World Without End

World Without End Ken Follett

Resenhas - World Without End

Batalha 21/08/2009

Assim como seu predecessor, Os pilares da Terra, o Mundo sem fim é sem dúvida uma ótima leitura...

Intrigas, maldades, traição, mistérios, corrupção, doença, morte e tudo que há de ruim na humanidade são retratados neste romance histórico com riqueza de detalhes. Em tempos de gripe suína, ler sobre a peste negra foi no mínimo assustador.

Só não dei nota 5 por causa do final, com clima de "viveram felizes para sempre" e por causa de alguns exageros da história.

Como engenheiro, não pude deixar de admirar a genialidade do nosso herói, Merthin, auto-didata e intuitivo. O cara consegue sacar tudo de Engenharia só no sentimento, indo contra todos os paradigmas dos seus mentores e surpreendendo todo mundo com soluções inusitadas (para a época). Sempre com uma auto-confiança incrível!

E sua amada não ficou pra trás! Caris é cirurgiã desde criancinha e faz pela medicina praticamente o mesmo que Merthin fez pela Engenharia. 2 super-heróis... Mas tudo bem, Ken Follet está perdoado, porque foi divertido acompanhar os momentos de inspiração da dupla!

Palmas para os vilões! FDPs de carteirinha, cada um deles possui uma motivação própria e uma bela razão para aprontar suas safadezas. Para deleite do leitor!
Ninguém é totalmente mal e o mais legal é a forma como o autor traça o perfil psicológico de cada um dos vilões, justificando suas maldades e expondo suas fraquezas.

E por fim, a cidade de Kingsbridge... Um personagem a parte, é muito interessante ver sua evolução ao longo dos séculos, desde os tempos de "Pilares".

"Pilares" é um de meus livros favoritos, então a expectativa sobre "Mundo sem fim" foi muito grande pra mim, mas no geral o livro é excelente! Não decepciona!

Recomendo a todos!
André 08/10/2012minha estante
ATENÇÃO - SPOILER - ATENÇÃO

Bacana sua resenha!

Fiquei um pouco com medo de spoilers depois de ler seu comentário sobre o "final feliz". Quase parei de ler sua resenha por causa disso. Estou lendo o livro ainda (pagina 750) e agora ja to imaginando que a Caris não vai morrer de peste negra, como o Merthin tá com medo, mas beleza.

Tô curtindo o livro pra caramba, mas acho o Follet dramático demais, ele mata todo mundo e as desgraças rolam soltas sem parar. Isso não é muito meu estilo, mas nem por isso vou deixar de dar 5 estrelas pra esse livro.

Valeu!
Boas leituras,
André.

ATENÇÃO - SPOILER - ATENÇÃO

Henrique 28/03/2020

É bom, é empolgante e agonizante, mas é uma sombra de Os Pilares da Terra.
Aqui os vilões são muito maus e mocinhos não tão bonzinhos assim, as situações são agoniantes e revoltantes, de torcer a cara para cada vez que o vilão aparece. O maior ponto positivo é a ambientação, a descrição do cotidiano da época, as mortes sangrentas e situações desconfortáveis e humilhações, o que pode ser cansativo para alguns, mas é o que torna as obras do Follett especiais.
Assim como o livro anterior este também é um novelão, cheio de reviravoltas, mas diferente de Os Pilares da Terra, as reviravoltas aqui são forçadas e até alguns personagens parecem existir apenas pra alongar a história. Não me entendam mal, o livro é ótimo, não tão bom quanto Os Pilares da Terra.
E sim, eu falei muito do antecessor, por que Mundo Sem Fim é uma sombra de Os Pilares da Terra, com os mesmo personagens passando pelas mesmas situações, durante muito tempo parecia que eu estava lendo uma nova versão de Os Pilares da Terra ambientado no século XIV.

Raquel. 27/09/2020

Uma pesquisa histórica muito bonita e uma narrativa rica. O protagonismo das personagens femininas me surpreendeu bastante, elas assumem papéis de liderança e espaços importantes ao longo da história. A questão feminina sempre ressurge, trazendo vários questionamentos do período.

Foi muito interessante também ler esse livro em 2020, já que o livro é de 2007 e na história eles atravessam o período trágico da peste negra. Curiosamente, comportamentos conservadores se repetem muitos séculos depois...

Recomendo fortemente a leitura, é uma belíssima continuação de os Pilares da Terra, que expande o universo e consegue sair da sombra de seuantecessorelegantemente. Li em inglês, mas acredito que a tradução para o português faz com que a história fique muito mais rica e interessante, tendo em vista nosso vocabulário muito mais vasto e construções frasais mais complexas.

Veri 05/03/2022

Ritmo de Minissérie
O livro conta a saga de Caris, Merthin e vários outros personagens no século XIV na Inglaterra, numa época de transição que marcava o fim do feudalismo.

Apesar de ser um livro gigante, a leitura foi muito fácil, com ritmo de uma minissérie da Netflix. Não digo isso pejorativamente, é só para ilustrar o estilo :)

(Aliás, não assisti mas a minissérie existe, também não sei se está disponível na Netflix.)

André 12/11/2012

Romance medieval com tons de drama e aventura
Ás vezes pareço meio abstrato por medo de dar spoilers, ok? Espero que não atrapalhe a leitura!

Não comentarei sobre a sinopse pois acredito que a maioria dos leitores já deve saber do que se trata o livro, então seguem as opiniões (a palavra inicial em CAPS LOCK classifica o tipo de comentário):

01) NEUTRO: Com mais de 1000 páginas, o livro é muito grande! Ler esse livro vai ser uma aventura fantástica, porém vai exigir TEMPO. Se você não tem tempo, NÃO LEIA ESSE LIVRO. Você vai parar na metade e quando decidir voltar a ler não vai lembrar de nada e vai ter que começar a ler tudo de novo (aconteceu comigo). O livro fica sem graça se você não ler com frequência. Ele se trata de um ROMANCE e portanto você vai acompanhar a vida dos personagens desde a infância até a vida adulta, como é de praxe nos romances do Ken Follett.

02) PRINCIPALMENTE POSITIVO: Gostei muito das personalidades dos personagens, principalmente no sentido de que se percebe o motivo de eles agirem como agem sendo a explicação baseada na personalidade de cada um. O que não gostei é que o autor dá a impressão de que "as pessoas não mudam". Ele parece que fixou uma personalidade e seguiu ela a risca. Isso pra mim ficou ruim pois tornou algumas cenas previsíveis e no geral torna a leitura um pouco inverossímil, pois, a meu ver, a personalidade de uma pessoa muda muito ao longo da vida. Algumas coisas podem não mudar, mas a visão de mundo geralmente muda!

03) POSITIVO: Ambientação maravilhosa. Adorei a descrição dos cenários, faz parecer que estamos realmente na época medieval. Como sempre, Follett segue à risca os ensinamentos de história!

04) NEGATIVO: Aqui fica meu comentário mais negativo de todos. O drama é, na minha modesta opinião, simplesmente EXCESSIVO. As coisas parece que dão errado o tempo todo, ninguém nunca consegue ficar feliz nem realizar os desejos em plenitude. Pra mim esse livro pode ser considerado como um ROMANCE DRAMÁTICO pois as decepções são muito mais aparentes do que as felicidades. Aí você vem pra mim e diz: "Cara, isso é a vida real!" Na boa. Não, sério, na boa: Se pra você a vida real é se decepcionar o tempo todo e se dar mal direto, sinto muito mas você precisa rever os seus conceitos.

05) POSITIVO: Retrata a religião exatamente como eu imagino que ela era na época. Muito opressora, impondo uma série de penalidades ao povo, corrupta e simplesmente repugnante. É claro que NEM TODOS os personagens da igreja são assim! Esse lado da igreja é retratado em somente alguns personagens, mas como você vai perceber eles são os mais importantes da igreja. É o típico caso de "basta que os bons não façam nada para que o maus dominem".

06) NEUTRO-NEGATIVO: O livro trata da vida de várias pessoas diferentes e, embora todos estejam entrelaçados de alguma maneira, eu achei que algumas vezes as histórias não se cruzavam tanto quanto deveriam.

07) POSITIVO: Gostei MUITO de ver as profissões da época medieval. É fantástico como cada um era conhecido por aquilo que fazia. O cervejeiro, a mulher que fabricava tecido, os servos que plantavam, as freiras que cuidavam do hospital (embora a palavra final fosse sempre dos padres), os construtores, artesãos e muitos outros!

08) POSITIVO: As intrigas! Gostei muito de ver a maneira como as coisas eram feitas na época. Como se faz pra desafiar o poder da igreja? Como desafiar o seu lorde, sendo você um mero servo? Depois disso tudo é claro, o que pode acontecer com você como punição pela sua ousadia? Ou então, como será desfrutar essa batalha vencida? O modo como o autor resolve os problemas é MUITO interessante! Tudo pode aconecer: na base da conversa, chantagem, ameaças, subornos, opressão por poder e muito mais.

COMENTÁRIO FINAL: Eu ia dar 5 estrelas para esse livro, aliás eu já tinha dado, mas depois de escrever a resenha decidi mudar para 4 pois percebi como várias coisas realmente me incomodaram nesse livro. Na realidade, em muitos aspectos o livro merece 5 estrelas, mas eu sou bastante rigoroso com o Ken Follett, pois sei como ele é bom e capaz. Eu sinceramente acho que ele podia ter feito um livro ainda melhor se ele realmente quisesse!!! INFELIZMENTE eu não consegui me identificar 100% com nenhum personagem. O Merthin é muito bundão, nunca faz nada de errado. A Gwenda, embora muito esperta em conseguir algumas coisas usando somente as palavras, é uma boba apaixonada que sinceramente merecia coisa MUITO melhor do que conseguiu!!! Ela é uma personagem muito boa porém muito injustiçada. A Caris era pra ser a minha favorita! Ela foi quem mais se aproximou de ser quem eu sou E NO ENTANTO ela passa a maior parte da vida dela fazendo algo que EU NUNCA faria. Sinceramente tinha horas que eu queria entrar no livro e bater nela por ser tão....teimosa?obstinada? Nem sei! Por fazer as escolhas erradas! Eu gostei muito da Caris!!!

-----------------------------

Quem já leu o livro e quiser conversar sobre ele será muito bem-vindo! Adoraria de verdade discutir esse livro e desabafar algumas coisas que não posso dizer na resenha sem dar spoiler!

OBRIGADO, espero que gostem, e me desculpem pela tamanho enorme da resenha, mas é muito difícil fazer resenha objetiva de um ROMANCE de 1111 páginas!

Tauan 03/12/2016

Depois de ler Os Pilares da Terra no carnaval de 2015 eu fiquei obcecado com a história e com a genialidade narrativa de Follett, mesmo já conhecendo outros de seus livros. Foi, então, um desafio conseguir ler esse livro, sequência de Pilares, que está esgotado nas livrarias nacionais e mesmo nos sebos é difícil de ser encontrado, de modo que eu tive que comprá-lo em inglês, e encarar sua longa leitura — mais de 1000 páginas — em outro idioma. E eu recomendo, mesmo não sendo uma leitura simples, dada a qualidade literária e histórica do livro.
O primeiro livro se passa na Inglaterra do século XII, um período em que o trono estava sendo disputado por dois primos que levaram o reino ao caos. Em Mundo Sem Fim, duzentos anos depois, o plano de fundo histórico é o início da Guerra dos Cem Anos.
A história se passa no povoado de Kingsbridge, dominado pelos monges, mas que abriga um grande espectro de pessoas e profissionais, que se envolvem na política do reino, no comércio, na criminalidade, e, é claro, na arquitetura, um dos planos de fundo dos dois livros.
Os personagens centrais da trama são descendentes dos personagens do primeiro livro, e de certo modo, repetem as trajetórias de vida dos antepassados, lutando pela manutenção do poder do priorado, por construir grandes obras que afrontam os poderosos nobres regionais e lutando por seus amores e famílias.

Pela minha experiência com os demais livros do autor, sei que seu ponto alto são as ficções históricas, de modo que depois de ter lido estes dois livros e a trilogia O Século, não restam grandes obras (de meu interesse) em seu currículo, mesmo assim, eu recomendo a leitura de livros do autor.
Helder 04/12/2016minha estante
Leia Jackdaws e Buraco da agulha. São romances com história de fundo. Vc vai curtir.