Caçadas de Pedrinho

Caçadas de Pedrinho Monteiro Lobato

Resenhas - Caçadas de Pedrinho

1 | 2 | 3 | 4

jhulica 19/02/2024

Mais pontos negativos do que positivos...
Como eu AMO de paixão livros infantis, eu já sabia desde o início que eu iria gostar dessa história, e foi o que realmente aconteceu. As ilustrações são magníficas, a edição em si é maravilhosa e os personagens são bem construídos.

Porémm...
Tanto o narrador quanto os personagens usam termos racistas para se referirem à Tia Nastácia.
O livro também mostra uma violência desnecessária contra os animais.

Lembrando que sempre devemos levar em conta o contexto em que a obra foi escrita, contudo, não podemos deixar de incentivar a alteração ou até mesmo remoção de obras que incentivam o preconceito e maus tratos aos animais, influenciando até mesmo as crianças a replicarem esse tipo de comportamento.

Tirando toda essa escrotisse da obra, dou
3??

Igor.Parrela 27/12/2023

A obra Lobatiana necessita de atualização
A obra Caçadas de Pedrinho, componente do mundo fantasioso criado por Monteiro Lobato aos arredores do Sítio do Picapau Amarelo, é sem dúvidas uma leitura que não cabe na estante da atualidade. É impregnada de termos extremamente racistas para descrever uma certa personagem negra (Tia Nastácia), e o preconceito salta aos olhos até mesmo do leitor mais desapercebido. Além dos termos higienistas e racistas, a obra demonstra a prática pouco normal de caçar animais da fauna brasileira. É certo que deve ser feita uma leitura em contexto com os custumes e práticas da época em que a história foi escrita; mas também é certo que se trata de uma obra que precisa ser atualizada para que possa continuar viva. Não é concebível utilizarmos a presente obra para a alfabetização de crianças que, no futuro, esperamos que ajudem a construir uma sociedade plural, democrática e antirracista.

Sophis 06/10/2023

Nostalgia pura
Foi uma leitura para relembrar a infância já que foi Monteiro Lobato que realmente me fez pegar o gosto pela leitura.

Foi ótimo ler e reencontrar os personagens estando com uma cabeça mais madura.

As batalhas, as piadas continuam maravilhosas e em breve pretendo reler todos os outros só que em formato e-book.

LuanzinPL 17/08/2023

Me identifiquei ?
É maravilhoso, me identifiquei bastante porque só a maioria dos meninos arteiros do mundo vai entender kkk ??

Halfmoondarkk 06/05/2023

A história do livro é boa, mas é uma pena que Monteiro Lobato use termos pejorativos para se referir a Tia Nastácia, o racismo é muito explícito.

Izabela Bahiense 29/04/2023

Clássicos infantis
Gostinho de infância, muito gostosa, leve e rápida a leitura... :)

Certamente será lido em família!

RaAssa.FonsAca 01/04/2023

Esse livro tem um gostinho de infância tãoooo bom leiam pra poder ter a sensação de casa, é uma leitura bem rápida e amei as ilustrações só leiam

Marlisom 22/03/2023

"Caçadas de Pedrinho" é um livro infanto-juvenil escrito por Monteiro Lobato, o qual narra as aventuras do famoso grupo de amigos do Sítio do Picapau Amarelo.
Nessa obra, o destaque fica por conta das muitas aventuras e brincadeiras que Pedrinho e seus amigos realizam em meio à natureza, sobretudo durante as caçadas.

Com muita criatividade e imaginação, Lobato constrói personagens cativantes e cenas divertidas, que incentivam o leitor a explorar o mundo à sua volta.
Além disso, o autor aproveita a obra para abordar questões ambientais, como a preservação das florestas e a conscientização sobre a fauna e flora brasileiras.

Assim, "Caçadas de Pedrinho" é uma leitura envolvente e educativa, que desperta o interesse das crianças pelo meio ambiente e valoriza a amizade e a união entre os amigos que enfrentam as aventuras juntos.
Uma obra primorosa e atemporal que encanta leitores há gerações.

ariel.php 19/02/2023

Caçadasde Pedrinho
"Caçadas de Pedrinho" é um dos frutos da fase infantil da literatura de Lobato, bem como parece ser o único que eu possuo desse período. Nessa obra, o autor narra duas caçadas empenhadas pelos netos de Dona Benta: a primeira em busca de uma onça que começou a frequentar o sítio e a segunda por causa de um rinoceronte que decidiu passar a sua aposentadoria no Rio de Janeiro. Assim, é importante que o leitor tenha conhecimento básico prévio sobre o universo de "O Sítio do Pica-Pau Amarelo" e, se possível, de acontecimentos de volumes anteriores (não é essencial), visto que a estrutura de volumes como episódios foi escolhido pelo autor. Contudo, tal formato não afetou a qualidade da leitura, visto que Lobato substituiu o desenvolvimento dos protagonistas, que ser suave nesse modelo de histórias, pela representação marcantes dos antagonistas.

Nesse contexto, Lobato continuou a acertar com a antropomorfização do pensamento dos animais de modo mais fidedigno a espécie humana, isto é, não representar herbívoros como mocinhos ingênuos, nem carnívoros como máquinas assassinas, mas todos com certos desvios morais. Além disso, teceu críticas bem humoradas à ineficiência da estrutura burocrática do Estado através dos servidores do Departamento Nacional de Caça ao Rinoceronte e seus planos engenhosos.

Em suma, "Caçadas de Pedrinho" é uma bela obra que consegue entreter pessoas de diferentes gerações mesmo após quase um século de sua publicação. O livro, na minha ótica, não falha no seu papel artístico, realizando a transmissão de ideias com ótimo humor e leveza, sendo acompanhado ainda por gravuras de quatro ilustradores do século XX (não sei se o mesmo ocorre em edições diferentes da publicada pela Editora Globo em 2018). Por sua vez, a criação de Lobato pode ter mensagens que, isoladamente, divergem dos preceitos morais da atualidade. Logo, uma breve nota de contextualização não faria mal. Isto posto, creio que me sinto mais motivado para tentar mais produções do Monteiro.

Clau Melo 10/02/2023

Pura nostalgia...
Literatura Nacional, Taubaté/SP, 1933/1988. Infantil, aventuras.
Que nostalgia! Adorei reler Caçadas de Pedrinho. Sem sombra de dúvidas Monteiro Lobato tinha imensa criatividade. Também gostei das aventuras de Hans Staden.

Neste volume Pedrinho organiza uma caçada de onça e sai vitorioso como também sai vitorioso do ataque das onças e outros animais de presa ao sítio de dona Benta. Depois encontra um rinoceronte, fugido de um circo do Rio, que se refugiara naquelas matas - um animal pacatíssimo e de bastante ilustração, do qual Emília tomou conta, depois de batizá-lo de Quindim.

Completa o volume a narrativa feita por dona Benta das celebres Aventuras de Hans Staden. Este aventureiro alemão veio ao Brasil em 1559 e esteve nove meses prisioneiro dos tupinambás, a assistir cenas de antropofagia e à espera de ser devorado de um momento para outro. Mas salva-se. Volta para a Alemanha e lá publica o seu livro: o primeiro que aparece com cenário brasileiro e um dos mais pungentes e vivos de todas as literaturas.

nnoronha___ 13/11/2022

escritor NOJENTO
Monteiro Lobato como sempre servindo muito racismo em suas narrativas como eu amo um preconceito, ninguém deveria ler isso daqui, mto menos uma criança

LeocAdio 31/10/2022

As ilustrações dessa edição são lindas. Não é muito meu tipo de livro, mas a história é gostosa de ler e bem nostálgica.

maria cecília 29/09/2022

credo
história cheia de elementos e falas racistas, narrativa tão chata que na aula de português levamos um mês pra terminar e ninguém gostou. o desenho animado é legal, mas não vale a pena ler.

Isabel 19/07/2022

Cheirinho de infância.
Esse livro é muito bom, faz a gente relembrar o início de nossa carreira literária. Leitura fluida e desenrolada. Amei.

1 | 2 | 3 | 4