O Doador de Memórias

O Doador de Memórias Lois Lowry

Resenhas - O Doador

Maryana 01/08/2021

O doador de memórias
Assim que vi esse livro aqui no Skoob fiquei com vontade de ler porque não lembrava quase nada da história e por ter assistido o filme anos atrás e gostado. Mas no geral achei o livro curto e que poderia ter desenvolvido melhor até porque o plot dele é incrível, mas não entregou tudo. Final bem corrido.
Enfim, não recomendo muito não

2,5 ?

Myy 06/09/2021

Não gostei do final?
Me afeiçoei demais ao Doador e esperava que terminasse de outra maneira. Mas tirando isso vale muito a pena. É um livro que não te dá vontade de parar de ler até acabar.

Erica 20/05/2020

Um dos meus favoritos
Em uma sociedade controladora, marcada pela mesmice, Jonas, um garoto de apenas 12 anos, recebe uma importante função. Ele será o próximo a receber as memórias, e poderá finalmente conhecer o amor e a felicidade, mas também a dor.

O livro possui uma escrita leve, perfeito para todas as idades. É uma história curtinha, envolvente, do tipo que você pode ler em apenas um dia. Quando li o doador de memórias pela primeira vez há alguns anos, me encantei pela história de Jonas. Mas agora, relendo, percebo o quanto me apeguei ao personagem, sua trajetória tornou-se tão fantástica e especial. Eu com certeza recomendo esse livro.

11/05/2021

Adorei a leitura
Livro muito bom, leitura muito fácil difícil parar de ler. Não consigo imaginar um mundo na mesmice sem música, sem cores, sem a oportunidade de se apaixonar. Mas achei a abordagem muito interessante. Recomendo certamente a leitura.
Lua Gomez 11/05/2021minha estante
Ahhh eu amo esse livro

T 17/05/2020

Surpreendentemente bom !
Comecei a ler acreditando ser um romance leve e sem muitas espectativas, mas me deparei com uma distopia bem construída e uma narrativa fluída e agradável !
Recomendo a todos! É bom relembra o quanto o direito de escolha deve ser valorizado e preservado :)
Aguardando 17/05/2020minha estante
Maravilhoso mesmo! Vontade de ler de novo

T 17/05/2020minha estante
Vou tentar ler os outros dois ainda essa semana :)

Aguardando 17/05/2020minha estante
Quais são os outros 2? Faz tempo q procuro e não acho :(

T 01/01/2021minha estante
São O mensageiro e A escolhida

Aguardando 01/01/2021minha estante
Obrigada!!!

Juu 28/04/2021

O Doador de Memórias
Comecei a ler o livro, por não só gostar de distopias, mas também porque fiquei curiosa se o livro era muito diferente do filme. Eles possuem muitas coisas diferentes, por isso é legal para quem só tenha visto o filme, ler o livro e vice-versa. A história é bem rápida, mas também detalhada em alguns pontos, o que é bom, porque isso não se perde no caminho, além da leitura ser bem acessível.
Gostei bastante, recomendo para aqueles que gostam de distopias e que assim como eu tem a curiosidade de diferenciar a obra literária da cinematográfica.
Dei 4 estrelas, porque não foi um livro que me marcou tanto, porém ele continua sendo bom e reflexivo.

carol 13/09/2020

Amei, distopias sempre conseguem um lugar especial no meu coraçãozinho

naara (@naara.readings) 09/05/2020

Jonas
Gostei muito dessa leitura, fluiu de maneira excelente, gosto quando as distopias ou esses mundos alternativos se mostram mais próximos do que a gente imagina. É uma história tão real que você não consegue não ler mais e mais. Lembro de ter assistido o filme e acho que tem alguns fatos diferentes, mas no mais só quero saber da continuação.

Figueirôa 08/07/2021

Esse livro é horrível, o pior que eu já li. No começo tem uma leitura muito fluida, envolvendo o leitor. Porém o final deixa cheio de incógnita.

Nadja Maria 22/02/2022

Amei a história!
Esse livro me surpreendeu pq fiquei presa pensando nela o tempo todo! Queria que o final fosse mais aquecedor, mas mesmo assim já está na lista dos favoritos!

Antonia.Rainara 15/05/2022

Sentir é arriscado. E isso é o que o torna incrível
Fazia tempos que eu não lia uma distopia, e já tinha até esquecido dessa sensação que elas te causam. Do tipo de ficar parada, olhando para o teto e pensando...

"O doador de memórias" não é aquele livro arrebatador que te deixa sem um rumo na vida, mas tem reflexões legais. Como a própria Taylor Swift disse, é impossível imaginar um mundo onde não se possa sentir ou arriscar. Um mundo sem cor.

Então acho que posso dizer que estou dando mais valor a essas coisas. Sentir é o poder mais forte que temos, com certeza.

Alexandra264 16/12/2021

Distópico o Ficção Científica?
Oi gente, tenho muitas considerações para o livro, apesar de ter sido um livro pedido pela escola, eu gostei, esse ano eu li uns 3 livros de ficção científica e nesses três eu gostei muito, eu ainda não descobri muito meu gênero literário, sempre fico confortável no romance e eu não mudo muito, mas acho que eu tenho muito gosto pela ficção C e o terror, mas nunca me desafiei muito a ler; mas agora falando do livro, eu gostei, achei fácil e não é um livro grande, da umas 4 horas de leitura (eu pelo menos) o mundo e funcionamento é bem único e sei que é um livro antigo, e o livro também te faz refletir, esse contexto das pessoas serem feitas e criadas para parecerem como robos, eu diria ate que se paresse com o mundo atual, ter que agir como os outros querem, não ter muito poder de escolha, e não poder nem ter e nem conhecer os sentimentos, isso diz muito sobre a nosso falso livre arbítrio, a diferença é que eles sabem que não são livres. Acho que sim que a autora podia ter colocado mais coisa na história, explicado e seria melhor do que ja é. O final me deixou bem confusa, vou ate ver o filme pra ver se acaba igual. Eu gostei muito desse lance do Gabe, achei muito espero da autora. Enfim, é um ótimo livro para começar a ler esse tipo de gênero, digo por experiência própria

mila 31/01/2021

É um livro bem rápido de ler, eu acabei em um dia. Eu adorei a história mas achei muito incompleta. Mesmo eu descobrindo que tem o segundo livro da série, achei q faltou muita coisa. O livro parece só o começo de uma historia. Mas ele é ótimo.

Gi | @leituras_da_gi 08/09/2020

Resenha: O Doador de Memórias - Lois Lowry
Estou até agora com essa história na minha cabeça, esse livro me prendeu de um modo inacreditável.

Aqui vamos conhecer Jonas, uma criança de 12 anos que vive num mundo onde não há pobreza, crime, doença, fome, divórcio, medo nem dor. Todos têm família, saúde, emprego, educação e lazer.

As pessoas são treinadas para manter seus sentimentos sob controle. As regras de conduta são invioláveis, os desejos, reprimidos, e o amor é uma palavra que não existe no vocabulário. A ordem e a paz reinam absolutas.

Fiquei pensado por horas, como é viver em uma comunidade que não se pode mentir, não pode falar de maneira errada, não pode fazer perguntas que não seja objetiva, não se pode amar, não pode ter felicidade.

Acredito que foi feita uma lavagem cerebral em todos que viviam nesse lugar, só para vocês ter noção, eles não enxergam nada colorido, ou seja a visão deles é preta e branca. Sendo assim, eles desconhecem qualquer outro tipo de cor, se não preto e branco. Muito louco isso né?

Aos 12 anos, idade em que toda criança é designada à profissão que irá seguir Jonas foi escolhido para ser o recebedor de memórias, aquele que recebe de um doador suas memórias mais profundas de todas as gerações antes dele.

Imagino que para uma criança de apenas 12 anos, ser escolhido para ser um recebedor de memórias é algo muito complexo, radical, totalmente fora de sua realidade.

Minha Opinião
Acredito que tudo que acontece em nossas vidas tem um propósito, um sentido e uma razão.

A missão de Jonas era mudar a história daquele lugar, dá um verdadeiro sentido para aquele mundo tão cruel, Jonas descobre pouco a pouco o universo extraordinário que ele não fazia ideia que existia e começa a ver o verdadeiro mundo de uma forma diferente.

A parte que mas prendeu minha atenção foi no caso da menina de 12 anos que foi escolhida para ser mãe biológica dos bebês que ela iria gerar durante 3 anos para ser adotados por casais que vivem nessa comunidade.

“Uma menina chamada Inger, recebeu sua atribuição de Mãe-biológica, Jonas se lembrou que sua mãe considerava aquela Atribuição pouco nobre. No entanto, achou que o comitê escolhera bem. Inger apreciaria os três anos de mimos que se seguiriam ao seu breve treinamento; daria à luz bem com facilidade; e mais tarde, a função de operária ira utilizar sua força.”

Essa menina tinha que ficar 3 anos tendo mordomias, muitos mimos e só “sombra e água fresca” digamos, e depois que passasse esses 3 anos ela teria que trabalhar duro pelo resto de sua vida. 😯 isso mesmo, eles dar com uma mão e tira com a outra.

Trecho que me comoveu.

— Vocês me ama? Seguiu-se um silêncio embaraçoso por um momento. Então o pai deu uma risadinha — Jonas logo você? Precisão de linguagem, por favor! — como assim? — Perguntou Jonas . Risadas não eram absolutamente o que havia esperado. — Seu pai esta querendo dizer que você se expressou de forma muito generalizada, com uma palavras tão sem sentido que já se tornou quase obsoleta — Explicou-lhe sua mãe em tom cuidadoso.

"Poucos conhecem o Amor"

Amei o final, exatamente como eu esperava, fiquei muito emocionada com essa história, o filme é muito bom também, recomendo muito!

Minha Avaliação: 5⭐

se.renata 13/08/2021

o doador de memórias
Em uma sociedade teoricamente utópica, Jonas é escolhido para ser o novo recebidor de memórias.
Com apenas 12 anos de idade, ele vai precisar entender sobre a bondade e a maldade do ser humano, das pessoas que vieram antes dele.
É um livro bom que fala muito sobre sentir e revolucionar, com uma escrita de fácil compreensão e enredo fluído.