Solaris

Solaris Stanislaw Lem

Resenhas - Solaris

Emanuel Xampy Fontinhas 26/05/2023

Você abre pensando em um livro de ficção científica e se depara com uma história sobre amor e perda. É uma história tocante, tem uma boa base teórica, mas se leva muito a sério, o que pra mim deixou a leitura lenta. O foco é nos dois personagens principais e algumas coisas que ocorrem durante a história ficam em aberto, de uma forma que passa uma sensação de incompletude.

Kelvin12 23/05/2023

Decepcionante
Fico até um pouco chateado com está escrevendo essa resenha, pois era um livro que eu tinha boas expectativas (até pq o protagonista tem o meu nome ?). Mas foi uma pura decepção, os diálogos científicos são muito chatos, chatos e grandes, em vez de iluminar minha cabeça eu fiquei foi boiando, não entendia nada dessas partes que compõem uma parte significativa do livro.

O que se salva pra mim são alguns diálogos isolados e algumas interações entre a Rheya e o Kelvin, sendo esses os únicos momentos que eu tive um certo carinho pelos personagens.

Infelizmente me decepcionou demais, esperava muito desse livro mas é assim mesmo, nem todas as leituras são incríveis.

Kellven.Vilhena 22/05/2023

Quase técnico sobre um planeta vivo
Solaris começa instigante com um terror legal, mas depois acaba como um livro quase técnico sobre um planeta fictício e suas particularidades incompreensíveis. É legal.

Alana_Gomes 17/05/2023

Ainda preciso de tempo...
Eu ainda estou processando esse livro, não tenho uma opinião formada. Até mais ou menos o meio do livro eu estava gostando bastante. A história me deixou intrigada, atenta. O clima era uma verdadeira angústia.
Eu esperava que, como na maioria das histórias, eu iria começar a receber respostas conforme a narrativa fosse se aproximando do fim. Formulei minhas próprias hipóteses e esperei. Ledo engano o meu, as respostas não vieram.
Não que eu esperasse a solução de todos os mistérios. Sou uma pessoa que gosta de finais abertos e mistérios sem solução. Mas eu esperava pistas, sinais de luz no meio de todo essa escuridão. E não recebi nada, absolutamente NADA. O que me desconcertou um pouco e até me irritou.
Mas acho que o problema aqui na verdade é comigo. Eu tinha minhas espectativas, além de uma visão sobre o que é um livro de ficção científica. Mesmo sem saber do que se tratava a história eu já esperava algo. E eu não encontrei o que eu buscava. Assim como a humanidade não encontra o que busca em Solaris.
Nós vamos ao encontro do desconhecido esperando dar de cara com o conhecido. E quando nos separamos com algo que não entendemos ficamos emburrados e irritados.
Solaris não é exatamente um livro de ficção científica. Acredito que seja mais uma discussão filosófica em um cenário de ficção científica. E isso não é um problema, é apenas diferente.

fran_b07 17/05/2023

Nesse ano eu não estou tendo sorte com Sci-fi, só um que eu li e gostei, o resto foi pura tortura.

Quando eu li a sinopse desse livro, fiquei muito curiosa, pois parece ser bem interessante, e até uns 30% eu estava empolgada com a história, depois foi só ladeira abaixo.

Não consegui me conectar com os personagens.

Acho que as partes piores eram quando o personagem principal ia para a biblioteca, e enquanto ele fazia as leituras começava a filosofar coisas sem sentido algum, se não tivesse essas partes o livro teria bem menos páginas.

Uma história cansativa, que eu não via a hora de acabar.

Diego Viegas 16/05/2023

Antes de ler eu já sabia que o foco do livro não seria ficção científica, mas acabou se mostrando demasiadamente filosófico de uma forma que eu não estava preparado para ler.

Achei que as partes falando sobre o planeta Solaris iriam ser meu ponto de maior interesse no livro, mas na verdade eram longas e enfadonhas explicações cheias de jargões científicos, mescladas com a já citada filosofia, que me fizeram ter dificuldade para terminar a leitura.

Eu tinha ficado bem empolgado para ler esse livro por causa da sinopse muito interessante, mas não foi o que eu esperava. Talvez em outro momento da minha vida eu consiga ler esse livro de novo e absorver mais sobre a mensagem passada, mas no momento não me agradou.

OBS: o livro foi escrito na década de 60. Então, podemos esperar pouquíssimo protagonismo feminino e vários estereótipos de gênero, além de uma descrição bem racista em certo trecho da história. Essa última é bem notável, infelizmente.

edisik 04/05/2023

Puxa. Estou tentando colocar minhas ideias em ordem para ver se entendi esse livro. Muita explicação científica, muita filosofia. Tem umas partes, que dão vontade de largar o livro de tão chatas.

Ana 27/04/2023

Um soco na cara
Só posso definir como um livro fantástico
Solaris é um livro que vai falar sobre o planeta Solaris e todos os experimentos que já aconteceram no planeta, ao mesmo tempo que acompanhamos um psicólogo chamado Kelvin que vai para o planeta no intuito de ajudar com as pesquisas.
Acredito que o livro não é sobre a ficção científica em si, mas sobre nós como seres humanos que desde sempre achamos que somos o centro do universo.
Esse livro vai falar sobre até onde nossa capacidade vai, o que fazemos quando não somos capazes de compreender algo e como não percebemos até hoje como somos limitados.
Minha única crítica ao livro é que em certos momentos algumas descrições sobre o oceano se tornam muito longas e sem sentido, acabamos sabendo de conceitos que não agregam em nada na história, dá a sensação de que o autor inventou algumas características para o planeta e quis jogar todas essas informações em cima do leitor.
Tirando isso é perfeito

Ferreiro 27/04/2023

Ficção científica incrível
Com uma leitura acessível e trama envolvente, é uma ficção científica que explora seu universo de maneira profunda, apresentando uma história cativante.

Estante.dabru 21/04/2023

Solaris
Me interessei por esse livro pq gostei muito da sinopse e livros de ficção são meu fraco, porém não foi o que eu esperava. Não consegui me conectar com os personagens e não gostei da história. Achei cansativa e não via a hora de acabar. ?

Crislane 19/04/2023

Chato
Eu como uma leitora assídua de Ficção-científica e formada em Matemática não gostei mesmo. Kkkk
O livro é chato, os momentos em que ele vai pra biblioteca são os piores, não sei qual foi a intensão do autor, mas não convenceu.
Joceli 19/04/2023minha estante
Eu fiquei a leitura toda me perguntando se era burra, se tinha perdido alguma coisa ou se o livro era apenas ruim
Nunca cheguei a uma conclusão

Crislane 18/05/2023minha estante
Eu acredito, que muitos autores querem ser espertos e escrevem livros que fogem da realidade, não vai atrair ninguém esse tipo de leitura. Única coisa que gostei do livro, foi uma pequena conversa quase no final que faz uma critica a religião.

Rodrigo 28/08/2023minha estante
Você lê um livro de ficção científica e não quer que ele "fuja da realidade"? Rsrs Me parece que uma das "intenções" do autor com esse livro é justamente incitar a reflexão sobre vários tópicos que afligem o ser humano, memória, saudade, a insistente propensão do ser humano em conquistar e achar que é o único e especial no "cosmos", Solaris ria disso é fez a tripulação de gato e sapato, dentre outras coisas que amei nesse livro, mas lógico que a experiência é pessoal pra cada um

Jeferson 15/04/2023

Tinha um grande potencial
A proposta do livro é sensacional! Quando li a sinopse do livro pela primeira vez, fiquei com muita vontade de lê-lo.
O livro começa com uma pegada misteriosa, de suspense/terror psicológico, depois vai se desdobrando e atiçando a nossa curiosidade, porém quando o protagonista vai ler estudos sobre o planeta, aí o livro fica muito arrastado e o conteúdo dos estudos pro enredo eu achei bem irrelevante, até mesmo a ciência em si, eu que gosto de ciência, não gostei nada desses trechos do livro.
O final embora traga vários questionamentos filosóficos, eu não achei satisfatório...

Fernanda 28/03/2023

Dois pesos, duas medidas.
Olha eu acredito que temos aqui um livro que na verdade são dois livros, assim como nesse próprio livro se diz que existem duas formas de olhar o planeta Solares (na verdade não planeta mais o oceano) como aqueles que acreditam que vai existir o contato com o oceano e aqueles que acham que nunca vai existir o contato. O livro é uma mistura de filosofia com ficção científica mostrando um monte de dados sobre esse planeta chamado Solares e uma outra parte é o plot que acontece dentro do livro.
as coisas que acontecem com o protagonista ao entrar na biblioteca e toda vez que ele entra na biblioteca o livro vira outro livro de filosofia científica do planeta solaris e assim, é um pouco frustrante porque o plot do livro que mostra os acontecimentos que acontecem com o protagonista e como os outros dois caras que estão lá na estação no planeta solaris é interessante mas o livro acaba sendo massante, sendo irritante e não faz o menor sentido e não tem a menor importância nenhuma das partes extremamente bem detalhadas do planeta, para mim não faz muita diferença e isso me irritou bastante no livro muito embora o plot que poderia ter e desenvolvido poderia ter sido algo muito bom poderia ter sido algo especial mas no final das contas não foi

Suzana 26/03/2023

Achei fraco.
Talvez por não ter entendido o objetivo do autor, talvez por estar esperando um pouco mais de ação... O livro não é ruim se o leitor for procurar os significados filosóficos daquele oceano, mas eu gostaria de um final mais bem resolvido, com explicações mais concretas.

Aldemir2 26/03/2023

Penso, mas talvez eu não exista
Um planeta coberto por um mar vivo, uma estação de pesquisa isolada com uma equipe constituída por três integrantes e “aparições” surgindo para perturbar esses pesquisadores. Só de ler essa frase já parece que você sabe para onde essa história se encaminha ou que os conflitos serão bastante previsíveis, mas muito pelo contrário meu caro mafagafo.

Abordando questões existencialistas que te fazem questionar se até você mesmo é humano, Stanislaw Lem apresenta ao leitor em seu romance mais famoso, Solaris, uma história que pode ser bastante confusa ao mesmo tempo que o entendimento dela não carece de tanta coisa assim. Claro, a escrita meio técnica que o autor usa pode ser um empecilho para algumas pessoas, mas mesmo não sendo uma leitura tão simples assim, continua sendo uma leitura bastante necessária para quem se interessa por ficção científica e questões existencialistas dentro desse gênero que não tenho como negar ser um dos meus favoritos (boa parte das resenhas até agora foi de livros desse gênero).

A resenha completa sem spoilers, rápida para não entregar tanto assim do livro, mas sem deixar de comentar sobre o que eu achei junto com seus pontos baixos e altos, você pode conferir no blog, link abaixo.

❧ Solaris (publicado originalmente em 1961)
❧ Stanislaw Lem
❧ 320 páginas
❧ Editora Aleph
❧ Tradução de Eneida Favre
❧ ★★★★

site: https://lendocomogilmore.blogspot.com/2023/03/solaris-stanislaw-lem-penso-mas-talvez.html