Solaris

Solaris Stanislaw Lem

Resenhas - Solaris

Bruna Fernandes Ribeiro 01/02/2023

No começo eu não tava entendo nada, no final eu tava no começo.

Esse livro possui muitas passagem teóricas, fica páginas e páginas explicando coisas e isso fica muito cansativo. Me perdi várias vezes nesses momentos. Quando tinha os diálogos e os pensamentos do personagem as coisas passavam bem rápido. Gostei da ideia da história e da maneira que foi construído esse planeta Solaris, mas me cansou muito terminar esse livro.

Eduarda Petry @paginaoito 19/11/2019

Uma leitura lenta mas que recompensa
No planeta Solaris, os humanos estão estudando um oceano que dá sinais de ser uma entidade viva, consciente e inteligente. Kris Kelvin, um psicólogo, é chamado para contribuir nessa tentativa de compreender esse ser e prestar suporte à equipe, uma vez que alguns acontecimentos estranhos e inexplicáveis estão acontecendo no laboratório em Solaris. Essas perturbações também afetarão Kelvin, trazendo á tona emoções reprimidas, sentimentos subconscientes e memórias obscuras.

Solaris é um livro que põe em perspectiva o que nós consideramos humano e nossas certezas como sociedade, questionando os limites morais da ciência, as consequências da exploração espacial e o que isso diz sobre a nossa natureza. Para Lem, essa obsessão da raça humana por criaturas além-Terra (sejam elas alienígenas, entidades mitológicas ou deuses criados pela fé) fala sobre o nosso medo de estarmos sozinhos. Da mesma forma, em Solaris, a ânsia dos cientistas de se comunicar com essa nova criatura é um reflexo da necessidade humana de ser compreendido. Buscamos comunicação por que queremos dialogar ou para provar algo? Na nossa arrogância, consideramos que esse ser, maior e infinitamente mais complexo, pode simplesmente não sentir interesse em nós?

Falar desse livro é? complicado. É uma leitura lenta e arrastada, com alguns capítulos que parecem intermináveis e sem propósito algum. No entanto, nas últimas 20 páginas, com a mudança do fluxo de consciência do protagonista, tudo parece se encaixar perfeitamente. A estrutura que Lem constrói é perfeita e sem falhas, nada está ali por acaso. É um livro que até hoje, alguns meses depois de ter lido, continua fazendo meu coração disparar. É engraçado, porque acho que não gostei tanto dele na época como gosto agora. Os questionamentos persistem em mim e, volta e meia, me pego pensando em Solaris. No oceano. No mundo lá fora. Mas mais do que isso, no mundo aqui dentro.
Isabella2243 07/07/2020minha estante
Adorei a resenha Duda, estou lendo Solaris agora e tô cada vez mais intrigada com o enredo desse livro, a leitura tá fluindo como água, a curiosidade de saber o que acontece no final é grande responsável, tô gostando

Luciano Otaciano 18/12/2019

Livro surpreendente!
Olá queridos leitores e leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.

Ao ler o livro "Solaris" instigado pelo filme homônimo do Andrei Tarkovsky, em absoluto um dos meus filmes favoritos de todos os tempos. "De que tipo de livro o Tarkovsky pode ter tirado a ideia de fazer um filme assim? O filme é essencialmente imagético, alusivo, abstrato, atmosférico e nada "literário", por assim dizer. Provavelmente deve ser um livro comum de ficção científica, uma dessas obras banais que grandes cineastas utilizam apenas como ponto de partida material para pôr em movimento suas genialidades de criação audiovisual" – era isso que eu pensava em minha ingenuidade até pôr os olhos nos primeiros capítulos da obra de Stanislaw Lem. Para dizer o mínimo, em "Solaris" encontrei um verdadeiro portento da inteligência e da imaginação humanas. O livro de fato não tem muito a ver com o filme (a abordagem do livro é muito mais científico-especulativa, enquanto o filme é algo entre o onírico, o poético e, coisa rara!, o filosófico não-maçante), mas, a seu modo, as páginas também atingem níveis elevadíssimos de criatividade e inteligência. É ler para saber do que eu estou falando! Posso garantir que a experienciação de leitura é uma sensação única e dificilmente você conseguirá experimentá-la lendo outro livro. Recomendo muito a leitura. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!

Lucas Kemmerich 02/12/2022

Solaris, o planeta incompreendido
Solaris é um livro com uma grande carga reflexiva, visando a solidão, o que é real? Deus realmente existe? Qual o Deus que existe?
Solaris vai além quando as questões são seus questionamentos, porém perde quando se trata de narrativa. A questão da solarística que se torna exaustiva com a quantidade de informações impostas sobre esse assunto. Certas falas racistas também são encontradas aqui e por isso me fazem retirar uma estrela de sua avaliação. O próprio protagonista que de psicólogo não tem nada, raras são as citações a psicologia narradas durante o livro e nem seus próprios conflitos mentais ele consegue discernir.
Solaris, entretanto, é recomendado por mim, uma reflexão maravilhosa é trabalhada e sua história, também é muito interessante apesar do planeta - sério fiquei com dó - não ser levado a sério, parece que não cogitam outras possibilidades quando se referem ao que o planeta estaria querendo, mas achei o livro muito bom.

Fernanda 28/03/2023

Dois pesos, duas medidas.
Olha eu acredito que temos aqui um livro que na verdade são dois livros, assim como nesse próprio livro se diz que existem duas formas de olhar o planeta Solares (na verdade não planeta mais o oceano) como aqueles que acreditam que vai existir o contato com o oceano e aqueles que acham que nunca vai existir o contato. O livro é uma mistura de filosofia com ficção científica mostrando um monte de dados sobre esse planeta chamado Solares e uma outra parte é o plot que acontece dentro do livro.
as coisas que acontecem com o protagonista ao entrar na biblioteca e toda vez que ele entra na biblioteca o livro vira outro livro de filosofia científica do planeta solaris e assim, é um pouco frustrante porque o plot do livro que mostra os acontecimentos que acontecem com o protagonista e como os outros dois caras que estão lá na estação no planeta solaris é interessante mas o livro acaba sendo massante, sendo irritante e não faz o menor sentido e não tem a menor importância nenhuma das partes extremamente bem detalhadas do planeta, para mim não faz muita diferença e isso me irritou bastante no livro muito embora o plot que poderia ter e desenvolvido poderia ter sido algo muito bom poderia ter sido algo especial mas no final das contas não foi

etsilvio 09/04/2020

Interessante
Essa foi a segunda leitura. A primeira eu fiz ainda na adolescência, e confesso que naquela época, lendo numa edição em português de Portugal e num livro bem mirrado, me surpreendi mais. Não que a obra tenha envelhecido mal, mas parece que a viagem a Solaris é muito custosa, e só se pode ir uma vez. Gostei mais da minha primeira "viagem".

Fernando Campos Kanigoski 17/04/2020

Uma obra de ficção científica muito interesante. Há tempos não lia algo tão bom do gênero.

Mafê 30/05/2020

Merece uma chance
Tinha baixas expectivas: não foi um livro que quis ganhar, e nem tinha gostado da capa, gênero e premissas. Resolvi ler após dois livros ótimos, e não me arrependi. Foi uma grata surpresa, e elevou os meus padrões de ficções científicas.

É um livro calmo, lento, descritivo, e com capítulos que simulam textos científicos (explicativos, e com termos técnicos), mas tudo isso serviu pra realmente fazer com que eu me sentisse em Solaris, avistando o mar pela janela. Consegui sentir o contato frio do planeta, e de seus habitantes. Via e sentia a luz fria, seguida pela luz quase quente de seus dois sóis.
Consegui sentir o medo e o carinho, e por fim, visualizei o mar como o que ele realmente é; uma forma de vida tão diferente da nossa, nem melhor nem pior, e ele conquistou minha admiração.

Não é um livro com textos e palavras desnecessários. É tudo no lugar, pra que você sinta a experiência dos tripulantes.
Realmente diferente de tudo o que já li.

Pra algumas pessoas pode parecer cansativo e desinteressante, mas se você for com a expectativa correta, será uma leitura de alto nível. Leia aberto a experiência, mas se possível, leia!

PS: ele consta na lista dos 1001 livros para ler antes de morrer, entao realmente é um livro excepcional.

nai ng 16/06/2023

Entendi e não entendi (?)
Solaris foi o primeiro livro do gênero que eu li e confesso que tive dificuldade para absorver algumas coisas.

O livro passeia entre a filosofia e ficção científica, o que me pegou um pouco e tornando o último tópico um tanto desgastante por conta dos diversos textos acadêmicos solarísticos e ao invés de entender um pouco mais sobre Solaris eu fiquei foi perdida e sinto que construí uma pequena lacuna totalmente em branco (provavelmente irei reler esse livro).

Tirando esse pequeno incômodo, a história é realmente interessante pois tudo o que envolve o oceano inteligente é realmente curioso, principalmente porque ele é capaz de desenvolver formas do imaginário humano e ao longo do tempo ele evoluí e cria "hóspedes" para os habitantes da estação, pessoas que em algum momento foram importantes na vida dos três cientistas que ali restam e que já não estão mais vivas. Me pergunto se o oceano sabia do fardo que todos ali iriam carregar com esses "hóspedes" ou se talvez estivesse dando uma chance para que eles pudessem viver uma vida diferente do que foi no passado, talvez um presente? Jamais saberei a verdade.

Não vou ficar filosofando mas gostaria de acrescentar que a discussão psicológica que o livro aborda também me fez perceber que o ser humano tem a capacidade de ir longe descobrir do zero outros mundos, mas não é humilde o suficiente para olhar dentro de si mesmo, dentro do seu próprio mundo e reparar seus próprios problemas.

Alê Guimarães 04/06/2020

Esse é um livro que vai provocar reflexões em diversos momentos. Imagine -se revivendo um erro cometido na vida e tendo a oportunidade de agir diferente e assim eliminar a culpa.

Eduardo 25/10/2020

Solidão sob sóis
O livro é muito bom, principalmente no início, quando estamos entrando em contato com os fenômenos solarísricos. O romance perde um pouco do tempero quando começa a se prender nas explicações técnicas do planeta. Talvez seja um problema meu, que não sou muito fã de ficção científica, e que acabei indo com expectativas demais de ver muitas cenas de terror e drama... Diria que o cerne do que "Solaris" nos proporciona é a reflexão sobre a suposta grandiosidade humana e divina. No fundo não sabemos nada, apenas vivemos seguindo os nossos instintos, mesmo que esses façam uso de uma racionalidade mais ou menos sofisticada.

Luisvros 19/01/2021

Solaris
‘’Que realizações, que zombarias, que tormentos eu ainda esperava? Eu não tinha a menor ideia, e permanecia na crença inabalável de que o tempo das maravilhas cruéis ainda não tinha passado.’’ (p.310)

Solaris, escrito por Stanislaw Lem é um daqueles livros que dá um nó na cabeça da gente, algumas horas você se perde no meio das teorias científicas e séries de acontecimentos inimagináveis que são descritos durante o livro. Mesmo assim, é um livro absurdo.

Sem entregar muito sobre o livro, Solaris fala sobre a viagem de um psicólogo a um planeta coberto por um oceano vivo. O que começa como uma viagem espacial se revela como uma viagem ao subconsciente humano, onde as vergonhas, os medos, os amores são expostos para a equipe de cientistas que acompanham e estudam o planeta.

O livro, traduzido pela primeira vez diretamente do polonês é publicado aqui pela Editora Aleph em uma edição que faz jus ao livro.

Para aqueles que também se interessam por cinema, vale a pena conferir a adaptação feita pelo cineasta soviético Andrei Tarkovsky!

site: instagram.com/luisvros/

EduardoCDias 12/03/2021

Chato
Kris chega a Solaris, proveniente da Terra, para se juntar a três outros pesquisadores que se encontram numa estação no planeta. Quando chega percebe que algo está errado. Dois pesquisadores agem de modo estranho, um deles está morto e o lugar está uma bagunça. O oceano viscoso que ocupa quase todo o planeta e que, suspeita-se, seja um organismo vivo terá algo a ver com isso? Uma ótima ideia que se transformou num livro chato. Começa bem, mas logo entra por discussões científicas prolixas e sem sentido.

Gabs. A 26/03/2021

Terminei Solares ainda a pouco e estou completamente imersa no que acabo de ler.

Obviamente não é uma leitura que eu recomendo a todos, talvez seja necessário o time certo para tanto.

Ficção científica de fato, um tanto de filosofia também.
Um planeta oceânico vivo, um ser, um Deus capaz de trazer de volta pessoas que ja não mais vivem entre os vivo...
Seria uma premissa bem simples até, mas o autore acaba dando algumas voltas e não sei se por minha própria ignorância e falta de entendimento, achei algumas partes um tanto quanto maçantes e muitíssimo dispensáveis.

Como uma idéia, talvez até como um conto, achei incrível e adorei a premissa, apenas lamentei as partes técnicas demais, com suas bibliografias que acabam usurpando capitulos inteiros, faltando espaço para o desenvolvimento real da trama.

De maneira nenhuma eu desgostei, apenas acabei me enganando sobre a direção que Solaris iria rumar.

Omae 08/12/2021

Solaris convida o leitor a refletir a essência de um ser vivo, chorar pelos mortos e sentir a solidão do universo.