Herdeiro dos Sonhos

Herdeiro dos Sonhos Matheus Borges Teixeira

Resenhas - Herdeiro dos Sonhos

André 30/10/2012

O melhor livro já escrito por um amigo meu.
Já deixo claro com o título que minha opinião é parcial. O livro é excelente. Te deixa feliz com a mesma facilidade que te deixa puto. Tem traços de thriller, fantasia e romance babaca adolescente(já virou um gênero próprio).
Não leve em consideração a frase da contra-capa, parece de um livro de auto-ajuda.
"Contemporâneo"é a palavra. Não acho maneira melhor para descrevê-lo. Está tudo ali, a estrutura não linear, os clichês conscientes, o ritmo variante.
Há muitos personagens. Quase todos muito bem trabalhados ao longo do livro. Ninguém é plano. Todos tem um propósito. Todos personagens são capazes de surpreender. Com exceção de um, ele é um filho da puta que merecia morrer desde a primeira aparição. Quando você ler vai saber quem é. Toda estória tem um desses. O propósito dele era morrer e te deixar feliz com isso.
A fantasia é trabalhada de um jeito que nunca vi antes. Tem a coragem de não tentar explicar tudo. Ele admite que o leitor tem bagagem o suficiente para entendê-las.
É muito mais que eu esperava de um primeiro livro publicado por um autor. Estou muito interessado em ler futuras obras.
Aliás, vale lembrar: Passa no Bechdel Test, e no Teste de Mary Sue.

Jéssica 05/04/2013

Depois de uma terrível tempestade numa pequena cidade, uma ilha misteriosamente aparece no oceano e na praia um rapaz acorda nu e sem nenhuma memória.

A história contém muitos personagens, mas o interessante é que todos eles são ligados a um mesmo ponto. Mas o principal personagem é esse jovem misterioso, pois ele estará ligado com todas as pessoas e tentará a todo custo ter suas memórias de volta.

Diversos casos de mortes e acontecimentos estranhos acaba ocorrendo nessa cidade, fazendo com que os moradores passem a ficar com medo e a polícia comece a investigar. Eu fiquei muito empolgada na parte das investigações dos crimes, já que como assisto muitos seriados policiais, ficava tentando solucionar os crimes. As cenas eram chocantes e perversas, fazendo com que o leitor fique arrepiado com elas e com muito medo do assassino.

Herdeiro dos Sonhos foi uma leitura empolgante, mas em alguns momentos eu fiquei confusa, já que o livro alterna em alguns flashbacks, explicando algumas cenas que ocorrerão no começo do livro e em algumas partes esses acontecimentos arrastaram muito a leitura.

A trama foi bem desenvolvida, contendo magia, assassinatos e muito suspense. O autor traz uma narrativa que estimula e contagia o leitor a entrar nesse mundo fantástico.

Herdeiro dos Sonhos foi uma intensa leitura e quem gosta de magia e suspense vai se encantar com o livro.

Quotes:
''Que todos os seus sonhos se tornem realidade… – sussurrou. Saiu fechando a porta do quarto.''

''Era suficientemente desastrada para perder a atenção com facilidade.''

Juliete 29/01/2013

Herdeiro dos Sonhos
Eu, lendo este livro que atualmente é um de meus preferidos, me lembrei de algo que eu gosto muito, os famosos mangás, por sua fantasia e realidade tão bem entrelaçadas. Veja:

Apesar de sua estrutura, que se divide em blocos centrados em certos personagens, é de fácil leitura e muito divertida, além de ser simples de se imaginar, pois se passa em uma cidade qualquer (porém especial) e que você pode recriar a vontade e que já lhe dá a ideia da aparência de seus personagens.

Como eu disse anteriormente, o texto se divide em "momentos", sendo que todos estão, de certa e tênue forma, ligados uns com os outros. E ainda tem mais: eles não estão, exatamente, na ordem correta, sendo que uma hora alguém está morto e, no bloco seguinte, está lá metido em algo. Isso dá algo divertido e um pensamento quase de como "Ah, então foi assim que aconteceu!", o que me conquistou de rapidamente.

Uma história com personagens e histórias paralelas que fazem o caráter e amadurecimento deles ali na trama. Vá para sua confortável área de leitura e aprecie!

Oliveira 04/08/2013

Blog | Literatura: Um Mundo Para Poucos - Laryssa
Por onde começar sem que me chamem de doida?

O livro “Herdeiro dos Sonhos", escrito por Matheus Borges Teixeira, publicado pela editora Novo Século em 2012, é extremamente peculiar, original e ao mesmo tempo fascinante em sua estranheza.

A história nos é contada através do estilo de escrita conhecido como não linear, onde as vidas dos personagens são mostradas em fragmentos do passado, presente e futuro de forma embaralhada, ou seja, uma página totalmente desconexa no inicio do livro, pode ser a continuação de uma "cena" que ocorrerá no fim e parará abruptamente, exigindo completa atenção durante a leitura e tornado o livro complexo.

Surpreendentemente (para mim), o que deveria tornar o livro cansativo e lento, acabou por fazê-lo uma espécie de desafio. No momento em que comecei a me enraivecer por este meio de narração, unido ao pouco manifesto de detalhes, decidi "deixar-me levar" e ver onde o emaranhado de pré-conclusões e brechas poderiam dar. Ponderarei mais sobre isso logo.

Mudando o assunto - talvez erroneamente - continuo o pensamento sobre a suposta lentidão com que a história se desenrola. Aos meus - já bastante mencionados ultimamente, não concordam? - olhos, a narrativa ao estilo 21 Gramas, filme que o autor citou como inspirador para sua obra literária, foi a causadora de tal impressão. Graças as constantes mudanças de tempo, por vezes tudo parece sem propósito, às personagens expressam sentimentos contraditórios e o que antes era lento, passa a ser repentino em demasia. Utilizo a palavra "impressão" por crer que ao ler o livro em sua determinada ordem, apesar de determinadas perguntas se acentuarem alarmantemente, creio que essa conclusão não existiria.

O que quero realmente dizer - de forma excessivamente extensa, porém é a milionésima vez que tento escrever essa resenha para que seja um texto minimamente coerente - é que não vi neste estilo um empecilho, sequer um incômodo como pode parecer inicialmente, e sim, um ligeiro desafio de compreender a história sem ter de ficar voltando ou "roubando momentos" do livro. A conclusão foi uma curiosidade aterradora e minhas engrenagens mentais a todo vapor.

Acabou que por este caminho, o autor nos proporcionou conhecer todos os personagens, sob diversos aspectos, porém um ponto negativo em relação à eles, é que este esquema os fez um tanto vagos e incompreensíveis.

O que mais me impressionou além do sentido não linear, foram os elementos que o autor soube misturar com maestria, estando entre eles o fator sobrenatural, junto com um suspense (que me fez apreensiva), e minha tão amada fantasia. Outro ponto a ressaltar é que há apenas poucos momentos de romance que sinceramente não foram muito bem construídos.

No geral, não é segredo para ninguém que basta não encontrar um "milímetro" de clichê em um livro para que ele me conquiste. Portanto, a trama bem desenvolvida e as peculiaridades do livro foram apenas um "bônus". Caso não tenha ficado claro - nunca fica, desculpem por essa incapacidade que tenho - recomendo a leitura de "Herdeiro dos Sonhos" sem piscar, pois por mais complicada que a história pode parecer em um primeiro momento, o conjunto em si compensa.

site: http://literaturaummundoparapoucos.blogspot.com.br/2013/08/resenha-herdeiro-dos-sonhos-matheus.html

Vinícius 12/08/2013

Aqueles livros que são um desafio.
Até agora estou me perguntando: DE ONDE ELE TIROU ESSA HISTÓRIA? É algo TOTALMENTE diferente do que eu já li, é um livro que temos de tudo: investigação criminal, assassinatos, sobrenatural, fantasia, simbolismos e muito mistério ao redor dos personagens. São nomes ligados a nomes, pessoas ligadas a seres e interesses políticos. Herdeiros dos Sonhos é um misto de diversos gêneros e formas. É um livro cheio de coisas sem sentido que acabam fazendo todo o sentido no capítulo seguinte ou no capítulo 15. É uma narrativa confusa em partes e cheia de quebra-cabeças. Matheus não poupa esforços quando o assunto é: matar personagens. O sangue, a carne, a brutalidade com que os crimes são descritos são de deixar qualquer um com estômago revirando. O livro também fala de um tema muito comum na literatura atual: anjos.

Matheus é um "monstro" quando o assunto é matar personagens. Ele tira a vida deles sem dó nem piedade, a descrição das mortes são secas e sem sentimentos. Simplesmente, morreu.

[continue lendo a resenha no blog Momento Literário]

site: http://momentoliterario1.blogspot.com.br/2013/08/resenha-52-herdeiro-dos-sonhos-matheus.html

Estéffani 06/10/2013

Suspense... Magia!
Uma tempestade incomum. Com várias pessoas. Em lugares diferentes. Assim começa a narrativa do livro e do nada... uma ilha. Mal pressentimentos surgem em algumas pessoas, outras previsões (sobre heróis). Depois da tempestade, um cara aparece nu na praia chamando atenção dos moradores locais e policiais. Ele não lembrava de nada, nem do próprio nome, e isso tornou o trabalho da polícia mais difícil. Seu cabelo estava sujo de sangue, mas ele não se lembrava do que aconteceu, e agora?

O homem sem memória tenta lembrar de onde veio ou para onde deve ir e foge da polícia por que estava "sendo acusado" e não sabia se era culpado de algo ou não. Ele dá um vacilo e tudo fica pior quando ele diz na frente de um policial que ''precisa matar'', mas não lembra o motivo e nem a quem matar.

Ele sai correndo pelas ruas e encontra uma senhora que coloca-lhe o nome de Renato. Como ele não sabia qual era realmente seu nome, ele acaba adotando Renato como próprio. Durante essa fuga que ele encontra uma vidente que jura já ter previsto que ele será um grande herói de armadura reluzente (começando a ação!). Daí, conhecemos vários outros personagens, mas toda a história surge envolta de Renato que de pouco a pouco encontra respostas com a volta da memória. Um suspense policial começa devido a quantidade de assassinatos ocorridos na cidade. A investigação e os casos me lembra muito o Bones (assisti esses dias).

Herdeiro dos Sonhos foi uma leitura empolgante, (gostei muito!) não me atrapalhei com os flashbacks, que explicam algumas cenas que ocorreram no começo do livro (da história toda) e em algumas partes esses acontecimentos arrastaram muito a leitura. A trama foi bem desenvolvida, (muito!) contendo magia, assassinatos e muito suspense. O Matheus, o autor, traz uma narrativa que estimula e contagia o leitor a entrar nesse mundo fantástico. Super indicado para quem curte magia e suspense!

Li o primeiro cap. e fiquei curiosa. Não consegui parar mais. De vez em quando, me confundia com alguns personagens, mas isso faz parte. Admirei demais o trabalho da Carvalho. Minha favorita.

Tem imagens dele aqui: