O Doador de Memórias

O Doador de Memórias Lois Lowry

Resenhas - O Doador

Isis.Butzke 10/10/2022

A temática do livro é incrível, da para sentir as emoções passadas para ele porém o final n foi emocionante

filipe 05/10/2022

"Sociedade perfeita", então cadê o rock???
É muito louco ver a imaginação e a proeza dos autores para criar uma sociedade distopica, que atende a critérios, na história, para se firmar como perfeita ou não.

O interessante na sociedade deste livro é que, à primeira vista, É SIM perfeita. Sem crime, sem fome, sem calor.... Mas até que ponto o estilo de vida precisou mudar, as pessoas precisaram mudar, para que isso acontecesse?

O amadurecimento de Jonas, passando da fase da infância para o início da idade fértil - e suas mudanças fisiológicas, emocionais, sociais - foi muito interessante; e mais interessante ainda foi como nós, leitores, amadurecemos junto a ele, ampliando nosso olhar naquela comunidade e percebendo que a perfeição tem sim um preço.

alaska 14/09/2022

"e se fizerem as escolhas erradas?"
Okay, uau. Já tinha visto o filme, mas foi logo que foi lançada e não lembrava tanto assim da história. Além disso, eu era bem mais nova e a todos os significados da "utopia" em que a história se passa não me atingiram da mesma forma que o livro fez. Ainda que a história em si não seja tão interessante, é cheia de significados e a distopia em si é muito bem construída e explicada de uma forma muito simples e compreensível.

Gustavo Reis 02/09/2022

O filme é melhor
Primeiro livro que eu leio e o filme é melhor. A ideia é incrível, as primeiras partes são muito boas. Mas o final é decepcionante, o filme deu a esse livro o final que ele merece.

Debora.Costa 30/08/2022

É ok
Livro rápido e gostosinho de se ler, mas nenhum pouco marcante.
O mundo criado é bem interessante, os personagens são rasos, procurei o segundo livro p comprar mas é um dificuldade de achar q estou para desistir

Carlos59 26/08/2022

Poderia ter um final melhor
A narrativa e muito boa, o resto é a escrita também. O que pegou pra mim foi o final sem final (pq tem outros livros) e o personagem sem carisma.

Yas 18/08/2022

"As lembranças existem para sempre"
A história em si desse livro foi muito bem pensada e ele é realmente muito bom, só não dou 5 estrelas porque não curto muito desfecho que me deixam cheia de perguntas kkkkkkk

Tatá 08/08/2022

~Lido em 06/08/22~
Livro com uma escrita simples e fluída. Achei que a história passou muito rápida, eu pisquei os olhos e já tinha se passado um ano. Senti falta de um desenvolvimento melhor na relação entre o Jonas e o Doador. Mas gostei da proposta do livro, será que fale a pena viver em um mundo perfeito,sem erros, sem dor, mas também sem sentimentos e sem poder fazer escolhas?
Achei o final aberto e que faltou algumas explicações, pretendo ler as continuações.

Mari 01/08/2022

"A liberdade é apenas uma ilusão "
{Pode conter spoilers}

O livro é muito bom, considerando tudo, estava com muita vontade de ler uma boa distopia e essa experiência foi ótima.
O livro é fluído, uma ótima narrativa, personagens marcantes.
Eu gostaria de fazer um grande destaque ao Jonas, ele me cativou bastante, incrível como ele fora tão corajoso, e desmonstrou o amor mais puro que poderia imaginar. Nem toda a dor do mundo pode fazê-lo desistir de fornecer uma esperança de um futuro melhor à outra pessoa. Jonas teve medo de receber sua atribuição, e justamente o medo o fez posteriormente descobrir o quão corajoso ele poderia ser. O medo de não poder salvar o pequeno Gabriel, o medo de viver num mundo sem a luz quente do sol, sem cores, sem amor..

"Se tivesse ficado lá, teria morrido de outras fomes. Teria vivido uma vida com fome de sentimentos, de cores, de amor."

(Amaria uma continuação digna, mas as avaliações dos outros volumes me desanimaram, medo de estragar essa experiência.)

yas 13/07/2022

quando não existe memórias, a liberdade é apenas uma ilusão.
QUE LIVRO INCRÍVEL! apesar de alguns pontos não terem sido fechados e do final ter me decepcionado um pouco (achei que tudo aconteceu de forma muito rápida) o livro vale a pena, e é um dos melhores de distopia que já li.

o livro ressalta a importância das memórias e sobre como é necessário saber a sua história, a história de onde vive e de onde veio, para assim proteger a sua liberdade.

vale a pena a leitura

Lariss_ 01/07/2022

Hum
Uma ótima distopia, foi o lovro que me fez voltar a ler, e foi uma ótima escolha, gostei bastante do prota e do final.

Giuriatti 21/06/2022

Agradável e profundo
Não assisti o filme, e fui direto ler o livro que estava a tanto tempo na prateleira. Confesso que fiquei me questionando o motivo de não ter lido antes.
A leitura é de fácil compreensão, mas consegue passar os sentimentos a cerca das coisas que são estranhas ao protagonista. Confesso que fiquei muito animado em continuar a ler e descobrir o que vinha a seguir.
Indico fortemente a leitura, principalmente para iniciantes.