O Doador de Memórias

O Doador de Memórias Lois Lowry

Resenhas - O Doador

Robson 05/09/2014

Memorável!
Que eu sou fã de distopias todo mundo sabe, não é? Por isso eu não poderia deixar de ler O Doador de Memórias, livro de Lois Lowry que deu origem ao filme de mesmo nome.

Antes de iniciar essa resenha, eu gostaria de deixar explicito aqui que o livro foi publicado pela primeira vez no ano de 1993! Isso mesmo, ele não é novo como aparenta ser, então não há possibilidades de dizer que O Doador de Memórias copiou algumas das distopias atuais, mas isso não vem ao caso agora, já já volto a esse assunto.

Logo de inicio fui surpreendido por uma narrativa envolvente e repleta de conteúdo. Narrando em terceira pessoa, Lois consegue deixar bem claros os seus objetivos com a trama que está construindo. A autora, antes de qualquer coisa, desenvolve o lado conceitual de sua sociedade (que não é nada simples) e a partir do momento em que ela coloca todos os pingos nos is, ela começa a amadurecer o personagem principal (Jonas).

Eu estava morto de saudades de ler uma distopia assim, conceitual e teórica, sem todos aqueles reboliços, tiros, porradas e bombas. Eu creio que, atualmente, esses são os principais erros das distopias. Os autores querem colocar ação demais (ou romance demais, ou os dois juntos) e acabam esquecendo-se do lado conceitual e teórico que envolve uma distopia. É claro, O Doador de Memórias é o primeiro livro de uma série, então algumas coisinhas ficaram soltas na imaginação, mas para um primeiro livro, a autora introduziu muito bem sua ideia.

É claro que, para uma distopia ser boa de verdade, ela precisa de um bom personagem. Lois Lowry foi novamente bem sucedida. A autora criou um personagem principal memorável, que eu me orgulhei de ler. Jonas é surpreendente, complexo e cheio de surpresas no decorrer de O Doador de Memórias. Ele é aquele tipo de personagem que vai crescendo junto com a história, sua importância vai aumentando e ele começa a perceber as falhas da sua sociedade perfeita (lembram de algum personagem assim?). O que mais encantou em Jonas foi o fato de que ele é questionador desde o inicio, e esse questionamento só aumenta quando ele vai conhecendo mais sobre si mesmo e sobre a sociedade em que vive.

Para finalizar as minhas considerações sobre O Doador de Memórias, quero avisá-los que, em certos pontos, a autora deixa evidente a crueldade da sociedade criada por ela. Alguns momentos em tive que parar a leitura para chorar com tamanha crueldade e não pelo fato do personagem estar sentindo essa crueldade, mas sim pelo fato de que, em sua sociedade, os indivíduos são desprovidos de emoções e cores e mais um monte de coisas, isso me deixou fascinado.

O Doador de Memórias, apesar de complexo e altamente teórico, é daqueles livros que você lê em uma só sentada, ele te prende e te envolve de tal maneira, que as 190 páginas passam num piscar de olhos.

Agora eu quero deixar uma pergunta em aberto para a editora Arqueiro: Cadê as continuações? Vocês lançaram o livro pela primeira vez em 2009 e, até então, nada se soube sobre as continuações! Vamos mudar isso, queridos!

Sobre o comentário de semelhança entre outras distopias:

Gente, aqui é em OFF. Eu vi vários comentários nas redes sociais, dizendo que o livro havia copiado distopias como Divergente, Destino e outras. Mas, para essas pessoas eu tenho apenas uma pergunta: Vocês sabem usar o Google?

Eu realmente espero que sim, pois como citei acima, a primeira edição do livro foi publicada em 1993! O Doador de Memórias é uma distopia clássica gente, e lendo eu pude ver que as autoras dos livros acima tiraram boa parte de seus enredos deste livro e de outros. Agora eu espero que vocês reflitam um pouco antes de sair falando asneira nas redes sociais da vida!

site: http://www.perdidoempalavras.com/resenha-o-doador-de-memorias-giver-quartet-1-lois-lowry/
Giovanna2085 05/09/2014minha estante
Ainda não li esse livro mas fiquei animada com o filme, talvez leia em breve :)
Agora, falando em continuações, ta difícil as editoras conseguirem dar continuidade as séries... Acho que ta na hora de pentelhar a Arqueiro e ver se sai uma sequência logo!

Kássio 13/09/2014minha estante
Pelo que vi, os outros livros da série não complementam a história que nos é apresentada nesse 1°, salvo o 4°, que nos conta pouco mais do que já sabemos.

Robson 14/09/2014minha estante
Kassio, pelo que pude entender dos outros livros, a autora complementa tudo em Messenger e Son

Ana Claudia Car 28/10/2014minha estante
Definitivamente, não gostei do livro, faltou desenvolvimento, e criatividade.

Robson 21/11/2014minha estante
Como assim faltou criatividade Ana?

Fernanda 28/12/2014minha estante
Lendo o livro me senti exatamente como você, portanto é inútil dizer que a trama me cativou bastante. Não apenas pela fluidez, pelo brilho diferenciado da narrativa, mas pela simplicidade que o texto possui. Sem grandes cenas de amor, sem grandes cenas de ação, sem nada, a não ser uma tenebrosa sociedade. Porém, o tempo todo á trama se sustenta sem grandes dificuldades e o crescimento do personagem principal é espetacular. Ele não foi coagido, não foi forçado a se rebelar por ser a voz da revolução, não virou um mártir e muito menos um grande herói em busca de gloria, para mim, ele é brilhante por ser apenas humano.

Caroline 24/01/2015minha estante
Li esse livro e gostei muito, achei sua critica sobre o livro muito interessante.

Elineuza.Crescenci 25/02/2015minha estante
Amei a história. Um livro profundo e atual. Retrata uma sociedade controladora com um encanto ímpar.

Chris 27/09/2016minha estante
Oi, eu gostei muito de "O Doador de Memórias" e ele me remeteu um pouco a "Admirável Mundo Novo", porém com uma pegada mais infanto-juvenil. Já recomendei ele para os meus sobrinhos e aviso aos adultos que quiserem ler que leiam com olhos um pouco mais ingênuos, aí a leitura fica ótima. A leitura é fácil o enredo é gostoso e o final vai ser em um quarto livro, porque eu já li "a Escolhida" e "o Mensageiro" e a história não acaba ali. Mas, vou aguardar uma futura continuação. Quero saber qual será o destino desses personagens tão interessantes.

Victor.Manoel 28/05/2018minha estante
Terminei de ler recentemente. A trama é muito envolvente e intrigante, trás o leitor perceber coisas que não notamos no dia a dia, como cores, sensações e "livre arbítrio". Além disso, ressalva a importância que as lembranças\ historia tem em nossas vidas.
#amei

T 17/05/2020

Surpreendentemente bom !
Comecei a ler acreditando ser um romance leve e sem muitas espectativas, mas me deparei com uma distopia bem construída e uma narrativa fluída e agradável !
Recomendo a todos! É bom relembra o quanto o direito de escolha deve ser valorizado e preservado :)
Aguardando 17/05/2020minha estante
Maravilhoso mesmo! Vontade de ler de novo

T 17/05/2020minha estante
Vou tentar ler os outros dois ainda essa semana :)

Aguardando 17/05/2020minha estante
Quais são os outros 2? Faz tempo q procuro e não acho :(

T 01/01/2021minha estante
São O mensageiro e A escolhida

Aguardando 01/01/2021minha estante
Obrigada!!!

Gilberto Alves 19/01/2021

Simples
Vi este livro em listas do tipo “grandes livros que todos deveriam ler uma vez na vida”, e acho que quem o pôs lá, precisa ler mais.
Achei o livro muito raso, sem cor, sem sal, não cativou...

O livro tenta encaixar um formato de distopia. Possui todos os elementos clássicos: pessoas alienadas sem perguntar o porquê; um futuro distante ditado por regras que ninguém sabe de onde veio; aquele “suspense” que parece que tem algo errado no ar, mas ninguém fala nada.... e por aí vai. Inclusive, se você já leu as distopias mais populares, vai perceber que esse livro meio que apenas pegou várias coisas conhecidas: a tele-tela de 1984 está aí, os livros proibidos de Fahrenheit 451 também, a seleção de crianças do Admirável Mundo Novo, e poderia carimbar quase todas as ideias desse livro provavelmente.

Ok, tentou uma certa originalidade no “Doador de Memórias”, que honestamente, qual o sentido daquilo? Qual o fundamento pra existir UMA pessoa para levar adiante as memórias? O próprio livro dá exemplos da burrice e vulnerabilidade dessa função.
Quer emplacar de distópico? Perfeito! Mas me diga algo! Justifique! Me entregue motivos! Me faça sentir medo por parecer tão distante, mas ao mesmo tempo tão próximo e real.
No final acabou parecendo mais uma jornada espiritual do protagonista principal.

Enfim, o livro não me ganhou. A maioria das coisas lá não fazem sentido. O final aberto fez menos sentido ainda. A “revolta” que é o ápice do livro, é tão infundada que poderia escrever páginas aqui do porquê não faz sentido. Sei lá quantas gerações na mesmice aí uma criança desperta a ousadia de criar o plano salvador em uma noite?
Aí força o meu nível de “blz, essa passa”.

As poucas estrelas nem são pelo livro ser simples. É mais mesmo por ser uma história que não emocionou, não revoltou, não cativou, os personagens parecem robôs (mesmo os que não deveriam parecer kkk), e porquê é só um monte de mais do mesmo.
Gilberto Alves 19/01/2021minha estante
E colocar capa de filme como capa do livro, perde mais meia estrelinha kkkk.

Mona.Emelyn 19/01/2021minha estante
Assisti ao filme certa vez e foi decepcionante... Pelo visto deve ser idêntico ao livro mesmo! ?

Gilberto Alves 19/01/2021minha estante
Li que o filme é muito melhor, então já viu né kkkkk

Elaine cris 22/01/2021minha estante
Assisti o filme, é do mesmo formato, porém em vídeo temnum pouco emoção. O que realmente gostei foi a fotografia do filme, parte preto e branco parte colorido.

Estava na minha lista de leitura, nem vou ler mais ?

Gilberto Alves 22/01/2021minha estante
Kkkkk
Desculpa se frustrei as espectativas haha

Macedo 06/10/2011

Um Bom Livro!
Um Livro descontraído, bem diferente, com uma outra visão de como poderia ser o mundo em que vivemos (porém, não tão melhor doq o q temos hoje!).

PONTO FORTE:
O Livro prende do começo até o fim, deixando o leitor querendo sempre saber o que vem pela frente.
Mostra uma Sociedade bem diferente doq nós estamos acostumados a ver, e nos dá uma ideia de como seria tentar algo novo.
Um Livro de leitura fácil, simples e descomplicada, fazendo com que o leitor se sinta a vontade no decorrer das páginas.

PONTO FRACO:
Ficou uma sensação de que a autora não deu a devida atenção a obra, pois, o final é bem vago! deixa vc com uma dúvida cruel (apesar que tive um ponto de vista sobre o final do personagem principal) e com uma curiosidade de saber o que aconteceu com os outros personagens do romance (apesar de vc ter uma ideia de como tudo deve ter ficado).
HisaG 11/10/2012minha estante
Concordo com você, mas achei o livro incrível de verdade. Reza a lenda de há uma continuação, já ouviu algo sobre isso?

Macedo 15/10/2012minha estante
Nunca fiquei sabendo não HisaG, mas, se realmente tiver a continuação... irei comprar, gostei muito desse Livro.

Priscilla 10/11/2012minha estante
O livro faz parte de uma série mesmo, mas parece que cada livro conta uma história diferente, num ambiente distópico diferente com personagens diferentes. O nome do segundo livro em inglês é Gathering Blue. Fiquei triste em saber disso porque achei que o livro merecia mesmo uma continuação. :(

Isabela 23/08/2013minha estante
Ah, eu gostei do final vago, deixa em aberto para o leitor tomar suas próprias conclusões.

Kamila 21/06/2015minha estante
O segundo livro em Português se chama "A escolhida" para quem desejar ler a continuação.

Bela 22/06/2016

O Recebedor de Memórias
O Doador #1. Autor: Lois Lory. Editora: Arqueiro. Páginas: 192. Comecei a ler esse livro após assistir o filme. Eu estava bem animada porque gostei bastante do longa e, apesar, de ter notado algumas diferenças entre os dois, o livro não me decepcionou.

Dezembro se aproxima e Jonas está cada dia mais ansioso com sua cerimônia dos doze, é nela que as crianças são designadas a uma profissão e ele não faz ideia de qual será a função que receberá. Pois apesar de já ter participado de diversas atividades diferentes na comunidade, não teve nenhuma com a qual ele tenha se identificado a ponto de querer fazê-la pelo resto da vida. Mas os anciãos não costumam errar, eles observavam cada cidadão desde o início da vida e assim escolhem as atribuições adequadas para cada um.

"-O pior de ser quem guarda as lembranças não é a dor que se sente. É a solidão. As lembranças precisam ser partilhadas."

Sua mãe é uma espécie de juíza. Seu pai é um criador de crianças novas, ele cuida delas até que sejam encaminhadas a uma família, porque apenas poucas mulheres são escolhidas para serem mães biológicas, não existe intimidade sexual nesse mundo idealizado. Foi assim que seu pai levou Gabe para casa. Gabriel é uma criança nova, mas ele não tem apresentado o desenvolvimento esperado e seu pai resolve levá-lo para casa durante as noites, já que as equipes de criadores noturnas não são muito boas, com esperança de que ele se desenvolva melhor em um ambiente familiar.

Quando chega a tão esperada cerimônia, Jonas recebe a honraria de ser o novo Guardião de Memórias. Ele irá receber do atual guardião, todo tipo de lembranças e emoções do passado, desde a guerra mais sangrenta, à festa mais feliz, e, assim possuirá sabedoria para aconselhar os anciãos ao mesmo tempo em que poupará a sociedade da dor causada por essas memórias. Pois, a sociedade em que Jonas vive não precisa se preocupar com coisas como: sofrimento, medo, violência, pré-conceitos ou tristeza. Porém, em compensação, eles também não possuem amor, alegria, ou mesmo cor.

“-Eu me senti triste hoje-, ouvira sua mãe dizer, e eles a consolaram. Mas Jonas experimentara tristeza de verdade. Sentira um grande pesar. E sabia que não havia consolo rápido para emoções assim. Eram mais profundas e não precisavam ser expressadas. Eram sentidas."

Mas, com o inicio do seu treinamento, Jonas começa a enxergar a frieza e o egoismo incrustados na sua sociedade e a questionar se a mundo realmente se tornou melhor sem as lembranças que ele carrega. Esses sentimentos começam a crescer dentro de si e ele precisa decidir se vai continuar vivendo na segurança e "mesmice" em que está acostumado ou se tentará intervir de alguma forma. Jonas é um personagem forte, teimoso e decidido, ele não desiste dos seus objetivos. Gostei muito da Lilly também, irmã dele, mesmo que seja apenas uma criança, ela é muito fofa e autêntica. Acho que os seus amigos, Fiona e Asher poderiam ter sido mais desenvolvidos, Jonas demonstrava ter um carinho muito grande por eles, mas eles não tiveram uma participação muito relevante na história.

"Agora, autorizado a fazer perguntas da maior descortesia – e receber respostas –, ele poderia, supostamente (embora fosse algo quase inimaginável), perguntar a alguém, a algum adulto, seu pai, talvez: 'Você mente?' Mas não teria como saber se a resposta seria verdade."

Achei curioso o fato do nome do livro ser "O Doador" e não "O Recebedor de Memórias" ou "O Guardião de Memórias" já que o personagem principal é Jonas, não o doador. Mas, ao término do livro eu concordei com a escolha do título. O livro traz reflexões profundas, ele questiona coisas como o fato de nós precisarmos nos defender de nós mesmos. Além disso, os governantes, controlam as massas de forma um pouco autoritária, mas eles realmente acreditam estar fazendo o melhor para a população. O final é um tanto quanto instigante e deixa muitas possibilidades no ar, eu estava ansiosa para saber o que viria a seguir, mas então descobri que os próximos livros da série não são exatamente uma continuação e tem personagens e cenários diferentes. Confesso que fiquei um pouco frustrada, mas, ao que parece, os protagonistas se encontrarão em algum momento da história, então, no fim, talvez a gente saiba o que aconteceu com Jonas, Gabriel e a sua cidade.

site: http://www.sigolendo.com.br/
Eduarda Rozemberg 27/07/2016minha estante
Hey!
Mais um livro que fiquei super curiosa para ler após ver o filme, mesmo que este tenha sido um pouquinho lento. As reflexões que ele me trouxe sobre a vida e sentimentos me deixaram completamente de queixo caído, e desde então queria muito ler e me sentir um pouco mais perto dessa história. Espero que, assim como você, o livro não me decepcione quando eu finalmente tiver essa oportunidade.
Um abraço!

Marlene C. 26/08/2016minha estante
oi.
Eu quero muito ler esse livro, tenho certeza que irei desfrutar dessa leitura, achei interessante seu questionamento pelo título um pouco inusitado na verdade, enfim a premissa parece ótima , estou ansiosa para ler essa jornada de Jonas.

Jessica M 05/09/2016minha estante
Já li esse , não gostei muito :(

Maristela 13/08/2017minha estante
Eu assisti ao filme mas ainda não tive a oportunidade de ler o livro. Creio que o livro trás muito mais detalhes que o tempo curto de filme permite trazer. Gostaria muito de ler e depois fazer as comparações. Gostei da sua resenha.

Marciele Silva 24/06/2014

Todos deveriam ler!
Li este livro durante um período de viagem, e me gostei bastante do livro, recomendo para todos, porém o final poderia ser épico.Deixa mto a desejar.
(obs: Vi o trailler do filme e odiei, leia o livro que voce vai gostar mais!)

Bjus, Bella.
Naldinh o/ 19/08/2014minha estante
O final?? que final??
Calminha amiga, para vc chegar realmente ao final vc vai ter que esperar saírem os outros 3 livros da série.

Marciele Silva 15/10/2014minha estante
O final desde livro, Tô falando dele. Se eu tivesse falando dos outros eu tinha citado!

Tainá 27/04/2015minha estante
O livro foi escrito em 1993 e ainda vão ser lançado outros três livros? HAHAHA...

Gabi 19/02/2021

Você abriria mão de suas próprias escolhas em troca de se ver livre da dor? Em 'Doador de Memórias' isso nem chega a ser uma opção e simplesmente é como a vida é. A história se passa num futuro em que as pessoas não tem muito controle sobre a própria vida. Trabalhos e cônjuges, entre outras coisas, são previamente escolhidos para cada pessoa, e ninguém questiona isso, até porque ninguém conhece um mundo diferente desse. Quando aos 12 anos Jonas é escolhido como o novo recebedor de memórias sua vida começa a mudar completamente. Eu já tinha assistido ao filme há alguns anos, então não me surpreendi com a história, todos os grandes acontecimentos já eram esperados. O final é aberto e cheio de possibilidades, mas não me deixou curiosa o suficiente para querer ler os outros. Apesar disso, gostei muito de ter feito essa leitura e a história é bem construída e fácil de ler.
Iasminlitbook 20/02/2021minha estante
Já assistir o filme não sabia que tinha o livro agora quero ler

Gabi 20/02/2021minha estante
Leia sim, msm já conhecendo a história valeu muito à pena ter feito essa leitura.

MaayaraThais 27/02/2022

Bom mas...
Bom mas... Se não tivesse continuação eu vou me decepcionar demais.............................,..,
Lucas 27/02/2022minha estante
tem continuação sim, se chama A Escolhida se passa no mesmo universo mas o leitor só tem respostas desse livro no terceiro volume chamando O Mensageiro.

MaayaraThais 27/02/2022minha estante
Amei, obg lucas

gabedoslivros 25/01/2021

Uma distopia maravilhosa!
“As memórias não são apenas sobre o passado, elas determinam o nosso futuro.”

Como pode perceber, o livro está bem surradinho na foto. Esse foi o primeiro livro que encomendei, e mesmo após todo esse tempo, me lembro de cada coisinha dele!

Vejo poucas pessoas falando sobre ele, e eu sinto que todo mundo deveria ler essa maravilha! Lois possui uma escrita fácil de compreender e muito (mas muito!) fluida. Você, se quiser, consegue ler em uma sentada só. O enredo é muito bem estruturado, sem furos. Os personagens são muito bem construídos, únicos. Eu preciso ressaltar o quanto esse universo distópico é perfeitamente elaborado.

Algo que adorei acompanhar foi o amadurecimento do protagonista. Ainda por cima, como ele reagia às descobertas sobre o passado oculto da humanidade. Sua coragem (principalmente nos últimos capítulos do livro, no fim do arco de evolução) é admirável, ainda mais para uma criança de 12 anos.

Em certos pontos, apesar de se tratar de uma distopia conceitual (sem todas aquelas guerras, invasões e explosões), Lois deixou explícito que o seu mundo poderia ser tão cruel e triste quanto, apresentando procedimentos frios por trás de toda a "perfeição".

site: https://www.instagram.com/gabedoslivros
Auri 25/01/2021minha estante
Eu ganhei esse livro em um sorteio skoob e simplesmente amei

Rodrigo Dias 25/01/2021minha estante
É formidável! Li toda a série em inglês e acho irritante que o quarto livro ainda não tenha sido lançado aqui

nicole 30/06/2021

ainda melhor na segunda vez
eu adoro esse livro!! li pela primeira vez há mais ou menos 6 anos e nessa releitura percebi que continuo adorando. recomendo muito! e agora to animada pra ver o filme de novo, que aliás complementa o livro mt bem ?
Wellington.Pimente 30/06/2021minha estante
Você precisa ler os livros 2 "A escolhida" e 3 "O mensageiro" que faz parte da sequência desse universo distópico e como a escritora nos faz refletir sobre vários aspectos da vida com suas histórias.

nicole 30/06/2021minha estante
esse é o plano kkkkkkk, ja enrolei mt pra terminar a serie mas agora vai!

Mirelly 16/07/2015

A vida em que nada era esperado...
“A vida em que nada jamais era inesperado. Ou inconveniente. Ou fora do comum. A vida sem cor, sem dor, sem passado.” - O Doador de Memórias - pág. 170.

Olá a todos! Como estão? Sim, parei com a série John Green por enquanto e me concentrarei em livros distópicos e utópicos. Dei-me conta que sempre gostei desse gênero, embora tenha constatado isso apenas agora.

Antes de começar a dissertar sobre a história, é preciso primeiro dizer que o mesmo, juntamente com mais outros três livros compõem uma tetralogia, um trabalho composto por quatro obras distintas.

Louis Lowry conseguiu atrair atenção para a obra por meio de um gênero pouco conhecido na época – o livro foi publicado pela primeira vez em 1993. A utopia e a distopia. Ela cuidadosamente construiu um mundo em que as emoções são em grande parte, reprimidas ou controladas por uma entidade maior. Não detendo sentidos evidentes.

O livro é pequeno, porém complexo. Possui 185 páginas de história (desconsiderando a entrevista com Taylor Swift, Rosemary no filme). Eu o li rapidamente, mas precisei voltar algumas vezes para fixar a história, salientando que ela foi bem elaborada.

Recomendo assistir ao filme depois de concluir a leitura, á vista que ele serviu como um complemento e acrescentou situações que poderiam rematar ao livro.

Louis Lowry construiu um mundo aparentemente perfeito e ideal para se viver. Sem qualquer tipo de conflito ou desentendimento. As pessoas são treinadas para manter seus sentimentos sob controle e caso as emoções, por ventura vierem a ser contra o sistema de ordem e paz ao qual está submergida a sociedade, são reprimidas.
Aos doze anos cada criança é submetida a um “ritual” onde se tornam adultas, recebendo cada uma, sua atribuição ou profissão. Exatamente isso, elas não escolhem, elas recebem. Essa triagem é feita a partir das características que cada uma apresenta. Pode apelar? Pode. Mas é provável que não acatem sua decisão.

Esse sistema é constituído na base de condenar qualquer atitude que faça as pessoas sofrerem, por isso que todas as lembranças foram apagadas e confiadas a um único indivíduo detentor de toda a inteligência e sabedoria para auxiliar o Comitê em suas decisões. Na visão do livro, a mínima situação pode desencadear uma bola de neve.

Jonas, o protagonista é escolhido para essa profissão e é colocado sob a tutela de um ancião que precisará lhe passar o conhecimento necessário: O Doador. À medida que as lembranças são suplantadas em sua memória, ele concebe muito lentamente uma “consciência crítica” que o faz se sentir incomodado com a atual realidade. E que mais adiante resulta numa situação que põe a própria vida e a comunidade em que vive de lados distintos. Jonas é obrigado a fazer escolhas que refletem em todos.

Inicialmente fiquei decepcionada com o final. Um livro com a complexidade e elaboração de O Doador de Memórias merecia algo mais grandioso. Somente depois de associar o livro ao filme, percebi que a conclusão foi merecida.

site: http://cogumelodelivros.blogspot.com.br/
liz 16/07/2015minha estante
estou lendo este livro ,é muito bom

Mirelly 16/07/2015minha estante
É um bom livro mesmo Liz.

Gabi1568 17/10/2022minha estante
Vc tbm achou que terminou no meio de uma frase, meio que "do nada" e ficou sem sentido?

JoaoVictorOF 17/10/2022minha estante
Gabi, acho que terminou meio solto sim. Mas pelo que pesquisei, a intenção da autora foi deixar o fim aberto para cada leitor interpretar o que representa o fim da jornada do Jonas.

Maria1691 12/07/2021

LEIA ATÉ O FINAL !!!!
Que livro maravilhoso, cativante e surpreendente!
Confesso que no começo, pensei que não fosse bom, agora posso dizer com toda certeza que estava enganada! Esse livro é simplesmente incrível, mostra como é a vida deles (onde não há sentimentos) e como o personagem principal (Jonas) irá se sentir ao receber o cargo mais importante; doador de memórias. Ou seja, só ele saberá a verdade que a cidade esconde. É um livro que envolve um mistério, confesso também que chorei com algumas revelações. Sobre o final, não entendi muito bem, ouvi dizer que o filme é semelhante, então irei procurar assistir novamente, porque como eu havia dito faz muito tempo que assisti não me recordo de nada.
OBS: vale muito a pena juro, você vai se interessar muito pelo modo como eles vivem, como cada situação é extremamente calculada para não dar nada errado.
Lari 04/08/2021minha estante
Tem mais livros, é uma quadrilogia!

Maria1691 04/08/2021minha estante
MEU DEUS EU NAO ACREDITO ????? OBRIGADA POR AVISAR

Alvaro 04/09/2010

Fiquei com gosto de imcompletude
A escrita de Lowry é fluída e agradável. É interessante como consegue mostrar uma sociedade "perfeita". O mistério da vida, o livre-arbítrio, as escolhas, suas alegrias e dores, a mágica da individualidade, enfim, o livro nos traz estas reflexões.

Aos poucos, sua narrativa vai nos surpreendendo e nos prendendo, fazendo-nos imaginar um livro maravilhoso.

Entretanto ele para por aí.

Quando ele termina, fico com a sensação de que foi uma morte súbita. A autora faleceu antes de concluir a história.
O livro termina pela metade. Talvez tenha sido a intenção da autora:
deixar que o leitor termine o livro por ela. Uma pena.
Gabriel 02/02/2015minha estante
Concordo com você.
E se a intenção da autora foi deixar para que o leitor termine o livro, muito infeliz da parte dela.
O leitor não quer inventar um final de história, ele quer entrar no livro e participar das ações e consequências que ele nos traz.
Para mim, pareceu que ela teve medo de apresentar o final, e isso se mostrou até como falta de respeito aos leitores.
Respeito quem gostou do livro, mas eu realmente não gostei e não recomendo.

Kamila 21/06/2015minha estante
Esse livro é a primeira parte da história,são 4 livros.O nome do segundo livro é "A escolhida" por isso a sensação de que falta algo...

Helen2330 21/09/2021

Gostei bastante deste livro. Por que não li antes, né?
Comprei o livro em 2017, depois que eu assisti o filme.
A leitura dele é fluida, pequena, cheia de reflexões e descobertas de uma sociedade que não sente dor, amor, desejo, ou alegria (sem sofrimento).

Tenho alguns pontos negativos para ele:
-A história poderia ter sido mais explorada;
-O final ficou a desejar, MUUUUITO;
-Muitas pontas soltas.

Jonas e Gabe, venho para minha casa, eu cuido de vocês ???
Karol Duarte 21/09/2021minha estante
EU ADORO O FILME! Tô doida pra ler o livro...

Helen2330 22/09/2021minha estante
Lêe!!! ?????