giovanna | @theuniverse_bookshelf
11/07/2020Leitura nem um pouco abençoada@theuniverse_bookshelf
"The Blessed - Abençoadas" é um livro YA que traz a história de três jovens, Agnes, Cecília e Lucy, que não se conhecem, mas acabam indo parar no mesmo hospital ao mesmo tempo por diferentes motivos. Cada uma delas tem personalidades e estilos de vida bem distintos: Agnes é uma romântica sonhadora, Cecília é uma cantora meio underground e Lucy é uma socialite adolescente. Sebastian, um rapaz misterioso que deixa um bracelete para cada uma delas naquela noite no hospital, é o elo que as liga e a partir do qual a narrativa vai se desenvolver.
Minha primeira consideração é que o plot é muito interessante e, até onde conheço, pouco explorado nos livros, ainda mais YA. Toda a premissa da história é baseada em religião, mas não de forma missionária ou enfadonha; é apenas a temática do livro do mesmo jeito que a mitologia grega é a temática de Percy Jackson, por exemplo. Assim, mesmo não sendo uma pessoa religiosa, estava muito intrigada para saber como a autora desenvolveu essa ideia, e devo dizer que infelizmente me decepcionei muito.
Os diálogos são muito bestas e vários deles trazem frases de efeito completamente toscas, há vários momentos que você se pega pensando "MAS O QUE FOI ISSO QUE EU ACABEI DE LER?", o plot é falho em alguns momentos, e há situações e ações incoerentes com a própria trama. É uma narrativa maçante e a maioria dos personagens é chato pra caramba. A impressão que eu tive foi que se trata de uma ideia muito boa, mas que a autora desenvolveu de forma muito ruim em todos os aspectos. E sinceramente, fiquei bastante incomodada com o título de um dos capítulos: "o estupro da fé".
Uma outra consideração é que, no entanto, o projeto gráfico é um dos mais lindos que já vi; o livro é todo ilustrado, e são ilustrações riquíssimas em detalhes. Muito bonito mesmo. Uma pena que a história não foi tão bonita assim.
PS: embora a editora não exista mais e esse livro não seja mais publicado, acho que cabe dizer que ele teve quatro (4!!!!) revisores e ainda assim a revisão está péssima! Palavras escritas erradas ("quando" ao invés de "quanto", "mas" ao invés de "mais"), palavras a mais, palavras a menos, várias vezes faltava o travessão na frase e outras pontuações também, pontuação errada, conjugação verbal errada, trechos repetitivos pelo uso da mesma palavra, além do fato de que há uma igreja na trama, e a primeira vez que aparece é chamada de Igreja do Sangue Precioso. Alguns capítulos depois ela passa a ser chamada de Igreja do Preciosíssimo Sangue... Parece uma falha de tradução, como ninguém percebeu? Outro erro de tradução está em uma música cantada por Cecília, primeiro uma das palavras foi traduzida como "acorrentada", e depois, "amarrada". Há uma cena em que é dito que um personagem foi "imobilizado fatalmente", mas ele não morre, então como foi fatalmente???? Neste caso em particular, não sei dizer se foi erro de tradução ou de escrita, mas são MUITOS erros, do começo ao fim, e isso com certeza contribuiu para a leitura ser mais enfadonha ainda.
2.5⭐️