O Doador de Memórias

O Doador de Memórias Lois Lowry

Resenhas - O Doador

Lucas 16/03/2020

achei a leitura leve, divertida e muito fluída. gostei da história, do universo distópico do livro, dos personagens... de tudo. mas ao terminar a leitura sinto que faltou algo. não sei se faltou algo na forma de contar a história ou se faltou alguma parte dessa mesma história, mas fiquei com esse sentimento de que o livro está incompleto. enfim, como um todo eu recomendaria a leitura pois há muitos elementos interessantes neste livro.

ð» Millena ð» 21/03/2021

O Doador de Memórias
Eu gostei bastante desse livro, ele é muito rápido de ler e fala sobre coisas muito importantes.
Como uma sociedade sem memórias, sem cores, dor, amor etc pode ser uma sociedade livre?
O personagem principal é muito bom e mesmo sendo muito novo tinha maturidade e conseguiu perceber a grande falha que a sociedade "perfeita" dele tinha.
Teve partes dolorosas em que eu sofri junto com o personagem.
O final é bem aberto, mas é uma ponte para as continuações. Com certeza continuarei lendo a trilogia.

??????? SPOILER ??????

Fiquei muito feliz que ele levou o Gabriel junto. Já estava em desespero pensando que ele ia deixar o bebê para trás.

Helen2330 21/09/2021

Gostei bastante deste livro. Por que não li antes, né?
Comprei o livro em 2017, depois que eu assisti o filme.
A leitura dele é fluida, pequena, cheia de reflexões e descobertas de uma sociedade que não sente dor, amor, desejo, ou alegria (sem sofrimento).

Tenho alguns pontos negativos para ele:
-A história poderia ter sido mais explorada;
-O final ficou a desejar, MUUUUITO;
-Muitas pontas soltas.

Jonas e Gabe, venho para minha casa, eu cuido de vocês ???
Karol Duarte 21/09/2021minha estante
EU ADORO O FILME! Tô doida pra ler o livro...

Helen2330 22/09/2021minha estante
Lêe!!! ?????

Luh - Wishing a Book 20/05/2021

??O doador de memórias
Autora: Lois Lowry
Editora: Arqueiro

Imagine bem, você viver em um mundo onde é controlado para que não sinta dor, depressão, tristeza, alegria demais, amor ou qualquer emoção que influencie no seu bem estar? Onde não há guerra, nem conflitos de interesses, e todas suas lembranças ruins do passado são apagadas, de forma que não atuam no seu subconsciente, e assim isso não é projetado como um padrão que atrapalha sua vida, sua paz e sua relacionamentos...
Apenas um único indivíduo é capaz de guardar as memórias de como era o mundo antes de tudo, e este ensinamento é passado de geração em geração.
Aos 12 anos de idade, toda criança é designada à profissão que irá seguir, e Jonas recebe esta tarefa, de ser o próximo guardião, o recebedor de memórias... Porém ele começa a desvendar segredos tão profundos, guardar temores, ter de volta seus antigos pensamentos, sua vida, que percebe que viver na perfeição não é a coisa certa a se fazer...
A vida é feita dos nossos erros e acertos, e simplesmente esquecer tudo que vivemos não e a solução... Um livro de suspense, que nos leva a pensar que tudo que construímos vem de nossos erros e acertos...
Se a gente de repente quiser perder as memórias ruins, temos que nos lembrar de que as boas irão junto com as que desejamos esquecer...
Algo para se pensar...
Gostei muito do livro pela reflexão, ele é curto, narrativa rápida, mas muito interessante, me lembra um pouco "A droga da obediência", que postei ontem... #odoadordememorias #editoraarqueiro #leitura #leituradiaria #leitorescompulsivos #leitoresanonimos #loucosporlivros #universodoleitor #instabooks #booksgram #lovebooks #bookslove #booksbooksbooks #livros #livrosemaislivros #lersempre #lermais #leiturinha #instalivros #habitodeleitura #amoler #bookaholic #resenhaliteraria #wishingabook

Tai Lang 12/03/2021

Então...
Comecei a ler esse livro por indicação do meu amigo Vini e não me arrependi, pois adorei a história e como ela foi desenvolvida, só achei que o final foi fraco e precisava de mais coisas, mas o livro continua sendo muito bom e eu recomendo a leitura.

Tessa 14/04/2021

Leitura curta, mas impactante...
Com esse livro a gnt percebe a importância dos nossos sentimentos, o quão insubstituível é a nossa capacidade de sentir todos os extremos, do amor ao ódio, da verdadeira felicidade a tristeza, pq é isso q nos molda, nos faz diferente uns dos outros.
Gostei muito, já tinha assistido o filme muito tempo atrás por causa da Taylor Swift, mas gostei bastante de revisitar essa história através da leitura.

Leticia.Souza 10/02/2020

null
Confesso que não sou muito fã de distopias, mas tem algo diferente em O Doador de Memórias que me cativou. O livro nos faz refletir sobre sentimentos que não valorizamos no dia a dia.

goldluke 30/12/2022

Eu amei, apesar de ser curtinho, esse livro fala sobre uma realidade completamente diferente e sobre Jonas que é um garoto curioso e é atribuição a função de recebedor e com isso ele descobre várias coisas sobre a comunidade que ele vive e apesar de ser organizada muitas coisas podem ser consideradas erradas e ele quer lutar contra isso

Fabi_Colaco 26/02/2022

O DOADOR DE MEMÓRIAS
Trata-se um mundo aparentemente ideal onde não existe dor, desigualdade, guerra nem qualquer tipo de conflito. Por outro lado, também não existe amor, desejo ou alegria genuína.
Os habitantes, satisfeitos com suas vidas ordenadas, pacatas e estáveis, conhecem apenas o agora ? o passado e todas as lembranças do antigo mundo foram apagados de suas mentes.
Uma única pessoa é encarregada de ser o guardião dessas memórias, com o objetivo de proteger o povo do sofrimento e, ao mesmo tempo, ter a sabedoria necessária para orientar os dirigentes da sociedade em momentos difíceis, onde eles devem tomar decisões sobre problemas dos quais eles não vivenciaram.
Aos 12 anos, idade em que toda criança é designada à profissão que irá seguir, Jonas recebe a honra de se tornar o próximo guardião. Ele é avisado de que precisará passar por um treinamento difícil, que exigirá coragem, disciplina e muita força, mas não faz ideia de que seu mundo nunca mais será o mesmo.
Orientado pelo velho Doador, Jonas descobre pouco a pouco o universo extraordinariamente diferente do que ele e todos os cidadãos daquela sociedade conheciam, o qual as pessoas não tinham conhecimento e nunca viriam a ter.
Jonas não podia contar para ninguém tudo que ele passou a sentir através de todas as memórias que ele estava recebendo dia a dia, coisas como os animais, da neve, calor, praia, por do sol, rios, cachoeiras, músicas, casais apaixonados, guerras, assassinatos, velhice, perdas, solidão. Ele desconhecia todas essas coisas, e o conhecimento de tudo isso trouxe inúmeras dúvidas a ele, e são essas dúvidas que vão guiar as decisões de Jonas no decorrer a história.

mandy 31/01/2021

Ao terminar de ler o livro cheguei a uma simples conclusão: esse livro me deixou mais cheia de dúvidas do que de respostas. E me fez ficar mais pensativa e ter mais vontade de me debruçar em busca dessas respostas e de outras que surgiram no meio do caminho, do que eu realmente imaginaria que ele teria o poder de fazer.

Jr. 23/04/2020

Mostra uma sociedade onde não existe dor, guerra ou desigualdade, aparentemente um mundo ideal.Mas por outro lado não existe sentimentos como amor, desejo e alegria.
Uma sociedade onde tudo é estritamente controlado pelos anciões, ninguém tem livre arbítrio, e não se inportam com isso.
Em O Doador de Memórias temos o despertar de Jonas ao se tornar Recebedor, aquele quem receberá as memórias do mundo anterior ao conhecido e ficará responsável por guardá-las quando o atual Guardador deixar de exercer sua função. A partir do instante em que ele passa a conhecer outras verdades, começa a questionar se as coisas são realmente certas desse jeito e se só ele tem o poder de mudar o mundo em que vive.

Thales.Amaral 16/04/2021

Gosto bastante da ideia, porém acho que renderia mais a historia. O livro demora quase a metade dele para que o Jonas descubra que é o doador de memórias, a outra metade os acontecimentos precisam seguir bem batidos. Senti falta de uma presença mais constante da Rosemary, principalmente pelo fato de ter uma menina na capa que indica ser ela. Achei que renderia muitas problemáticas maiores, a premissa é excelente, porém não foi explorada o máximo que tinha para oferecer.

Belmiro Santos 04/11/2020

Uma Utopia Fantástica
Até que ponto estamos dispostos a ir para encontrar a tão sonhada paz e harmonia? E mesmo com um mundo sem guerras, fome e quaisquer problemas enfrentados pela nossa sociedade nos dias atuais, valeria a pena abdicar de todos os sentimentos, e toda e qualquer escolha de vida? Sendo obrigado a viver na mesmice por toda a nossa vida, até o momento de não servir mais pra comunidade e ser dispensado.

O doador de memórias é um livro brilhante. E nos mostra até que ponto o ser humano é capaz de ir, para preservar à sua existência.