O Manifesto Libertário

O Manifesto Libertário David Boaz

Resenhas - O Manifesto Libertário

Romeu Felix 19/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"O Manifesto Libertário" é um livro escrito por David Boaz, publicado em 2010 pela editora Peixoto Neto. O livro apresenta os principais conceitos e ideias do movimento libertário, uma corrente política que defende a liberdade individual, o livre mercado e a diminuição do papel do Estado na sociedade.

O livro é dividido em 12 capítulos e começa apresentando a história do movimento libertário, desde suas origens no século XVIII até os dias atuais. Boaz mostra como os libertários se opõem tanto ao autoritarismo de esquerda quanto ao conservadorismo de direita, defendendo uma posição radicalmente individualista e anti-estatista.

O autor discute as principais ideias do movimento libertário, como o direito de propriedade, a liberdade de expressão, a liberdade religiosa e a liberdade econômica. Ele argumenta que o Estado tem um papel limitado na proteção desses direitos, e que a intervenção estatal na economia e na sociedade é prejudicial tanto para a liberdade individual quanto para a prosperidade econômica.

Boaz também aborda algumas das principais críticas ao movimento libertário, como a acusação de que os libertários são egoístas e individualistas demais, e que sua posição anti-estatista é utópica e impraticável. Ele argumenta que essas críticas são baseadas em equívocos e mal-entendidos, e que o movimento libertário oferece uma visão coerente e consistente da liberdade e da justiça social.

O autor apresenta uma série de exemplos de como a liberdade individual e o livre mercado podem gerar prosperidade e inovação em diversos setores da economia, como a tecnologia, a cultura e a saúde. Ele argumenta que o mercado livre é o melhor mecanismo para alocar recursos de forma eficiente e produzir bens e serviços de qualidade para a população.

Em resumo, "O Manifesto Libertário" é uma obra que apresenta uma visão abrangente e coerente do movimento libertário, mostrando como a liberdade individual e o livre mercado são fundamentais para a prosperidade e a justiça social. O livro é uma importante fonte de informação para quem se interessa por política, economia e liberdade individual, e oferece uma alternativa radical e inovadora às correntes políticas tradicionais.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

denis.caldas 18/01/2021

Libertarismo ou Libertarianismo?
Esse é um daqueles livros que "nunca vi nem comi, eu só ouço falar", daí apareceu a oportunidade de comprar menos caro, e pronto!

A ideia de Manifesto acho que foi só para fazer um contraponto ao Manifesto Comunista, mas o livro do David Boaz não tem esse aspecto de panfleto ou manifesto, ele é mais como um manual de instrução, onde os problemas são apresentados e a consequente sugestão de solução em um mundo em que não há a coerção do Estado. Ou seja, gera um utopia.

Porém, para evitar cair no pântano das utopias que, quando aplicadas geram autoritarismo e morte, o Manifesto se apresenta como "uma base para utopias", pois na verdade traça caminhos em que você opta por viver de forma voluntária, seja socialista ou conservador, por exemplo. Enfim, a grande sacada do Libertarismo é que seja voluntário e livre, ou senão não há razão de ser, ainda mais quando imposto por nós sobre eles.

E foi muito interessante lê-lo nesses tempos de engenharia social, onde um experimento social-sanitário está em franco andamento, onde as responsabilidades individuais estão cada vez mais trocadas pela responsabilidade coletiva.

Embora trate mais de coisas que acontecem nos Estados Unidos, sob o direito consuetudinário, pode ser facilmente interpretado em qualquer lugar, em qualquer país, até aqui em Banânia, onde o direito é dito como romano (só se for o de Calígula ou Nero). É uma leitura válida, inclusive para conservadores ou para progressistas, que tentam impor suas visões de mundo nos outros e, hipocritamente, nem eles próprios conseguem seguir. Viva o Contrato Voluntário!
@PinkLemonade 20/01/2021minha estante
Excelente resenha. Nunca tinha ouvido sobre a diferença entre as duas palavras.

Raul 22/05/2020

Uma boa apresentação ao libertarianismo
Um pouco repetitivo, tradução com algumas opções estranhas para alguns termos técnicos, mas uma boa apresentação ao libertarianismo no contexto norte-americano.