Solaris Stanislaw Lem

Resenhas - Solaris

Yago Grassini Prevot 24/05/2020

Solaris
Uma ficção científica excelente sobre o contato do ser humano com outro tipo de vida e com seu próprio interior.
Uma das melhores leituras do ano.

Luan 18/12/2023

Diário de impressão da obra Solaris, de Stanislay Lem
18% (06/12/2023)
Confesso que tive que reler o começo várias vezes pra entender o que estava acontecendo. Encontrei um erro de tradução.

50% (10/12/2023)
Ok, ficou interessante.

58% (12/12/2023)
Depois de um começo turbulento, confuso e mal escrito (talvez tradução?), o livro me fisgou. Agora, depois de elogiar e gostar, o autor simplesmente me apresenta o capitulo mais INTRAGÁVEL de toda a literatura. Uma verborragia desinteressante, desnecessária e esteticamente horrorosa. Dá vontade de pular e desistir. Imagino que intenção era dar profundidade descritiva (quase acadêmica) e filosófica para a passagem, mas só conseguiu irritar e fazer dormir. Vamos ver o resto do livro.

78% (16/12/2023)
Tá difícil. A escrita é simplesmente enfadonha, apesar do enredo interessante. Mas não vou desistir.

100% (17/12/2023)
Amém, terminei. Assim, eu entendo o motivo desse livro ser um clássico. Ele realmente trouxe algo de novo e fascinante para à ficção-científica de primeiro contato. Influenciou muita gente boa (recomendo muito o episódio 3 da terceira temporada de Love, Death and Robots). No entanto, a escrita do autor é horripilante. É como se um professor de física que nunca leu literatura na vida resolvesse escrever um romance. Alonga parágrafos inúteis, acrescenta advérbios e adjetivos como se fosse sucrilhos em uma tijela de leite e demonstra total inaptidão para fazer metáforas. Praticamente antipoesia.

Nota:2/10

riso 01/04/2020

Solaris
O romance tem como personagem principal Kris Kelvin, um psicólogo que foi enviado a Solaris, um planeta coberto por um oceano possivelmente inteligente. Junto com os colegas cientistas Kelvin passa os dias estudando o oceano vivo. Mas, coisas bizarras vão acontecendo no decorrer da história, como as aparições conhecidas como "hospedes". Kelvin, por exemplo, recebe a visita de sua mulher que cometeu suicídio anos atrás. A história é repleta de suspense e melancolia do início ao fim, e perguntas filosóficas que trazem grandes reflexões, do narcisismo do homem à existência de Deus. Sem dúvida é um livro de peso para quem gosta do tema.

Gabriel.Chiquito 04/03/2021

A insignificância da humanidade
Esse é um livro bem de ficção científica das antigas, com conceitos as vezes complexos e que exige muita imaginação. Mas ele também é totalmente diferente de tudo que eu já li no gênero, e é sensacional!!!!

A humanidade, na era das grandes explorações espaciais, acaba encontrando um planeta com um oceano do qual, depois de muitas décadas de incessantes estudos, só pode-se dizer que é VIVO e INTELIGENTE, mas nada mais que isso!!!!! Não entendem como funciona esse ser tão diferente de toda forma de vida, como ele pensa, como se comunicar com ele, como ele faz as coisas que faz, nada!!!! E, justo quando a humanidade entende que não há como evitar essa derrota da ciência e começa a desistir, fenômenos totalmente diferentes acontecem com os tripulantes da estação no planeta.

Esse livro me deixou quase 100% do tempo com um suspense, uma sede de saber o que acontece depois, uma vontade de nunca parar de ler, que há muito tempo eu não sentia. Leitura essencial para todos os fãs do gênero.

Junior.Castro 14/10/2022

Intragável
Demorei mais de uma ano pra terminar esse livro. Voltei, parei, voltei, parei. Mas finalmente veio aí. Agora posso dizer o quanto esse livro é CHATO. Não diria ruim, mas sim CHATO. Perdoe mas nunca mais. Sei que é antigo mas simplesmente NÃO. Ficou bom só de 80% pra frente e OLHE LÁ. Muitos conceitos de física, o que não me incomodou muito mas história é contada de um jeito tão monótona que perdeu o sentido e tornou mal explorado.

Nelson.Junior 02/12/2022

Planeta Vivo?
Um planeta que, aparentemente, tem vida própria intriga a humanidade. Um psicólogo é enviado para investigar a tripulação que está no planeta e é surpreendido. De certo modo, os tripulantes vêem vultos e pessoas que a tanto já estavam mortas. Resta saber, loucura ou realidade?
Livro show de bola, ficção científica com pitadas filosóficas.

giovana 17/04/2021

é claro que o tarkovsky fez um filme desse livro
afinal, é sobre amor e fé. literalmente, o psicólogo vai pra um outro planeta, muito conhecido porém ao mesmo tempo completamente desconhecido, pra se descobrir. ele passa a se entender la, com os acontecimentos. e os acontecimentos são proporcionados de uma maneira ?mística? por um ser ?místico? habitante (e dono-criador) de solaris. pequeno tarko cristão deve ter vibrado lendo isso aqui.
mas realmente, muito bom. bem descritivo, porém bem bonito. tem questões sociais datadas (vulgo o papel das mulheres nesse livro), mas foi escrito literalmente em 1960 ne. certas coisas são muito reflexo da época. enfim, ótima exploração da psique humana. o planeta solaris parece fascinante e parece q tem os pore-dos-sóis (nem sei se esse é o plural) mais bonitos do cosmos.

Brisa 12/03/2022

Esperava algo completamente diferente ao ler a sinopse e estou muito decepcionada. Criei uma expectativa que não foi correspondida.
Sinto que o livro foi, mais do que tudo, para apresentar a ideia desenvolvida de uma possibilidade de planeta nesse extenso universo.

Tábata 27/12/2022

Ler Solaris é um pouco como entrar num labirinto: você se perde, se encontra, se perde de novo, fica meio tensa, mas no fim se diverte, pensa na vida e acha a saída. Cheio de mistérios e metáforas, é um texto para ser lido com calma, o que, para os nervosinhos como eu, pode ser um pouco chato em alguns trechos. Mas é um ritmo que se justifica e ajuda a digerir a história, e vale a pena seguir na leitura e se adaptar, mesmo que seja difícil escrever uma resenha depois.

Michele Duchamp 29/01/2021

"Francamente, minha cara, eu não dou a mínima " - Oceano "Clark Gable " de Solaris
Resumindo o oceano de Solaris através de Clark Gable: “Frankly, my dear, I don’t give a damn”.

Primeiro, falarei sobre a edição física: a minha é a edição da Aleph, a primeira versão, capa dura e tons de branco e amarelo, gramatura das páginas mais grossinha, portanto difícil de amassar, bordas amareladas deixando o livro muito lindo quando fechado e uma pequena nota biográfica sobre o autor no final - no conjunto, um projeto gráfico belíssimo e muito caprichado! A tradução é direta do polonês e me pareceu muito bem-feita, embora eu não tenha conhecimento para julgar, avalio por não ter frases “truncadas” ou estranhas, sem naturalidade.

Ficção científica com uma pitada de Richard Matheson. Eu achei muito impressionante o fato de ser uma obra literária em toda a plenitude da palavra. Muito diferente da literatura americana. Compreensivelmente, por eles serem o berço de Hollywood, o estilo cinematográfico está entranhado na cultura e imaginação coletiva dos Estados Unidos; os autores americanos usam o mesmo jeito da mídia visual para narrar uma história, descrever as cenas, construir os personagens, imaginar reviravoltas e todo o esqueleto de um livro (essa característica tem prós e contras). Esse “problema” os poloneses não têm.

Eu não sou do tipo que acha que só quem é intelectual apreciaria essa história, mas não indicaria para ser o seu primeiro livro de ficção científica - é uma novela muito especulativa para ser o seu contato inicial. Tem algumas partes onde o Lem envereda no subgênero ficção científica hard, o que pode ser um pouco entediante para muitos - eu inclusive - mas as explicações ajudam a compor o pano de fundo de Solaris. Se você é o tipo de pessoa que acha que parar e ficar pensando por horas é uma atividade divertida, eu recomendo o livro. Mas se você acha imprescindível ler e sentir calafrios na espinha, ser surpreendido constantemente por plots twists e thrillers incansáveis, talvez ache um desafio concluir a leitura.

O plot está na sinopse - o psicólogo Kris Kelvin chega em Solaris para estudar o oceano vivo que, à primeira vista, não se comunica com seres humanos, apesar de possivelmente inteligente. Chegando lá, encontra uma realidade perturbadora.
São poucos os personagens - mesmo contando as “criaturas E” - e amei a escolha dos nomes. Eu preferia ter passado o livro na companhia de Snaut ou Sartorius - Kelvin é ingênuo demais, nem parece um psicólogo - mas entendi a escolha do protagonista. Acredito que a intenção do autor foi para aproximá-lo da personalidade do leitor, que, como o Kelvin, chegou agora nesse ambiente isolado e solitário.

“Nós somos banais, somos o capim do universo e nos orgulhamos desse nosso ordinarismo que é tão generalizado, e pensamos que tudo se pode acomodar nele. Esse era o esquema com o qual partíamos com coragem e alegria para a imensidão: os outros mundos! E então, o que são eles, esses outros mundos? Ou iremos dominá-los ou seremos dominados por eles, nada mais existe nesses cérebros nefastos, ah, não vale a pena. Não vale."

O final é um pouco aberto e não tem respostas para todos os segredos do livro - algo que só percebi depois - mas isso não me incomoda nem um pouco. Acredito que vai ser difícil superar essa leitura de 2021, um dos melhores livros de sci-fi que eu li. Vou procurar outras obras do mesmo autor, sem dúvida.

Cintia295 14/03/2022

Bom vamos lá, o começo do livro é muito bom te prende, deixa curioso, parece até um mistério no ar kkkk
Mas depois nossa foi só ladeira abaixo, deu sono, preguiça, zero vontade de ler, "o relacionamento", sobre Solaris foi muito chato na minha opinião.
Porém adorei essa frase e vou deixar registrada aqui.

"Não precisamos de nenhum outro mundo. Precisamos de espelhos. Não sabemos o que fazer com os outros mundos. Para nós basta este mundo, e ele ainda nos deixa boquiabertos."

Bel 14/12/2022

Essa foi uma leitura que eu arrastei por mais de um ano e enfim terminei porque não gosto de desistir de um livro, mas terminei sem entender nada.
Eu sei que o livro tem uma grande discussão filosófica sobre o ser incompreendido e etc, mas de incompreendido ficou eu e o livro. Acredito que para alguém pode ser uma leitura interessante com ótimas argumentações e discussões, mas para mim a leitura foi tão maçante que não sobrou energia para pensar sobre o que eu estava lendo de fato e refletir sobre isso.
No mais, achei uma premissa interessante, a história realmente tem um atrativo à primeira vista, mas o vocabulário utilizado também torna difícil de entender, tendo que reler o trecho várias vezes para enfim conseguir entender o que o autor quis dizer.

Silvio 01/01/2013

Embora o que mais chame a atenção nas histórias de ficção científica seja o exercício de imaginação em vislumbrar como seriam e viveriam os seres de outros mundos, o que realmente torna este gênero importante é o de fazer refletir sobre nossa própria condição humana, o que significa "ser humano".
Nenhum outro autor aborda essa questão tão bem quanto Stanislaw Lem em Solaris. Primeiro ao apresentar uma forma de vida totalmente diferente dos estereótipos dos ETs que estamos tão acostumados a ver no cinema e televisão, e que por isso mesmo nos causa um estranhamento ainda maior. Em segundo por colocar os personagens em dilemas psicológicos que no fundo são os nossos também.
Mais do que uma viagem rumo ao espaço exterior em busca de seres de outros mundos, Solaris é uma viagem ao espaço interior em busca de nós mesmos.

Nayany 15/09/2021

Estava com a expectativa altíssima por adorar a adaptação de Tarkovsky.
O livro tem seus altos e baixos,tem que ter um pouco de perserverança em alguns capítulos e o final foi por um caminho que me surpreendeu bastante.