Morte Súbita

Morte Súbita J.K. Rowling




Resenhas - Morte Súbita


1161 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Marezinha 06/12/2012

Rowling se supera.
Acho que a primeira coisa que as pessoas devem saber é: se você espera algo no estilo de Harry Potter, nem se dê o trabalho.

Depois da leitura desse livro, não possuo mais dúvidas de que a JK Rowling não é a autora de Harry Potter e, sim, uma escritora brilhante.
O livro, apesar de partes engraçadas, é duro. Nunca duvidei da capacidade intelectual da autora, pelo contrário - sempre a admirei -, e senti que nesse livro ela resolveu falar. Em Harry Potter pode-se notar sérias críticas sociais, mas esse livro é explícito. E ela faz isso de forma exemplar.
Os personagens não são marcantes como os de HP. Pelo contrário, é difícil você saber quem é mais escroto ali. Mas apesar da escrotidão embutida nas entranhas de cada um, eles são extremamente humanos. Se tem algo que a Rowling sabe fazer é humanizar os personagens. E, em determinado momento, você já não sabe se os odeia por serem escrotos ou por você conseguir identificar a vida de diversas pessoas que conhece (provavelmente até a si mesmo) diante das linhas que ela escreve.

Eu poderia passar o dia aqui elogiando esse livro que só merece aplausos, mas perderia a graça e acabaria exagerado. Acho que as pessoas têm que ler esse livro. Ela nunca vai fazer o sucesso que fez com harry potter (e nem tem que fazer), mas não deixou a desejar em momento algum. Ela fez mais. Esse livro é muito mais do que Harry Potter (ainda que nunca vá estimular uma geração a ler. Milagre ela já fez, agora apenas manteve o nível :P).

The Casual Vacancy é uma grande história de uma grande autora.
Marina 06/12/2012minha estante
estou esperando o meu para ler... com sua resenha me deu mais animo ainda. JK Rowling realmente é uma mulher muito inteligente e tem que escrever muitos livros mesmo.


Marezinha 06/12/2012minha estante
estou ansiosa pelos próximos livros dela já uahauhauah vou ficar esperando sentada aqui kkk


Matheus 08/12/2012minha estante
Uma grande historia mesmo 500 paginas mais precisamente


Mateus 28/12/2012minha estante
Espero que você tenha razão. Até o presente momento (vou na página 65) só consigo achar o livro CHATO, sem perspectiva e sem rumo. Ainda não entendi qual o propósito do livro. É moroso, aborrecido e parece que também dei azar na tradução e/ou a Rowling "perdeu" a elegância na escrita, parece pobre.

Sou um GRANDE fã da saga Harry Potter, e como tal, estava ansioso por esse desafio da Rowling: escrever algo NADA ligado a fantasia, gênero que ela mais que dominou com maestria...

Espero que a coisa engrene em algum momento, porque por enquanto tem sido uma decepção =(


Christian Assunção 04/01/2013minha estante
Esse livro já está na minhas lista de compras para esse ano, muito boa a resenha, ansioso para ler...


LetíciaTeixeira 05/01/2013minha estante
Concordo completamente com você!


Paulo Cesar 20/01/2013minha estante
Concordo plenamente.
Ainda estou na pagina 152,estou adorando a historia.

Terá continuação?


Firmino 22/01/2013minha estante
Já está na lista desse ano... Doido pra ler!


Belle 22/01/2013minha estante
Comprei o livro há alguns dias, mas ainda não comecei a ler. Mas... depois de lr sua resenha fique empolgada! Vou começar hoje! Espero concordar com você ao final da leitura!


Gabriel 23/01/2013minha estante
Acredito que quem não gostava da Rowling por causa do Harry Potter e o seu mundo de fantasia, agora tem uma nova chance para admirar essa grande escritora em "Morte Súbita".


Gabriel 23/01/2013minha estante
Acredito que quem não gostava da Rowling por causa do Harry Potter e o seu mundo de fantasia, agora tem uma nova chance para admirar essa grande escritora em "Morte Súbita".


Victória L 28/01/2013minha estante
Que resenha! Concordo do inicio ao fim... Espero ver mais obras de Rowling assim.


Firmino 06/02/2013minha estante
tó maluco pra ler!!


Pâmela 10/02/2013minha estante
Resenha muito bem escrita A-D-O-R-E-I.

Estou louca pra ler esse livro *-*


Nanda 14/02/2013minha estante
Não costumo fazer resenhas, mas estava pensando em fazer a de Morte Súbita.. até ler a sua! Ótima crítica, falou tudo o que eu pensei e concluí do livro!


Fran 15/02/2013minha estante
ótima resenha to cada vez mais curiosa pra ler


Jana 26/02/2013minha estante
Ótima resenha :D Concordo com vocë em gënero, número e grau. Achei que o livro revelou ainda mais a incrível capacidade dessa escritora.

Parabéns pela resenha, vc disse exatamente o que eu pensei quando terminei de ler. ;D


Juliana 05/03/2013minha estante
Nossa, estou na pagina 92 e achando este livro extremamente chato, a ponto de pensar em largar a leitura cada vez que pego ele na mão. Concordo com o Mateus, acho que o livro parece moroso e leitura pobre... Ele é cansativo e não sai daquilo de descrever a vila e os moradores, sem nada
Mais empolgante que nos faça querer devorar a leitura. Pior que eu estava ansiosa pela leitura desde o lançamento, confesso que esta sendo uma decepção. Espero que a
Coisa melhore nas próximas 50 páginas, limite que dei para que o livro melhore e eu não desista dele...


CR 17/03/2013minha estante
Se Bola pudesse ler o romance do qual faz parte, diria que é realmente autêntico. Entendedores entenderão. hahaha


Allef 18/03/2013minha estante
fui ao shopping comprar um livro e como sempre comprei mais do que isso, levei a trilogia os legados de lorien e morte súbita que dei pra minha mãe, mas sou eu quem estou lendo

ainda estou na página trinta, metade da primeira parte, e estou gostando muito
claro que não é nada comparado a harry potter
e é realmente um romance adulto, nunca li um personagem fazendo sexo, xingando, e realizando suas necessidades fisiológicas em harry potter (até porque, Harry Potter foi uma obra-prima infanto juvenil)

Apesar de quem é a autora, não recomendaria para os milhares de jovens e crianças fãs de Rowling

Quanto as reclamações, não é surpresa, nem mesmo Harry Potter agradou a todos, quem diria este
A escrita é um degrau acima, tem um vocabulário mais avançado (preciso de dicionário às vezes). Harry Potter embora muito bem escrito, não exigia muito o uso de dicionário.

Mas estou animado com o livro, afinal é de uma escritora que me fez descobrir o mundo da leitura, escrita que é realmente a minha paixão humana.


Aline 25/03/2013minha estante
Ganhei ele ontem do maridão, presente de aniversario de casamento. Fiquei mega feliz e estou de coração aberto para ler ele, assim como vc falou, sem comparação. Além disso desde que vi o filme sobre a vida dela, a admiro demais!!!!!


Tai 31/03/2013minha estante
Achei dignissimo o livro. Na verdade sou meio suspeita pra falar por quer J.K. foi quem me inspirou gostar de leitura ja minha infancia com os livros do Harry Potter, os quais li todos escondida da minha mae, que achava que eram livros de bruxaria e não deveriam entrar na casa dela. Essa saga me rendeu boas lembranças e muitas amizades... Porém quando li Casual Vacancy, J.K. ultrapassou todas as minhas expectativas.. Não que eu tivesse duvidas do talento dela, mas depois de escrever 7 livros de uma saga, 10 anos com essa mesma tematica, 8 filmes, é complicado pra um autor fazer algo completamente diferente, como ela fez. Morte Subta te faz pensar em como as pessoas são hipócritas, sujas, mentirosas, mesmo quando a intenção é boa... Ninguem no mundo é completamente "bom". Ninguém no mundo é completamente "mal".
Me faz pensar que a frase que a inspirou a escrever esse livro veio dela mesmo, na saga H.P., em uma fala do Dumbledore que diz: "Todos nós temos a luz e as trevas dentro de nós Harry..."
Essa frase se mostra verdadeira nesse livro.

Parabéns Joanne. Você É a minha escritora favorita. =)

Obs: a minha mãe, aquela que me proibiu de ler a saga H.P., foi quem comprou o Casual Vacancy pra mim de aniversario... Mal sabe ela, rsrsrsrs


Tamires Romano 08/04/2013minha estante
Ótima resenha, Marezinha! :)
Concordo com tudo o que você escreveu. Exceto pela parte dos personagens não serem marcantes. Eu chorei em alguns momentos do livro e realmente gostei da Krystal.
Mas é tudo isso mesmo que você falou. Os personagens são totalmente humanos. Com seus medos e mentiras, falsidades e expectativas. Perfeito. Livro bom demais de uma escritora de um talento impressionante.


Junior 08/04/2013minha estante
Pela avaliação que você escreveu aí esse livro deve ser muito bom mesmo...Pra falar a verdade, eu nem devia estar comentando aqui, pois os livros da Rowling que eu quero muito ler são os da saga Harry Potter; mas como é sobre a mesma autora...


Gabriel O. 09/04/2013minha estante
Pode ser muuuito bom mesmo, só que melhor que Harry Potter ?! Ah... sei não, viu ?! Só se é ao mesmo patamar, melhor, não.


Marivaldo 10/06/2013minha estante
Marezinha,gostei muito da sua resenha,dá para ver que vc curti muito Lêr,parabéns pela reenha e pelo gosto da leitura!


Barbara 23/06/2013minha estante
Excelente resenha! Meus parabéns! Eu já desejava muito ler esse livro, mas agora minha vontade aumentou bastante!


Firmino 06/07/2013minha estante
Adorei essa nova Rowling!! Boladona!


gigi 31/07/2013minha estante
adoreiiiiiiiiiiiiiii *-*


Ana 22/08/2013minha estante
Concordo totalmente com a sua resenha! Esse é um livro REAL ! Parabéns.


Genival 03/09/2013minha estante
Acabei ler e concordo plenamente com você, ótima resenha!


Anne 18/10/2013minha estante
Eu ainda não li. Eu só com a sinopse do livro , eu já estava completamente entusiasmada para ler ele , e só reforço ainda mais meu entusiasmo, ao ler sua resenha . E estou completamente ansiosa para acabar de ler esse livro.


Aldair 04/11/2013minha estante
Comprei este livro recentemente, mas não tive coragem de lê-lo ainda... Porém sua resenha me deixou curioso e ansioso pra ler! Muito obrigado!


taiz 10/11/2013minha estante
Quero muito comprar este livro. Tem uma galera me falando que é ruim, mas eu gostei já pela sinopse. E não acredito que a Rowling escreveria um livro ruim. Vou comprar, sua resenha e as críticas negativas só me entusiasmaram ainda mais :)


rosai 18/11/2013minha estante
achei muito bom, o começo ja nos pega de surpresa, nos fazendo ter ainda mais curiosidade de seguir em frete, muito realismo, o modo que ela transmiti a diversida de padroes, que no final acaba se misturando sem preconceito,e recomendo apesar de nao ser muito fã de livros.


José A. Lima 27/11/2013minha estante
Que livro Chato!!!
Demorei quase um mês para ler (pensava em desistir a todo momento)e finalmente, terminei este livro chato. Confesso que as vezes penso que quem escreveu este livro foi outro(a) autor(a), pois, pela qualidade e riqueza dos personagens do Harry Potter, estes personagens criados para morte súbita deixaram e muito á desejar.
Pessoas maléficas convivem em um vilarejo onde a inveja, ambição e muito "lengalenga" acompanha o cotidiano de pessoas cem conteúdo, chatas, regado ainda á muito palavrão, drogas e maldades. Detestei este livro, e só recomendo lê-lo caso já tenha comprado(pois assim não perderá todo o seu dinheiro).


Washington 03/12/2013minha estante
Já estava querendo ler esse livro, e depois dessa resenha fiquei com mais vontade ainda!


Barbara 09/03/2014minha estante
Nossa ODIEI o livro. História sem graça, rasa, não consegui me apaixonar por nenhum personagem, só terminei porque pensei que não poderia ser ruim até o final mas foi. Não esperava Harry Potter (claro!) mas me suspreendeu negativamente. Pra quem gosta de personagens bem trabalhados, esquece esse livro. Quando li a sinopse fiquei bem interessada, mas pelo jeito a melhor parte do livro é a sinopse. Pra mim esse livro seria tipo uma "revista Caras" umas fofocas chatas e que não interessam pra ninguém. Esperava muito mais da escritora de Harry Potter.


Gabriela 15/03/2014minha estante
O bom do livro está no final. Li o livro inteiro me arrastando e achando um tédio, mas as ultimas 100 páginas me emocionaram muito.


Mery 20/03/2014minha estante
Ótima resenha!


skuser02844 31/03/2014minha estante
Achei o que li do livro insuportavelmente chato. Faço tudo para não abandonar um livro, mas depois de uns 3 meses lendo a conta-gotas (não conseguia ler de uma vez... beirava a impaciência e o sono), achei que tinha coisa melhor na minha estante esperando uma oportunidade. Sou super fã da autora, a estória parecia interessante, mas simplesmente não flui. Não cheguei sequer à página 200 :(


samantha 12/05/2014minha estante
Não foi fácil ler este livro. Mas meu propósito é não abandonar livros. Achei o livro arrastado, talvez por não ser o estilo de literatura que eu aprecio. Levei uns 3 meses para ler. Só nas últimas 200 páginas me envolvi com os personagens e a leitura foi mais rápida.Não leria novamente e não faço questão de ter na minha estante.


luli 11/06/2014minha estante
Estou ainda na página 41 mas depois de ler essa resenha vou passar o dia mergulhada nessa maravilha!!!


Eloise 17/06/2014minha estante
Eu simplesmente amei a resenha como estou amando o livro (estou na página 171), comecei a leitura na quinta, mas quase não tive tempo e por esse motivo não avancei mais na história.
As pessoas dizem: Ah, eu não esperava um HP, mas esperavam uma leitura de caráter similar, mesmo que involuntariamente.
O livro é de gênero completamente distinto da série HP, e definitivamente necessita que o leitor não crie falsas expectativas com a leitura, nesse caso terá uma feliz surpresa e com certeza irá conseguir apreciar uma grande obra de uma igualmente grande autora (sei que essa fresa é parafraseada, mas é definitivamente a que melhor define).


Bruno 21/06/2014minha estante
Amei sua resenha, e já li o livro. Quero dizer que o livro é maravilhoso e que a J.K. provou mesmo que é uma diva. Porém também concordo que, para muitas pessoas, a leitura pode ser arrastada. Não é à toa que esse livro irá virar uma série, pois é nesse estilo que o livro se encaixa, praticamente uma novela. Quem pensa em parar, não pare! O livro primeiro apresenta os personagens e depois os desenvolve, e é no final que as histórias de cada um se fundem, tornando o livro um dos melhores que já li. Chocante! Boa leitura!


Charles 07/07/2014minha estante
Difícil hein...
A resenha me pareceu ótima, mas em contrapartida as opiniões abaixo dividem-se.
Contando que uma amiga que lê muito (e de tudo um pouco!) também não conseguiu ler este....
Veremos...


Gabi Sulzbach 15/07/2014minha estante
Muito boa a resenha! A cada capítulo você fica com mais vontade de saber mais sobre a vida de cada personagem. Impressionante!! Livro maravilhoso.


Angélica 13/11/2014minha estante
Sua resenha está perfeita! Eu amei esse livro! No início achei um pouco cansativo, mas depois percebi uma história super envolvente, e adorei cada página. é envolvente, é surpreendente, e realmente mostra a escrotidão de muitas pessoas, escrotidão essa não muito diferente das que nos deparamos no nosso dia a dia. Achei fantástico!


CristAvAo.JacarandA 01/05/2015minha estante
É isso mesmo que você falou, moça. O livro não é nada como Harry Potter. E é incrível.


Regina 12/08/2015minha estante
Eu gostei muito do livro. No início, foi meio decepcionante, mas os personagens são envolventes e humanos demais. Recomendo.


Renata Baganha 17/09/2015minha estante
Fiquei mais ansiosa, obrigada pela resenha!!


Aohna 31/05/2019minha estante
Gente pelo amor de deus, esse livro é uma tentativa desse mulher escrota que é obcecada por esse país, porque a filha dela mora aqui, para tentar fazer com que pessoas com mais poder aquisitivo invadam o território, e acabem com a população que está mais vulnerável. Ela é racista, e odeia a gente: https://www.google.com.br/search?q=Jessica+Isabel+Rowling+Arantes&stick=H4sIAAAAAAAAAONgFuLQz9U3MDGqyFDiArPSsgvTsrWkspOt9AtS8wtyUoFUUXF-nlVyRmZOSlFq3iPGBkZugZc_7glLlU9ac_IaYyEXHtVCKlxsrnklmSWVQlJcPFJw2zQYpLi4EHbrGvHvujTtHBun4AqPK99vugc6BIElK0vSSx6t7lzFymTA2LRvxSE2Fg5GAQaeRaxyXqnFxZnJiQqexYlJqTkKQfnlOZl56QqORYl5JanFALiOfkDZAAAA&sa=X&ved=0ahUKEwjo_IPf6cbiAhWeGbkGHQ2ED3cQri4ILzAm&biw=1093&bih=500 O LINK DE INFORMAÇÕES SOBRE A FILHA DELA.


AlexAff 23/07/2020minha estante
@Aohna

Não viaja.


Nati 10/04/2021minha estante
Oi gurizada, eu sou nova nesse ap, como faço pra ler os livros que marquei pra ler, ex o próprio morte súbita...?


Tamires Romano 10/04/2021minha estante
Oi, Nati! O skoob não disponibiliza o arquivo dos livros, é só um app pra gente se organizar. Você compra os livros, pega emprestado, etc, lê e só registra o avanço por aqui ;)


Daniel.Miranda 26/12/2021minha estante
Uauu que resenha... parabéns!


Suzana.Olivares 01/01/2022minha estante
Fiquei encantada com a forma que descreveu o livro. Parece até outro. Li e odiei ele com todas as minhas forças. Não enxerguei absolutamente nada do que você viu. Uma pena, odeio terminar um livro odiando ele ou me arrependendo de ter investido meu tempo.
Infelizmente este é o pior livro que eu já li.




Tiago 06/12/2012

Considerações sobre "Morte Súbita"
Texto postado originalmente em http://tavalendo.tiagofeitosa.com

Foi difícil começar a leitura de Morte Súbita, primeiro livro de J.K. Rowling após a série Harry Potter, sem expectativas muito altas. Os livros anteriores de Rowling me acompanharam da infância até a adolescência, e ainda hoje estão sempre próximos à minha cabeceira para leituras aleatórias. Entretanto, ao abrir meu exemplar deste novo romance, ansioso, eu tinha consciência adquirida após ler várias declarações da escritora de que não se tratava de uma continuação disfarçada da saga anterior, e que, pelo contrário, não poderia ser mais diferente. Achei a mudança saudável e louvável, e contei os dias para ler a nova história que Rowling tinha para me contar. Infelizmente, o resultado não me agradou como esperava, embora não tenha me decepcionado por completo.

O enredo de Morte Súbita se inicia com a morte de Barry Fairbrother, membro do Conselho Paroquial da pequena cidade de Pagford. Acompanhamos por várias páginas o choque e o impacto que o acontecimento tem na vida dos habitantes locais, que, após um brevíssimo momento de surpresa e luto, empenham-se em uma guerra velada para decidir quem ocupará o assento do morto no Conselho. Acontece que próximo à Pagford há a região dos Fields (li a versão em inglês e não sei se a edição brasileira traduziu o nome para Campos ou coisa do tipo), área pobre que surgiu como um anexo da cidade grande vizinha, Yarvil, e aos poucos foi se tornando responsabilidade de Pagford. Membros importantes do Conselho e boa parte de Pagford consideram os Fields um atraso e um desperdício de dinheiro para a cidade, e empenham-se em eliminá-los do mapa municipal. Por outro lado, há aqueles que consideram que os Fields são parte de Pagford e não podem ser simplesmente desconsiderados, e era deste lado que Barry Fairbrother estava. Os pólos favorável e contrário aos Fields logo providenciam seus candidatos para ocupar a vaga eventual do título em inglês, e ataques surgem de um lado para outro e de lados inesperados.

Mas antes que alguns desistam da leitura ao pensar que Morte Súbita se trata de um livro exclusivamente político, peço calma: mais do que uma história sobre as eleições locais, o romance é principalmente sobre a vida em Pagford. Acompanhamos os dilemas, os dramas, os desentendimentos, os relacionamentos e términos dos habitantes da cidadezinha. E aqui entra um dos pontos mais interessantes da trama: os adolescentes parecem continuar sendo um dos pontos fortes de Rowling. Os jovens são tridimensionais, complexos, com dilemas próprios da idade. E a inocência dos jovens bruxos da série Harry Potter está longe de Morte Súbita: aqui eles bebem, fumam, se drogam, fazem sexo casual e cometem bullying.

Por outro lado, Morte Súbita tem alguns problemas que atrapalharam, e muito, a sua leitura tanto é que só terminei de lê-lo em meados de novembro, mesmo tendo começado assim que foi publicado em inglês, em setembro. A história demora muitas, muitas páginas para pegar ritmo. Até praticamente a metade do livro, pouquíssimas coisas acontecem em Pagford, e nos vemos simplesmente acompanhando pensamentos e acontecimentos passados de seus inúmeros personagens.

Este, aliás, é outro defeito do novo romance de Rowling: a história nos é contada da perspectiva de muitos personagens, o que acaba fazendo com que não consigamos de fato focar em nenhum. O que é uma grande qualidade da série Crônicas de Gelo e Fogo aqui simplesmente não funciona: enquanto no universo de George R. R. Martin a perspectiva-múltipla se faz necessária para que possamos compreender tudo que acontece nos Sete Reinos, aqui a ferramenta parece praticamente inútil, porque simplesmente não há tanta coisa assim acontecendo.

Mergulhar na mente de vários personagens não seria um problema, é claro, se eles fossem agradáveis. Não é o caso, infelizmente. Quase todos os personagens de Morte Súbita são asquerosos. Não que sejam mal-construídos (eu gosto, de verdade, do tom caricatural e estereotipado com que a autora os criou), eles são simplesmente pessoas nojentas. Quase todos. Alguns menos, outros mais, mas a grande maioria dos personagens cujos cotidianos acompanhamos é formada de seres desprezíveis e se criam em nós algum sentimento, não é aquele amo-odiar que sentimos por alguns vilões, mas a vontade de arrancar páginas do livro a cada vez que eles aparecem.

Se acompanhar um livro do ponto de vista de vários personagens asquerosos já é difícil, imagine um livro do ponto de vista de vários personagens asquerosos em que nada acontece. É nesta situação que Morte Súbita se vê por várias e várias páginas, e se não fosse pela qualidade narrativa sempre competente de Rowling, que consegue construir um texto muito bem trabalhado mesmo com uma escassez evidente de eventos, o livro seria largado após algumas páginas de leitura.

A habilidade da autora de escrever é óbvia, e só tenho uma crítica a fazer sobre isso: ela continua representando sotaques nas falas dos personagens. Isso não seria problema se acontecesse com apenas um personagem (como era o caso de Hagrid, na versão em inglês de Harry Potter), mas aqui um núcleo inteiro fala da mesma maneira, e quando começam a gritar (palavrões, principalmente) ao mesmo tempo a leitura torna-se um tanto cansativa (como li a versão em inglês, não faço ideia de como os tradutores representaram este sotaque. Pode ter ficado menos irritante).

Apesar disso, quando finalmente ganha ritmo, Morte Súbita prende nossa atenção e é quase impossível largar o livro. Tenho a impressão de que Rowling poderia ter condensado as duzentas primeiras páginas em alguns capítulos, pois isso faria do romance uma obra muito melhor do que é na forma em que foi publicado. Isso porque a segunda metade do livro é realmente excelente: coisas começam a acontecer, personagens se vêem em situações complicadíssimas, e somos guiados freneticamente até um final que me fez derramar lágrimas em público, enquanto o lia numa viagem de volta para casa. Rowling continua sabendo tocar exatamente na nossa ferida, e fez com que a única coisa que poderia ter me deixado triste acontecesse com uns dos poucos personagens que eu não odiava.

Morte Súbita é um bom livro, mas poderia ser melhor se não carregasse tantos personagens por tantas páginas desnecessárias. Uma vez engrenada, entretanto, a história prende, nos fazendo torcer, rir e até chorar por seus personagens exagerados, desprezíveis e egoístas. É uma prova de que Rowling pode sim se dar muito bem fora do gênero fantasia, se souber aprender com os erros desta obra em sua próxima, que, certamente, mais uma vez eu farei questão de ser um dos primeiros a ler.

Texto postado originalmente em http://tavalendo.tiagofeitosa.com
Adriano Bueno 07/12/2012minha estante
ótima resenha ! Eu comprei o livro em inglês um dia após o lançamento (ou seja,dia 28) e acabei em Outubro,não deu um mês.Concordo que tem várias partes desnecessárias e realmente no começo não acontece nada além da morte do Barry (que se dá nas primeiras páginas),mas depois o livro começa a valer a pena e quando chegou ao final,declarei que era "genial",o que realmente é ! E as lágrima e o choque são realmente inevitáveis.Recomendo a todos que tenham uma mente mais aberta,madura,para que possam apreciar a obra.


Daniel Assunção 12/12/2012minha estante
Isso é o que chamo de resenha!


Victória 18/12/2012minha estante
Adorei a resenha! Vi meus pensamentos sobre o livro expressos em seus comentários sobre a obra. Li a versão em português, em apenas 2 dias. A rapidez não se deu, no entanto, por eu gostar das personagens e do que acontece com elas; na realidade, a forma de narrar de J.K foi o que mais me prendeu... depois que a narrativa me prendeu e as coisas realmente começaram a acontecer, foi quase impossível largar o livro.
E claro, não posso deixar de concordar plenamente com sua visão sobre os acontecimentos tristes que acontecem... justamente com uma das únicas personagens que eu gostava. Parabéns pela resenha!


Iza Evans 28/12/2012minha estante
Olá Thiago....
Uma crítica muito.... "boa".

Não posso falar muito ainda pois ainda não li o livro inteiro, mas li o primeiro capítulo e posso garantir de que: se ela não tivesse especificado cada personagem, como ela fez, contando o fato do ponto de vista de cada um, eu tenho a certeza, de que não seria um livro de J.K Rowling... Mas como disse... É só isso que falarei e assim que ler o livro, te direi o que achei, se concordo de vez ou não com sua crítica.

Mas até lá.... ela, para mim, foi meio-a-meio! rs!


Mateus 28/12/2012minha estante
Vou an página 65 e vim aqui adicionar o livro a minha estante, quando me deparei com 4.5 estrelas e... não entendi. Espero que o livro engrene, por que por enquanto, a sensação que tenho é de um livro chato, confuso e sem rumo, apesar de todo o conteúdo interessante que carrega...



Gi 28/12/2012minha estante
Eu quero muito ler esse livro. Só acho que todos os fãs de Harry Potter (assim como eu), vão ter uma grande dificuldade: se desapegar.
Eu, que ainda nem li o livro, já queria dar 5 estrelinhas de cara. E isso é o problema. Tabelar o livro como ótimo só por causa de HP.


tuka 12/01/2013minha estante
Acho que ela quis dar um tom bem realista para a história, por isso os personagens, a forma como a história é contada sob múltiplos pontos de vista e até o sotaque.


Naty 19/02/2013minha estante
Achei genial a resenha! estou chegando na metade do livro e ainda estou penando para lê-lo.
Como sou grande fã do Harry Potter, esperava outro estilo, mas essa resenha me deu forças pra continuar lendo porque estou quase no final da parte parada! hahahaha


Selma 24/02/2013minha estante
Li tantas opiniões favoráveis ao livro que já estava achando que o problema era comigo e não com o livro rs. Assim como você, eu achei muito cansativo, entedioso, um livro de 500 páginas e mais da metade é falando do dia a dia de trocentos personagens que me deixavam confusa, tendo que a todo momento tentar associar quem era quem. Por diversas vezes pensei em largar o livro mas como estava curiosa para ver no que ia dar o final, completei a leitura. E realmente, só depois de umas 300 páginas lidas é que comecei a me envolver com os personagens e me interessar mais.


Éden. 05/04/2013minha estante
Essa resenha foi a melhor que eu já li a respeito de Morte Súbita. Como muita gente já falou aqui, é desencorajador começar a ler o livro e as páginas passam muito devagar e sempre esperamos na ânsia de algo acontecer e mais uma vez, nada acontece. Estou por volta da página 100 e estava na página do livro para marca-lo como "abandonado" e essa resenha me deu esperanças de que um livro bom ainda virá a aparecer.


Paula 06/05/2013minha estante
Não me apaixonei por Morte Súbita. Acabei o livro a dois dias e não sei de que lado estava. Todo mundo era irritante de algum ponto de vista, o que acabava tornando-os humanos demais, quase forçados. J.K acabou por deixar pontos em aberto e muitas coisas subentendidas.
Não li a Saga Harry Potter pois sou nova, e acabei iniciando pelo filme e segui por eles. Penso seriamente em ler, embora agora tenha me decepcionado com a escritora. Esperava muito mais de alguém tão consagrada como ela. Aliás, senti que ela não foi sensível ao escrever as tragédias, deixando a desejar com a emoção. Não me prendi ao livro mais do que duas vezes que duraram certamente 100 páginas no total. Não me arrependi de ler pela experiência, mas que eu me decepcionei, de fato.


Erika Braga 08/07/2013minha estante
Olá Tiago.
Excelente resenha!!!

Ao concluir hoje a leitura deste romance, avaliei minha opinião (não tão positiva assim em alguns pontos) a seu respeito e resolvi ler algumas de suas resenhas. Logo de início achei os textos mais recentes um tanto quanto "CtrlC+CtrlV" uns dos outros e isso me fez imediatamente seguir para as postagens mais antigas. De cara me deparei com a sua e achei de longe excelente.

Você transcreveu em palavras exatamente aquilo que pensei e conclui a respeito do enredo. Também comparei o início da trama com as "Crônicas de Gelo e Fogo" - quase impossível de não fazê-lo. Sem dúvidas me vi claramente nas linhas de sua resenha e isso foi muito bom.

Eu acrescentaria ainda aos comentários uma sensação que fiquei ao ler a ultima página. Tive a impressão de que, para muitos personagens, a história não havia terminado. Não havia tido desfecho. Questões levantadas, principalmente políticas, não foram negadas ou confirmadas, o que me deixou com uma sensação de que mesmo tendo chegando ao fim, o livro não tinha acabado.

Considero o livro bom. Provavelmente o consideraria ótimo não fossem os prolongamentos desnecessários em alguns momentos e minha sensação de "vazio" no fim do texto. Por ser a primeira publicação da J.K.Rowling fora do cenário de fantasia tão típico de Harry Potter, há pontos ainda podem ser aprimorados (isso na minha visão de simples leitora e não crítica literária) a fim de que os enredos fiquem ainda melhores. Acredito que nas suas próximas obras, as histórias estarão ainda melhores e, sem dúvida, também farei questão de lê-las.

Parabéns pelo texto.


Camila 29/10/2013minha estante
Muito boa a resenha!

Mas infelizmente, eu achei o livro MUITO cansativo e entediante. Não consegui me prender a leitura simplesmente.

De fato foi bem escrito, mas deixou a desejar.
Acabei abandonando.


Pedro Bastos 14/11/2013minha estante
Excelente a sua análise. Também achei cansativa a primeira metade do livro. Se não fosse pela excelente narrativa da autora, eu teria abandonado o livro. No entanto, gostei desse número alto de personagens; acredito que isso tenha dado uma certa dinâmica à história, mesmo na falta de "acontecimentos" relevantes em um primeiro momento.


José A. Lima 27/11/2013minha estante
Que livro Chato!!!
Demorei quase um mês para ler (pensava em desistir a todo momento)e finalmente, terminei este livro chato. Confesso que as vezes penso que quem escreveu este livro foi outro(a) autor(a), pois, pela qualidade e riqueza dos personagens do Harry Potter, estes personagens criados para morte súbita deixaram e muito á desejar.
Pessoas maléficas convivem em um vilarejo onde a inveja, ambição e muito "lengalenga" acompanha o cotidiano de pessoas cem conteúdo, chatas, regado ainda á muito palavrão, drogas e maldades. Detestei este livro, e só recomendo lê-lo caso já tenha comprado(pois assim não perderá todo o seu dinheiro).


Etiene ~ @antologiapessoal 28/12/2013minha estante
Muito esclarecedor! Estou lendo e pensando exatmente em parar. Tou por volta da pagina 70 e nao consigui engrenar na leitura... Mesmo confiando plenamente na qualidade da escrita da autora!
Sabendo agora q o livro melhora consideravelmente, vou persistir confiando plenamente na sua resenha. Hehe resenha maravilhosa, por sinal.


Kelly 04/01/2014minha estante
No meu ponto de vista, o melhor de tudo foi que a história envolve vários personagens. Particularmente, achei a parte que tratava sobre a escola e os adolescentes mais interessante, acho que deu uma suavizada nas questões que envolviam Fields, Pagford, eleições para o Conselho.


Nathalia 01/02/2014minha estante
Não vi problema algum com a múltipla perspectiva, até porque uma história serve pra ensinar e entreter, e não só pra ser útil pra entender a mesma. O que eu achei horrível foi a falta de um desfecho decente, aliado a muita expectativa.


carolrosinelli 02/03/2014minha estante
Ótima a sua resenha Tiago. Senti muito daquilo que você descreveu que sentiu ao ler o livro.

=)


Talita 02/04/2014minha estante
Concordo com vc, achei que o livro demora pra engrenar mas depois que vc pega o ritmo... fica ótimo. A autora tem uma narrativa impecável sempre.


ariel 19/07/2014minha estante
Confesso que quando comprei o livro criei uma certa expectativa em relação a história. Acho que me frustrei por não me render totalmente à leitura, porque achei cansativo, principalmente pelo excesso de personagens. Penso que o meu cansado e desapontamento deva ser porque eu não estou preparado para lê-lo ou porque estou cansado mesmo. O fato é que eu já abandonei duas vezes, eu segui forçando a leitura, mas parece que a história não fazia sentido, embora ela tenha uma escrita que é de invejar. Me parece que a minha desatenção a leitura deve ser por conta da tradução, porque muita coisa não faz sentido, parece que as palavras estão soltas, como tu comentou acima. Estou na metade do livro, assim que der eu retomo a leitura e comento mais sobre ele. Mesmo assim eu continuo super fã da escrita envolvente da J.K Rowling.


Marcos 12/01/2015minha estante
Gostei da resenha, porém, há um erro notável: o livro não é um romance, mas uma novela. E é bem característico de uma novela: muitos personagens e vários conflitos separados do principal. Isto é, a morte de Barry não alterou a relação entre Simon e Andrew, nem mesmo trabalho de Gaia, Sukhvinder e Andrew na nova cafeteria; mas, por outro lado, mudou completamente a situação de Fields, a vida de Parminder Jawanda e Colin Wall, e causou - quase diretamente - a tragédia de Krystal Weedon. Para fazer uma crítica à obra, portanto, precisa-se do conhecimento das diferenças entre romance e novela - não, não são a mesma coisa.
Você está certo em relação a todos os pontos positivos e negativos do livro; no entanto, ambos foram a intenção da autora. Afinal, ela não é iniciante no que faz.


Ligia.Rubini 24/02/2015minha estante
Eu preciso ler de novo esse livro, pq sinceramente, eu não gostei dele não




Elton Cardoso 03/01/2013

Morte Súbita, um livro que divide opiniões.
Bom, antes de ler “Morte Súbita”, procurei várias resenhas para saber um pouco mais sobre a história e a opinião das pessoas que já tinham lido, com isso percebi que várias pessoas tinham criticado vários pontos em comum, e perguntei-me: “será que quando eu ler, também irei concordar com essas coisas que a maioria criticou?”, então, eis as respostas:

1º - A tradução do título para Morte Súbita (que muitos sabem a tradução ao pé da letra seria, A Vaga Casual): eu, particularmente gostei do título, pois é através da morte súbita de Barry Fairbrother que se desencadeia toda a briga para conquistar a vaga casual, deixada por sua morte, e que tem tudo a ver com a autora, já que a mesma afirmou que adora “matar” seus personagens.

2º - A temática política: entre várias resenhas e comentários pessoas temiam o tema político presente em todo o livro, porém gostei de saber como funcionam outros tipos de governos diferentes do nosso, e esse livro ajudou bastante nesse ponto.

3º - Personagens desprezíveis: são personagens extremamente humanos e reais, ao ler as características de cada um deles, lembrei de várias pessoas que conheço, mas ao contrário do que muitos julgaram desprezíveis e indignos de pena, seria uma tolice minha generalizar, mas vale lembrar que, sim, existem vários personagens desprezíveis. Mas, discordo no quesito “indignos de pena”, pois senti pena de alguns personagens que de início desprezei. No decorrer da história, são revelados alguns fragmentos de seus passados que o fizeram agir de tal maneira, assim como teve personagens que os odiei do começo ao fim.

4º - História comprida e sem muito entusiasmo: terei que discordar novamente neste ponto, de fato, não acontece nada de tão interessante no livro até a Parte Três, a não ser, o impacto que a morte de Barry teve em Pagford, mas essa demora eu achei bastante útil para a construção dos personagens, suas atitudes e características, que de certo modo, fez-me envolver mais na vida de cada um deles, e até me sentir íntimo dos personagens — que em certos momentos me permiti prever tais atitudes deles —, logo foram acompanhados de uma leve frustração e surpresa, pois obviamente o que previ não aconteceu e a nova atitude veio como um baque.

5º - Palavrões: não vi nada demais na quantidade de palavrões presentes no livro, a história retrata o cotidiano de várias famílias bem atuais, e particularmente, não consigo imaginar uma família que não tenha no mínimo um integrante que fala palavrões, e em relação aos adolescentes, eu mesmo tenho vários amigos que se comportam e falam da mesma maneira que muitos dos personagens presentes em Morte Súbita.

6º - Clichês: sim, o livro tem muitos clichês do cotidiano, como as drogas, desentendimentos entre sogra e nora, bullying, automutilação, racismo, agressão domestica física e psicológica, sexo casual, entre outros; foi útil ter um ponto de vista diferente daquele que, pelo menos eu, estou “acostumado”, pois tive uma pequena noção do que se passa na cabeça de uma pessoa ao ponto dela se automutilar, ou como seria conviver com uma família em que o pai é temido e o responsável pela agressão de todos os demais da casa, e outras maneiras que levam pessoas ao mundo horrível das drogas. Clichê sim, mais um clichê bem desenvolvido, e esses temas continuarão, infelizmente, como um clichê por muito tempo, enquanto nós não aprendermos a lhe dar com esses problemas.

Morte Súbita, de uma maneira geral, tem uma história envolvente, torci por vários personagens, e pela desgraça de outros, com um final surpreendente e inesperado me arrancou algumas lágrimas e risadas, uma sensação do quanto às pessoas, de certo modo, sentem-se aptas a julgar as atitudes dos demais, sem antes ter total conhecimento do que levou tal pessoa a ter tal atitude.
Marina 14/01/2013minha estante
otima sua resenha, das melhores que li aqui, concordo com praticamente tudo que vc escreveu. Foi sim um livro muito bem construído.


Elton Cardoso 14/01/2013minha estante
Muito obrigado, Marina!


Denise 15/02/2013minha estante
Ótima resenha!! No começo estava achando o livro meio chato, mas, como você disse, a "demora" do início foi útil para a construção dos personagens. ADOREI!!


Lara 18/02/2013minha estante
Parabéns pela sua resenha! Só posso dizer que Morte Súbita é um livro que mexeu comigo. terminei de ler à uma semana e não paro de pensar em cada personagem, em cada situação. Concordo com tudo o que você escreveu.


@SraJazzk 20/02/2013minha estante
Concordo plenamente com o item 4. Maravilhosa resenha e sem nenhum vestígio de Spoiler. Parabéns!


Elton Cardoso 28/02/2013minha estante
Muito obrigado à todas! :)


Joaquim 21/03/2013minha estante
Concordo plenamente. Acredito que a parte do livro considerada "inútil" por muitas se fez essencial para conhecermos e nos envolvermos mais com a história e com os personagens até engrenar de vez na ação. Muito boa a resenha e esclarecedora para quem se deixa levar pelos resenhadores que não sabem interpretar as páginas do livro, mesmo que sejam opiniões pessoais. Acho que é um livro para se parar e pensar na vida, na gente mesmo e no quanto nos nossos erros - mesmo que pequenos - podem representar grandes prejuízos às vidas das pessoas a nossa volta. Ou seja, é um livro que fala sobre a vida, reflexivo. Parabéns pela resenha.


Elton Cardoso 21/03/2013minha estante
Joaquim, também concordo com você que, esse é um livro que faz a gente pensar na vida, tanto na nossa quando nas dos que estão à nossa volta. E gera ótimas reflexões! :)


Diéssy 08/05/2013minha estante
Bom Elton, concordo plenamente contigo no fato de todos acharem ser dignos de julgar alguém. Na verdade acredito que a grande moral do livro é essa. Sempre estamos com a língua afiada e não fazemos idéia do que acontece na vida alheia. Quando terminei de ler minha vontade era de entregar para todas as fofoqueiras(os) de plantão pra ver se cai a ficha. Muito boa a sua resenha! :)


José A. Lima 27/11/2013minha estante
Que livro Chato!!!
Demorei quase um mês para ler (pensava em desistir a todo momento)e finalmente, terminei este livro chato. Confesso que as vezes penso que quem escreveu este livro foi outro(a) autor(a), pois, pela qualidade e riqueza dos personagens do Harry Potter, estes personagens criados para morte súbita deixaram e muito á desejar.
Pessoas maléficas convivem em um vilarejo onde a inveja, ambição e muito "lengalenga" acompanha o cotidiano de pessoas cem conteúdo, chatas, regado ainda á muito palavrão, drogas e maldades. Detestei este livro, e só recomendo lê-lo caso já tenha comprado(pois assim não perderá todo o seu dinheiro).


Elton Cardoso 28/11/2013minha estante
Diéssy, que bom que você gostou da minha resenha, e confesso que também fiquei na vontade de entregar o livro a todos da minha rua, rsrs.


Elton Cardoso 28/11/2013minha estante
José A. Lima, pena que você não gostou do livro, como fã de Harry Potter eu achei sim que os personagens de Morte Súbita são tão ricos e humanos quanto os de HP, e na minha opinião eu percebi sim os traços de Rowling neste livro, mas opiniões diferentes são sempre bem vindas. Você já leu O Chamado do Cuco? Tô curioso para lê-lo :)




Cami 09/01/2021

O livro vai contar a história da pacata cidade inglesa Pagford, após a morte de um dos representantes do conselho distrital. Com a morte de Barry, é aberto o espaço para que um novo representante no conselho da cidade seja eleito, o que acaba se tornando uma disputa de interesses. O livro trás o ponto de vista de diversas famílias, mostrando a consequência de tal acontecimento na vida de pessoas de classes socias totalmente diferentes, com isso conseguimos perceber os segredos, fraquezas, traições e os mais profundos sentimentos dessas pessoas. E a falta que o tão singular Barry Fairbrother faz nessa pequena cidade.


É bom, mas foi bem pesado, pesado do tipo: isso aconteceria na minha cidade de verdade. Foi uma história bem real, eu realmente consegui ver tudo acontecendo na realidade.
Eu acho a escrita da J.K bem medíocre, até em HP não era lá essas coisas, mas aqui a leitura nunca fluía, foi um dos livros que eu mais demorei para ler na vida e nem é tão grande assim, não demorei porque eu tava sem tempo ou sei lá, simplesmente a leitura nunca fluída, a história é muito chata, nada acontece, o final foi legal, mas fora isso, nadinha aconteceu. Mas como eu não vim aqui só falar mal né, eu adorei os personagens, todos são bem trabalhados, todos tem personalidades muito legais, todos são intrigantes e só para repetir o final é muito bom, eu não esperava aquilo, então foi um ponto bem positivo do livro. Não é um livro ruim, apesar de tudo foi um livro bom, que eu recomendaria.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Fernanda Augusta 21/12/2022minha estante
MDS eu odiei tanto esse livro quando li (e já tem bastante tempo)


Gabriel1610 21/12/2022minha estante
Um dos piores livros que já li. Pode ter livros mais mal escritos, mas poucos tão desinteressantes




Evy 31/07/2020

Sim, ela é a escritora maravilhosa que criou HP e MUITO MAIS!
Eu tinha muito medo de ler esse livro e me decepcionar descobrindo que J.K. criou o mundo mágico e foi só. Tinha a impressão de que ela seria essa autora de uma obra e que qualquer tentativa fora daquele contexto não daria certo. Talvez por isso eu tenha demorado TANTO pra ler esse livro que me provou que eu estava muito, mas muito enganada.

J.K. é a autora MARAVILHOSA que criou HP sim e MUITO MAIS. Morte Súbita começou bem arrastado, confesso. Eu demorei bastante pra me empolgar com a história e os muitos personagens que foram aparecendo me deixavam confusa e com certa preguiça de tentar entender. Mas em alguma esquina ou vírgula a história me encontrou e toda a descrição dos personagens caleidoscópicos que a autora nos apresenta desde o primeiro capítulo faz todo sentido.

Morte Súbita conta muitas histórias dentro de uma história que se for levada em consideração sem olhar os muitos prismas apresentados em suas reentrâncias, pode ser considerada parada e sem muita emoção, mas pra mim, o grande quê da história são justamente as vidas e os problemas familiares que despontam diversas críticas sociais. Eu me vi sinceramente envolvida com vários personagens, em especial Krystal, Terri e Robbi.

A história gira em torno de um vilarejo chamado Pagford, e se inicia com a morte súbita de um membro do Conselho, Barry Fairbrother, que deixa sua cadeira vaga e um vilarejo em polvorosa com a notícia e suas repercussões. O que assistimos J.K. fazer, brilhantemente diga-se de passagem, é nos apresentar um personagem principal ausente que movimenta toda a trama! Aparentemente, é uma história que envolve mistério e disputa de poder pela cadeira no conselho e talvez muitos leitores que esperavam essa trama bem definida e a resolução dessa situação, acabam se decepcionando.

O que temos, e que pra mim é muito mais valoroso, é a vida como ela é. Personagens reais e palpáveis, que reagem às situações conforme suas próprias histórias e bagagens, complexas. O cenário de Morte Súbita é uma cidade pequena, pacata e os acontecimentos não tem como ocorrer de outra forma que não sendo construídos aos poucos pelas situações que vão surgindo e desvendando diversos pequenos conflitos e segredos. Eu adoro narrativas que mostram como as pessoas reagem em situações adversas e Morte Súbita é um prato cheio nesse quesito.

Além disso, em nenhum momento você consegue imaginar onde J.K. quer chegar com todas essas histórias e interações e isso também é maravilhoso e me manteve fascinada com a história. Falar mais que isso pode estragar a experiência literária de quem se aventurar por e este livro e acabar por descobrir que J.K. é ainda mais fantástica do que podíamos imaginar.

"Na sua opinião, o maior erro de noventa e nove por cento das pessoas é ter vergonha de serem quem são, é mentir a esse respeito, fingindo ser alguém diferente. A honestidade era a sua marca, a sua arma, a sua defesa. Quando somos honestos, as pessoas se assustam, ficam chocadas".

Super recomendo a leitura!
comentários(0)comente



Fernanda.Navarro 15/11/2023

Não é fantasia
Apesar de ser uma ficção, a narrativa envolve um assunto que é atemporal e muito real. As lutas entre as classes é o que une as histórias que acontecem nesta cidade. Todos possuem os seus próprios interesses e, infelizmente, são poucas as pessoas que possuem o senso de comunidade, mas Barry Fairbrother era um deles. Contudo, após sua morte súbita, as atitudes das pessoas que eram próximas ou antagônicas aos pensamentos de Barry causam uma reviravolta e, lamentavelmente, uma tragédia. Eu ri, chorei, fiquei indignada e, por fim, triste porque depois que algo horrível acontece, a gente percebe que não se pode mais voltar no tempo. De início a história parece confusa, você não sabe onde a narrativa vai chegar e é só lá no meio que você começa a perceber a fantástica JK Rowling amarrando todos os pontos. Ainda assim, o final, ao menos pra mim, não foi nada previsível.
comentários(0)comente



Raniere 29/10/2020

Que livro ruim!
O que Rowling queria: escrever sobre o desprezo da classe médi branca pela classe baixa preta.

O que Rowling fez: Uma porcaria de livro chamado Morte Súbita.

A resenha é só isso mesmo.
Sanderson S Corrêa 29/10/2020minha estante
Uma bela resenha hahahah




Lu 16/02/2013

Quando eu soube que a JK ia lançar um livro novo, nem procurei saber direito sobre o que era. O livro já tinha subido ao topo do topo da minha lista de Desejados.

Afinal, a série Harry Potter foi meu primeiro vício literário. Acompanhei Rowling durante 10 anos, e era óbvio para mim que esse livro novo seria uma história encantadora e emocionante, cheia de personagens adoráveis.

Cara, como eu estava errada!

Não há nada de adorável nos moradores de Pagford. Pelo contrário. Eles são perturbadoramente reais. Boas pessoas em certos aspectos, mas capazes de fazer coisas horríveis quando há algum interesse envolvido. E eu me vi torcendo por alguns personagens, ainda que eu não concordasse com suas atitudes.

Pessoalmente, acho que isso revela uma qualidade especial do autor. Porque construir personagens simpáticos não é tão difícil assim. Difícil mesmo é fazer o leitor gostar do monstro. Então, eu me vi gostando de Krystal, Kay e Tessa, bem como de Gaia, Andy e Sukh. O único autor que eu conhecia que tinha essa habilidade é George R.R Martin.

E, assim como o autor americano, Rowling parece ter aprendido a jogar seus leitores da beirada do abismo. O livro é absolutamente brutal. Porém, a violência nos livros de Martin faz sentido por ser um mundo medieval, onde as pessoas se comportam de maneira diferente. É um mundo bárbaro, por isso, ver personagens morrendo de forma horrível fica fácil de processar. Rowling, por sua vez, trabalha com a familiaridade. Naquilo que se esconde por trás de portas polidas e jardins bem cuidados. E, sei lá, me pareceu muito mais terrível. Assustador, até.

No mais, a narrativa de Rowling mostra esse amadurecimento. Ela é simples, mas envolvente. Um guia simpático, mas que não poupa o leitor. Eu senti cada golpe que a autora deu.

Por isso, eu recomendo esse livro com uma certa cautela. Porque ele é uma leitura pesada, até mesmo melancólica. Merece um certo cuidado, tanto quanto A Menina que Roubava Livros, O Morro dos Ventos Uivantes e mesmo Um Dia. Ou seja, não é uma leitura pra todo dia e todo hora, como Harry Potter.

Mas é uma leitura muito interessante, com bons personagens, boa história e que me deixou com um gostinho de "quero mais", no final. Curiosa para ver o que mais Jk tem na manga.

Recomendado!


Fe Sartori 16/01/2013minha estante
Lu, adorei tua resenha.
Quero ler!Mas já vou preparada para a leitura.
Um beijo.


Léia Viana 08/02/2013minha estante
Que linda sua resenha, Lu!
Fiquei encantada com que li, principalmente com este pedacinho: "Porém, Rowling trabalha com a familiaridade. Naquilo que se esconde por trás de portas polidas e jardins bem cuidados."

Estou com muita vontade de ler este livro, comecei Harry Potter ano passado e gostei muito.
Sua resenha está perfeita!


cris 28/02/2013minha estante
Adorei a sua resenha.
Já tinha intenção de ler por ser da JK, com a resenha dá para ter uma noção do livro melhor.
bjos


Rose 05/03/2013minha estante
Antes eu tinha duvida em ler, agora depois da sua resenha vou add a minha lista. Até porque não li nada dela... Bkjs :)


Van 07/03/2013minha estante
Ainda não decidi se amei ou odiei esse livro.

Fui ler esperando algo "inocente" e até mesmo "juvenil" como o nosso querido Harry.. Mas quando vi que tinha drogas, sexo, traição e muita inveja fiquei surpresa!

Gostei pelo fato de ela ter me surpreendido e ter feito algo tão diferente e maduro, e por isso li só consegui parar de ler até que descobrisse aonde ela iria chegar com toda aquela "realidade".

E odiei exatamente porque tomei um banho de agua fria lendo esse livro, pois ela me mergulhou em um mundo que não estava acostumada, o mundo da mente adulta.. E nem sempre as pessoas amam os amigos e querem fazer o bem como o trio mágico Harry, Ron e Hermione.




Marlos 02/07/2021

O enredo gira em torno da morte de Barry Fairbrother e de como isso impactou na vida de cada personagem habitante da cidade de Pagford.

A alternância da perspectiva de cada personagem, e a abordagem do quanto a morte de Barry foi relevante para cada um, torna a leitura bem interessante.

Apesar de não ser uma leitura fluida, a escrita da autora ajuda bastante, pois mesmo com grande número de personagens envolvidos e das interligações entre eles, é possível entender a narrativa com clareza.

A trama foi tão bem desenvolvida que o final foi inesperado e impactante.

Foi uma leitura que me surpreendeu positivamente.

comentários(0)comente



Cleyvison 02/06/2020

a J.k. Rowling não tenta maquiar como uma pequena comunidade (em que todos se conhecem) pode ser extremamente tóxica, além das diversas relações familiares extremamente problemáticas presentes no livro.

confesso que travei algumas vezes no início do livro por apresentar muitos personagens, e que não pareciam ter relação entre si, ou até mesmo sem nenhuma importância na história, mas no fim cada personagem faz com que sentimos imersos na pequena Pagford, então não desistam logo de cara, pois antes que percebam provavelmente já estarão conhecendo toda a cidade.
comentários(0)comente



KaioPi 24/05/2020

Injustiçado
Que livrão!! Chateado com a nota desse livro aqui no skoob. A gelera veio toda animada achando que tinha algo a ver com Harry Potter e deram nota baixa. Gente, é um livro maravilhoso, não se intimidem com as resenhas falando que não é bom. A escrita é perfeita, óbvio, estamos falando de J.k. É um livro da vida real, extremamente bem estruturado, quem leu e não gostou, saiba que você não foi feito para essa obra prima. Kkkkk
Isis Porto 24/05/2020minha estante
Concordo com você. Foi o primeiro dela que li e gostei bastante. A galera detona o livro porque realmente espera algo de harry potter (ouvi isso de várias pessoas) e eu fico triste ao ver a galera falando mal desse livro incrível.


RPericelli 24/05/2020minha estante
Que bom ver que teve mais gente com o mesmo sentimento de injustiça diante Morte Súbita. É o primeiro livro dela pós-HP em que se deixa claro sua habilidade como escritora, comprovado posteriormente pela coleção do Galbraith.




Luna 08/07/2022

Inesperado
Como fã da saga Harry Potter, logo quando foi lançado o próximo livro de JK Rowling, eu já corri pra comprar. O ano era 2013, tinha 13 anos, e esse livro me entediou logo no começo, me fazendo abandonar completamente a leitura.
Quase uma década depois, decidi encarar esse livro, e dei graças por não ter lido naquela época, pois trata de temas muito adultos, como abuso de drogas, estupro e pedofilia.
É um livro longo, de escrita fácil, que conta detalhadamente (até demais) sobre uma realidade distante da que vivemos no Brasil, porém abordando temas comuns a qualquer ser humano.
Não é uma história excitante, que te deixa ansioso para ler o próximo capítulo, mas é interessante o suficiente para que você leia um pouco mais no dia seguinte, até que ela acaba em uma tragédia, deixando um sentimento de desesperança.
Mayara 08/07/2022minha estante
Também abandonei ele em 2013 e ainda não tive coragem de tentar novamente


Luna 14/08/2022minha estante
Vale a pena dar uma segunda chance!




1161 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR