Morte Súbita

Morte Súbita J.K. Rowling

Resenhas - Morte Súbita

ToniBooks 15/04/2021

Por que não incrível?
- Terminei...Ufa! - disse o leitor.

Então você pode perguntar:
- Gostou?

O leitor poderia responder sim ou não. Mas, nesse caso, parece procurar uma terceira opção. Franze o cenho.

Você, diante do receioso leitor, fica insatisfeito..."Claro, que porra de resenha é essa que não toma um partido?"

Mas o leitor, talvez abalado pela magnitude do nome da autora, fica mudo feito um violão sem cordas.

- Não sei o que faltou: personagens tem de sobra; diálogos bem escritos abundam; cenas tensas emergem da história feito girinos em poça rasa...Mas falta...Sei que falta....Falta - diz o reticente leitorzinnho de meia-tigela (eu).
Desativado 21/08/2021minha estante
Faltou um foco na história...

ToniBooks 21/08/2021minha estante
Talvez tenha sido isso, Jhoanny.

Douglas 28/12/2020

Começa com uma morte e termina com um enterro
O livro acontece a partir do ponto de vista de diversas famílias que foram afetadas pela morte de um dos principais representantes do conselho distrital da cidade de Pagford.

A sua morte abre espaço para que um novo representante seja eleito pelo conselho, com uma disputa de interesses que vai além da comunidade, mas a fim de manter um status social que os mais privilegiados não estão dispostos em compartilhar.

Como a leitura acontece através da perspectiva de diversas vidas, conseguimos perceber as inseguranças, fraquezas, medos, segredos e realidades de cada um e ao que estão dispostos a fazer para alcançarem os seus objetivos.

Não foi uma leitura difícil, mas tive que parar diversos momentos para absorver tudo aquilo que estava lendo devido a toda a carga negativa que alguns personagens exalavam. É tanta merda que acontece que você chega no final do livro sem esperança de que alguma coisa mude, até que a reviravolta acontece, mas não é aquilo que se espera e você termina de ler com um sentimento agridoce.

Barbara857 29/08/2021

Trecho
"...mas principalmente riam porque estavam rindo, alimentando os próprios risos até não aguentarem mais."

Laura.Ribeiro 12/08/2020

Favoritei
Antes de começar a leitura, já sabia que o começo seria confuso e cheio de personagens para lembrar, mas valeu muito a pena ler essa obra de arte que trata de tantos temas com análise do comportamento humano.

Flavia 17/02/2013

Preparem-se para a ressaca literária...
A história de "Morte Súbita" é o primeiro romance voltado para o público adulto de J.K. Rowling, se desenrola na pequena e fictícia cidade de Pagford, interior da Inglaterra, e é dividida em 7 partes com em média 10 capítulos cada. Logo no início, além de nos depararmos com a trágica e repentina morte de Barry Fairbrother, somos apresentados a 7 núcleos familiares e a reação de todos após ficarem sabendo dessa notícia.
Barry era um cara querido, respeitado, admirado, e fazia parte do Conselho da cidade, que até é dividida entre os mais endinheirados e os mais pobres, e agora que sua cadeira está vaga, todos os moradores, que de certa forma tinham alguma ligação com ele (por menor ou mais distante que fosse), passam a se questionarem sobre quem irá substituí-lo a altura (ou não) e suas vidas acabam se entrelaçando.
E no decorrer dessa história, passamos a conhecer um pouco desses moradores de Pagford (e não são poucos!), incluindo seus segredos, suas conquistas, seus interesses, suas descobertas, seus medos, seus desejos, seus problemas, seus vícios, suas ambições, suas perdas, etc... Não vou falar de nenhum personagem em especial, mas alguns acabam tendo mais destaque que outros devido a própria história de vida e o que querem para si mesmos.
A primeira parte do livro é dedicada inteiramente a apresentação desses vários personagens, o que achei muitíssimo monótono e arrastado, pois fiquei com a impressão de que nada acontecia e que a história não teria rumo, mas como toda história, principalmente as grandes, é necessário uma introdução. Acho por mais confusa que tenha parecido, foi bastante importante para que entendessemos um pouco dos personagens, mesmo que depois eu tivesse que ficar voltando pra lembrar quem era quem, pois são MUITOS e confesso ser bem difícil se familiarizar com todos logo de cara. É necessário persistir. No meu caso, persisti até quase a metade do livro pra ficar realmente envolvida com a história, pois até antes disso não estava 100% empolgada, e foi isso que me fez tirar uma estrela na avaliação. De início, sei que muitos vão pensar coisas do tipo: "mas e daí que fulano pensa assim?", "que diferença isso faz?", "o que diabos isso tem a ver?", quando na verdade, a história não trata apenas de contar o que acontece na cidade após a morte de Barry. Muitos detalhes no começo, por menores que sejam, tem grande influência em alguma coisa que irá acontecer mais tarde, fazendo com que todas as pontas que iriam parecer ficarem soltas ou sem maiores explicações plausíveis, fossem amarradas de forma genial!
A história não é adulta somente por conter diálogos repletos de palavreados chulos e sexo, mas por não ser uma leitura muito "leve", já que aborda vários assuntos sérios ao mesmo tempo, como uso de drogas e a vida do dependente e da família dele, a violência tanto física quanto piscológica que muitos enfrentam, estupro e outros abusos sexuais ou de poder, negligência e preconceito de todos os tipos, pedofilia e outros problemas que muitos insistem em acobertar para fingir que não existem ou pensam que só acontecem com desconhecidos.
Talvez por tratar desses assuntos mais pesados e que chocam as pessoas, esse livro deva ser lido com a mente aberta, e, talvez, só irão absorver a verdadeira mensagem, aqueles que tem maturidade para encarar esse tipo de história. E quem sabe assim, muitos irão identificar que personagens que se comportam como esses criados por J.K., nem sempre são fictícios, mas que pode ser aquele seu vizinho intrometido, aquele seu professor nervosinho, aquele carinha popular de quem todo mundo é a fim ou até mesmo você...

J.K. acertou em cheio quando descreveu o próprio livro como sendo "uma grande história sobre uma pequena cidade", pois trata de fazer uma enorme crítica a hipocrisia da sociedade, e como as pessoas, talvez por agirem por um impulso egoista buscando pelo que desejam sem pensar no próximo ou nas consequências de seus atos, acabam por desencadearem a própria ruína, e que talvez aquela "vacância" esteja somente nas entrelinhas, não significando necessariamente que o espaço ou vaga a ser preenchida em algum lugar seja de algo físico ou material...
Por mais confuso e chato que seja o começo, leia! A lição, a mensagem, a reflexão (e até a ressaca literária que esse livro causa) valem muito a pena!

Jana 07/05/2020

Uma história dura e necessária
Morte Súbita foi um livro do qual eu não tinha nenhum tipo de expectativa, como fã da autora e da saga Harry Potter eu sabia que seria outro tipo de experiência. De início eu estranhei um pouco e até me perdi com tantos personagens detalhados, após a metade do livro mais ou menos eu já estava apegada com algumas histórias e reconhecendo outras. O forte deste livro é relatar a vida real, todos os personagens tem seus altos e baixos, são imperfeitos e isso torna a história extremamente humana, algo que poderia estar ou ter acontecido de verdade. Por fim, acabei não dando cinco estrelas não pelo fato do livro não me agradar ou por não ser algo brilhante, longe disso, a J.K. arrasa SEMPRE, mas sim pelo fato de ser algo diferente do que eu costumo ler.

Por fim, não sei se vou ler novamente tão cedo (mas não descarto esta possibilidade), porém, se alguém estiver em dúvida sobre ler ou não, leia, é um livro que nos faz refletir bastante e pensar na vida como ela é.
Abelita.Azevedo 08/05/2020minha estante
Esse livro é incrível.

Nicolle 18/04/2021

Não indico esse livro
Livro muito estranho, cheio de inconsistências, mais parece uma fancfic do que uma obra da autora. História rasa e final decepcionante.

Ananias 30/09/2014

Morte súbita
Confesso que, assim que comprei o livro, esperava uma história do tipo Harry Potter, mas quando comecei a ler, não pude mais parar.
O que mais me encantou foi a construção do enredo, parece uma teia de aranha com um centro irradiador, esse centro é a morte de Barry Fairbrother, pois isso irá fazer com que diversos personagens, dos mais diversos tipos, com histórias diferentes, tenham algo a ver com a morte de tal personagem. Isso mostra que se trata sim de uma grande autora, pois poucos conseguem usar vários personagens e amarrar tudo isso em um enredo tão complexo.
Apesar de ser um profissional de literatura, ainda não consegui classificar esse livro, se é policial, se é romance, ou o que quer que seja, o que não diminui o valor do livro, pelo contrário, os maiores autores foram aqueles que conseguiram ir além do que a literatura tradicional manda fazer.

site: morte súbita
ToniBooks 15/02/2021minha estante
Excelente resenha. Acabei de receber o livro que troquei aqui no Skoob. Estou ansioso para lê-lo. Está na fila.

Otávio 08/06/2013

A parte escura de uma autora brilhante!
Cada vez que me aproximava do fim sentia que J.K. Rowling não era apenas a autora de "Harry Potter", mas sim uma escritora brilhante. É aquele livro que não queremos que acabe. O livro conta a estória dos habitantes de Pagford, habitantes normais, com vidas normais e problemas demais. Que após perderem o homem carinhoso, de mente extraordinária, que fazia para os outros sem esperar nada em troca, Barry Fairbrother, se deparam com uma vacância no conselho da cidade. E então, surgem concorrentes de todas as partes! Que não medirão esforços para serem eleitos, desenterrando os segredos mais íntimos uns dos outros. Confesso que a primeira de sete partes no livro me fez pensar o quanto maçante aquela leitura poderia ser, me fazendo pensar que tanta ansiedade para ter o livro em mãos não valia de nada. Essa "desanimação prévia" é explicável pelo fato do livro se narrar pelo cotidiano, onde é necessário conhecer as personagens que parecem brotar em uma primeira impressão. Mas logo você se acostuma ao ritmo e embarca em uma narração rica e prazerosa, e não demora muito para as personagens te laçar e você chorar de amores, e de ódio. J.K. não se sentiu acuada em tratar de assuntos como: drogas, bullying, doenças mentais, adolescentes problemáticos, traições, política, etc. Por aqui ela quis mostrar a sua visão do mundo. E não economizou nos palavrões, ela realmente não estava brincando quando disse que era um livro para adultos. Pra quem lê achando que vai se deparar com algum bruxo ou qualquer outra coisa fora do normal realmente se decepciona. Com o passar das páginas você quer embarcar cada vez mais naquela estória, e quer tomar conhecimento sobre quais serão os rumos daquelas personagens, onde a autora não poupou mortes, nem daqueles mais queridos, que a gente passa a entender no desenrolar da trama. Me apeguei à alguns, talvez os mais complicados e difíceis de compreender. Nos sentimos como um amigo ouvindo o desabafo daquelas pessoas que passam por problemas diversos, um real desencargo de consciência. Dentre as personagens mais marcantes se destacam os mais jovens. Aqueles sem experiência, que parecem que nasceram com o mundo nas costas, dos quais têm uma grande participação do centro político da narrativa. Por fim nos deparamos com um final agridoce, com um gosto de quero mais. Alguns disseram que estragou o restante do livro mas eu discordo, afinal, não é J.K. se não lhe fizer chorar. "Morte Súbita" é uma grande história sobre um pequena cidade, de uma grande autora.
analu_ 09/06/2013minha estante
Gostei da sua resenha, me fez ficar ainda mais na vontade ): (maldade isso u.u) kkkk parabens!!!

Polý 11/06/2013minha estante
Amei a resenhaaa...pretendo ler o livro em breve :D

Juh 13/06/2013minha estante
Sua resenha me deixou com mais vontade de ler o livro. Parabéns

Bárbara 13/06/2013minha estante
E é engraçado ver o como a Joanne nos surpreende com sua habilidade... As pessoas esperavam tanto algo a ver com magia que se decepcionaram ao ver algo totalmente diferente, mas isso só me faz gostar mais dela. Ver o como ela consegue mudar o tipo ou gênero do que ela escreve tão rápido só a faz ser mais talentosa. E sua resenha me deixou ainda mais angustiada porque não tenho o livro nas mãos ainda kkkkkkkk

Lari 03/07/2013minha estante
Oi Otávio, gostei bastante da sua resenha, me deixou com mais vontade de ler o livro do que eu já estava. Parabéns *-*

Mari 04/11/2013minha estante
Parabéns pela resenha!!

Montoya 13/04/2021

J. K vai viver de Harry Potter
Sendo bem sincera, eu não curti. Eu li sem expectativas, porém achei tão forçado. É como se ela quisesse escrever uma coisa bem distante de Harry Potter, mas ficou forçado demais.
Alguns pontos da história são interessantes e alguns personagens também, mas parece tudo muito forçado.
E eu escrevi forçado 3x e ainda assim não expressei o quanto eu achei forçado.

Daniela742 20/03/2013

Honestamente não curti muito o livro, achei arrastado, nenhum personagem conseguiu me prender... O livro demora para engrenar e quando eu achava que ia começar a pegar ritmo ele ficava lento novamente. Li muitas resenhas dizendo que o livro faz uma excelente critica ao carater de certo tipo de pessoa, eu sinceramente, não consegui enxergar isso... Talvez seja o estilo da leitura que não tenha me chamado a atenção... De qualquer forma, como eu não gostei, não me sinto no direito de recomendar.
Ligia.Rubini 24/02/2015minha estante
Dani, penso o mesmo que vc, achei o livro muito cansativo, não gostei tb.

Isabela.Tonial 23/07/2023

Após Barry Fairbrother sofrer uma morte súbita, a pacata Pagford passará por algumas mudanças, como membro do conselho distrital, Barry lutava por classes menos favorecidas, mas quem continuará a lutar por essas pessoas?

Poliana 03/04/2021

Good girl gone bad!
O começo foi arrastado e até a página 300 eu achei mesmo que ia abandonar o livro, mas UAU.

binhanca 02/06/2021

novela das 9
um olho no livro, outro na lista de personagens.
se você pedisse pr?eu explicar a história, eu não iria lembrar o nome de ninguém e muito provavelmente iria contar tudo errado.
é longo e entediante. não recomendo.