Cartier-Bresson

Cartier-Bresson Pierre Assouline

Resenhas - Cartier-Bresson

Denis Job 10/03/2017

Uma obra completa
Detalhista ao extremo, o autor consegue escrever uma biografia completa num pano de fundo de um século de existência. Mescla a personalidade e os fatos marcantes dá vida de Bresson com todos os acontecimentos que permearam sua história. Um livro indispensável para seus fãs.

Fred Wolf 15/01/2017

O geômetra dos sais de prata.
Vendo a relação que o homem, responsável pela linguagem fotojornalística, tem com a fotografia, me fez pensar sobre muitas coisas e me converteu em mais um grande admirardor seu. Numa época em que pessoas declaram amor e uma relação afetiva incondicional pela fotografia, o "olhar do século" vê apenas uma ferramenta, sendo sua relação verdadeira com as artes visuais.

Essa relação com a arte, essa capacidade de captação, em dado instante, de estruturas composicionais, por traz da imagem, aliada a seu espírito livre, que reconhece mas não faz questão de sua fama, fazem deste ser algo bem especial para se conhecer.

Pierre Assouline nos mostra, por vezes de maneira cansativa, mas ainda assim, com maestria poética, a história do homem, do fotógrafo, do artista. Leitura indispensável.

Desirée 09/09/2012

Uma biografia cansativa de alguém extremamente interessante
Sou apaixonada por fotografia e Henri Cartier-Bresson faz parte da lista de fotógrafos que me inspiram. Sempre quis ter este livro em minha estante e quando o encontrei na versão pocket da L&PM comprei. O que tirei deste livro foi a forma de pensar de Bresson, a forma de trabalhar e suas aventuras; isso estaria ótimo se o autor não pecasse tanto ao tentar demonstrar seu conhecimento a respeito das coisas e esquecer em várias partes que se trata de uma biografia do fotógrafo com o "o olhar do século". Você encontra histórias extraordinárias de Cartier-Bresson, no entanto por ser um livro cansativo eu não indico a leitura.

Gabriel Lucas 25/10/2010

Comprei o livro quando fazia um curso de fotografia, e logo de rompante até prestei algumas loas à HCB.

Mas em O Olhar do Século Pierre Assoulin perde o instante decisivo ao se recusar a retratar Henri como ele era e o autor deixa transparecer.
O fim do livro e as histórias de Henri são emocionantes, mas o principal para não estar lá.

Carol Medeiros 20/05/2009

Decepção!
Esse livro foi uma das minhas maiores decepções! O motivo? Muito chato e cansativo.
O autor tinha tudo para fazer desse livro um imã de leitura devido a vida desse ótimo fotografo! Muito decepcionante!