Solaris

Solaris Stanislaw Lem

Resenhas - Solaris

Mayara Cardoso 25/03/2023

O livro é muito diferente e tem uma história muito intrigante, mas o final foi meio decepcionante.

Solaris é um planeta cheio de mistérios que queremos conhecer. Temos aqui um livro que trata de muita teoria e de uma forma que dá pra entender com muita facilidade.

Apesar de toda construção no livro, o fim foi meio decepcionante, já que não traz nada de novo para o protagonista, que na minha visão é até uma regressão do progresso que ele teve no começo do livro.

O protagonista tinha superado da sua forma um acontecimento e voltou a ter que lidar com tudo de novo no final.

Isadora823 23/03/2023

Solaris
Uma ficção científica sobre um planeta que tem muitas teorias e hipóteses, mas se tem certeza de muito pouco. Foi uma leitura pouco cansativa e morosa, visto que tem muitos termos técnicos científicos, as vezes bem extensos sobre o planeta. Tirando isso é uma leitura boa, juntamente com Kris, queremos saciar essa ansia pelo desconhecido de Solaris.

Michele Alberton 21/03/2023

É um livro de ficção científica bem diferente, na minha opinião, pois o foco não é tanto a ação e sim o psicológico dos personagens. Isso fez a leitura parecer mais densa do que estou habituada, em se tratando de ficção.

Astronautas vão ao planeta Solaris estudar e observar o mar do planeta, e todos os estudos levam a crer que ele (o mar) é um ser vivo, consciente.

Coisas muito estranhas acontecem aos observadores na Estação, e podem estar sendo causadas pelo mar.

Os eventos extraordinários colocam os humanos em situações complexas, onde eles precisam lidar com seus mais profundos traumas...

É um bom livro. Mais lento, mais filosófico, profundo até.

Nica 15/03/2023

É bem diferente
É um clássico da ficção científica e é legal pra entender toda a posição do autor e tudo que isso carrega, mas não é uma história particularmente enervante ou cativante. É bem triste em vários momentos e eu particularmente me senti bastante esquisita depois que terminei. Não acho que leria de novo.

Marcelo 26/02/2023

Leitura Interessante
Não sou um grande fã de ficção científica, mas gostei dessa leitura. Não foi minha melhor experiência, mas ainda sim foi muito prazerosa e me propiciou horas agradáveis.

Rian gomes 20/02/2023

Autoconhecimento
Se conhecer e lida de frente com os problemas não deixando de lado, superá-los em um planeta que nos força a descobri o nosso lado íntimo

Paula.Carvalho 19/02/2023

Li arrastado
Definitivamente, ficção científica não é meu gênero literário! ?
Insisti por estar interessada no desenrolar da trama psicológica e de relacionamento entre os personagens... mas confesso que pulei todas as páginas de "teoria solariana" kkkkk
Pra quem gosta... um prato cheio! Kkkk
Fernanda 28/03/2023minha estante
Nossa moça, eu AMO ficção científica e esse livro pra mim foi horrível, um dos piores do gênero! Se eu pudesse indicar, com certeza seria um livro da Becky Chambers!

Fernanda 28/03/2023minha estante
Vc ainda deu 4 estrelas, eu joguei 2,5. Kkkkkkk

Jheny.CorrAa 05/02/2023

É complicado...
Tem que ter paciência para ler esse livro. É muito difícil entender as coisas referente ao planeta onde Kevin vive, é uma loucura, fora que os conceitos físicos citados são mt difíceis de acompanhar. Para montar a história na minha cabeça foi muito difícil.
A história é interessante, pois Kevin tem que lidar com problemas do passado atormentando ele diariamente, a gente se coloca no lugar dele e fica agoniado lendo, mas é muito boa a história.

Fellipe 02/02/2023

Incrível!
Kelvin está em Solaris, um planeta um tanto esquisito, com um mar de gel que, aparentemente, tem vida e inteligência. Ele gera coisas, objetos, pessoas! Os personagens desse livro recebem "hóspedes", que de alguma forma parece dar vida a alguma culpa, algum pesar que o personagem carrega. Assim, descobrimos junto com o Kelvin quem é o seu hóspede. Eu achei esse livro incrível, com muitas reflexões legais e com brechas para inúmeras interpretações! Fiquei muito curioso a respeito dos filmes.

Bruna Fernandes Ribeiro 01/02/2023

No começo eu não tava entendo nada, no final eu tava no começo.

Esse livro possui muitas passagem teóricas, fica páginas e páginas explicando coisas e isso fica muito cansativo. Me perdi várias vezes nesses momentos. Quando tinha os diálogos e os pensamentos do personagem as coisas passavam bem rápido. Gostei da ideia da história e da maneira que foi construído esse planeta Solaris, mas me cansou muito terminar esse livro.

Pedro.SaintJust 30/01/2023

No fim, somos todos humanos.
Essa história é um turbilhão de complexidade inexplicável em uma ocasião mais curta que uma palestra. Portanto, me atenho a um dos principais eixos narrativos que é a nossa relação com o passado.
Tenho uma identificação um tanto peculiar com esse livro, dado que conheci a história em um passado estimado e já um tanto longínquo, mas cujas marcas das pessoas que não mais seguiram comigo, permanecem fortes no meu amago.
Não temos como abdicar de uma leitura psicanalítica do simbolismo dos "visitantes", e do oceano em si. A influência dos afetos que carregamos, consciente ou inconscientemente, tem sempre o poder de nos afetar, mesmo quando presos na nossa cabeça. Imagine você, encarando um memoria poderosa, materializada na sua frente.
O que é magnifico é perceber que, mesmo cientistas friamente preparados para os rigores de uma pesquisa extenuante e densa, com a mente tida como maquinas quase perfeitas, serão sempre humanos. Sempre escravos dos nossos sentimentos.
Deixo, por fim, o link para a atemporal adptação para o cinema feita por Tarkovsky.

site: https://www.youtube.com/watch?v=Z8ZhQPaw4rE&ab_channel=Mosfilm

renancordeiroa 24/01/2023

Muito bom livro, li já tendo assistido ao filme, e são abordagens até que parecidas. Se perde um pouco nas partes em que vai descrever a história e formações do planeta

Gabriela.Alvim 21/01/2023

preguiçaa
No inicio fiquei um pouco confusa mas só ate me acostumar com o estilo da escrita. Após isso, realmente fiquei envolvida e presa no enredo e, como nunca tinha lido nada com suspense, aflita e até "temerosa" com o que poderia de basear o plot. Só que a partir de uns 50% perdeu tudo para mim. O personagem ia para a biblioteca ler e então a escrita ficava uns 10% só explicando o que ele leu sem NENHUMA pausa- ainda por cima com parágrafos que dava a tela inteira do kindle ou mais.
Achei o fim bem merreca é cheguei nele arrastando. 2.5 pela parte que me prendeu.

Lucas 12/01/2023

Ficção Filosófica
'O homem partiu para a descoberta de outros mundos, de outras civilizações, sem ter inteiramente explorado seus próprios abismos, seu labirinto de corredores escuros e câmaras secretas, sem ter penetrado no mistério das portas que ele mesmo condenou'

Como compreender algo que vai alem de nossa compreensão?

Imaginar algo diferente do que vimos tentar encontrar uma verossimilhança não é fácil.

Por isso Solaris é estudado por décadas pelas maiores mentes cientificas desde sua descoberta, como um planeta tão peculiar formado por um gigantesco oceano e que está orbita de dois sois pode ser inteligente? E como ele influencia a mente de quem ousa tentar entende-la?
No inicio pra metade do livro confesso que senti um temor com as descrições das aparições do recém chegado protagonista e a estranha forma de agir dos outros que estavam na estação em Solaris, e isso me intrigou e me fez avançar rapidamente no livro para saber mais.

O livro é rico em detalhes, descrições, ciência e filosofia, não achei nem um pouco arrastado pois me interessa saber mais.

No final continuamos sem entender o porque das coisas mas compreendemos um pouco mais da nossa própria natureza humana, acho muito interessante a hipótese do protagonista em pensar que Solaris possa ser um deus imperfeito em seus primeiros anos de vida e que viu a humanidade como seu chocalho cósmico.

Enfim, existem muitos pormenores que ainda estou tentando digerir, mas minha leitura foi rápida e esse livro se tornou um dos meus favoritos.