Fausto & Werther (Obras-Primas 20)

Fausto & Werther (Obras-Primas 20) Goethe

Resenhas - Fausto & Werther

Clio0 12/12/2011

Fausto não é uma obra qualquer, são versos livres para o uso no teatro e como quase todas as produções do gênero, seu objetivo é criticar conceitos de forma geral e a sociedade da época.

Se você não conhece História, então o leia como uma das primeiras e mais cabais críticas ao caráter humano; se conhece História, divirta-se adivinhando a quais fatos o autor faz alusão. Não preciso dizer quem vai se divertir mais, eu ri lhufas enquanto lia.

Os Sofrimentos do Jovem Werther não é uma crítica tão contundente quanto o primeiro e para um leitor menos avisado, pode parecer uma história fraquinha sobre um rapaz que fazia tempestade em copo d'água. Se essa foi a sua ideia, acertou na mosca.

Werther é o típico jovem que "vai fundo e se acha tão profundo", mas diferente da música do Ultraje a Rigor, Werther não cresce, envelhece e se esquece. Werther é aquele que entra em desespero com as coisas que vê, e mesmo sem ter a sabedoria ou a inteligência para entender as implicações do que vê, sente na pele as resoluções.

A história é romântica porque cala fundo em coisas que todo mundo já viveu; nesse contexto, Werther toma decisões, aceitáveis ou não, para tentar mudar os eventos.

Sou fã do trabalho de Goethe, e recomendo para qualquer um que pense em ler sobre algo que remete ao célebre: eu te disse.

Palloma 01/05/2010

A razão da palavra 'clássico'
Alguns livros encantam quando são lidos pela primeira vez. Outros só nos agradam posteriormente, quando relidos. Outros, por mais que se leia, nunca nos encantam. E há aqueles, bem poucos, que nos mostram a que vieram desde as primeiras páginas e que somente melhoram com o passar dos tempos. Cá estão dois grandes exemplos de textos assim. A escrita de Goethe é, para bem dizê-la, atemporal. O Fausto, e todas as suas crises e desventuras, é um dos personagens mais humanos que a literatura pode mostrar. Os sofrimentos do jovem Werther, pela sinceridade e doçura, espero, exatamente por serem catastróficos, admitem uma pura reflexão que impede o leitor de não se sentir cúmplice. Uma deliciosa leitura. Uma incrível releitura. E dois dos meus livros favoritos em uma só edição.

Joker 09/08/2022

Meu interesse inicial era unicamente em ler Os Sofrimentos do Jovem Werther, acabei me deparando (e gostando muito mais) de Fausto, uma obra trazendo reflexões da humanidade e críticas a mesma.
Werther no entanto me fez pensar sobre a a intensidade de emoções e sentimentos e como cada pessoa os suporta (ou não).

Deghety 26/06/2020

Fausto/Werther
Fausto
Essa obra é o tripé da minha deficiência como leitor, erudição, poesia e teatro, esse último nem tanto mais.
A história de Fausto me apareceu a de Jó meio às avessas. Já que ao invés de desgraças, Mefistófeles lhe oferece as "riquezas" mundanas.
A grosso modo o livro é de fácil compreensão, a superfície, todavia o meu obscurantismo somado as alegorias do texto me deixaram à deriva.
Os personagens são interessantes e o conteúdo, mesmo que minimamente absorvido por um leitor simplório, é divertido, poético, reflexivo e filosófico.

Werther
Confesso que eu achei que ficaria entediado com o melancolismo do personagem, no entanto a narrativa é convincente, compreensiva e gera empatia.
Werther, mesmo não considerando o amor recíproco inacessível em termos físicos, se mostra um ser a marginal da natureza comum humana.
Sua angústia e a melancolia vão crescendo a cada dia conforme sua concepção, mesmo que nem sempre consciente, de que é um estranho no ninho.
O livro, por mais angustiante que seja por apresentar um indivíduo bondoso, inteligente e correto mergulhar no abismo do sofrimento, não nos causa um impacto negativo, pelo menos não a mim.
Com certeza irei reler daqui uns anos, provavelmente Fausto também.

Lis 13/08/2009

Werther é exageradamente excessivo - o primeiro emo da história literária. Mas o humor sádico do Fausto compensa o livro com as duas histórias.
Taciturno 22/03/2011minha estante
Algém sabe se este livro vem com ilustração?

Clio0 12/12/2011minha estante
Não vem com ilustração.

Francisco 01/03/2012

Obra grandiosa, um pouco enfadonha, sobretudo por causa da edição péssima.
Um das obras grandiosas da língua alemã, admirada por grande pensadores e objeto de várias interpretações, inclusive esotéricas. Nem por isso, o texto em verso deixa de ter suas passagens enfadonhas e uma linguagem pomposa para nossos dias. Nesse sentido, desaconselho essa edição da Nova Cultural, que tem erros de revisão grotescos. Talvez por isso a editora esteja sofrendo acusação de ter usado o nome de um tradutor 'fake' (Alberto Maximiliano) pra não pagar direitos autorais. Na próxima vez, pretendo reler na edição da Editora 34.

z..... 29/07/2017

Edição Nova Cultura - 2002
WERTHER
Ué? O nome não é "O sofrimento do jovem Werther"? Lapso na edição, similar ao equívoco de traduzirem também os nomes das personagens. Esquisito a gente ler Carlota e Alberto em lugar de Charlotte e Albert. Ainda bem que não mexeram no do Werther, porque nem começaria a leitura se o livro falasse de um tal, suponhamos, Valter.
Sobre a história, é um melodrama que não me comoveu, transmitindo fragilidade mental e valorização egoísta, que tenta se disfarçar de heroísmo ou algo belo. Werther não se matou porque amava demais e sim porque era um fraco, entregue ao desespero egoísta.
A obra inicia falando que era bem quisto, admirado e amado, uma pessoa bem sucedida, mas sua vida deu uma guinada sombria quando começou a fazer parte de um triângulo amoroso onde ele era a pessoa que não poderia se casar com a amada. Se presta então à uma disposição de bajulação ao casal, percebe o papelão com a frieza que passa a ser tratado e resolve dar cabo da vida com um tiro na cabeça. Só isso. Af! Reiniciasse a vida.
Curioso que muita gente teria sido influenciada pela história e se suicidado diante de frustração amorosa como do jovem, razão da obra ser censurada pela igreja durante um tempo. A influência deveria ser apenas de reflexão e não de motivação seguidora do exemplo mostrado. Parece bobagem escrever essas coisas óbvias, mas o apego ao pessimismo continua e se reforça em pessoas de visibilidade grande na atualidade que tiveram escolhas negativas, como ocorreu com mais uma celebridade nessa semana (cantor). Oras! Nem o autor, que teria usado fatos reais de sua biografia, escolheu tal coisa, a morte.
Esse o valor do livro: a reflexão no sentido da vida, em escolhas e posicionamentos ante a emotividade, desesperança e impulsividade, atentos aos significado. A obra, creio eu, deveria sempre ser vista como observação, constatação e sensibilização contrária a uma má escolha.
O "Fausto" vou ler em outro momento.

Em 20/11/2017
FAUSTO
A obra costuma figurar em listas de publicações mais importantes da literatura mundial. Sem dúvidas tem um direcionamento impactante para seu contexto, que entendi como a separação entre a religiosidade e ciência, na busca de Fausto por mais conhecimento, descambando para algo demoníaco, como era classificado na época essa separação. Tem esse aspecto, mas também podemos ver a entrega a uma degradação moral em busca de um objetivo. Esse segundo ponto é o que foi mais relevante para mim.
Fausto tinha sede de entendimento e parece que se sentia travado pela imposição da religiosidade controladora da época, então deliberadamente fez um pacto com um demônio sedutor, prefigurando o que entendi como a ciência sem ética, interesseira e egoísta em buscas pérfidas. E não existe isso hoje também? No final das contas, isso lhe impôs um preço. pois o verdadeiro sentido do conhecimento não combina com o mal. O final disso sempre será triste, mesmo o trajeto parecendo sedutor e realizador. O sentido existencial só será bem-aventurado ao lado de Deus, mas não aquele como impunham em um compromisso religiosos ou que Fausto valorizou em uma ilusão de realização. Creio naquele que te convida a uma descoberta em João 5:39 e alerta para um perigo iminente em Provérbios 14:12.
O livro me fez pensar e concluir essas coisas.
Olhando um pouco mais, apesar da disposição que tive de querer transformar a leitura em algo muito legal, mesmo assim foi enfadonha em vários momentos. Deveu-se à estética, a que sou pouco familiarizado, com sua construção teatral, cheia de momentos melodramáticos, onde a história se desenrola sem narrador, apenas nos diálogos afetados. Certamente a percepção é muito melhor na oportunidade de ver a encenação de alguma maneira, coisa que não atingi só com a leitura. Acho que seria mais interessante, falo por mim, acompanhar com audiobook e quero também ler uma versão em quadrinhos (coisa que ainda não encontrei, nas duas situações).
Pelo que apurei, a história continua em uma segunda parte, mas a edição que li traz só a primeira, que fecha a cortina com o desaparecimento de Fausto nas mãos de Mefistófeles. O acerto de contas entre eles... Agora fiquei curioso no que isso continuou...
Ah, a obra também costuma ser de alguma maneira, ainda que palidamente, ser correlacionada ao livro de Jó. O único paralelo que percebi foi o fato de um homem ser submetido à prova diante de Deus, em uma sugestão do próprio demo. No caso de Jó, foi retirado poder dele de várias maneiras, mas permaneceu como servo de Deus. Já no de Fausto, ocorreu aquela situação valorizada pela sabedoria popular: de conhecer a pessoa quando se dá poder para ela. O médico íntegro se perdeu nas proposições demoníacas, cegamente, descobrindo a burrada no final, como costuma acontecer nesse mundo (esse momento sempre chegará).

Ao final da leitura, foi tudo o que concluí e o que o livro me instigou.

Eduardo1927 04/01/2023

a poesia, o romantismo e a melancolia de goethe
FAUSTO

eu não tinha intenção de ler esse livro, mas ganhei a versão com as duas histórias e acabei dando uma oportunidade.

foi o meu primeiro contato com uma obra do goethe e fiquei encantado com sua poesia, expressão e toda a melancolia presente na obra, da qual tem várias referências bíblicas e busca incessantemente compreender o mundo à sua volta.

em alguns momentos, ele se apega no humor para ?quebrar? a seriedade de alguns diálogos. em outros, lidamos apenas com sua verdade nua e crua.

vale ressaltar que foi meu primeiro contato com uma obra ?teatral?. se você deseja se arriscar na leitura, vale a pena dar uma chance a Fausto!

WERTHER

aqui foi quando reconheci o quão melancólico o goethe poderia ser, enfrentando um amor secreto e proibido, lidando com suas próprias questões e enfrentando, do seu jeito, às questões da vida.

de longe, esse foi o meu favorito, do qual me deparei com diálogos extremamente sensíveis, reflexivos e encantadores. são incontáveis os trechos que delimitei em minha mente e consegui encaixar aos dias de hoje?

entre fausto e werther, para quem deseja conhecer o autor, eu indico que leia primeiro werther. é difícil se decepcionar quando você está à procura de uma obra que retrate o que goethe oferece de melhor: poesia, melancolia, romantismo e reflexão. vale a pena!
fadeaway 09/02/2023minha estante
Sabe me dizer se vem obra integral para ambos (fausto parte 1 e werther) ?

edifícioesplendor 14/01/2023

4 estrelas para Fausto, 3 para Werther, 5 para a edição
Fausto:
Nunca tinha lido nada nesse formato, então minhas expectativas não eram muito altas (não por causa do livro em si, mas porque achei que não fosse conseguir acompanhar), mas foi bem melhor do que eu imaginava.
Só tem uma cena que não é em versos, mas é tão boa quanto as outras. Adorei as notas do tradutor, ajudaram muito, eu não teria entendido muita coisa sem elas

Werther:
Não gostei tanto desse quanto do primeiro, mas também é bom. Alguns trechos são bem repetitivos, mas acho que era a intenção, já que o livro nos mostra os pensamentos do Werther. Inclusive, achei muito legal o formato em cartas com datas, facilita muito para entender a ordem dos acontecimentos na história.

Edição:
Essa edição da Abril é maravilhosa, adorei. Não tenho como avaliar a tradução, porque nunca li os originais, mas me pareceu muito boa, principalmente nas notas e no posfácio, quando era possível compará-la com outras traduções já publicadas. Já falei antes, mas as notas do tradutor são muito boas, e o posfácio também. O livro também vem com uma biografia do autor e algumas informações sobre as duas obras e sobre algumas interpretações de Fausto em teatros, além de um marca-página.
A parte interna das capas são ilustradas e as folhas são douradas por cima, achei incrível.
fadeaway 09/02/2023minha estante
Esta edição vem com ambos na sua obra integral ou é reduzida ?

edifícioesplendor 07/04/2023minha estante
a edição vem com ambos na obra integral, além dos comentários e do prefácio

Alexandra 30/01/2023

Fausto
Tanto Fausto quando Werther pensam em suicídio, e isso me faz pensar que Goethe adorava esse tema.

Um cachorro começa a seguir Fausto e chegando em casa ele descobre que o tal cachorro é Mefistófeles.
Depois disso tudo começa a piorar e melhorar, o livro só fica interessante depois que Mefistófeles aparece

Só tenho a versão resumida, então só posso ler a parte 1 ?
fadeaway 09/02/2023minha estante
Esta edição vem com a obra integral de fausto parte 1 e de werther ?

Rita 01/04/2023

Comecei ler esse livro por acaso, minha vó ia se desfazer dele aí eu peguei pra mim, não faz o meu tipo de leitura, mas dei uma chance por ser um livro teatral, n consegui compreender a história, mas a escrita do livro é incrível, principalmente na parte do Werther descrevendo a cidade, é um combo de frases fortes e bonitas

Auricélio 13/01/2011

A origem do Romantismo
Para muitos, o Romantismo nasceu na Inglaterra no fim do século 18 porém mas o Romantismo nasceu na Alemanha em décadas incertas, mas na segunda metade do mesmo século século citado anteriormente. "Fausto", de Goethe assim como "Werther" são considerados uma das primeiras obras fundadoras do Romantismo. E as obras em sí são clássicas... realmente deliciosas além de ser a provável origem do Romantismo!

Naiara 21/06/2023

Nao gostei, acho que ter lido ele muito picado estragou bem a experiencia dos acontecimentos, nao consegui me conectar com a narrativa..
talvez eu releia no futuro so para mudar de ideia e ficar suspirando pelos cantos com um classico.. mas por enquanto nao..