O Doador de Memórias

O Doador de Memórias Lois Lowry

Resenhas - O Doador

Leonardo1017 06/09/2023

O Doador
O livro traz uma história interessante e que aos poucos vai prendendo o leitor, que fica curioso pra saber cada vez mais sobre a história e o modo de vida em que vive o personagem principal, o jovem Jonas, que vive numa comunidade "perfeita" junto de seus pais.

Mas por ter sido escolhido para um grande cargo, vai aos poucos sabendo toda a verdade sobre o que haviam escondido dele e de outras pessoas.

O jovem Jonas vai se mostrando bastante insatisfeito com as injustiças que acontecem, e graças a sua coragem e determinação, acaba tomando uma decisão que mudará para sempre sua vida e de sua comunidade.

O livro é muito bom e nos faz refletir sobre as prisões em que vivemos, na nossa mente. Acabamos não nos dando conta de como as vezes podemos estar apenas sobrevivendo, e não vivendo, estamos muitas vezes acostumados na zona de conforto, em um mundo vazio e sem saber o que são sentimentos concretos.
Dara 06/09/2023minha estante
Interessante

Lokie A. 22/08/2023

O doador de memórias
O livro é sensacional, leva a gente pra uma viagem por outra realidade. Uma pena que acaba sem sentido nenhum, simplesmente nos deixa na expectativa e acaba no clímax do livro.
Eu recomendo demais a leitura, nos faz pensar fora da caixa.
Bia Lara 22/08/2023minha estante
Amo demais esse livro, uns dos meus favoritos

Nicole.Souza 20/08/2023

Consegui acompanhar evolução de pensando junto com Jonas. Já sabe do como o mundo funciona, quando me deparei com o mundo deste livro pensei: que organizado, sem fome e guerra, cada um tem sua função, recebe emprego e alimento, o que podia dar errado não e mesmo? Só que depois de ir conhecendo mais a fundo nos deparamos com o questionamento: se teremos segurança não termos liberdade, a segurança de não passar fome, o medo que estar desempregado, não ter casa e etc, fica a contraponto de não ter controle da vida, não escolher por se só a profissão, o cônjuge, de expressar sentimento e o mais importante não ter acesso as coisas boas da vida e consciência de que está sobe controle. Um dos conflitos quem vem nos preocupando como sociedade é a segurança vs liberdade. Bauman já vinha alertando com seus livros modernidade líquida e cidadania.
O livro ainda fica vários questionamentos em aberto, o final em sí não finalizou a obra, mas vale a pena a leitura.

taysfolkk 17/07/2023

Marcante e memorável!!!
O livro nos faz refletir sobre qual seria a ideia de "mundo perfeito" para vivermos.

"eles me escolheram, e escolheram você, para tirar deles esse fardo."

me prendi do começo ao fim, a escrita é fluida e me abriu os olhos até para as coisas mais simples como as cores, a luz do sol e, principalmente, as emoções.

apesar de ter me deixado um pouco confusa com o final, o livro é fascinante!!!! "o doador de memórias" nos traz reflexões que são, ao mesmo tempo, curiosas e cativantes.

o livro ressalta a importância das memórias e sobre como é necessário saber sua história, a história de onde vive e de onde veio, para assim, protejer sua liberdade.

"quando não existem memórias, a liberdade é apenas uma ilusão."

não podemos viver sem sentimentos, eles definem quem somos e como somos, nossos erros e acertos são o que nos fazem mais forte e nos fazem aprender.

"jonas experimentara tristeza de verdade. sentira um grande pesar. e sabia que não havia consolo rápido para emoções assim. eram mais profundas e não precisavam ser expressadas. eram sentidas."

seguir jonas na história, ver ele recebendo as memórias e percebendo o que a sociedade está perdendo e como é bom ter uma mente própria, poder escolher, sentir!!! é maravilhoso e necessário.

"se tivesse ficado lá, teria morrido de outras fomes. teria vivido uma vida com fome de sentimentos, de cores, de amor."

vale a pena esquecer o amor para não sentir mais dor?

Allean 14/07/2023

O Doador
Ele é um livro instigante, é nítido que está preparando você pra algo maior.
E é engraçado que ele, não possui muita ação, porém o universo, algo lhe atrai, a história é interessante, mas acho que são os personagens. Não sei ao certo o que me fez gostar da história, sei que gostei!

Melissa 12/07/2023

Oq achei dss livro
Eu li esse livro pra escola, mas o livro foi em inglês, oq dificultou a leitura. A história é bem legal, mas meio que não tem um fim. A história é boa e te prende até o fim, mas quando vc chega no final vc percebe que tá faltando um pedaço da história. O livro é bom para trabalhos escolares, para refletir e ser grato, mesmo sendo violento. Recomendo para trabalhso escolares.

Victor 11/07/2023

O doador de memórias
Eu não imaginava que seria uma sociedade completamente diferente da realidade, me surpreendi com esse mundo novo. Gostei muito da temática, a história é muito boa de ler, muito interessante de ver a descoberta de coisas tão comuns.
Mas achei que o final faltou algo mais. Parece que o final foi feito às pressas, em poucos acontecimentos.
É sempre muito bom de ler, agradável, mas o final da uma freada .
Mas é uma boa história

anne marie 09/07/2023

Quando iniciei este livro não sabia muito bem o que esperar. Ele foi indicação de uma amiga então pelo menos eu sabia que existia algo ali que poderia valer a pena e valeu.

O livro é uma distopia bem curtinha, com uma escrita simples e bem gostosa de ler.
A sociedade retratada ali é uma das mais bizarras que eu já tive oportunidade de ler a respeito, onde as pessoas são privadas de ter sentimentos, relacionamentos humanos reais, de escolher qualquer coisa, tudo em prol de sobrevivência.

Mas sem tais coisas será que vale mesmo a pena? E a resposta dentro do contexto do livro é: sim. As pessoas não conhecem nenhuma dessas coisas, logo tudo vale a pena. Elas não sabem o que é amar, elas não sabem o que é se importar de verdade, elas não sabem de nada. Elas vivem nessa sociedade extremamente controlada como se fossem ratinhos de laboratório, fazendo sua rotina diária e vão pra casa.

Elas nao conhecem o que é o sol, a neve, a grama, nada e o quão bizarro isso é? Eu diria muito. A única pessoa que detém todo o conhecimento, todas as memorias da humanidade é o Doador de memorias, um velhinho que passa tudo que sabe pro Jonas, o menino de 12 anos protagonista do livro que se torna o Recebedor.

Entao todo o livro é baseado nessa visão do Jonas e tudo que ele vai descobrindo, toda a sujeira que ele vai percebendo enquanto t
está começando a receber as memorias da humanidade. Ele vai conhecendo as cores, as sensações, a história da humanidade, as coisas mais simples como neve, o sol etc. O Jonas fica inconformado com tudo que percebe, com tanta coisa errada, com tanta privação que as pessoas sao submetidas inadvertidamente e no final ele foge a procura de mais respostas.

Enfim, é um livro pra se pensar muito. A leitura foi rápida e fácil mas apesar disso senti falta de um pouquinho mais de profundidade em algumas explicações. O final é um pouco questionável mas levando em consideração que existe um próximo volume vale a pena esperar por um desfecho adequado.

Darah G. 29/06/2023

O doador de memórias
Comecei a ler esse livro por que gostava muito do filme então esperei que tivesse muita coisa interessante no livro, porém, o filme é bem parecido com o livro, pouquíssimas informações a mais, é um livro bem interessante e uma visão incrível da vida, das diferenças, da mesmices, enfim, gostei muito do livro, mais esperava um pouco mais. Principalmente do final.

Felipe.Ramos 11/06/2023

O que significa ser livre ?
O livro faz a gente refletir sobre a sociedade e o mundo em que vivemos, pois não consigo imaginar como seria uma humanidade tão controladora e rígida com as pessoas, privar emoções, memórias ou sentimentos, sejam bons ou não, pois o ser humano precisa experimentar e vivenciar o que é a vida na prática. Nem tudo são flores, tampouco precisa ser tudo ruim. Acho que o viver é estar sempre tentando manter o equilíbrio e não afastando os riscos, erros ou falhas que alguém possa cometer. A liberdade é lidar com suas próprias escolhas e também com possíveis consequências.

Clara3859 10/06/2023

Interessante
O contexto da história é legal, achei interessante como a sociedade convive, tudo de forma padronizada e numerada.
No começo você quer saber mais sobre como tudo funciona e bate aquela curiosidade sobre os personagens e os locais, mas depois a história acaba no meio e interrompe tudo ficando algumas dúvidas para trás, como por exemplo, como a sociedade reagiu e ficou depois do que aconteceu? Onde o menino foi parar é seguro?
Sei que tem continuação, mas mesmo assim acho que faltou alguns detalhes.

dialogonoslivros 02/06/2023

“O doador de memórias - Lois Lowry” @dialogonoslivros
“O doador de memórias” é um livro de distopia para jovens (adolescentes) escrito em 1993. O livro faz referências a vários clássicos do gênero, como “Admirável mundo novo”, “1984”, “O conto da Aia”, entre outros.

Por ser um livro voltado para um público (bem) mais jovem do que eu, alguns pontos da história não me prenderam muito, mas tudo bem.

Resenha completa: @dialogonoslivros

Julia 23/05/2023

Gostei, mas achei sem aprofundamento nenhum, a historia parece q acontece em menos de um mes. Não sei so sou eu, pq to vendo umas resenhas mt boas, mas fiquei desapontada. Ou meu livro veio com menos paginas ou o trailer acaba tendo mt coisa inventada e a mais. Comprei pq queria ver o filme a mt tempo depois de ver o trailer e esqueci la. Fui ler so agr e tp n tinha nem metade do q eu esperava? Acho bom por ser um precursor de um gênero q nem existia e tem mt coisa pra refletir, mas fiquei o tempo td pensando (principalmente no final) ?ta, eles devem explicar melhor depois? ou ?é so isso msm ou eu q sou burra e n to vendo significados secretos??
Entendi a msg e achei bem reflexiva e bem escrita, mas serio q tanta gnt amou? Me explique a vontade please pq ate eu to meio encabulada com minha opinião?

Erika.Victoria 20/05/2023

Só li por causa do filme
Somente li por causa do filme pois eu amei o filme, e o livro não deixou a desejar, foi reflexivo (minha características preferida das distopias é fazer o leitor questionar e ficar pensando a respeito) e rápido de ler, fique refletindo a respeito durante um tempo e concordo com vários aspectos desse livro.

Cristiane 06/05/2023

Intenso... profundo!
Uma leitura incrível, sem a menor das dúvidas!
A construção de uma sociedade livre de sentimentos, de decisões, onde apenas uma pessoa tem o poder de carregar consigo lembranças diversas, de compreender o que falta de primordial nessa sociedade como um todo, bem como o impacto do que isso significa, é muita perfeição em uma obra só.
Esse livro, apesar de curto, é de uma profundidade absurda, reflexivo ao extremo, nos faz se questionar como seria viver em um mundo como esse apresentado, onde decidem nosso futuro por nós, nos protegendo, ou privando, cientificamente de toda e qualquer forma de sentir.
Os personagens são muito bem construídos e entregam muito ao longo da história.
Em muitos momentos, conforme o novo Doador vai aprendendo mais sobre sua futura função e passa a ver o que ninguém mais pode, além do Doador antigo, os medos e os novos sentimentos que o personagem enfrenta possuem a capacidade de nos sobrecarregar também.
O livro termina sem muitas respostas, o que me deixou com uma enorme expectativa para o desenrolar da história.
Espero que os demais sejam tão bons quanto esse!
Recomendo!