O Doador de Memórias

O Doador de Memórias Lois Lowry

Resenhas - O Doador

goldluke 30/12/2022

Eu amei, apesar de ser curtinho, esse livro fala sobre uma realidade completamente diferente e sobre Jonas que é um garoto curioso e é atribuição a função de recebedor e com isso ele descobre várias coisas sobre a comunidade que ele vive e apesar de ser organizada muitas coisas podem ser consideradas erradas e ele quer lutar contra isso

Marcos 25/12/2022

Existem memórias em que nós somos obrigados a levar para o resto da vida, sejam elas boas ou ruins.
Jonas é um garoto que vive em um sociedade classificada por diferentes tipos de numeração, numeração essa que denomina a idade de cada cidadão. Para cada cidadão, é imposto uma função a ser desenvolvida pelo resto da vida, sendo que a profissão de Doador é uma das mais importantes nessa sociedade paralela.

Na formação de Jonas ele recebe o título de Doador e por isso deverá arcar com toda a responsabilidade de manter sigilo sobre o trabalho, e acima de tudo, ser um excelente guardião e doador de memórias.

Quando ele vai conhecer seu trabalho, o seu orientador que está quase saindo da profissão, demonstra como se transmite uma memória para uma pessoa, e por meio das mãos do orientador nas costas de Jonas, ele pôde conhecer coisas que nunca viu e sensações que nunca sentiu.

Ele sentiu o frio da neve, a ternura de ter uma família unida e conheceu um trenó em uma montanha. Mas o que Jonas não sabe é que essa sociedade em que vive tem alguns trâmites estranhos, onde é selecionado pessoas, as melhores pessoas para viver em coletividade, os mais frágeis e menos favoráveis são descartados sem nenhum pudor.
Ao saber disso, Jonas se revolta contra essa sociedade e toma uma atitude inusitada, fazendo com que seu futuro seja incerto e ao mesmo tempo livre.
Eu gostei do livro, achei a escrita tranquila e de fácil compreensão, os personagens aparecem em um enredo bem pensado e faz com que desperte no leitor uma visão daquela sociedade baseada na que vivenciamos. Só acho que o final deveria ser um pouco mais TCHAM, mas isso não quer dizer que ele não seja digno de ser classificado uma leitura ????.

Joy 23/12/2022

Expectativas foram criadas...
Expectativas foram criadas e não foram supridas.
Este livro tem uma história muito interessante, com personagens cativantes, um mundo instigante, uma escrita boa e fácil de se envolver, mas tem um final, ao meu ver, deprimente.
Ao decorrer da leitura e das descobertas que são feitas a partir disso, o leitor é levado a se interessar cada vez mais pelo mundo em que os personagens vivem e em como as memórias, nesse caso a falta delas, interferem na vida (muitas reflexões podem ser criadas), porém, quando o livro termina não fica um gostinho de quero mais, fica o pensamento de que precisaria ter algo a mais, não porque o final foi bom e encerrou a história com chave de ouro, mas porquê ele encerra e o pensamento de que fosse "apenas" mais uma virada de página e que haveria mais conteúdo nas outras folhas permanece, o que, na verdade, não ocorre. O livro termina mais rápido do que deveria e com menos desenvolvimento do que merecia.

BArbara 16/12/2022

Vale a pena esquecer o amor para não sentir mais dor?
Eu já tinha assistido ao filme (que é uma adaptação muito boa aliás) e as reflexões e sensações que a história me trás são muito boas! Apesar de até agora não ter muita coisa acontecendo, estou ansiosa pelo proximo

Eduarda Coutinho 21/11/2022

Memorável
Li esse livro em um dos melhores momentos da minha vida, então acredito que isso influencie um pouco, mas, é um livro muito interessante e faz com que prendamos nossa atenção nele.
Foi um dos primeiros livros que li totalmente em inglês e não possui uma das linguagens mais básicas, eu diria.
Acredito que valha a pena lê-lo e acompanhar a vida e as descobertas de Jonas sobre o ?mundo real? fora da realidade deles.

Grazie30 19/11/2022

Sobre o livro
Que chatice viver dessa forma de sociedade, em que não há sentimentos de verdade, sem poder enxergar as cores, sem música. Viver num mundo em que as pessoas tem suas vidas programadas, sem poder ter suas próprias escolhas.... Sem dúvidas o personagem Jonas fez a melhor escolha de ter ido embora da mesmice! No início do livro demorei para me conectar, mas depois do primeiro capítulo fiquei curiosa com o desenrolar da história. Gostei muito e bem que poderia ter uma continuação.

Evvy 15/11/2022

Eu amo a ideia desse livro. Tive o primeiro contato com a história através da adaptação cinematográfica, mas eu sinto que ele sempre fica no quase. As discussões em torno da moralidade e da escolha poderiam ser muito mais aprofundadas e não consigo deixar de sentir que falta algo mais, algo que tornaria esse livro fantástico.

Thainá @thaii.limab 28/10/2022

" - O pior de ser quem guarda as lembranças não é a dor que se sente. É a solidão."

Vamos lá.. não é um livro ruim mas também não foi o que eu esperava. Achei o final decepcionante.

O que aconteceu com o Jonas e o Gabe? Em que lugar, afinal, eles conseguiram chegar? O que aconteceu com a sua antiga comunidade?

Por outro lado, de início, a história me prendeu. É um livro rápido e fluido. Mas depois de ter vivido numa mesmice, ausência de sentimento, privação de escolhas, numa bolha de ilusão, o Jonas se esforçou de verdade para conseguir chegar à um lugar melhor e dar uma vida melhor para o Gabe e a forma como livro acabou, para mim, foi muito sem EMOÇÃO.

Beatriz 21/10/2022

Eu simplesmente odiei o final, para mim não teve sentido algum. O personagem principal desce de um trenó e acaba o livro , sem sentido algum e sem explicações
Gostaria que tivesse uma continuação, explicando o aconteceu com a comunidade quando Thomas vai embora e aonde é que ele está depois de descer daquele bendito trenó

Rschunke 19/10/2022

Muito booom
Mds, eu amo distopias, e essa aqui não foi diferente, ela tem uma ideia utópica e traz uma ideia mostrada um pouco diferente, aqui não existe cor, sentimentos, e tudo é perfeito e em harmonia, mas tbm falta individualidade, escolhas e como dito antes sentimentos. Até tem pequenos fragmentos superficiais que não são o suficiente, é assustar ver o que acontece ali, tudo é controlado, eles não sentem calor e frio, eles não tem escolha sobre as próprias vidas, inclusive eles não tem vida, eles podem estar vivos, mas não vivem. Seguir o Jonas na história, ver eles recebendo essas memórias, percebendo o que eles estão perdendo e como é bom poder escolher, ter uma mente própria, SENTIR, é maravilhoso e necessário, preciso ler a sequência mds.

Gabi1568 17/10/2022minha estante
Vc tbm achou que terminou no meio de uma frase, meio que "do nada" e ficou sem sentido?

JoaoVictorOF 17/10/2022minha estante
Gabi, acho que terminou meio solto sim. Mas pelo que pesquisei, a intenção da autora foi deixar o fim aberto para cada leitor interpretar o que representa o fim da jornada do Jonas.

Rabelo 16/10/2022

Leitura fluída. Senti nostalgia e terror do futuro. Saudade do que muitos viveram e amor pelas memórias que já foram construídas. Nosso mundo tem tanta beleza inexplorada, tantas culturas e costumes. Há amor de menos, mas não precisa ser assim. Eu quero amar e ser amado, quero que se lembrem de mim, mas não depois da minha morte. Legado é uma ilusão.
Quero amar agora, viver agora, sentir, ser e estar no presente. Eu só tenho isso, o presente.
Personagens até interessantes, construção de mundo curiosa (e estou doido pra ler a continuação) e enredo simples. Foi um ótimo livro rápido, mesmo que eu tenha lido devagar. Bem melhor que o filme.

o621s 14/10/2022

É um ótimo livro, tirando o final
"O doador de memórias" me prendeu bastante assim que comecei a ler, tendo uma escrita fácil e também por ter um enredo tão semelhante ao de outros livros que já li ("Divergente", por exemplo).
A história é cativante e te deixa com curiosidades, mas nenhuma das indagações são respondidas ao final, não tem uma conclusão boa. Apesar disso, não posso dizer que odiei o livro, eu realmente amei! Por ter uma fórmula tão semelhante à livros que já li anteriormente, me apeguei de forma fácil ao protagonista e aos outros personagens. É uma leitura divertida pra quem deseja começar a ler, porque você passa horas lendo e quando se dá conta, já está no finalzinho do livro.

Isis.Butzke 10/10/2022

A temática do livro é incrível, da para sentir as emoções passadas para ele porém o final n foi emocionante