Morte Súbita

Morte Súbita J.K. Rowling

Resenhas - Morte Súbita

Carol.Olsen 10/07/2023

Leitura maçante
Não sei por quanto tempo esse livro ficou parado na minha estante, então esse mês resolvi pegar ele pra ler.
Eu entendi o propósito do livro. Os personagens são feitos para serem detestáveis. Mas acho que esse tipo de narrativa não é pra mim.
Fiquei quase 1 mês presa nesse livro e tive que pegar um de fantasia pra ler junto com esse. Sem contar que as primeiras 250 páginas (ou seja, metade do livro) são um porre de chatas, quase desisti.
Enfim, não acho um livro ruim, mas com toda certeza não foi pra mim.

Fernanda631 05/07/2023

Morte Súbita
Morte Súbita foi escrito por Kennilworthy Whisp que é o pseudônimo de J. K. Rowling com data da primeira publicação em 27 de setembro de 2012.
Morte Súbita tem seu início com a morte de Barry Fairbrother, um importante membro da cidade fictícia de Pagford. Membro do Conselho Distrital, pai de família exemplar, treinador do time de remo da escola, Barry era uma pessoa cujo nome todos conheciam. Mas nem só de amizade e admiração eram feitas suas relações: no Conselho Distrital, Barry tinha muitos conflitos por defender o bairro conhecido como Fields – uma zona da cidade bastante pobre e com altos índices de criminalidade. E eu diria que aproximadamente uns 80% do enredo do livro rodeia todo esse conflito em relação a Fields e Barry, por mais que o personagem morra no prólogo. Mesmo sendo ausente, ele é uma peça-chave na trama.
A partir da morte de Barry, vários acontecimentos têm início. O casal Howard e Shirley Mollison (os maiores rivais de Barry no Conselho) se preparam para tentar eleger seu filho, Miles, como substituto de Barry; Samantha Mollison, esposa de Miles, se afasta cada vez mais do marido por essa decisão; Gavin Hughes, sócio de Miles, vive um relacionamento conturbado com a namorada, Kay Bawden, uma mulher com quem ele não tem coragem de terminar; Kay, por sua vez, lida com a revolta da filha, Gaia (que não queria ter se mudado de Londres para o vilarejo de Pagford) e com as dificuldades do seu emprego como assistente social, no qual ajuda a família Wheedon; Krystal Wheedon, uma garota problemática, tenta manter a mãe longe das drogas enquanto cuida do irmão de apenas três anos; Andrew Price, colega de Gaia e Krystal, sofre com a violência de um pai abusivo; o casal Colin e Tessa Wall tentam lidar com o filho rebelde Stuart (Bola), ao mesmo tempo em que Colin se candidata ao Conselho; Parminder Jawanda, médica e membro do Conselho, lida com a tristeza após a morte de Barry, mas sem perceber que parte de sua família tem seus próprios sofrimentos; Sukhvinder Jawanda, filha de Parminder, sofre bullying e é maltratada por Bola, mas não tem coragem de contar a situação a ninguém e por aí vai mais acontecimentos.
Existem muitos nomes em Morte Súbita. E sim, todos eles são importantes. Porque Morte Súbita é um livro que fala sobre as relações pessoais em uma cidadezinha interiorana com valores conservadores. E esses valores caem por terra quando começam a invadir o site do Conselho Distrital para postar verdades sujas sobre diversos membros daquela comunidade. Esse gatilho coloca tudo em movimento, e vemos as máscaras de vários personagens caindo.
Acho muito importante falar também sobre a crítica social incrivelmente inteligente que J. K. Rowling constrói por meio da polêmica a respeito de Fields. Os protagonistas desse plot são os membros da família Wheedon. Krystal e sua mãe, Terri, são personagens difíceis e problemáticas e, em um primeiro momento, é muito fácil que nossa tendência seja a de julgá-las e desprezá-las. Porém, com o passar das páginas, vamos descobrindo muito mais a respeito delas: conhecemos suas dores, seu sofrimento, seus traumas. Percebemos que a pobreza e a desigualdade social as levaram para esse caminho difícil, do qual nem todos conseguem voltar. E, sendo brasileira, foi muito fácil enxergar como essa realidade acontece todos os dias em nosso país, tão desigual e injusto. A crítica que J. K. tão habilmente constrói se aplica totalmente à nossa realidade, o que torna todo esse enredo da família Wheedon ainda mais indigesto e amargo.
Morte Súbita tem uma história que se desenrola aos poucos. A narrativa, feita em terceira pessoa, mas sob a ótica de vários personagens, leva um tempo para engrenar. Mas, assim que você entende quem é quem em Pagford e quais são suas motivações e suas histórias, a trama fica muito mais instigante.
Não é uma leitura recomendada para todas as pessoas, e aqui, ouço dizer que este livro só deve ser lido por pessoas que já possuem uma alma formada. Os ensinamentos que ele nos traz, assim como a apresentação de uma realidade primitiva e crua, são como um balde de água fria que você não está esperando receber, mas que vem tão sorrateiramente que você precisa de um tempo para digerir o que acabou de ler. Não é uma leitura rápida, porque apesar da sua ansiedade, você precisará de um tempo sozinho com os seus pensamentos para refletir. Mas apesar de tudo, acredito que todos deveriam tomar esse choque de realidade em algum momento da vida, seja este com doze ou sessenta anos.
Nunca é tarde para a reflexão que Rowling nos trouxe de maneira tão ótima neste romance misterioso e intrigante que te prenderá da capa à contracapa.

naosxi 15/06/2023

J.K pague minha terapia imediatamente
Quando comecei a ler o livro, fiquei super confusa pela quantidade de personagens, houveram momentos que precisei até voltar algumas páginas pra relembrar quem era aquele estranho que teve o nome citado na conversa, além de que o começo foi lento e meio sem graça, mas como todo início de livro costuma ser assim, nem liguei muito.

É o meu primeiro livro da J.K, então fui com a expectativa bem alta já que elogiam muito a escrita dela, depois desse livro entendi bem o porquê dela ser tão aclamada. Personagens tão humanizados, escrita rica em detalhes e cenas marcantes. Esse livro foi incrível! Eu amei ele e estou totalmente devastada com o final, além de muito pensativa com todas as críticas feitas ao longo do livro. Sem dúvida alguma posso dizer que muitos dos personagens do livro foram marcantes para mim, principalmente o desenvolvimento de cada um ao longo da narrativa.

Livro incrível, com certeza indico demais!!

Murilo201 02/06/2023

Uma fofoca muito bem contada
A J.K. Rowling é realmente uma ótima autora. Por um lado a escrita é muito esmiuçada, o que causa um desenvolvimento lento, mas acaba engatando depois da metade e te prendendo até o "final" (entre aspas porque é um conto sem início nem término). É um livro bem denso e com muitos gatilhos... os personagens são complexos e difíceis de se lidar. A J.K. faz um trabalho excepcional nos pensamentos e motivações deles, o que acaba tornando a leitura um pouco difícil às vezes (pedindo da gente um pouco menos de empatia). Achei tudo extremamente bem amarrado na trama, o que faz do livro ser necessariamente... extenso. Recomendo muito.

Tatiane.Nogueira 31/05/2023

Maravilhoso
Quando Barry FairBrother morre inesperadamente aos quarenta e poucos anos, a pequena cidade de Pagford fica em estado de choque.

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

Larissa2690 27/05/2023

Intenso
Bom, lendo pela segunda vez gostei bem menos do que alguns anos atrás. os personagens são extremamente desgostáveis, mas as relações deles são muito interessantes. o final me deixa triste toda vez, mas acho que tem algumas partes que poderia ter sido cortadas.

Napenseira 25/05/2023

Visceral
O desenrolar da história é sensacional, porém trágico. Fiquei dias pensando sobre esse livro e como essa história poderia ser tão real.

Samíli 02/05/2023

Que livro louco é esse???
Nossa,esse livro é uma loucura,muito bom.Mas só fica interessante mesmo quando está mas 100 últimas páginas,porque você já entende a história e os personagens,livro perfeito!!

kurtvellux 01/05/2023

Começo lento, mas...
Morte súbita, sempre será de Barry. Se ele ainda estivesse vivo, muitas coisas poderiam ser evitadas.

mary_raiodeletras 10/04/2023

Tem que estar com a terapia em dia
Morte súbita começa com uma - pausa dramática- morte súbita de alguém que era importante para a cidade de Pagford. A partir disto, a cidade sofre com uma perda de rotina, segredos são revelados na melhor forma Gossip Girl e por causa disso, pessoas inocentes acabam sofrendo as consequências.
Todos os personagens, exceto o Robbie porque era um bebê, são hipócritas, é um querendo ofuscar o outro, querendo ter mais dor que outro e por assim vai, cada baixaria.
Me senti lendo uma fofoca de bairro, daquelas que você fica até enjoada.
Um lembrete: o livro é cheio de gatilhos, sério, gatilhos de todo o tipo de tema.
E agora, quem paga a minha terapia?

Fe 09/04/2023

Ótimo livro!
No começo estava um pouco entediada pois ultimamente li apenas livros de romance policial da J.K. Rowling que instigam o leitor a descobrir sobre o crime, assassino, etc.
Definitivamente esse livro não tem nada a ver com isso, porém ao dar uma chance e ler com mais avidez acabei me apegando muito a história que alguns personagem e adorei o fato de enxergar um personagem do ponto de vista dele e de outras pessoas, pq é justamente isso que o livro mostra o tempo todo.
Realmente a coisa toda explode no final e eu me surpreendi com os últimos acontecimentos, tudo bem triste mesmo.

Obs 1: Pra mim a morte súbita continua sendo do Barry porque querendo ou não, foi a morte dele que desencadeou pra tudo isso, se eles estivesse vivo muitas coisas poderiam ter sido evitadas.

Obs 2: No começo estava quase achando que o marido fds Samantha (juro que esqueci o nome dele agora kkkkkk) que tinha matado o Barry de tanto que tava lendo esses livros de romance policial, mas enfim, o livro não tem nada a ver com isso. Acho que lembrei o nome, Miles, mas ele é tão merda que nem vale a pena de dar ao esforço de lembrar o nome dele.

Dory Aventureira 06/04/2023

Jk odeia homens, estes odeiam as mulheres, e eu odeio todos
Infelizmente queria muito macetar a vagab da jk, mas vou fazer isso menos do que eu esperava. Eu ia dar 4 estrelas, mas diminui pra 3, ao final vou dizer o motivo.
Eu adorei a vibe briga de vizinho que você fingi que ta varrendo a calçada pra escutar sabe?! E o mistério de quem fofocou, simplesmente adorei. No começo eu tava preocupada com a quantidade de personagens e de histórias, com todos aqueles segredos, deixando todas as relações frágeis, fiquei com medo da jk não da conta, mas ela deu conta mais ou menos; tipo os personagens tem várias camadas e muitas camadas que eu acho que deveriam ter um aprofundamento e não teve, no final das contas até achei o livro curto por conta disto.
Agora vamos para as partes negativas:
Uma das primeiras coisas que percebi no começo do livro e que me incomodou era a diferença entre os homens e as mulheres, os homens são muito macho alfa padrão, que é grosso com a mulher, que só respeita os manos enfim, e as mulheres todas tadinhas, os homens as odeiam e as próprias mulheres se odeiam, eu achei que ao longo da história isso mudaria, mas na verdade só acentou o problema, olha só que bacana.
Odeio todos os personagens deste livro, teve um ou outro que eu tive uma certa simpatia, mas a grande maioria eu simplesmente não suportava.
O final é uma bagunça, em teoria é legal você vê várias visões de personagens diferentes de uma mesma situação, mas na prática só é confuso mesmo. E todos os personagens que participam da cena do lago, tiveram uma parcela de culpa no que aconteceu, foi uma série de fatores que resultou no que aconteceu.
E agora o que mais me incomodou, e o que fez eu tirar uma estrela, justiça? Who? Gente acontece coisas terríveis, verdadeiros crimes e não acontece nada com essas pessoas que fazem essa coisas terríveis e da uma impressão que a jk deu uma passada de pano, e nossa como isso me incomodou, mas em um nível, que quando eu vi que os atos dos gatos não ia ter consequências eu me irritei com o livro e só queria acabar de uma vez.

P.S.: achei muito aleatório a trilha sonora desse livro ser umbrella mas ok

Raphael92 20/03/2023

O livro é envolvente com suas fofocas, brigas e picuinhas da cidade de Pagford! Ele não tem começo e nem fim, mas te faz sentir um dos personagens, que fica assistindo tudo de camarote!! E se você espera um livro de fantasias, por ser escrito pela J.K. Rowling, está enganado!

Bibina 15/03/2023

Não entendi pq as pessoas não gostam desse livro, tipo ele não é incrível mas tbm não é ruim, aborda uns assuntos muito importantes, tem umas coisas bem estranhas mas no geral é bom, fiquei devastada por uns 3 dias quando descobri o pq desse título