do passado, segredos escondidos sobre sete chaves, medo do escuro, criaturas escondidas nos arbustos de ruas escuras e sombrias, gatos pretos com olhos dourados, amigos que se perderam pelo tempo, casas mal assombradas...

Confesso que roí minhas unhas (ou o que restam delas) até chegar no desfecho de algumas estórias, o modo como a autora nos prende é fascinante. Não sou fã do terror mas adorei sentir a adrenalina e o friozinho na barriga ao destrancar armários, sondar a casa dos vizinhos, ou olhar meu reflexo preso no espelho... é desesperador e belo!

O Sótão - Lugares assombrados, claustrofóbicos e escuros é o tema do conto que abre divinamente bem a coletânea.
O Armário - Objetos inanimados que castigam a curiosidade humana.
Emílio Garcia - Amigos que perdem sua essência bem na nossa frente. Um conto para refletirmos a brevidade da vida.
Medo do Escuro - Em algum momento da sua vida você com certeza já encontrou alguma criança que lhe diga ter medo do escuro, certo? Um conto com um final engraçado!
O suicídio de Esther - para mexer com o psicológico e por em dúvida do que é real e do que é imaginário.
A Flor de Papel Crepom - Meu conto preferido: sobre vingança, morte, fantasma e desespero.
Sangue na janela do vizinho - sabe aqueles vizinhos fofoqueiros e bisbilhoteiros? Acrescente neurótico e terá o protagonista do conto!
O quarto de um desconhecido - sem dúvidas, o conto com o final mais perturbador.
Um homem no espelho - vaidade e orgulho andam sempre lado a lado e na maioria das vezes, o espelho é nosso maior confidente.

Livro mais que recomendado! Adorei a edição que a Editora MODO produziu, ficou bem caprichado e quase não encontrei erros. 4 estrelas, e que venha mais terror da mente criativa de Maud Epascolato!

site: http://rabiscosefragmentos.blogspot.com.br/2013/11/resenha-medo-do-escuro-maud-epascolato.html

Fernanda 28/02/2014

[Resenha] Medo do Escuro e outras histórias - Maud Epascolato.

Este livro me deixou um pouco de medo rs, mas também quando terminei a leitura de Máscara do escritor Luiz Henrique já comecei Medo do Escuro, nada mais acontece, além de ficar assustada rs. O livro da Maud é composto por contos onde os personagens vivenciam suas paranoias e isso acaba nós provocando medo.

Preciso contar que estava deitada no sofá lendo e o marcador caiu do meu colo rs gente eu quase morri de susto rs.

O livro pode deixar os mais medrosos bem assustados. Sei lá, vai que um gato preto de olhos amarelos resolva lhe abocanhar enquanto você se ajeita para dormir ou até mesmo uma mulher sem cabeça resolva vir lhe buscar para um passeio durante a noite rs. Aí Jesus!!!

Não posso deixar de mencionar que o medo é mais uma paranoia de nossas cabeças, maluquices, isto por que ficamos imaginando coisas que nem existem pelo simples fato de estarmos sós.

No fim percebemos que algumas coisas do livro é causada pela própria mente “doente” e conturbada dos personagens, e isso transforma suas mentes fracas e os faz imaginar e ver coisas que somente eles são capazes, por que as pessoas a sua volta não veem nada.

O livro está recheado de histórias malucas para provocar sua mente medrosa rs.
Tome cuidado com o escuro e os espelhos, nunca se sabe. Rs

Maud parabéns, pelo ótimo livro!

Sites/compre
Modo Editora
Amazon

site: http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

Naty__ 28/02/2014

Medo do escuro e outras histórias
Medo! Você tem de quê?

Medo de escuro, nome do livro e de um dos textos, é uma antologia com nove contos. O primeiro deles apresentado pela autora é “O Sótão”. Edgar vive um dilema. Ele está em casa com Adriana, sua sobrinha, ele passa a ouvir gritos e choros da pequena. Para o jovem, Adriana está com medo, pois ouviu, assim como ele, barulhos de uma festa no Sótão. Mas como pode haver uma festa se ambos estão sozinhos?! Realidade ou imaginação? Fato ou alucinação? Edgar fica preso pelas garras do medo.

Outro conto bastante interessante é sobre Emílio. Nos dias atuais, ele poderia ser conhecido como o cara mais pessimista que poderia existir. A lei de Murphy seria chamada a lei de Emílio. Se algo tivesse que dar errado, daria; se fosse provável que desse certo, também daria errado mesmo assim.

Emílio cresceu sem os pais e, por isso, começou sua sofrida vida de trabalho cedo. Era natural que as coisas fossem mais difíceis para ele. Por esse motivo é que ele era considerado como uma pessoa tão pessimista. Contudo, para mim, ele é um grande realista. Afinal, as coisas são difíceis de serem conquistadas. Ele era uma pessoa de poucos amigos, poucas falas e, quando algo lhe incomodava, falava na cara, sem titubear.

Essa foi uma das partes mais chocantes. Foi como dar uma facada no olho e esperar que a pessoa clamasse por salvação. Emílio tinha um segredo e que não confessava a ninguém. Cansado de esconder, decidiu que contaria a Hiládio. Quando foi confessar com o amigo, o inimaginável acontece. Quais serão os segredos que Emílio carrega consigo?

O conto principal do livro conta a história de Mônica, uma criança de nove anos que tem medo do escuro. Ela tinha pesadelos com uma mulher toda vestida de branco, com feições duras e deformadas. Certa noite, Mônica voltou a ter pesadelos, dessa vez, a visão foi ainda pior: a misteriosa mulher estava sem cabeça.

A história é contada e Jussara tenta acabar com o medo de Mônica, fazendo com que ela se desprenda desses pensamentos. Embora esse seja considerado o conto principal, por dar nome ao livro, a história não foi a melhor da antologia. O final é inesperado, porém, não é surpreendente e amedrontador como os outros. Acredito que o conto foi escolhido para ser o principal mais pelo efeito do nome do que pela qualidade do texto.

Maud teve todo cuidado para nos causar suspense em cada história narrada. Os contos realmente são de intrigar os leitores. Porém, infelizmente, a diagramação e a revisão deixaram a desejar.

Não conhecia muito o trabalho da editora Modo. Esse é apenas o segundo livro publicado por eles que leio e confesso que esperava que a revisão e diagramação fossem bem melhores. Não há erros na escrita, mas muitos hifens foram usados como travessões, além das vírgulas e pontos terem sido usados incorretamente.

Um detalhe todo especial está presente logo na chamada: a capa do livro é linda e bem feita. As folhas são amareladas e tem desenhos decorando, o que dá um toque todo especial ao trabalho. Porém, não se apeguem apenas à capa, afinal, não podemos julgar apenas por sua beleza.

Quotes:
“Levantei-me e fiquei sentado, sem colocar os pés no chão. Tinha medo de pisar em falso; medo de não encontrar o rumo certo, de não conseguir voltar. Mesmo na escuridão, temos o senso de dimensão, de direção. Eu sabia como os móveis de meu quarto estavam dispostos, sabia onde ficava a porta. Mas havia um medo de causa desconhecida que me corroía a alma de tal maneira que eu mal conseguia me mover com presteza.” (p. 12)

“O rapaz não presta porque mora no morro, D. Sandra? Na sua concepção, quem mora em morro é drogado, é prostituído, é traficante? E quem não mora? – perguntou, fitando-a com sarcasmo. – E quem não mora no morro e vai até lá para buscar drogas é o quê? Responda! Sabe de quem estou falando? Do seu filho, que usa cocaína bem debaixo do seu nariz e a senhora finge que não percebe. Sabe por que a senhora prefere fingir? Porque não sabe lidar com a situação, não quer acreditar que a educação perfeita que a senhora deu a ele não serviu de nada! É melhor não ver que o filho está drogado que admitir que não possui uma família perfeita! Ora, pare de falar da vida dos outros!” (p. 36)

“Não consigo ver o que tem no escuro. Não sei o que está acontecendo. Se alguém vier me pegar não tenho como fugir. Não enxergo nada!” (p. 56)

“Você precisa vencer o medo que tem do escuro. Se continuar fugindo dele nunca o vencerá. Viverá com esse medo até ter coragem de se aproximar dele. Já está na idade de não ter mais medo. Você precisa vencê-lo, você precisa vencê-lo, Mônica” (p. 57)

sentilivros 07/11/2015

resenha de Medo do Escuro
"...Mas quem disse que há lógica no medo."pg.57
Hoje comecei e terminei de ler o livro da Maud para resenhar no blog.
Outro livro que demorei um bocado para ler e me arrependi de não ter lido antes.
Um livro para se ler à noite e ficar "cabreiro" com os olhares a se sentir... São nove contos misteriosos e que nos causam um suspense aterrorizante.
Vou falar um pouquinho sobre cada um. Como são nove escolhi os três melhores e cito-os durante a resenha.
O primeiro conto O Sótão conta-nos de um senhor que está tomando conta da sobrinha e esta pensa ter ouvido coisas vindo do sótão e quando você pensa que já sabe o que vai ocorrer a história dá uma reviravolta. Esse foi o terceiro conto que mais gostei!
"Eu amava cada dor, cada pequeno sorriso, cada sentimento de alegria e tristeza. Aquelas sensações me causavam sossego. Era a sensação de estar e se sentir vivo. Era como se a vida perdesse o mais puro sentido longe daquele mundo que eu criara com tanta ternura."pg.16
O Armário é um conto que envolve amizades antigas e uma casa, ou melhor, um armário que dará o que pensar...
Emílio Garcia é uma das histórias de que gostei muito pelo lado emocional. Uma história triste com um fim, não sei se surpreendente ou esperado, mas cativante.
Medo do Escuro é o conto que dá título ao livro e do qual eu mais gostei. Leva meu primeiro lugar! Envolvente! Outro conto familiar (sobrinha e tia) que nos leva a novas reviravoltas. Depois de passado o medo, ou talvez, sob uma nova luz, da até vontade de rir.
"Você precisa vencer o medo que tem do escuro. Se continuar fugindo dele nunca o vencerá. Viverá com esse medo até ter coragem de se aproximar dele. Já está na idade de não ter mais medo. Você pode vencê-lo, você precisa vencê-lo, Mônica." pg. 57
O Suicídio de Esther é tenso. Não há o que falar só lendo para entender o que sentimos. Eu tinha certeza que iria acontecer outra coisa diferente do que aconteceu...
A Flor de Papel Crepom é o segundo melhor conto do livro! Que viajem! Que loucura muito bem elaborada, mas confesso que gostaria de saber os motivos que levaram ao acontecimento central...

" A meiguice e a bondade de Amália transformaram-se em ódio,dor, vingança..." pg.99

Sangue na Janela do Vizinho é uma história baseada no vizinho que não tem o que fazer e fica só de "butuca" na casa dos outros...kkkkk.... Só digo uma palavra: Loucura!
O Quarto de um Desconhecido é um conto intrigante e disparatado (na minha opinião), mas como sei que nós seres humanos somos totalmente diferentes e doidos. O conto se torna "plausível"
E por último, Um Homem no Espelho tem uma pegada meio Dorian Gray muito bom também.
Enfim, Recomendo!

site: http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/2015/10/semana-do-halloween-medo-do-escuro-e.html

Lígia Colares 30/01/2017

Resenha de Medo do escuro
“Você tem medo de escuro?”

Essa é a pergunta feita no conto que dá nome ao livro, e eu posso te responder Maud, que sim, eu tenho medo! Quando era mais nova, tinha medo de muitas coisas, sempre escutei histórias assustadoras de meus parentes, e me vi muitas vezes correndo para debaixo das cobertas, aonde ninguém poderia me atingir! Haha! Com o tempo passei a perceber que meus medos, muitas vezes, são coisas da minha cabeça… E o medo também virou curiosidade! Então comecei a pesquisar sobre espíritos, fobias, de forma a explicar para meu cérebro medroso de que não havia o que temer!

Ou sofria né… Porque ler o livro da Maud me fez pensar naquelas situações que eu tinha em família, em que meus tios e primos se reuniam para contar ‘causos’ assustadores, que só me deixavam com medo de dormir se cobrir os pés! Então me envolvi em uma história de um guarda-roupa mal assombrado, morri de medo do caso que envolvia espelho, fiquei com aquela pulga atrás da orelha com o vizinho assassino… E o escuro? Ai esse escuro! Será que só as crianças tem medo dele? Haha!

Os contos são diversos, envolvendo medos infantis e adultos, medos reais e que só existem na nossa cabeça… Muitas vezes me peguei perguntando até onde o que imaginamos pode ser considerado verdade, afinal é aquilo que nos move! Maud fez uma seleção muito interessante, então se você não se envolveu no que está lendo, acredite que se envolverá no próximo! Ao final, independente de quantos anos você tem, tenho certeza que em algum lugar no seu cérebro você precisará cobrir seus pés para dormir! Hahaha