Reviravolta

Reviravolta Michael Connelly

Resenhas - Reviravolta

Vitor Forcellini 17/04/2024

Haller e Bosch juntos e o crossover que eu queria
Conelly juntou seus dois principais personagens para trabalharem juntos nessa obra.

Alternar a narrativa entre Haller e Bosch foi a grande sacada do autor. Ter o ponto de vista dos dois personagens dá uma dinâmica muito boa para o livro, principalmente porque eles tem personalidades muito distintas.

Talvez esse tenha sido o melhor final entre todos os livros que li do Conelly. Recomendo mundo para quem quer começar a ler o autor. Vão pegar gosto.

Eduarda.Leandra 05/01/2024

E que reviravolta kkkkk
Adoro livros desse tipo... kkkk
Michael Connely realmente é um dos meus favoritos quando se fala nesse assunto.
Livro muito bom, que te prende do início ao fim.

Fred Zanitti 01/10/2023

Adoro essa mistura de genero policial com tribunal
Sou suspeito para falar, mas gosto demais do gênero, me interesso muito pelos caminhos que promotoria e defesa trilham para tentar, cada um salvar o seu lado! O livro é muito bom e ainda com a presença do Bosh que é um personagem recorrente e muito interessante nas histórias do Michael Connelly.
Fico pensando como um advogado pode defender uma pessoa que com certeza ele sabe que claramente é culpado? É muito curioso essa situação. E claro que eles estão sujeitos a sofrerem certas consequências dependendo do resultado do julgamento. No caso desta estória, a coisa não terminou nada bem :D

Como disse, sou suspeito para falar porque gosto mutio do tema, mas que o livro é muito bom, isso é! Gostei muito do estilo literário do M. Connelly, linguagem compreensível, leitura fluida e coerente.

Recomendo a todos, de olhos fechados!

Sissy 26/07/2023

Reviravolta
A leitura em si não foi muito empolgante, esperava bem mais. O livro passa quase todo na sala do tribunal, e não teve um plot wist.

Caroline 17/07/2023

Bom livro!
Esse é o terceiro livro que leio com esse protagonista. Ainda não havia lido nada com a presença de Harry Bosch, que é o principal personagem detetive desse autor. Gostei dele e provavelmente vou querer ler os demais com esse personagem.
Sou fã do gênero e já li muitos romances policiais de diversos autores, mas o que amei nos de Michael Connelly foi a abordagem do caso já na perpectiva do tribunal.

Como sempre, o que mais gosto nos livros com Mickey Haller é o detalhamento do julgamento, o cuidado em como o autor explica, por meio do protagonista, as estratégias da promotoria, as pequenas coisas que podem influenciar o júri, e até mesmo a leitura que pode ser feita a partir da postura da juíza.
Os pontos fracos, na minha opinião, são os últimos capítulos... achei o final previsível e não consegui identificar a "reviravolta" do título. Achei os outros dois livros que li com esse personagem mais impactantes. Mas recomendo a leitura para quem gosta de acompanhar com detalhe o julgamento, numa pegada bem "Law & Order". Com certeza lerei mais desse autor.

Flavio Assunção 21/11/2021

"Reviravolta" trata do assassinato de uma garota de 12 anos, ocorrido há mais de duas décadas. Diante do surgimento de uma nova evidência, a defesa alega que seu cliente, Jesse Jessup, é inocente e pede um novo julgamento.

Diante do circo midiático que se formou com a nova evidência, quem é escolhido para ficar à frente da acusação é Mickey Haller, conhecido advogado de defesa que terá sua primeira oportunidade como promotor. Ele corre contra o tempo para buscar as provas que manterá Jesse Jessup atrás das grades, uma vez que acredita que sua saída representará um risco para a sociedade. Para isso, conta com a ajuda do investigador Harry Bosch.

A narrativa do livro alterna entre primeira e terceira pessoa, mostrando as ações de Haller e Bosch, respectivamente. Essa estratégia funciona bem e o livro segue um fluxo interessante, rápido e constante.

Sobre a história em si, a primeira metade é muito instigante, te levando a reviver todo o ocorrido com a garota assassinada e adentrando nas estratégias da acusação, bem como as nuances relacionadas aos preparativos para o julgamento.

Porém, quando chega na parte do julgamento em si, o ritmo baixa um pouco, mas ainda assim é muita boa a forma com que tudo é conduzido. O ritmo mais lento da segunda metade seria aceitável se o último quarto do livro não colocasse tudo a perder, com um anticlímax absurdo. A impressão que deu foi que o autor cansou da história e resolveu encerrar logo com um desfecho meia boca e decepcionante.

No mais, Bosch é sempre um excelente personagem. Ele dá o tom às histórias em que participa e é um show à parte. Já Haller é um personagem que não me agradou de fato. Quem sabe em outros livros. Essa foi a primeira obra do autor que leio com sua presença, espero ler outras pra tirar a prova.

"Reviravolta" é um bom livro, que mostra a qualidade narrativa de Michael Connelly, apresentando, mais uma vez, seu principal personagem, Harry Bosch, dessa vez ao lado de um mais recente, de outras obras. O crossover funciona, porém, a decisão do autor no final da história pode deixar o leitor bem incomodado.

Neto.Antonelli 28/01/2021

Bosh e Haller juntos
Michael Connely escreve histórias com maestria, porém a maior vantagem são seus personagens magnificamente concebidos.

Nesta história ele junta dois de seus personagens, o investigador Bosh e o advogado Haller, porém num papel inusitado, de promotor.

Aí entra um caso antigo, que sofreu uma reviravolta nos tribunais e precisa de um novo julgamento. Muitos acreditavam que não haveria mais acusações, pois o crime era antigo demais e que as provas ficariam mais difíceis de serem apresentadas.

Contudo, nossos personagens acabam protagonizando de forma brilhante esse novo julgamento.

Ah! Para não dizer que não falei de flores, Bosh hoje está também em um seriado da Prime e Haller irá para uma série da Netflix.

Leia e entre no clima para a estreia

Cris Aragão 08/09/2020

Mais do que um livro policial esse é um livro de tribunal, sem romantismo mostra como realmente funciona a justiça criminal nos EUA, onde um julgamento mais parece um espetáculo teatral do que uma tentativa de fazer Justiça. O livro faz parte de uma série mas pode ser lido de forma independente, o leitor é suficientemente informado sobre o que aconteceu antes para acompanhar o fio da história.

Fátima Lopes 19/05/2017

Só o fato de ter os dois personagens mais marcantes do autor (Harry Bosch e Mickey Haller) partilhando a mesma trama já justifica a leitura.O enredo é interessante e instigante, mas o final deixou um pouco a desejar. Mesmo assim eu recomendo, pois está acima da média dos livros do gênero.

Bruno1041 24/05/2016

[Resenha] Reviravolta - Michael Connelly
Em Reviravolta acompanhamos o advogado de defesa criminal Mickey Haller tornar-se promotor especial no caso de Melissa Landy, uma jovem de 12 anos encontrada morta dentro de uma lixeira. Esse caso é antigo. O crime ocorreu há 24 anos e o assassino da vítima foi sentenciado a prisão perpétua, mas ele consegue recorrer ao evidenciar erros durante a investigação. E isso não era para ocorrer!
Mickey está do outro lado da força. Ser promotor é algo que ele nunca imaginou ser já que todos os dias enfrenta a promotoria como advogado de defesa, mas nesse caso ele representará o Povo e isso é algo bastante interessante de se ler. Ver um advogado sair da sua zona de conforto, antecipar as estratégias que a defesa usará em julgamento, tudo isso presenciamos durante a reabertura do caso.
Você se pergunta o porquê do caso ter sido reaberto logo no início da leitura. Bom, Jason Jessup, o acusado pelo assassinato, foi preso numa epóca em que as investigações ocorreram de forma acelerada e sem apuração dos minímos detalhes. Um detalhe que não foi checado na epóca era o semên encontrado perto da borda do vestido da vítima. Ele foi ignorado e não passou pelo procedimento correto. Só que o semên não era de Jessup, mas isso contribuiu para a sua prisão após a testemunha principal, e irmã da vítima, ter reconhecido ele. Mas o fato do semên não ser do acusado foi fator suficiente para o caso da Melissa Landy ser reaberta para novo julgamento definitivo. Isso foi uma jogada de mestre vinda de Jessup.
Um homem inocente que passou 24 anos presos por um crime que não cometeu... É claro que isso é manchete exclusiva para mídia nacional e isso é um dos grandes problemas que Mickey Haller irá enfrentar. Todas as fichas pendem para o lado de Jessup e a Promotoria terá que se contorcer para provar que essa pessoa inocente não existe.
Não posso afirmar que os personagens representantes da promotoria, nesse caso, são muito bem construídos mas durante momentos da investigação somos agraciados com detalhes de suas vidas pessoais. Isso foi algo que veio a calhar bastante pois não perdemos o foco principal do livro que é o caso do assassinato de Melissa Landy. Demorar-se muito nas vidas pessoais de personagens de fora só vem a deixar um enredo rico se tornar extenso e monótono. O autor soube dosar na medida certa sobre a vida pessoal dos personagens.
O caso do Jessup é muito bem detalhado, temos um panorama completo e me surpreendeu e me tomou como refém do enredo.
É a primeira vez que leio um livro tendo como característica julgamento de um caso e posso dizer que a experiência que Michael Connelly me proporcionou foi incrível. Aplaudo-o de pé!
Fiquei bastante impressionado com o quanto Mickey Haller é bem resolvido em seu relacionamento com sua ex-mulher, e mãe de sua filha, Maggie McPherson. Eles formaram até que uma equipe boa. Mas o personagem que me tomou bastante atenção e gostei muito foi o detetive Harry Bosch! Ele consegue criar uma filha sozinho após perder a esposa e isso é algo admirável de ver.
O final é bastante imprevisível. Não esperava a maneira como o desfecho foi escrito e isso foi um ponto extremamente positivo. E para melhorar tudo um detalhe que Bosh encontra abre hipóteses para um novo livro.
Ah, descobri que Reviravolta é o terceiro livro de uma série envolvendo o advogado Mickey Haller, mas em nenhum momento senti que estava perdendo algo ou recebendo spoiler de outro livro. Não. O enredo dessa obra é completo por si só, o que me faz acreditar fielmente que os outros livros envolvendo Haller como protagonistas também podem ser lidos como livros únicos.
A capa do livro não me chamou a atenção, não, mas a sinopse fez o trabalho. A fonte das letras é grande e as páginas são amareladas, proporcionando uma leitura fluida e sem dores de cabeça. Os capítulos são curtos e isso foi algo que me agradou bastante. Não encontrei erros ortográficos nem furos no enredo. Meus sinceros parabéns a editora pela edição. Para quem procurar um livro policial por uma perspectiva diferente - a de julgamento - Reviravolta é o pedido certo!

site: http://www.lostgirlygirl.com/2016/04/resenha-849-reviravolta-michael.html

Virgílio César 17/03/2016

Mais uma vez Michael Connelly não decepciona. No gênero policial ele já é o melhor. Agora no drama de tribunal ele se compara a John Grisham.

Raffafust 30/05/2013

Os livros de Michael Connelly são para quem gosta de tribunais, o autor escreve bem sobre o tema e nos prende de uma forma que fica difícil largar o livro até o final.
Por este motivo recomendo que caso você não goste de tribunais passe longe, mas se gosta, se interessa, corra para livraria mais próxima porque esse livro vale muito a pena!
O advogado Mickey Haller tem anos e experiência como advogado de defesa mas aceita ser promotor de um crime ocorrido em 1986 em Hancock Park. Melissa era uma menina de 12 anos que brincava com a irmã de 13 no jardim de sua casa quando foi raptada , estuprada e morta. Na época a irmã como única testemunha contou a polícia que quem a pegou era um homem de macacão dirigindo um caminhão e ao fazer o reconhecimento não teve dúvidas de afirmar que era Jason Jessup. Passados 24 anos descobrem que no vestido da menina o sêmen não era de Jessup. Com o apoio da opinião pública o acusado reabre o julgamento para ser inocentado.
Haller vai ter a ajuda do detetive Harry Bosh e de sua ex esposa para encontrar pistas que possam provar que uma coisa não está relacionada a outra e que Melissa não foi violentada mas morta por Jessup;nessa história vamos nos perguntar o tempo todo se Jessup é realmente inocente, se Haller e sua equipe estão certos de terem certeza de que foi ele ou se o advogado de defesa Royce não está inventando desculpas para inocentá-lo.
Haller e Bosch vão colocar suas famílias em risco - ambos tem filhas pequenas - mas não vão temer irem atrás da verdade.
As cenas de relato dos tribunais são perfeitas e fazem os mais leigos - como eu - se interessarem ainda mais pela história com explicações sobre o mundo jurídico no meio dos diálogos, adoro isso em Connelly.
Mais um ótimo livro desse maravilhoso autor!

naniedias 04/01/2013

Reviravolta, de Michael Connelly
Há 24 anos, Jason Jessup foi condenado pela morte de uma menina de 12 anos. Mas durante todo o tempo em que passou na cadeia, ele procurou brechas para que pudesse ser considerado inocente.
Agora ele conseguiu encontrar essas brechas e o seu julgamento terá que ser refeito.

Mas ainda existem muitas pessoas convictas da culpa de Jessup.
Michael Haller - mais conhecido como Mickey Haller - é convocado para atuar como promotor independente do caso, embora nunca tenha feito isso na vida. E ele chama seu meio-irmão, Harry Bosch, para ser o investigador responsável.

Eles têm pouco tempo para reunir todas as provas que podem condenar mais uma vez o assassino de crianças.

O que eu achei do livro:
Que livro gostoso de ler!
Meu segundo encontro com Michael Connelly (e Harry Bosch) não poderia ser mais prazeroso. Achei uma delícia acompanhar essa história.

A escrita de Connelly é simples, fluida e deixa a leitura rápida e muito gostosa. As quase quatrocentas páginas de livro são rapidamente devoradas pelo leitor.
A história é contada em primeira pessoa nos capítulos protagonizados por Mickey e em terceira pessoa nos capítulos protagonizados por Bosch. O autor intercala um capítulo do advogado Halley com um do detetive Bosch, de forma que a trama fica ainda mais bacana de acompanhar.

Apesar dos personagens principais já terem aparecido em outros livros (esse é o terceiro com Mickey Haller - oficialmente é um livro da série do advogado - e algo como o 16º de Bosch*), não é necessário ter lidos os demais para compreender esse.
Eu nunca havia lido nada com Mickey Haller e só conhecia Bosch de um único livro que li no passado e mesmo assim pude acompanhar e compreender toda a história (embora eles citem situações que ocorreram em outros livros e com as quais eu não estava familiarizada. Nada que atrapalhasse o desenvolvimento da trama ou o entendimento da mesma por parte do leitor).

Esse livro é muito mais um livro jurídico do que um policial. Eu nunca havia lido nada do tipo e achei muito bom a forma como o autor conduziu o enredo - é empolgante demais!
O mais interessante na história é que o julgamento não é de um crime que acabou de acontecer, mas de um crime que já aconteceu há 24 anos e ainda por cima de um réu que já foi previamente condenado.
Portanto, é muito bacana ver os personagens tendo que se aprofundar no que já foi feito no passado e tentar encontrar novos caminhos ou fatos que passaram despercebidos em evidências coletadas há tanto tempo e sem ter muitas opções de investigação no presente dado o tempo que se passou entre o crime e o julgamento.

A única coisa que me decepcionou um pouco foi o final da história.
Não porque ele tenha sido mal escrito.
Primeiro porque eu não gostei do que aconteceu (mas nem sempre acontece o que queremos, né?!), mas principalmente porque ele ficou meio em aberto - deixando em aberto o que pensei ser a possibilidade de continuar a história em um livro futuro do detetive Bosch. Pelo que vi, entretanto, o autor não aprofundou essa história e não seguiu em frente, já que os outros dois livros do detetive que saíram mais recentemente não tem essa trama como pano de fundo (ao menos, não como a parte principal do enredo).

Apesar de tudo, entretanto, Reviravolta é um livro muito gostoso e cuja leitura vale a pena!
É ao mesmo tempo emocionante e triste acompanhar o julgamento. Isso porque é empolgante ver o quanto essas pessoas lutam para colocar um criminoso atrás das grades, mas ao mesmo tempo várias de suas tentativas são frustradas por motivos fúteis, o que nos faz enxergar o quanto a justiça é manipulável (o livro se passa nos Estados Unidos, portanto estamos falando do sistema judiciário de lá. Entretanto, o sistema judiciário brasileiro é bem semelhante e, assim, sabemos que as manobras de defesa x promotoria também acontecem por aqui).

* Digo que esse livro é algo como o 16º de Bosch porque nem aparece na lista de livros do detetive (oficialmente é um livro da série de Mickey Haller, mas Bosch aparece bastante na história), mas cronologicamente saiu após o 15º livro dele.

Nota: 8

Leia mais resenhas no blog Nanie's World: www.naniesworld.com