O Doador de Memórias

O Doador de Memórias Lois Lowry

Resenhas - O Doador

Erika.Victoria 20/05/2023

Só li por causa do filme
Somente li por causa do filme pois eu amei o filme, e o livro não deixou a desejar, foi reflexivo (minha características preferida das distopias é fazer o leitor questionar e ficar pensando a respeito) e rápido de ler, fique refletindo a respeito durante um tempo e concordo com vários aspectos desse livro.

Cristiane 06/05/2023

Intenso... profundo!
Uma leitura incrível, sem a menor das dúvidas!
A construção de uma sociedade livre de sentimentos, de decisões, onde apenas uma pessoa tem o poder de carregar consigo lembranças diversas, de compreender o que falta de primordial nessa sociedade como um todo, bem como o impacto do que isso significa, é muita perfeição em uma obra só.
Esse livro, apesar de curto, é de uma profundidade absurda, reflexivo ao extremo, nos faz se questionar como seria viver em um mundo como esse apresentado, onde decidem nosso futuro por nós, nos protegendo, ou privando, cientificamente de toda e qualquer forma de sentir.
Os personagens são muito bem construídos e entregam muito ao longo da história.
Em muitos momentos, conforme o novo Doador vai aprendendo mais sobre sua futura função e passa a ver o que ninguém mais pode, além do Doador antigo, os medos e os novos sentimentos que o personagem enfrenta possuem a capacidade de nos sobrecarregar também.
O livro termina sem muitas respostas, o que me deixou com uma enorme expectativa para o desenrolar da história.
Espero que os demais sejam tão bons quanto esse!
Recomendo!

Nanda_li 05/05/2023

Uma distopia
Um livro rápido e fácil de ler. Comecei a ler pois era leitura escolhida pelo clube de leitura que comece a fazer parte.Nunca havia ouvido falar do livro e nem do filme. Achei uma distopia que tentou reeditar sucessos de distopias mais antigas. Não é ruim, mas não é maravilhoso.

Maria 28/04/2023

Nhe
Não assisti o filme antes pq qria dar uma chance p o livro. mas sinceramente, n consegui entender. acho q o livro está resumido dms p um enredo q precisa ser explicado mlhr

gleice 17/04/2023

Jonas, um garoto de 12 anos que cumpre as regras de sua sociedade e é feliz no seu núcleo familiar e tem bons amigos, em especial Asher e Fiona. Tudo ia bem até a Cerimônia dos 12, evento que escolhe a atribuição das pessoas na sociedade, é quando Jonas se torna o Recebedor ? uma posição única e que exige um grande sacrifício do escolhido, já que envolve muita dor e é solitário ? e começa a questionar a perfeição de sua vida e a querer poder fazer suas próprias escolhas.

Ayumi.kimura 03/04/2023

Reflexivo
Uma leitura gostosa que prende principalmente pelo personagem Jonas e que nos leva muito a viajar com as memórias relatadas e também refletir muito sobre a vida, quando pensamos em um lugar sem dores e sem sofrimentos ou num mundo cheio de caos.

bruhh 26/03/2023

Uma sensacional distopia que abre um horizonte de reflexão
O livro ao todo é muito bom e traz uma grande mensagem, porém achei o final vago, gostaria que tivesse sido mais trabalhado, mais explorado

mirai0 21/03/2023

Março 2023
Já tinha visto o filme e não esperava que tivesse algumas coisas diferentes no livro, porém, não tira o fato de ser uma história bonita e emocionante.
É raro isso acontecer, mas eu acho que prefiro o filme! O livro tem um pouco menos de ação mas não é nem por isso que eu prefiro o outro... É porque o filme realmente passa a sensação de tudo e o jeito que ele foi feito foi simplesmente magnífico com as cores voltando ao longo da história, além das cenas de memórias, ação e o desenvolvimento dos outros personagens também (mas isso não faz o livro ser ruim XD)
Eu gosto bastante dessa história porque eu também tenho um apego absurdo por memórias não só minhas mas do mundo em si, é legal saber de algo que aconteceu há milhões de tempos atrás e como isso foi preservado. Acho que se eu tivesse sido escolhida como doadora, eu também faria o mesmo que o Jonas

Rafa 18/03/2023

Bom e rápido
Então, é uma boa leitura? Sim! Eu digo que é um bom livro. Mas eu sinto que faltou algo a mais nesse livro, talvez mais vivacidade, mais ação, como em outros livros de distopia. Gostei bastante do Jonas, queria que ele fosse um pouco explosivo, levando em consideração que ele é uma criança de 12 anos não teria como ele ser assim, talvez se o personagem fosse um pouco mais velho, ele confrontaria mais sobre as questões da sociedade em que ele era inserido. É uma boa leitura, leve e rápida, mais nada de extraordinário. Pelo menos para mim não foi.

Mar Duda 06/03/2023

Foi uma boa leitura
Não estou totalmente lembrada de como é a história porque li ele em 2015 peguei emprestado na biblioteca da escola, mais me lembro de ter gostado bastante na época e se não me engano vi o filme também.

Isadora 24/02/2023

Se eu tivesse que definir esse livro e sua história em uma frase, essa seria "um clássico enredo de primeira temporada de série de televisão" porque é isso que é. Una introdução com um desenvolvimento e plot que se fecha, mas que deixa questões e dúvidas sobre o desfecho e sobre o futuro dos personagens.
A escrita é fluida, rápida, sem enrolações, e a premissa é bem interessante. Eu recomendo como uma leitura curtinha e rápida, há espaço para reflexões sobre a vida e sociedade, mas confesso que não me fez refletir tanto assim quanto eu imaginava (talvez porque eu já conhecesse a história pelo filme).

Louis, o Bardo 29/01/2023

muito interessante
definitivamente um livro cuja temática te faz repensar sobre a sua própria vida e sobre o próprio conceito de humanidade. Os acontecimentos assustadores do livro mas vistos como normais pela sociedade são a parte que mais pega. Gostei muito!

Amanda1791 09/01/2023

Um livro curto e uma leitura leve. Levando em consideração que estamos vendo o mundo atrás das palavras de um garoto de 12 anos de idade, a história prende a atenção.
Quem é fã de Jogos Vorazes e Divergente, vai gostar da leitura. Me lembrou também o filme Onde está segunda.