O exército de um homem só

O exército de um homem só Moacyr Scliar

Resenhas - O Exército De Um Homem Só

mimteixeira 29/01/2024

Nós doidos igual Birobidjan
Eu demorei basicamente UM ANO pra ler esse livrinho kkkkk pq eu não estava entendendo absolutamente nada
mas terminei ele pra cumprir minha meta de pelo menos 1 livro nacional por mês :D
resumidamente fala a história de mayer, um comunista/socialista 'judeu' russo-brasileiro que funda uma comunidade comuna com sua síndrome de superioridade. rachei muito com as aventuras dele e a referência a revolução dos bichos.

Sarah.Almeida 05/01/2024

Um livro muito bom, o li na escola e gostaria de reler algum dia, a linguagem é facil e o a leitura fluida

Henrique Fendrich 25/06/2023

Conheci antes a música dos Engenheiros do Hawaii, mas já havia lido também alguns livros do Moacyr Scliar antes. Aqui descobri também que havia valido a pena ter lido previamente o Dom Quixote. A linguagem do Scliar é sempre muito clara e precisa e suas histórias são sempre bastante criativas e bem desenvolvidas, mantendo vivo o interesse até o final da leitura.

Sophia.DaAvila 09/06/2023

O resumo é: um socialista esquizofrênico com síndrome de grandeza. Esse livro faz você acompanhar a mente de um homem fissurado com o socialismo, mas hipocritamente, pois o próprio acredita que é superior.

(lidos só 2021 em diante) 21/11/2022

Primo de O GRANDE MENTECAPTO
Quem gostou de O grande Mentecapto provavelmente gostará desse. A escrita no livro de Sabino, com suas cenas sensíveis e tocantes, me agradou mais, porém.

Eu só ri uma vez nesse livro do Moacyr, na cena da cagada. Mas nem sei se a intenção da obra é realmente causar risos ou só ser uma leitura prazerosa. A escrita é boa, pra mim é isso que conta. Se fizer rir, é brinde. Gostei da construção do personagem principal e de suas loucuras de militante. No final chega a ser tocante o mundo doentio e insensato que ele criou em sua cabeça, do qual nunca conseguiu se libertar. Se for analisar de um modo mais poético, chega a ser triste. O cidadão quer ser revolucionário e prega uma ideia que não funciona na vida real. Tenta, não dá certo. Tenta de novo. E de novo. E com isso vai se destruindo, afastando todos. Se o personagem existisse hoje, seria um militante do Twitter.

Por falar em maluco e mentecapto, fica aqui a indicação de um humor ácido que meu alter-ego escreveu: "Sociedade Apocalíptica, crônicas, humor e tragédia". Se não der boas gargalhadas, devolvo o valor do e-book. Ele tem avaliações maravilhosas na Amazon (fico mó feliz), dá uma lidinha. Acompanhe no Instagram @ariel.yoshida

Nazrat 12/11/2022

Homenzinhos
O mais interessante na obra é como o Capitão Birobidjan tem o mesmo modus operandi revolucionário nós variados contextos que aparecem no decorrer da obra. A parte de Freud é um caso a parte! E sem contar a questão do protagonista com a alimentação e os animais. Tudo permeado com humor, até mesmo nas notas de rodapé!

Biblioteca Álvaro Guerra 14/06/2022

O exército de um homem só arrebata o leitor através da narrativa ágil, precisa, estruturada sobre cortes no tempo, onde a ficção é envolvida constantemente por uma atmosfera fantástica. O humor amargo de Moacyr Scliar ronda este belo livro. A saga de Birobidjan, o solitário pregador de um mundo melhor, seu louco humanismo, quixotesco, seus sonhos mágicos, fazem deste livro uma leitura emocionante e inesquecível.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525431646

KathiMello 14/05/2022

Quando comecei a ler o livro estava achando meio confuso pelo fato de nao seguir uma linearidade, mas acabei gostando da forma que estava sendo contada, até mesmo um pouco cômico. No entanto, da metade do livro pro fim, achei que foi ficando repetitivo demais e deixando a leitura cansativa e arrastada, e por esse motivo acabei não gostando muito do livro no geral.

Martony.Demes 11/03/2022

Eis um bem interessante livro lido recentemente: O Exército de um Homem Só, de Moacyr Scliar.

O livro apresenta a história de um imigrante judeu Mayer Guinzburg que chegou ainda criança em Porto Alegre fugido da ex-URSS. O livro não segue uma linearidade temporal e eu gosto bastante disso!

E na juventude, Mayer, junto com os amigos e a namorada (com a qual se casou) tem o ímpeto de formar em suas terras uma nova sociedade em Porto Alegre. Ela se chamaria Nova Birobidjan ( em referência à cidade homônima na Rússia). Era uma região destinada para os judeus na antiga Rússia.

No lugar onde vivia, ele adotava os mesmos princípios da terra que se referenciava. Também ele cultivava a terra e tinha uma relação afetiva com os animais, os quais chamava de companheiros. Inclusive ele tinha uma aversão a galinha. Considerava-a improdutiva!!!(vai entender). Dá para perceber o quanto ele era excêntrico!

A despeito do sonho de fundar essa nova sociedade, nem tudo saiu como ele imaginou. Na terra, ele encontrou inimigos e por uma série de motivos, não deu mais para viver la. Depois de certo tempo, ele acabou se casando, constituindo família e já na meia idade. Nesse cenário, ainda insistindo nesse antigo sonho Mayer, apesar da idade, ele retoma o que deseja. Porém, a situação é completamente diferente e...[sem spoiler].

O exército de um homem só apresenta a luta por um grande ideal e por um mundo melhor. No entanto, diante dos grandes desafios dessa batalha, algo bem utópico, ele fracassa. Isso nos remete a um pouco Dom Quixote (tom quixotesco, como se denomina).

No geral, o livro é uma emocionante, irônico, com vários traços de humor e nos faz refletir sobre diversas temáticas!

Sim, vale a pena a leitura! É um livro bem curtinho!

Lindsey.Pohlmann 18/05/2021

Tinha zero espectativas pra esse livro, mas até que é legal, a leitura fluiu muito bem mas não leria de novo.

Ed Carvalho 01/02/2021

Devorei o livro
A escrita e a história deste livro são muito interessantes. Eu considerava Policarpo Quaresma o personagem mais digno e louvor e pena por conta de suas ideologias, mas o capitão aqui roubou-lhe este lugar. Amei o livro!

Brenda | Literatura Difusa 13/07/2020

Uma nova sociedade
Foi uma leitura obrigatória e muito educativa. Não considero esse um livro do meu gosto, por isso não me sinto capaz de julgar a obra. A história é de superação, com altos e baixos, de muita reflexão e aprendizagem, e mostra como as pessoas podem ser sabotadas por seus próprios ideais.

Sandro 01/06/2020

Vi algumas comparações com a Revolução dos Bichos pelo fato do protagonista descompensado atribuir a um porco, uma galinha e uma cabra da propriedade em que ocupa o posto de colegas ideológicos na empreitada em prol da utopia marxista; mas no momento em que ele se aventura em uma empreitada capitalista e seu casamento cai por terra, o que me veio à cabeça no mesmo momento foi o filme Scarface do De Palma, embora o livro seja anterior ao filme e não tenha tido um final tão trágico, porém dando a entender assim como no filme, que os dois extremos não são garantia alguma de êxito.
As questões judaicas recorrentes em histórias do autor, como a mãe superalimentadora, estão presentes nessa obra também.

Aécio de Paula 14/03/2020

O exército de um homem só - Moacyr Scliar
Este é quarto livro publicado pelo escritor. É sobre um descendente de judeus, um bufão meio abestalhado, que pretende criar uma comuna, se valendo da utopia, para uma nova sociedade justa. É uma ironia do Moacyr para criticar os govenos autoritários que perseguiram os Judeus. Achei interessante, mas não gostei do personagem principal.