O Doador de Memórias

O Doador de Memórias Lois Lowry

Resenhas - O Doador

Giuriatti 21/06/2022

Agradável e profundo
Não assisti o filme, e fui direto ler o livro que estava a tanto tempo na prateleira. Confesso que fiquei me questionando o motivo de não ter lido antes.
A leitura é de fácil compreensão, mas consegue passar os sentimentos a cerca das coisas que são estranhas ao protagonista. Confesso que fiquei muito animado em continuar a ler e descobrir o que vinha a seguir.
Indico fortemente a leitura, principalmente para iniciantes.

sillyl1ly 05/06/2022

Esse livro me surpreendeu bastante. Confesso que julguei pela capa, mas estava errada.

Se trata de um mundo "utópico" com regras altamente rígidas, onde tudo é "perfeito".
Quando as crianças completam 12 anos, são designadas a um cargo que seguirão pelo resto de suas vidas. Jonas, nosso personagem principal, recebe o cargo de Doador de Memórias e acaba descobrindo a verdade por trás deste mundo.

Amei a escrita, é super fluída.
Também adorei a história e comprei o segundo livro da série.

Recomendo para todos aqueles que gostam de distopia e curtem um livro sem romance.
arthur 06/06/2022minha estante
eu também julguei pela capa kkkk

sami 28/05/2022

Gostei bastante do livro, foi uma experiência bem interessante pensar em como seriam as relações sem sentimentos, amor ou até mesmo cores. Interessante e bem desconfortante na verdade, porque imaginar uma sociedade sem isso chega a ser muito difícil.

Foi muito legal acompanhar o crescimento do Jonas e sua "amizade" com o doador, ver ele descobrindo como realmente é o mundo é algo muito legal de testemunhar.

Não gostei muito do final, é aberto demais, parece um pouco jogado e sem conclusão. O livro não tem nem 200 páginas, o que custava escrever um pouquinho mais e fazer um final bom?

quotezinha: "Se tivesse ficado lá, teria morrido de outras fomes. Teria vivido uma vida com fome de sentimentos, de cores, de amor."

Bru 24/05/2022

Um mar de reflexões
O Doador de Memórias não entrega uma distopia recheada de lutas, romances e intrigas diretas; seu conteúdo é baseado nas reflexões. Vale a pena viver em um mundo onde não exista sentimentos, cores, música ou até mesmo aprofundamento da individualidade? Você abria mão da sua identidade para viver em uma sociedade onde todos são iguais? Sem direitos a escolherem com quem casar ou que trabalho exercer? A sociedade entregue por Lois é nomeada como Mesmice. Nela não é possível desenvolver pensamentos críticos ou até mesmo sentimentos como dor e amor. Neste mundo os humanos são indiferentes aos demais, porém essa questão é mascarada com o fato de não saberem que são indiferentes, nunca foram apresentados ao remorso ou piedade, por isso não sabem que esses sentimentos existem. Tudo o que conhecem são as regras impostas pelos Anciões e as seguem como uma verdade absoluta. O quanto de Mesmice vivenciamos em nossas vidas reais? Quantas mortes, fome e injustiças vivenciamos e assistimos sem fazemos nada por estarmos acostumados a elas? Esse livro é um grande soco no estômago

@sobreli.vros_ 17/05/2022

Um dos melhores já lido, na vida.
cara! você quer pirar? ficar na duvida se as emoções que você sente, são realmente necessárias? Quer aprender dar valor as menores coisas? Leia esse livro.

Eu entrei em um ciclo infinito de: "E se?", "Será que?"

Não tenho palavras para descrever esse livro, eu tinha visto o filme e já tinha achado muito bom, mas o livro nossa! MARAVILHOSO.

Antonia.Rainara 15/05/2022

Sentir é arriscado. E isso é o que o torna incrível
Fazia tempos que eu não lia uma distopia, e já tinha até esquecido dessa sensação que elas te causam. Do tipo de ficar parada, olhando para o teto e pensando...

"O doador de memórias" não é aquele livro arrebatador que te deixa sem um rumo na vida, mas tem reflexões legais. Como a própria Taylor Swift disse, é impossível imaginar um mundo onde não se possa sentir ou arriscar. Um mundo sem cor.

Então acho que posso dizer que estou dando mais valor a essas coisas. Sentir é o poder mais forte que temos, com certeza.

aninha 10/05/2022

se eu tivesse lido em 2014 teria sido melhor
não é de todo ruim mas achei umas coisas pouco desenvolvidas, que talvez se resolvam nos próximos livro mas sei lá.

e também jonas é um nome broxante pra um protagonista

Blue 06/05/2022

Entrou no top 10
Eu simplesmente amo como esse livro é retratado, tudo que ele me faz pensar e refletir, o tanto que eu chorei com a triste realidade que eles vivem e nem tem noção. Adoro tudo nesse livro, perfeito

Dara.Salles 23/04/2022

Que leitura ??
Leitura envolvente, que te faz pensar sobre os dois lados "da coisa"....seria bom que todos fossem iguais, tivessem coisas iguais, regras iguais? Talvez funcionasse melhor que a forma que vivemos. Mas viver sem sentimentos? Sem lembranças? Não saber sobre as cores, os animais, e toda a beleza do mundo? Seria um sacrifício muito grande....e não dá pra não mencionar o absurdo que é a questão da dispensa, se você é velho e não pode mais trabalhar, você é dispensado. Se você tem um irmão gêmeo idêntico, o menor é dispensado. Você não ama mais, não sente mais prazer, não tem pais de verdade, o casamento não faz o menor sentido já que não há sentimentos...a ordem custa muito caro.

julibtz 22/04/2022

eu amo distopias e esse é um livro mt mt bom, esperava um plot melhor no final e um pouco mais de desenvolvimento do relacionamento do jonas e do doador mas não me decepcionei, amei o conceito do livro mas pretendo reler futuramente porque acho que dessa vez foi meio confuso e não me marcou muito, não tirei tantos ensinamentos do livro quanto deveria
já pretendo ver o filme (por causa da taylor tbm ?)

Luiza 18/04/2022

Meu irmão era um grande fã do filme quando eu decidi ler esse livro e acabei me tornando fã também. É válido dizer que o livro às vezes pode ser bem confuso e muitas vezes eu precisei ler duas vezes algo para entender, mas é uma experiência única! Um universo muito louco. Recomendo.

Mabi 01/04/2022

(Em 2015...)
~Comprei o livro depois de ficar viciada no filme pra entender a história um pouco mais e não adiantou nada, apesar de eu ter gostado bastante...
~Tinha 11 anos na época mas reli com 18 e ainda não entendi muita coisa kkkk

Ralph 27/03/2022

É tipo comprar tv de 65" pra ver video 144p
2,5*
O desabafo:
Em minha opinião, os personagens são ingênuos demais para o cenário do livro.
Temos, teoricamente, uma história séria e profunda de uma sociedade distopica, com segredos assombrosos e a busca por se libertar de um sistema que oprime, mente e trata o ser humano praticamente como gado.
Porem, essas são minhas conclusões tiradas sobre situações exposta e contexto geral, porque, não da para depender dos personagens para desenvolver a ficção.

Eu tenho uma revolta com livros que tem sua história complexa ou madura, mas os personagens são ou ingênuos demais ou infantis demais e é o personagem que protagoniza e é ele que faz o caminho que vamos percorrer.

Porque fazer personagens incapazes de desenvolver o mundo criado ou satisfaz as próprias intenções da autora?

E isso nem é questão de YA ou NA.
Livros como Jogos Vorazes que a protagonista era muitas vezes uma porta, mas ainda estava tacando molotov na cara dos desafetos e fez render até virar uma trilogia quando era só um livro ou divergente que também começou como uma porta e virou Tris, são exemplos de personagem que tem o que precisa pra protagonizar uma história dessas.

Em conclusão, ótima escrita e protagonização com trilha sonora ao som de Katy Perry - Fireworks:

"Do you ever feel like a plastic bag
Drifting through the wind (...)"

Patyys2 16/03/2022

O doador de memórias
Será que um mundo sem memórias ruins ou passadas, não saber da história antes de nós é uma coisa boa? São as memórias que fazem enxergarmos o mundo como é? E se quisessemos recuperar essas memórias, como seria?
Esse livro prende nossa atenção, as páginas e capítulos avançam como uma fluidez que quando nos damos conta o livro acabou.
Eu, particularmente, gosto muito de ver o filme e depois ler o livro para perceber as diferenças entre eles e lembrar das cenas do filme enquanto estou lendo e adorei fazer isso com esse livro, mais alguém fez ou só eu mesmo kkk?