O Doador de Memórias

O Doador de Memórias Lois Lowry

Resenhas - O Doador

World.of.books 05/01/2022

Esse livro de passa em um futuro muito distante, aonde a sociedade que conhecemos é exterminada e uma nova forma de governo ganha vida- as comunidades. É um livro que me fez refletir como as vezes não damos valores para coisa tão pequena nas nossas vidas como os sentimentos, as cores etc. Bom, o livro tem a narração em 3° pessoa, que é um ponto que me incomoda bastante, foi melhor do que minha primeira narração em 3° pessoa porém não me identifico, a leitura para mim não foi muito clara, possuía várias palavras difíceis e por várias vezes tive que procurar no dicionário, eu já tinha visto o filme e tem muuuuuitas diferenças e me perdi um pouco,mas tirei de referência o filme Lara compreender outras coisas, mas é um livro muito interessante.

Me seguem pela minha conta no Instagram @world_of_books1610

Raffafust 24/08/2014

Com dores na coluna, optei por levar no voo para SP indo para Bienal o livro " O doador de memórias", o motivo principal era o tamanho, pequeno e com 190 páginas me parecia ser uma opção acertada. O segundo foi que sempre que posso leio o livro antes de ver o filme, faço comparações sim, e quando dou na telha comparo personagens que achei que tem a ver ou não com os escolhidos.
Minha decisão foi sábia. O livro é sensacional. Por mais que tenha achado que deveria ter lido ele anos atrás, pois me pareceu pai dos milhares de distópicos que já li e que lotaram nossas livrarias. Loiis Lowry nos dá de presente uma história bacana, onde narrativa é clara e o que não o é ele vai nos fazendo conhecer ao decorrer da história .
Jonas é um menino prestes a completar doze anos, e com isso ele será um DOZE, o que quer dizer que terá sua profissão escolhida e participará do último evento a maioridade. Sim, para eles não importa os anos que vem depois dos 12 anos, existem cerimônias para os cinco, seis, sete, oito...e param nos doze.
O mundo que o garoto vive é perfeito, mas ele nem imagina que já existiu um mundo com pobreza, com roubos, etc Porque ali ninguém tem direito de guardar recordações.
Morando com os pais ele vai descobrir que o mundo que se diz maravilhoso não é assim tão bom, e o espanto maior será quando na sua cerimônia com os demais Doze ele for escolhido para ser o próximo Receptor de Memórias. O que é isso? Bem, Jonas vai ter o direito de ao contrário das outras pessoas : mentir, guardar recordações, etc
Mas isos não lhe tirará as injustiças do mundo perfeito que vai descobrir sabendo a verdade do mundo comum. Um exemplo é que crianças gêmeas somente uma sobrevive, o outro - o menor - é mandado para outro local. Só que ele na verdade descobre que os eliminados são na verdade exterminados o que acha errado e começa a se perguntar se realmente vale a pena para não terem crimes, pobreza e outras coisas criar regras onde se descriminem e se livrem de seres que não servem.
Enviado para ser doutrinado pelo atual Doador de Memórias, ele vai ver que o cargo exige muito mais do que esperava e vai se assustar cada minuto mais com as verdades.
Viver na utopia pode ser cruel e o mundo perfeito tem seu preço que Jonas vai tentar mudar roubando uma nova criança : Gabriel. O menino mora com os pais deles temporariamente e por não ter crescido muito teve uma nova chance. Mas Jonas vê que as mentiras existem sim e tenta salvar o menino.
Poderia ser só mais uma distopia, não o é. É um livro excelente, onde o fácil é iniciar a leitura e o difícil é interromper, porque sempre há algo mais que queremos aprender, seja do mundo de Jonas ou com o Jonas.
Lúhh 29/08/2014minha estante
Soh deler a resenha já sinto vontade de ler o livro ;)

nicole 30/06/2021

ainda melhor na segunda vez
eu adoro esse livro!! li pela primeira vez há mais ou menos 6 anos e nessa releitura percebi que continuo adorando. recomendo muito! e agora to animada pra ver o filme de novo, que aliás complementa o livro mt bem ?
Wellington.Pimente 30/06/2021minha estante
Você precisa ler os livros 2 "A escolhida" e 3 "O mensageiro" que faz parte da sequência desse universo distópico e como a escritora nos faz refletir sobre vários aspectos da vida com suas histórias.

nicole 30/06/2021minha estante
esse é o plano kkkkkkk, ja enrolei mt pra terminar a serie mas agora vai!

Schimas 18/02/2022

Esse livro é perfeito
Simplesmente incrível, conheci pelo filme, que é até uma boa adaptação, adoro como é mostrado as coisas no livro nessa realidade utópica.

Leonardo1017 06/09/2023

O Doador
O livro traz uma história interessante e que aos poucos vai prendendo o leitor, que fica curioso pra saber cada vez mais sobre a história e o modo de vida em que vive o personagem principal, o jovem Jonas, que vive numa comunidade "perfeita" junto de seus pais.

Mas por ter sido escolhido para um grande cargo, vai aos poucos sabendo toda a verdade sobre o que haviam escondido dele e de outras pessoas.

O jovem Jonas vai se mostrando bastante insatisfeito com as injustiças que acontecem, e graças a sua coragem e determinação, acaba tomando uma decisão que mudará para sempre sua vida e de sua comunidade.

O livro é muito bom e nos faz refletir sobre as prisões em que vivemos, na nossa mente. Acabamos não nos dando conta de como as vezes podemos estar apenas sobrevivendo, e não vivendo, estamos muitas vezes acostumados na zona de conforto, em um mundo vazio e sem saber o que são sentimentos concretos.
Dara 06/09/2023minha estante
Interessante

GleiciM 23/01/2021

Leve e Fácil Imaginação
Comecei a lê-lo sem muita pretensão, por estar a algum tempo parado na estante. Porém descobri neste livro uma autora muito renomada no gênero ficção infanto-juvenil. Livro leve, simples e de fácil leitura e imaginação. Boa opção para pré-adolescentes interagirem com a leitura.

Alexandre249 29/01/2021

Uma distopia leve
A história é instigante...um mundo perfeito, mas que custam insensibilidade e mudança de valores...radicais.
O texto é convidativo, fluido e bem escrito.

Nanda_li 05/05/2023

Uma distopia
Um livro rápido e fácil de ler. Comecei a ler pois era leitura escolhida pelo clube de leitura que comece a fazer parte.Nunca havia ouvido falar do livro e nem do filme. Achei uma distopia que tentou reeditar sucessos de distopias mais antigas. Não é ruim, mas não é maravilhoso.

Alvaro 04/09/2010

Fiquei com gosto de imcompletude
A escrita de Lowry é fluída e agradável. É interessante como consegue mostrar uma sociedade "perfeita". O mistério da vida, o livre-arbítrio, as escolhas, suas alegrias e dores, a mágica da individualidade, enfim, o livro nos traz estas reflexões.

Aos poucos, sua narrativa vai nos surpreendendo e nos prendendo, fazendo-nos imaginar um livro maravilhoso.

Entretanto ele para por aí.

Quando ele termina, fico com a sensação de que foi uma morte súbita. A autora faleceu antes de concluir a história.
O livro termina pela metade. Talvez tenha sido a intenção da autora:
deixar que o leitor termine o livro por ela. Uma pena.
Gabriel 02/02/2015minha estante
Concordo com você.
E se a intenção da autora foi deixar para que o leitor termine o livro, muito infeliz da parte dela.
O leitor não quer inventar um final de história, ele quer entrar no livro e participar das ações e consequências que ele nos traz.
Para mim, pareceu que ela teve medo de apresentar o final, e isso se mostrou até como falta de respeito aos leitores.
Respeito quem gostou do livro, mas eu realmente não gostei e não recomendo.

Kamila 21/06/2015minha estante
Esse livro é a primeira parte da história,são 4 livros.O nome do segundo livro é "A escolhida" por isso a sensação de que falta algo...

Maryana 01/08/2021

O doador de memórias
Assim que vi esse livro aqui no Skoob fiquei com vontade de ler porque não lembrava quase nada da história e por ter assistido o filme anos atrás e gostado. Mas no geral achei o livro curto e que poderia ter desenvolvido melhor até porque o plot dele é incrível, mas não entregou tudo. Final bem corrido.
Enfim, não recomendo muito não

2,5 ?

Marcio 10/09/2020

uma sociedade completamente diferente
não gostei do final, achei que a autora simplesmente parou de escrever e encerrou a história ali. no entanto, o caminho até ele foi bom, com o retrato de uma estrutura social surpreendente e elementos cheios de reflexão.

Maelen0 05/10/2021

Um livro para pensar
-Apesar de muito gente dar uma nota boa para esse livro, eu achei a história boa, mas muito raso, nao sei se foi a minha edição, mas foi isso que eu achei não se apronfundou em respostas.

-Jonas agora é o recebedor de memorias, e descobre o passado sobre o mundo que não existe mais, um mundo com amor, tristeza, esperança, e cores.

-Eu achei o conceito muito bom, me fez pensar e amo livros que me mudam por dentro

sami 28/05/2022

Gostei bastante do livro, foi uma experiência bem interessante pensar em como seriam as relações sem sentimentos, amor ou até mesmo cores. Interessante e bem desconfortante na verdade, porque imaginar uma sociedade sem isso chega a ser muito difícil.

Foi muito legal acompanhar o crescimento do Jonas e sua "amizade" com o doador, ver ele descobrindo como realmente é o mundo é algo muito legal de testemunhar.

Não gostei muito do final, é aberto demais, parece um pouco jogado e sem conclusão. O livro não tem nem 200 páginas, o que custava escrever um pouquinho mais e fazer um final bom?

quotezinha: "Se tivesse ficado lá, teria morrido de outras fomes. Teria vivido uma vida com fome de sentimentos, de cores, de amor."