Solaris

Solaris Stanislaw Lem

Resenhas - Solaris

Miguel 14/07/2023

Referência para obras futuras
Solaris é uma referência do gênero ficção científica e isso é inegável! Um livro bem construído, convidativo (depois que você se acostuma ao ritmo dele) e cheio de segredos! Me senti muito imerso naquele universo e nas problemáticas enfrentadas pelos personagens principais, o que me deixou ainda mais curioso pra chegar até o final. Gostei bastante!

Ana 05/07/2023

Ficção ou filosofia?
Embora seja conhecido como livro de ficção, Solaris poderia ser facilmente um livro de filosofia, ?reflexões acerca do comportamento humano?. O autor gasta páginas a fio descrevendo questionamentos do protagonista sem trazer de fato qualquer confirmação para suas hipóteses. Além disso, a parte científica da história é fraca, com muitas lacunas e perguntas deixadas sem resposta, que a princípio pareciam ser parte fundamental da narrativa. Não há um fio condutor claro da história que se desenvolve, em certos momentos, as divagações tiram o foco do problema central. O final é decepcionante e fadado.

Juh 05/07/2023

Solaris
Solaris é um livro de ficção científica muito bom. Mas dei 3,5 para ele pois achei o ritmo muito arrastado e o autor acaba viajando em muitos conceitos e principalmente com palavras dignas de uma tese de mestrado. Fiquei um pouco de saco cheio das floreadas que o autor faz.
Em si o livro é muito interessante na suas premissas, queria saber mais sobre os personagens e sobre o planeta. Ele é um livro contemplativo, não me engana que ele tenha um filme no qual estou ansiosa para ver.
O livro é bom, mas vá preparado para as partes arrastadas.

Edilinda 29/06/2023

É uma obra peculiar, diferente, uma ficção científica bem filosófica, enfim a abordagem, a escrita do autor se perde muito livro o que a torna cansativa.

Mariottoni 26/06/2023

Comecei a ler esse livro por terem me dito que lembrava o filme a chegada, e no começo realmente lembra, mas dps vai pra uma pegada mt mais existencial e filosófica q é uma característica q gosto mtt do scifi, teve momentos lendo q q me senti um absoluto nd qnd comparado c o universo (realmente sou kk), além de trazer questionamentos bem interessantes sobre cm o ser humano tenta compreender td de uma ótica antropormofizada e cm isso pd prejudicar nosso entendimento de diversos fenômenos, enfim mt interessante só tirei uma estrela pelo ritmo do livro q achei meio lento em partes

Cristiana 23/06/2023

Se você pudesse ter alguém de volta...
Será que nossos desejos poderiam se tornar realidade ou o lugar deles é apenas no imaginário?
Durante a leitura,que não é nada fácil e fluida, eu me perguntei algumas vezes se o luto é de certa forma um egoísmo.
O livro não é exatamente sobre isso, mas não pude deixar de ver como uma alegoria sobre o luto
Ficar preso ao passado não difere de ficar preso numa astronave a milhas de distância

Trindade 18/06/2023

Um pouco arrastado
É um livro legal e tem uma premissa interessante, mas é muito arrastado e algumas das partes descritivas são bastante abstratas e isso dificulta um pouco a leitura.

nai ng 16/06/2023

Entendi e não entendi (?)
Solaris foi o primeiro livro do gênero que eu li e confesso que tive dificuldade para absorver algumas coisas.

O livro passeia entre a filosofia e ficção científica, o que me pegou um pouco e tornando o último tópico um tanto desgastante por conta dos diversos textos acadêmicos solarísticos e ao invés de entender um pouco mais sobre Solaris eu fiquei foi perdida e sinto que construí uma pequena lacuna totalmente em branco (provavelmente irei reler esse livro).

Tirando esse pequeno incômodo, a história é realmente interessante pois tudo o que envolve o oceano inteligente é realmente curioso, principalmente porque ele é capaz de desenvolver formas do imaginário humano e ao longo do tempo ele evoluí e cria "hóspedes" para os habitantes da estação, pessoas que em algum momento foram importantes na vida dos três cientistas que ali restam e que já não estão mais vivas. Me pergunto se o oceano sabia do fardo que todos ali iriam carregar com esses "hóspedes" ou se talvez estivesse dando uma chance para que eles pudessem viver uma vida diferente do que foi no passado, talvez um presente? Jamais saberei a verdade.

Não vou ficar filosofando mas gostaria de acrescentar que a discussão psicológica que o livro aborda também me fez perceber que o ser humano tem a capacidade de ir longe descobrir do zero outros mundos, mas não é humilde o suficiente para olhar dentro de si mesmo, dentro do seu próprio mundo e reparar seus próprios problemas.

Renan320 07/06/2023

Resenha de "Solaris"
Segue um trecho de meu texto sobre o livro, te convido a dar uma olhada no link do meu blog "Deslocamentos":
"Lem fornece-nos um tipo de encontro que considero um dos mais proveitosos em termos literários, filosóficos e poéticos, entre uma psicodelia imaginativa e erudição, experiência e especulação, na forma de um quebra-cabeça - não à toa fosse muito chegado em Philip K Dick, que pese suas diferenças. Solaris é um livro para se pescar perguntas, todas elas implantadas de maneira implícita, parabólica."

site: https://deslocuz.blogspot.com/2023/06/solaris-de-stanislaw-lem.html

Paulo.Vitor 05/06/2023

"Não precisamos de nenhum outro mundo. Precisamos de espelhos"
Eu sou uma pessoa que gosta bastante de ficção científica. De Philip K. Dick até Asimov, podemos nos aventurar por diversas temáticas diferentes envolvendo os mais diversos tipos de personagens. Porém, o que vemos aqui em Solaris, é algo totalmente diferente.
É uma ficção científica que não se importa com os clichês, e definitivamente, não é um livro que está interessado em quantificar ou qualificar as inovações humanas ou em imaginar novos impérios galácticos, mas sim, um livro que nos faz olhar para nós mesmos, como humanos.

Protagonizado por um psicólogo (dotado de vasto conhecimento de Física, Biologia e Química) que, chega ao planeta depois de mais de 100 anos de sua descoberta, para estudar e analisar, não só os 3 cientistas que lá estavam como também o próprio planeta, que acreditam (apesar de ser praticamente 100% composto de água) ter consciência.
Creio que posso dizer, sem estragar a experiência de leitura, que o oceano não se comunica e não é representado como as versões que conhecemos de extraterrestres, na verdade, é válido dizer que ela na verdade, não se comunica verbalmente, mas que mesmo assim, o impávido oceano, consegue fazer todos os cientistas do mundo terem milhões de dúvidas, mesmo após 100 anos de estudo.

Definitivamente este, foi uma das minhas melhores leituras de 2023, e talvez da vida, e vou me limitar a dizer o básico para não estragar a experiência de leitura. Veja bem, o livro, por ser protagonizado por um psicólogo, já é um prenúncio do que está por vir, portanto, esteja pronto, para ler uma obra que trata sobre questões humanas, não só sobre as questões mal resolvidas do protagonista que voltam, em carne e osso (ou quase) para o confundir, como sobre anseios dos humanos num geral, sobre limitação do intelecto e até sobre a criação dos universos. Creio que muitas das obras atuais, como o anime Neon Genesis Evangelion, o filme A Chegada e o Interstellar tem referências e inspirações retiradas daqui.

Uma obra atemporal, que não atoa é considerado uma das melhores ficções científicas de todas. Recomendo demais a leitura. Comprei e li a versão de capa rosa, da Aleph de 2017, mas gostei tanto do livro que sinceramente quero a de capa dura.

Pâmela 04/06/2023

Início muito intrigante e me fez querer ler cada vez mais.

Mas a cada diálogo técnico de páginas e páginas de escritas específicas sobre um planeta que não existe, com termos e palavras inventadas (inclusive, isso foi muito genial) eu ficava muito entediada e só queria que acabasse logo, mas ao mesmo tempo tentando absorver o máximo de informações, mesmo não entendendo nada.

Eu sinto que o autor mudou de foco várias vezes durante o decorrer do livro.

Tinha vários pontos a serem mais explorados e que eu fiquei super curiosa em saber, mas não foram esclarecidos.

O final não fez sentido para mim e saio da leitura com a sensação de história incompleta.

Wania Cris 31/05/2023

Acho que o oceano me engoliu...
Leitura que estava programada há anos só agora finalmente entrou na lista... e foi uma pena que não tenha sido melhor apreciada...

O início do livro é bastante promissor. O psicólogo Kris Kelvin chega na estação de Solaris e percebe um clima tenso no ambiente, recebendo a notícia de que seu conhecido na missão havia falecido e então ele próprio começa a notar coisas estranhas ao redor dele e que devem ter ligação com a morte de Gerbarian... daí pra frente a porca vai pro brejo.

Amontoados de explicação dadas por pessoas que não sabem de nada do que acontece. Um oceano que estaria controlando mente e ações das pessoas. Pessoas que, do nada, aparecem sem ter como terem aparecido... um monte de coisa doida.

As ilações filosóficas comprometem muito o ritmo de leitura e teve noites em que mal passei de uma página pra outra antes de cair no sono (pra isso foi realmente bom).Não tive qualquer sentimento empático pelas personagens, nenhuma delas. Pouco me importei com suas questões e seus destinos. Por mim, todos seriam arremessados no oceano e pronto.

Acredito que a tradutora Eneida Frave deu o seu melhor nessa edição, mas, pouco pode fazer por melhorá-lo.

@letravermelha 29/05/2023

Monstro perturbador !
Provavelmente não vamos aprender nada sobre ele, mas talvez sobre nós mesmos" . Publicado em 1961 esse clássico da ficção científica conversa principalmente com questões existenciais e filosóficas. A narrativa traz tons de suspense e medo, semelhante à um Thriller bastante psicológico. .

Stanislaw narra a ida do psicólogo Kris Kelvin a Solaris com propósito de estudar o oceano vivo e possivelmente inteligente . Quando Kelvin chega na estação ele é recebido de maneira ostil e o logo entendemos que os cientistas estão sendo perturbados por estranhas aparições . .

Oque eles sabem é que esses espectros são criações do oceano. O plasma monumental pega oque mais está enraizado, o traço mais marcante de memória, sonda seus desejos mais antigos e os materializa naquelas aparições. "As aparições são projeções materializadas do conteúdo existente em nosso cérebro sobre certa pessoa". .

Supõe-se que essas criaturas têm algum propósito. Porém o oceano não é agressivo e não tem motivação violenta. Tornando o propósito do oceano na materialização das criaturas totalmente obscuro. .

Nas conversas entre os cientistas o assunto Solaris é tido como uma "causa perdida", afinal nos Cem anos de estudos eles não conseguiram entender os processos que ocorrem no oceano de plasma. .

E assim bem é o ser humano. Se ele se depara com algo que não conhece ou compreende ele apenas desiste de entender e abandona o assunto . Assim como faz com outros seres humanos : Se não o compreende o exclui . Se não conseguimos nos compreender, como Conseguiremos entender o diferente e incompreensível que está além das estrelas?

site: https://www.instagram.com/p/Bv9La8Ngeyy/