Solaris

Solaris Stanislaw Lem

Resenhas - Solaris

Carla.Floores 29/01/2024

"Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, acorda." - Jung
Uma leitura sensorial, que alterna entre instigante e fluida e arrastada e técnica. Não se sabe a data em que os eventos ocorrem e embora seja tudo aparentemente futurístico há alguns aspectos retrôs ali, por exemplo, a biblioteca, as portas, o rádio preso numa sala específica.
Solaris, esse oceano gelatinoso regido por dois sóis, um azul e outro vermelho, é inteligente.

Pra quem curte, recomendo assistir Star trek: Voyager T04xE24: Kim, ao entrar em contato com um líquido rico em deuterium, esse líquido faz uma cópia exata dele e basta respirar o ar tóxico do planeta para que a cópia seja feita. Até mesmo as cores do planeta lembram Solaris.
E claro, recomendo assistir a adaptação feita por Tarkovski, que é tão contemplativa e sensorial quanto o livro (típico do Tarkovski).

“Você acha que ele não vai ter coragem de submeter aquele plano para a aprovação daquele areópago esclerosado, que nos mandou aqui como redentores dos pecados alheios? Você tem razão, ele vai se acovardar... mas só por causa do chapeuzinho. Sobre o chapeuzinho ele não vai contar pra ninguém, tão corajoso assim ele não é, o nosso Fausto…”

Esse planeta inteligente, cumpre o papel de um deus que cria à imagem do já existente (na mente).
Um deus imperfeito e em evolução.
Como a criação do planeta sempre era num aspecto repulsivo, naquilo que as pessoas não queriam lidar, elas tentaram (falhando miseravelmente – e aqui entra a parte técnica, do que são formados os “hóspedes” e o por quê de sua indestrutibilidade) de todas as formas se livrarem daquilo.
É basicamente sobre exploração extraterrestre, cujos cientistas se voluntariam e até se esforçam para ir e participar dessa descoberta assim como os soldados que vão para a guerra. E tudo o que lhes acontece. Resumindo, é uma alegoria à descabida sede humana de conhecimento e progresso além das fronteiras terrestres, sendo muito aqui ainda tão desconhecido, principalmente a psique.

“Alguém enfim deveria? Você está sentado aqui, você, criança no matadouro, e os pelos estão crescendo... De quem é a culpa? Responda você mesmo...”
Brujo 29/01/2024minha estante
Está aí um clássico que eu preciso ler !! Já está na minha estante !

Carla.Floores 30/01/2024minha estante
Quero só ver o que vai achar, Sidney! Sinceramente eu não achei essa coisa toda que dizem. E não pude deixar de comparar com um filme que descobri por acaso no livro "Perfil do Futuro" do Arthur C. Clarke, que é uma adaptação de "A Tempestade" de Shakespeare, chamado "O Planeta Proibido". Que tem a mesma essência porém menos parte técnica. Mas vai lá, se joga! Hehe
Vou acompanhar seus históricos.

Brujo 30/01/2024minha estante
Está na pilha de leitura, Carla ! Acho que vou pegar pra ler com outros clássicos que ainda não peguei, como Metropolis e Estranho Numa Terra Estranha

Carla.Floores 30/01/2024minha estante
Nossa, nem me fale de Estranho Numa Terra Estranha. Por mais que eu leia esse livro parece que não acaba nunca. Haha

Brujo 30/01/2024minha estante
Não é muito animador ... hehe?

Nati Sampaio 12/07/2022

O livro em si é uma obra incrível, baseada em uma ideia genial - de um oceano vivo e inteligente. Porém a leitura não é nada fluida, e confesso que quase desisti naqueles imeeeensos capítulos maçantes e acadêmicos cheios de explicações físicas, químicas e matemáticas.
O mistério do planeta foi o que me fez seguir em frente. Houveram inúmeras partes insossas, mas que dá pra aguentar pra terminar o livro.
O final achei pouco produtivo, pouco explicativo. De um modo geral, o livro tem uma pegada filosófica muito interessante, que valeu a pena ser lida.
Mas? não pretendo reler esse livro nunca mais. Foi difícil pra eu terminar, e vou precisar de material de apoio ainda!
GiSB 16/07/2022minha estante
Veja os filmes como material de apoio. Tem um russo e outro hollywoodiano. Vi ambos e gostei. Vi enquanto lia o romance. Ajudou bastante a entender o livro. Basicamente o planeta é ser vivo e todos que interagem com ele se tornam parte dele indissoluvelmente.

GiSB 16/07/2022minha estante
Enfim, o que chamamos hoje de teoria Gaia. Mas nessa caso, o planeta é a terra.

Nati Sampaio 19/07/2022minha estante
Vou procurar ver os filmes sim! Mto obrigada pelas dicas!

joão 25/07/2022minha estante
eu tenho essa regra de ler uns dois/três capítulos por dia, mas faltei EXPLODIR a cabeça de tanta informação nas leituras da biblioteca. tirando isso foi tudo lindo pra mim ??

Crislane 19/04/2023

Chato
Eu como uma leitora assídua de Ficção-científica e formada em Matemática não gostei mesmo. Kkkk
O livro é chato, os momentos em que ele vai pra biblioteca são os piores, não sei qual foi a intensão do autor, mas não convenceu.
Joceli 19/04/2023minha estante
Eu fiquei a leitura toda me perguntando se era burra, se tinha perdido alguma coisa ou se o livro era apenas ruim
Nunca cheguei a uma conclusão

Crislane 18/05/2023minha estante
Eu acredito, que muitos autores querem ser espertos e escrevem livros que fogem da realidade, não vai atrair ninguém esse tipo de leitura. Única coisa que gostei do livro, foi uma pequena conversa quase no final que faz uma critica a religião.

Rodrigo 28/08/2023minha estante
Você lê um livro de ficção científica e não quer que ele "fuja da realidade"? Rsrs Me parece que uma das "intenções" do autor com esse livro é justamente incitar a reflexão sobre vários tópicos que afligem o ser humano, memória, saudade, a insistente propensão do ser humano em conquistar e achar que é o único e especial no "cosmos", Solaris ria disso é fez a tripulação de gato e sapato, dentre outras coisas que amei nesse livro, mas lógico que a experiência é pessoal pra cada um

Claire Scorzi 01/02/2009

Não gosto de ficção científica, mas este é uma inesperada exceção! Um romance lindo, que revela tons melancólicos enquanto toca em temas como a persistência da memória, a saudade, a culpa, a responsabilidade pessoal diante do outro. Comovente e quase sempre ágil (menos o capítulo em que se narra a história da descoberta de Solaris e as teorias para "explicar" o planeta). Para ler e reler.
Paccelli 01/02/2009minha estante
Claire, como vc sou avesso a ficção científica, mas daquelas que a gente tem medo de abrir o livro e ser partido ao meio por um laser... Na linha que vc descreve acredito que "Duna" do Frank Herbert lhe apeteceria. Meio místico, meio folhetim, o "Duna" (pelo menos no seu volume inicial, antes do autor começar a ganhar grana)é uma leitura leve e surpreendente. Deixo aqui um fragmento, se me permite.

grande abraço

Litania Contra o Medo

(da Irmandade Bene Gesseritt)

"Eu não temerei.

O medo é o assassino da mente.

Medo é a morte pequena que tráz a obliteração.

Enfrentarei meu medo. Não permitirei que ele passe sobre mim ou através de mim.

E, quando ele se for, voltarei minha visão interna para olhar sua trilha.

Por onde o medo passou nada restou. Apenas eu permaneço... "

(" I must not fear.

Fear is the mind-killer.

Fear is the little-death that brings total obliteration.

I will face my fear.

I will permit it to pass over me and through me.

And when it has gone past I will turn the inner eye to see its path.

Where the fear has gone there will be nothing. Only I will remain. ")

Marta Skoober 27/05/2012minha estante
Como sempre você vai direto ao ponto. Parabéns!
Quando eu crescer quero ser como você! (rs)

alexandra165 16/11/2021

perfeitinho ?
amei demais esse livro! se tornou um dos meus favoritos (só não é o favorito dos favoritos, por conta da dificuldade que eu tive em entender certas partes kkkk). infelizmente não achei a trilha sonora certa para ler o livrinho então li sem som mesmo.
nem sei por onde começar cara... adorei tudo.
como já havia escrito no meu histórico de leitura, stanislaw lem demonstra uma precisão incrível nas suas descrições (apesar de muitas pessoas acharem que ele é maçador devido a isso, eu achei-as totalmente necessárias). elas ajudaram-me a acreditar na existência de solaris e a entrar de cabeça naquele mundo!
além disso, enquanto lia, só sentia um profundo sentimento de solidão, receio, mas ao mesmo tempo encanto... afinal é um planeta totalmente diferente.
o facto de stanislaw também ter falado das inúmeras teorias dos cientistas, dos períodos científicos e etc, cativou-me ainda mais. eu só conseguia pensar em como alguém tinha criado algo tão verdadeiro.
as divagações de Kelvin acerca do que realmente é o oceano foram outro ponto que eu adorei. eu me via fazendo aquelas perguntas também.
meio que stanislaw nos avisa que não podemos "julgar" solaris pelos conhecimentos que temos acerca da terra, já que aquilo ali é totalmente diferente, mas ainda assim, inevitavelmente, eu acabava por fazer comparações. e foi isso que explodiu minha mente. caso nós descubramos vida em um outro planeta temos que estar preparados para conceitos totalmente diferentes! o tempo pode ser diferente, a vida pode ser diferente, tudo pode ser diferente. isso fez-me parar parar pensar. o escritor, mesmo sendo um mero humano, parece saber do que está a falar e consege fazer um retrato cru de uma possibilidade real.
outra coisa que achei bastante interessante foram aquelas criaturas. sou da opinião que o oceano não fazia aquilo para nos machucar.
sobre o fim: achei inacabado, mas simbólico. o contato entre o ser humano e um ser vivo de outro planeta foi algo belo e emocionante.
não vou escrever muito mais aqui. o livro faz nos reflectir sobre vários aspetos, não só da vida aqui na terra, mas também da vida fora da terra. tem um monte de frases marcantes e consegue transportar-nos para uma realidade diferente. entendo o porquê de algumas pessoas não gostarem, principalmente no que toca à parte que descreve as criaturas de solaris.
ainda assim recomendo muito se vc se interessa pelo espaço e pelas reflexões filosóficas kkkk.
Barcelos 22/11/2021minha estante
Recomendo como trilha sonora a música Solari de Ryiuichi Sakamoto.

DANILÃO1505 25/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Ricardo Rocha 28/04/2011

um remédio contra a imortalidade.
Alguns livros valem porque são bem escritos e contam uma história. Alguns simplesmente são bem escritos e nos fazem refletir sobre idéias, a história é o de menos. Mas outros, longe de serem bem escritos, contam histórias tão magníficas que acabam também levando a reflexões sem qualquer virtuosismo do texto, apenas pelas implicações daquela ficção. Em geral os escritores de ficção científica fazem livros com essa característica. Philip K Dick, Asimov, de certa forma Alan Moore e, talvez mais ainda, Alexander Lem. Solaris é muito bem pensado, muito bem desenvolvido apesar do texto simplório, de tal modo que o texto nem parece simplório. A idéia do planeta cuja força ressuscita alguma coisa nas pessoas que dele se aproximam, e o que ressuscita, embora noutra dimensão, é tão real que passa a afetar a realidade ela mesma, é fantástica. De alguma forma o ser humano se sente restrito pela moralidade e gostaria de ser totalmente livre para agir como crer que deve, porém simultaneamente essa moral não se encontra apenas na ética exterior mas dentro de si mesmo, o que gera o conflito. E se gera conflito no indivíduo, em algum momento esse paradoxo transbordará para a sociedade. Lem inova porque para mostrar o dilema não se utiliza de alienígenas, ou replicantes, ou robôs, mas a própria consciência humana é o monstro, mas também o anjo.

Para não dizer que a trama é tudo em Solaris, conforme se aproxima o final do livro e cresce o suspense, cresce junto a beleza literária e a escrita de Stanislaw Lam ganha novos contornos ao ir definindo a conclusão. “Numa região indistinta, no coração da imensidade, longe do céu e da terra, sem chão sob meus pés, sem abóbada sobre minha cabeça, sem paredes, sem nada, sou prisioneiro de uma matéria estranha, meu corpo está untado por uma substância morta, informe. Ou, melhor, não tenho mais corpo, sou essa própria matéria estranha. Manchas nebulosas, de um rosa pálido, me envolvem, suspensas num meio mais opaco que o ar, pois os objetos só se tornam claros quando ficam muito perto de mim”. Toda a questão moral, o dilema da consciência de Kris, recebem esse não pequeno prêmio, que é estar expressado de forma lírica e ainda científica. Agora dá para perceber porque um dia Tarkovski disse “admiro profundamente, a segunda metade do romance”. Com certeza é aí, e eu arriscaria dizer no último terço ou quarto do livro que o autor é plenamente feliz em seu projeto. “Mas aí, quando [os objetos] se aproximam, são de uma nitidez extraordinária, impõem-se a mim com uma precisão sobrenatural.” E depois essa pérola: “O laboratório é o domínio de Sartorius. Ele está procurando um remédio contra a imortalidade.”

Um grande livro, que gerou um filme extraordinário - o russo, Solaris de Tarkovski.
Marta Skoober 27/05/2012minha estante
Concordo: "Alguns livros valem porque são bem escritos e contam uma história. Alguns simplesmente são bem escritos e nos fazem refletir sobre idéias, a história é o de menos. Mas outros, longe de serem bem escritos, contam histórias tão magníficas que acabam também levando a reflexões sem qualquer virtuosismo do texto, apenas pelas implicações daquela ficção.
Pena que lembre tão pouco do que li há muito tempo atrás...

sagonTHX 07/09/2012minha estante
Numa época em que vemos uma enxurrada de chick lits e romancinhos teenages no mercado literário, encontrar uma opção 100% ficação-científica, como nos bons e velhos tempos, é um tesouro, uma preciosidade. Raridade, pra dizer o mínimo. É um bom livro, leitura obrigatória aos fãs de Sci-Fi!

Paula.Carvalho 19/02/2023

Li arrastado
Definitivamente, ficção científica não é meu gênero literário! ?
Insisti por estar interessada no desenrolar da trama psicológica e de relacionamento entre os personagens... mas confesso que pulei todas as páginas de "teoria solariana" kkkkk
Pra quem gosta... um prato cheio! Kkkk
Fernanda 28/03/2023minha estante
Nossa moça, eu AMO ficção científica e esse livro pra mim foi horrível, um dos piores do gênero! Se eu pudesse indicar, com certeza seria um livro da Becky Chambers!

Fernanda 28/03/2023minha estante
Vc ainda deu 4 estrelas, eu joguei 2,5. Kkkkkkk

Aruan.Santos 05/04/2024

Um planeta que eu gostaria de conhecer
Fico me perguntando que memória, que hóspede esse oceano misterioso traria de volta pra mim, mas acho que já sei a resposta. A pergunta que eu não sei responder é se eu seria um Kelvin ou Gibarian.
Wercton 05/04/2024minha estante
Se ainda não assistiu, recomendo a adaptação do Tarkovski desse livro. Muito boa.

Aruan.Santos 05/04/2024minha estante
Sim, quero assistir tbm, já deixei salvo no yt.

DeiaMolder 23/07/2018

Estranho
Essa foi minha primeira experiencia com ficção científica e ainda estou tentando processar.
Para mim é difícil imaginar o espaço, me traz muita solidão e angustia, pode ser estranho, mas é assim que me sinto.
Posso dizer que foi bem escrito, crível com toda a bibliografia ficcional que o autor traz, por vezes enfadonho na descrição dos fenômenos e dessa bibliografa e terminou estranho como o livro. sem mais dizer.
Agnaldo Alexandre 28/01/2019minha estante
Não considero uma boa leitura como primeiro contato com a ficção científica, pois é pesado por ser muito descritivo, e diálogos estranhos que fazem parte da história. Eu indico (caso não tenha lido), O cair da noite de Isaac Asimov, ou o Fim da Infância do Arthur C Clarke, e ainda O homem que caiu na terra do Walter Tevis.

DeiaMolder 06/02/2019minha estante
Obrigada, irei pesquisá-los.

01/02/2021

Bizarro
Ainda não sei o que dizer sobre esse livro... se amei ou odiei. Não gosto muito de finais abertos.. e o livro tinha muito termos técnicos.. uma mistura de ficção científica com suspense. Como você imagina o primeiro contato com um planeta que existe vida alienígena? Sofri para finalizar esse livro ele se perde na metade... talvez não tenha funcionado para mim. Boa sorte a todos.
Isabella 03/02/2021minha estante
aii deu vontade de ler

Vira.Livro 24/07/2023

Começou muito bem, mas do meio para o final se tornou monótono e eu não sabia para onde o autor ia. Me deixou com um sentimento de decepção, especialmente pelo início ter sido bom.
Danniki 26/07/2023minha estante
Compartilho da mesma sensação. Que triste!

Ivan 12/09/2021

Uma viagem pela ciência e pela mente
Publicada originalmente em 1961 pelo escritor polonês Stanislaw Lem, a obra é referência no gênero Ficção Científica. Solaris nos presenteia com um tipo de história que pode ser desenvolvida e debatida em seus mais diversos aspectos, sejam eles científicos, psicológicos ou filosóficos.

Solaris é um planeta peculiar que orbita dois sóis e é todo coberto por um oceano. Este oceano é um imenso ser vivo, provavelmente inteligente. Toda uma ciência foi criada para estudar o planeta: a “solarística”. Uma estação flutuante foi construída para ajudar os pesquisadores.

O livro traz a história do cientista Kris Kelvin, psicólogo que vai ao planeta Solaris para estudar o oceano vivo. Mas ao chegar na estação espacial, Kelvin encontra colegas de trabalho hostis e amedrontados. Logo ele descobre que esses respeitados cientistas estão sendo perturbados por estranhas aparições, que também começam a afetar sua própria percepção. O que ele vê são suas memórias mais obscuras e reprimidas, materializadas por obra de alguma misteriosa força atuante no planeta.

As aparições têm corpo físico e conversam, ainda que de maneira confusa. São projeções de lembranças, de coisas reprimidas e guardadas na mente dos cientistas da estação. Portanto, cada um tem uma aparição ligada à sua própria história. Apesar de todo o mistério, a única aparição que conhecemos de fato é a da antiga namorada de Kris, chamada Harey.

O mote principal da obra é uma ideia de que as diferenças entre o ser humano e formas de vida alienígenas podem ser tão profundas que conceitos básicos para a civilização terrestre não poderiam ser aprendidos e interpretados. O livro também aborda aspectos psicológicos dos personagens, já que o ponto focal da história se dá com base nisso.

Solaris apresenta uma história complexa, apesar de a trama transcorrer num curto período e sob o viés de um único personagem. Ela é apresentada em primeira pessoa. Apresenta questões importantes como: o que a humanidade busca no espaço? Que sentido estamos dispostos a encarar como resultado dessa busca? Até que ponto essa busca vai compensar nossa falta de autoconhecimento? E o ápice da trama é discussão filosófica que oscila entre a fé absoluta e o niilismo mais cru possível.

O livro é envolvente desde o começo, e o mistério do planeta, associado às experiências perturbadoras do narrador quanto à aparição de Harey e ao fato de que seus companheiros parecerem estar tramando contra ele. A leitura tem boa dose de suspense e mistério. Mas não dá para dizer que é fácil ler Solaris. Uma parte do livro se dedica a às explicações dos fenômenos que ocorrem em Solaris. Algumas pessoas acharão estas explicações sobre “solarística” chatas e cansativas, mas elas são necessárias para entender a dinâmica dos estudos sobre o planeta e quão pouco os cientistas o compreendem.

É impossível passar por ela sem refletir sobre nosso lugar no universo e todas as maravilhas e horrores que podem estar ao aguardo da humanidade lá fora. O final não oferece todas as respostas, e me deixou desejando uma continuação (que infelizmente não existe).

Uma ficção científica bem complexa, assustadora e imprevisível, que vai mexer com os sentimentos do leitor. Obviamente não é uma leitura que eu recomendo a todos, talvez seja necessário o “timing” certo para tanto. Ainda assim, apesar das ressalvas, é um livro que gostei. Quem se aventura na leitura, recomendo que tenham em mente que é um livro de 1961 e que estejam preparados para essas partes mais descritivas, assim vão aproveitar melhor a leitura.
xkaahsweet 19/08/2023minha estante
Esse livro tinha tudo pra ser muito bom, mas do meio do livro pro final o autor parece que ficou sem ideias e escreveu algo só pra publicar. Muito decepcionada

Eduarda Petry @paginaoito 19/11/2019

Uma leitura lenta mas que recompensa
No planeta Solaris, os humanos estão estudando um oceano que dá sinais de ser uma entidade viva, consciente e inteligente. Kris Kelvin, um psicólogo, é chamado para contribuir nessa tentativa de compreender esse ser e prestar suporte à equipe, uma vez que alguns acontecimentos estranhos e inexplicáveis estão acontecendo no laboratório em Solaris. Essas perturbações também afetarão Kelvin, trazendo á tona emoções reprimidas, sentimentos subconscientes e memórias obscuras.

Solaris é um livro que põe em perspectiva o que nós consideramos humano e nossas certezas como sociedade, questionando os limites morais da ciência, as consequências da exploração espacial e o que isso diz sobre a nossa natureza. Para Lem, essa obsessão da raça humana por criaturas além-Terra (sejam elas alienígenas, entidades mitológicas ou deuses criados pela fé) fala sobre o nosso medo de estarmos sozinhos. Da mesma forma, em Solaris, a ânsia dos cientistas de se comunicar com essa nova criatura é um reflexo da necessidade humana de ser compreendido. Buscamos comunicação por que queremos dialogar ou para provar algo? Na nossa arrogância, consideramos que esse ser, maior e infinitamente mais complexo, pode simplesmente não sentir interesse em nós?

Falar desse livro é? complicado. É uma leitura lenta e arrastada, com alguns capítulos que parecem intermináveis e sem propósito algum. No entanto, nas últimas 20 páginas, com a mudança do fluxo de consciência do protagonista, tudo parece se encaixar perfeitamente. A estrutura que Lem constrói é perfeita e sem falhas, nada está ali por acaso. É um livro que até hoje, alguns meses depois de ter lido, continua fazendo meu coração disparar. É engraçado, porque acho que não gostei tanto dele na época como gosto agora. Os questionamentos persistem em mim e, volta e meia, me pego pensando em Solaris. No oceano. No mundo lá fora. Mas mais do que isso, no mundo aqui dentro.
Isabella2243 07/07/2020minha estante
Adorei a resenha Duda, estou lendo Solaris agora e tô cada vez mais intrigada com o enredo desse livro, a leitura tá fluindo como água, a curiosidade de saber o que acontece no final é grande responsável, tô gostando

Junior.Dias 30/09/2023

Uma ótima ficção.
Um clássico da literatura que merece ser lido.
Um planeta distante da Terra que tem um vasto oceano.
Em sua passagem por lá, o protagonista vive emoções que vão fazê-lo pensar.
DANILÃO1505 30/09/2023minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista!

Resenha de Artista!

Rafael2046 14/09/2022

Comprei Solaris por indicação, queria descobrir mais sobre esse tal oceano vivo da obra. Confesso que foi uma das ficções científicas mais interessantes que já li, a ideia do oceano vivo é simplesmente genial, porém o que mais me pegou em muitas passagens foi o tom filosófico da obra do seu meio para o fim. A existência de Harey no livro nos faz questionar sobre a humanidade, o que é realmente ser um humano? Algumas passagens do livro são realmente cansativas pelo excesso de descrição da "Ciência Solaristica" e inclusive são até meio desnecessárias para o enredo, mas acho incrível o modo como o autor desenvolveu o texto da "Solaristica", um ótimo livro para os amantes do sci-fi.
Tuku Moura 11/11/2022minha estante
Resumiu bem. Talvez se fosse mais enxuto a impressão final fosse mais satisfatória