O Grande Desafio

O Grande Desafio Pedro Bandeira

Resenhas - O Grande Desafio

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Joshua 16/06/2012

Conheça Toni, um protagonista "especial" e que precisa desvendar o mistério por trás do roubo da verba de sua escola e ainda provar a inocência do pai de sua paixão Carla.
Pedro Bandeira, autor da série Os Karas e entre outros livros, deixa sempre sua marca: uma escrita frenética, com fatos coerentes, e uma narração que não perde ritmo e um desfecho bem elaborado, assim como todo conteúdo e estruturação da história. E podemos ver isso novamente no livro O Grande Desafio.

A história se passa num colégio famosíssimo, o Professora Cidinha Moura, por causa da alta qualidade de ensino... até que o diretor, conhecido como o Velho, sofre um acidente grave ao cair de uma escada. Levado para o hospital, fica na UTI sem ninguém poder o visitar, até mesmo porque, para não agravar o estado de saúde do diretor. Seu filho então sobe ao poder da escola, sempre amigável com os alunos, perpetuando o que seu pai fazia. O genro do ex-diretor também assume a vice-direção da escola, mas ao contrário do ensino do sogro, que dirigia a escola rigidamente e mantendo a tradição, ele quer modernizar a estrutura escolar, adicionando a tecnologia, como computadores, reformulando o modo de direção e etc. Isso por um lado é bom, mas por outro, ruim... Mas a história não para por ai! Um desfalque é apontado na contabilidade da escola, a verba da escola foi desviada para alguma coisa, mas o autor do desfalque ainda é um mistério, até que o pai de Carla, uma aluna da escola e contador do Cidinha assume o crime. Mas Toni, outro aluno da escola e apaixonado por Carla fará de tudo para provar a inocência do contador...

É difícil contar mais sobre a história sem soltar algum spoiler, pois na verdade o livro todo é cheio de surpresas. E o melhor é que o protagonista, Toni, na verdade é um deficiente visual, e mesmo sendo "especial", ele consegue resolver todo o mistério por trás do desfalque na contabilidade do colégio, a prisão súbita do pai de Carla e etc. Tudo isso tem uma certa ligação, e é Toni que resolve tudo, ao lado de Carla - sua paixão - de sua mãe e entre outros personagens.

Pedro conseguiu ciar uma história original. Ele soube dar vida aos personagens, principalmente a Toni. Deficiente visual ou não, o autor passou a mensagem que mesmo você sendo "especial", você pode tudo. Não importa como você nasceu, saiba que tudo é possível. E Toni é um grande exemplo disso. Eu fiquei boquiaberto diante de sua esperteza e força de vontade e ainda mais de sua devoção em provar que o pai de Carla era inocente, mesmo sem ela lhe dar tanta bola ou ligar para ele.

Sobre o final, o ruim foi porque o autor já tinha deixado evidente quem erá o malvado da história. Mas como o "malvado da história" arquitetou todo o plano, essa foi uma surpresa.

Enfim, recomendo esse livro para todos. Um livro muito bom, que passa inúmeras mensagens de força de vontade através de suas páginas, que fala também sobre paixões, e acima de tudo, que uma pessoa pode aparentar algo, mas em seu interior é completamente o contrário daquilo.

Sobre a diagramação do livro, muito boa, e ainda conta com algumas ilustrações, que em minha opinião, ficaram muito boas e ainda transmitem as cenas do livro.

' Nick ৸ 03/10/2011

O livro que li trata de um garoto chamado Toni que é cego mas pode fazer tudo o que ele quiser. A minha mãe sempre o avisava,o que ele acaba se envolvendo num caso muito perigoso, ligado à prisão do contador da escola, seu Afonso, pai de Carla ,seu amor.Durante o acontecimento trágico vem a sua cabeça as seguintes perguntas: "Como um homem direito como ele poderia sabotar a escola onde trabalha como contador?" "E será que isso tem a ver com o acidente da filha do diretor da escola, que sofreu um grave acidente de escada?" É o que Toni e Carla terão que resolver para inocentar o seu Afonso que, com certeza, não era culpado das acusações que ele mesmo confessara." É um livro muito interresante pois me ensinou a forma correta de agir , durante a ocorrência de um triste acontecimento como esse.

Feeh A . 13/09/2010

O Grande Desafio

fuca 20/02/2010

o grande desafio
o grande desafio é um otimo livro muito legal

Diogo Madeira 18/02/2010

Leitura acolhível
Ótima leitura, sem digressões e prolixidade, capaz de atrair a quantidade de leitores. Pedro Bandeira é um dos melhores escritores da literatura brasileira juvenil. O próprio autor bem se preocupa bastante com os elementos e a coerência na história. Acima de tudo, é uma boa dica para os leitores entenderem melhor sobre a deficiência visual.

Dani Bittencourt 30/09/2009

Ótima leitura juvenil, com ação, suspense e romance. Pedro Bandeira cativa de uma forma única. Na minha opinião, o melhor autor brasileiro de literatura adolescente.

Mara Vanessa Torres 12/07/2009

Pré-adolescência acima das limitações.
Li na minha pré-adolescência, me empolgando horrores. :) A força e determinação que não podem ser ofuscadas nem mesmo por uma deficiência física.

William Souza 20/04/2009

Esse livro não é só mais um livro adolescente, é uma fantástica e envolvente história sobre um menino cego que consegue ser normal a todos os problemas e mais um pouco.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6