Caçadas de Pedrinho

Resenhas - Caçadas de Pedrinho

1 | 2 | 3 | 4

z..... 25/02/2017

Publicado em 1933 a partir de textos escritos na década de 20
Estou aproveitando o feriadão de carnaval para reencontrar a turminha do sítio. "Caçadas de Pedrinho" é de 1933, mas os primeiros textos foram escritos cerca de dez anos antes. Acho interessante essa questão de datas, pois acabamos percebendo um processo construtivo na obra de Lobato.

O primeiro capítulo (escrito em 1924) conta uma história horrível e bizarramente violenta, que coloca em choque a turminha com uma onça. É um exemplo de que as percepções podem envelhecer, caducar e os autores tem que ter traquejo nisso. Lobato, nesse texto, é adepto da visão imperativa, arbitrária e destrutiva do homem sobre a natureza. Nesse momento não há noção alguma sobre educação ambiental, tratando-se tudo como um brinquedo. A turminha vai à mata e trucida o bicho, com requintes de crueldade exaltados como grande façanha, reproduzindo a mesma visão que movia muitos na interação com a natureza.
Para entender melhor, pensa em Narizinho esfaqueando como se quisesse "tirar uma fatia de pão", Pedrinho esmagando o crânio a peso de coronhadas, Emília atacando com um espeto de assar frango, Visconde enterrando a espada no peito e Rabicó dando um tiro de canhão à queima roupa.... Quadro terrível? Era a diversão infantil naquela época no que o autor imaginava para as crianças. Felizmente, parece ter percebido e trouxe visão nova nos textos seguintes, escritos na década de 30 para o mesmo livro, na interação das crianças com a natureza. O Maurício de Sousa, por exemplo, teve e tem muito traquejo na construção de sua turminha.

Segue uma história em que os animais, especialmente as onças, tentam se vingar e atacam o sítio, mas são vencidas por esperteza. Nada de mortes dessa vez, apesar do Pedrinho ter fascínio por armas e querer ser um caçador infalível e implacável, desejando morar na África para seus intentos. Algo continua equivocado, né?

Na parte final, outra evolução no pensamento de Lobato, trazendo uma percepção mais acertada, ainda que no contexto de época houvesse outra visão e prioridades. Seu texto deixou a caduquice do primeiro e introduziu um rinoceronte, uma dquelas feras que o Pedrinho desejava caçar, como um animal de interação curiosa e afável para as crianças. Aqui há desapego à imagem vilanizada da natureza e as crianças aprendem a amar o bicho e lutar por sua permanência em seu convívio. Os personagens do folclore ainda não deram o ar da graça e acho que sobrou para alguns deles o papel de vilão nas aventuras. Melhor assim. Não lembram? Lá vem a Cuca, te pega daqui, te pega de lá...

E aí? Não houve uma progressão no pensamento do Lobato? Espero não encontrar as referidas caduquices nos livros seguintes... Mas também sei de algo que Lobato preferiu congelar e morrer na caduquice: a percepção e imagem construída sobre a Tia Nastácia. Guardo para outros livros da série esse parecer, mas digo que em uma obra que mostrou desenvolvimento, o final foi decepcionante: involução total na caduquice que não se quis largar. Olha lá a última frase...

Registrando amenidades da cronologia da série:
- O Quindim foi introduzido nesse livro como mais um personagem do sítio;
- Surgem também os besouros espiões da Emília: o Numero 1 e Número 2;
- Os animais já aparecem falantes, sem explicação alguma, como ocorreu em relação ao Burro Falante no primeiro livro. Assim é com Rabicó, os besouros e Quindim (sem que se mencione as pílulas falantes da obra anterior). Acho que o Lobato esqueceu dessa pequena explicação como até então fazia em relação a tudo;
- Cléo foi outra menina introduzida, mas parece que não teve carisma. A justificativa para o surgimento foi mal elaborada e ficou marcada como uma namoradinha do Pedrinho. Na real, Lobato quis dar um jeito de colocar a novidade da rádio em seus livros, já que a menina era representante de uma emissora;
- Lobato era antenado e também deu um jeito de registrar e introduzir o telefone no sítio, na história do Quindim;
- KKKK! Gostei da passada de perna que a Emília deu nos advogados do circo de onde veio o Quindim. Ah, que legal seria se o Lobato tivesse tido o insight de torná-la defensora de certas coisas... Mas ele preferiu a caduquice nelas.
- É um livro para ser lido, em relação às crianças, com orientações.

Contudo, contudo, eu gosto muito do Sítio do Picapau Amarelo e tive a grata satisfação de ser alfabetizado em livros com suas personagens, lá no meu Jardim da Infância, Pré-Escolar...
Samara 26/02/2017minha estante
Foi nesse livro que o Lobato foi acusado de racismo?

Samara 26/02/2017minha estante
Um bom carnaval para você, e muitos livros para ler kkk

z..... 26/02/2017minha estante
Oi samara! A Tia Nastacia tem conotaçao pejorativa em todos os livros, mas em alguns é mais intenso. Ah, nao gosto de carnaval, sou evangélico.

Samara 26/02/2017minha estante
Aproveita o feriado pra ler, muito bom, estou relendo A ilha sob o mar da Isabel Allende, já leu algum dela?

z..... 26/02/2017minha estante
To aproveitando para ler que nem vc e ainda nao li nada de quem citaste. Uma das parte da leitura é bobagem, os quadrinhos, por diverdao. Quero conferir tambem pelo menos mais dois livros do sitio ate quarta. Tento ver coisas nas entrelinhas e me divirto nisso ainda que bobas ou sejam equivocadas.

Adoro o Sítio também

Ana Clara 28/08/2009

Correndo perigo
As Caçadas de Pedrinho é um livro muito bom, principalmente por ele ter aventura em sua história.
Fala de uma aventura que Narizinho, Pedrinho, Emília, Rabicó e Visconde tiveram ao tentar caçar uma onça que diziam que tinha ali na região do Sitio do Pica-Pau Amarelo. Eles então entraram na floresta e tentaram achar essa tal onça-pintada. Na primeira vez eles tiveramum pouco de sorte ao encontrar uma pegada e um pêlo de onça-pintada. Todos ficaram muito ansiosos para ir encontrar a onça de verdade, por isso cada um pegou um tipo de aramamento (spray de pimenta, milho, etc) e partiram confiantes para sua longa jornada floresta à dentro. Chegando em um local bem apropriado para uma onça, eles escultaram miados que pareciam de gato, mais eles tiveram certeza que era de onça. Todos morreram de medo e subiram em cima de uma árvore para fazer uma espécie de armadilha, seus olhares atentos a qualquer movimento estranho e barulhento. Passou um tempo e quando eles olhara, para o chão, ali estava ela, cheirando alguma coisa. Eles ficaram muito nervosos, mais acabou que deu tudo certo...eles pegaram a onça e levaram para D. Benta e Tia Anastácia verem. Depois eles enterraram a onça e D.Benta e Tia nastácia não deixaram mais eles se aventurarem dessa maneira...
Roberta Nunes 28/08/2009minha estante
Excelente resenha, Ana!! =)

Ester 25/03/2018minha estante
maravilhosooooooo amei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Tatiane 15/09/2021

Eu conheço pouquíssimo a obra de Lobato, então não tenho competência alguma para avaliar a questão racista que se discute hoje. Estou, no entanto, querendo reler principalmente os livros voltados ao público infantil para observar como isso pode aparecer na formação das crianças.

Em "Caçadas de Pedrinho", embora haja várias referências negativas à tia Nastácia, uma coisa me chamou atenção. Em uma parte marcante da história (vou relatar sem detalhes para não dar spoiler), a velha se apodera de um carrinho em que dona Benta tinha andado e, sem dar lugar à "Sinhá", vai se divertir como todos que ali estavam, dizendo para a avó da criançada que perdera o lugar:

"- Tenha paciência - dizia a boa criatura. - Agora chegou a minha vez. Negro também é gente, Sinhá..."

Fiquei me perguntando aí (e não sei se estou cometendo um erro grave pq ainda só tenho esta leitura como referência - digo sempre que estou em plena aprendizagem) se realmente é necessário banir o autor, como já ouvi falar, ou se ele apenas era um escritor inserido em seu tempo e, entendendo isso, devemos lê-lo com um olhar e um cuidado críticos.

De um modo geral, gostei muito do mundo mágico apresentado em "Caçadas de Pedrinho". Acho a fantasia um fator fundamental para o desenvolvimento da criança, e Monteiro Lobato faz isso magicamente. Além de trazer várias críticas: à política, à máquina burocrática do governo, à gramática (ele até faz referência à questão de gênero!!! Critica o plural ocorrer no masculino quando a maioria dos elementos é de base feminina e ainda cria "o onço" em oposição ao vocábulo onça.). Adorei ver essas questões!

Por enquanto é isso. Se alguém quiser me mostrar algo que ainda não tenha enxergado, estou aberta para aprender. A dor do outro é também minha dor. Sejamos empáticos.
Daniel.Carmo 20/09/2021minha estante
Também há uma cena que ele descreve que Tia Nastácia quando viu a onça subiu no mastro igual uma macaca, porém ele tbm usa esse termo "macaco" para as crianças do sítio, dizendo que quando viram a onça elas todas subiram na árvore como se fossem macacos tbm, fica claro que o termo macaco não está fazendo distinção de raça, é claro que lendo isso agora na nossa época é obviamente racismo, porém levando em conta que os livros foram escritos na década de 30, nos devemos levar em consideração o período em que viveu o autor, nessa época se referir assim a um negro não era considerado racismo como hoje. Quanto a Abolir os livros, acredito que seja loucura, embora tenha esses aspectos negativos, eles registram a perspectiva do período social da nossa história. Devemos ensinar a criança a combater o racismo na atualidade. E não apagar o passado.

Tatiane 20/09/2021minha estante
Concordo com vc, Daniel. Obrigada por trazer essa reflexão.

Danyel 12/04/2012

CAÇADAS DE PEDRINHO
eu gostei muito do livro porque desde pequeno gostava de sitio do pica pau amarelo e esse livro conta uma historia legal sobre a turma do sitio do pica pau amarelo em que pedrinho,narizinho e emilia matão uma onça e esse fato faz com que os animais se revoltem .
os animais vão até o sitio e tentam devorar a turma do sitio.
mas com ideia de pedrinho eles acabam se safando.
Raquel 09/05/2012minha estante
Lobato é um dos meus preferidos! Procure A CHAVE DO TAMANHO. Acho que você vai gostar também. Tem na biblioteca.

marquinho 07/06/2012minha estante
kkkkkkk... eu tbem fiz a resenha desse livro no primeiro trimestre! boa resenha dani!!

marquinho 10/04/2012

Caçadas de Pedrinho
Este livro conta histórias de Pedrinho e sua turma. Pedrinho caça uma onça e isso faz com que os animais dalí fisessem um ataque a eles . Pedrinho cria pernas-de-pau para eles subirem na hora do ataque mas tia Nastácia não conseguiu e subiu num mastro. Mas os animais revesaram, enquanto um grupo come, os outros ficam lá.Emília já tinha se previnido, criou bombas de vespas.Ela espantou os animais. Depois disso, Pedrinho ficou com vantade de caçar rinoceronte. Por considencia dele, havia fugido do Rio de Janeiro um rinoceronte de circo que foi parar por aquelas bandas. Só Emília sabia onde ele estava por causa de seus besouros espiões. Dona Benta acabou sabendo de tudo e mandou um telegrama para o Rio de Janeiro. O detetive XB2 foi lá com seus ajudantes. Eles ficaram semanas. Emília ficou amiga do rinoceronte. Eles sairam de lá por causa de Emília que fez uma travesura com eles. Todos ficaram amigos dele. Semanas depois, veio os donos do bicho, eles ficaram discutindo até Emília pegar um pouco de pó de pirlimpimpim e deu para eles cherarem, se eles espirrassem eles não era os donos do animal. Ninguém sabe onde eles foram parar mas eles desapareceram e o pessoal do sítio continuaram a brincar com o bicho. Este livro nos inspira que para tudo há uma saída. Eu gostei do livro porque ele é de ação, tem suspense e imaginação e esse livro espira o leitor pela criatividade de Monteiro Lobato!!!
Raquel 12/05/2012minha estante
Eu adoro o Lobato, Marcos! Já leu outros livros dele? Experimente A CHAVE DO TAMNHO. Tem lá na biblioteca.

arislover 15/08/2021

racista
monteiro lobato nojento racista li e peguei três tipos de doenças diferentes que nojo eca eca
obs: leitura forçada pela escola!!
Joao 31/08/2022minha estante
Nossa gente, uma criancinha mimadinha chorando por terem obrigado a ler um simples livrinho, meu deus.

Omar.Eron 07/06/2020

Este livro é muito polêmico devido a várias questões que são levantadas atualmente. O que não podemos esquecer é que este livro é o resultado de uma visão de mundo que já não existe mais em sua totalidade. Dessa forma não podemos avaliar um livro escrito em outros tempos com a nossa forma de ver as coisas atualmente. Fora isso, a maneira maravilhosa de Monteiro Lobato conduzir a narrativa é sempre muito rica e criativa.
cris.leal 07/06/2020minha estante
Concordo plenamente com vc. Penso do mesmo jeito. :)

Lexa 28/02/2009

para mim monteiro lobato foi(e ainda é) o mestre na literatura infantil, quando criança tinha toda a coleção, não sei se aprendi a ler com ele ou com a professora do primeiro ano, este livro foi um marco para mim.

jhulica 19/02/2024

Mais pontos negativos do que positivos...
Como eu AMO de paixão livros infantis, eu já sabia desde o início que eu iria gostar dessa história, e foi o que realmente aconteceu. As ilustrações são magníficas, a edição em si é maravilhosa e os personagens são bem construídos.

Porémm...
Tanto o narrador quanto os personagens usam termos racistas para se referirem à Tia Nastácia.
O livro também mostra uma violência desnecessária contra os animais.

Lembrando que sempre devemos levar em conta o contexto em que a obra foi escrita, contudo, não podemos deixar de incentivar a alteração ou até mesmo remoção de obras que incentivam o preconceito e maus tratos aos animais, influenciando até mesmo as crianças a replicarem esse tipo de comportamento.

Tirando toda essa escrotisse da obra, dou
3??

Fimbrethil Call 23/12/2010

Aventura mais contação de história
São duas histórias contadas nesse livro, a primeira de como Pedrinho e a turma caçou uma onça e depois o que aconteceu, e a outra é Dona Benta contando aos netos e a Emilia e Visconde a história de Hans Staden num relato detalhado da vida diária dos tupinambás e tupiniquins, o que foi muito legal, porque eles habitavam o litoral de São Paulo, então são lugares conhecidos, foi legal reconhecer.

te te 07/06/2011

Achei legal este livro porque aprendi que nao devemos ter medo,pois eu nao tem muito medo.
uma tarde de sol pedrinho,e a narizinho sai para caça uma onça no meio
da mata e acha.
mais tarde pedrinho joga um po nolho da onça e ela sai corendo que nei uma doida.

mariaelise 20/06/2011

Li por enquanto só o Caçadas de Pedrinho para a matéria de Literatura Infantil no colégio. Nossa, Lobato é vida, viu? ~;) Me senti criança de novo. Toda a inocência e ao mesmo tempo sagacidade dos personagens me encantou. Lindo.

Yuri Serpa 28/09/2011

caçando a onça
O livro caçadas de pedrinho e recomendado para todo tipo de publico pois conta as tramas e as caçadas de pedrinho no sitio do pica pau amarelo.Monteiro Lobato e um excelente escritor e adorei esse livro principalmente quando a turma do sitio caça uma onça que amedronta o capoeirão dos taquaraçus,e um livro exitante e cheio de aventuras

Jeferson Fuck 08/11/2011

As Caçadas de Pedrinho
Este livro de Monteiro Lobato conta a história de Pedrinho que resolve caçar uma onça na mata. Depois disso aparece outro animal que estava foragido do circo. Então chamam a policia que fica durante alguns meses para pegar o animal. Este livro e muito bom gostei muito e recomendo para todas as pessoas pois e muito legal.

Ana Maria 08/11/2011

Caçadas de Pedrinho.
neste livro falam sobre vários tipos de animais.Também falam de um Rinoceronte que avia fugido do circo.
Nessa história Pedrinho comanda uma caçada à uma onça-pintada, que estava escondida na mata de taquaraçus, perto do Sítio do Picapau Amarelo. No comando estava Narizinho, Emília, Rabicó e Visconde de Sabugosa, eles vão atrás da fera pela suas pegadas com medo e valentia.
E depois de algum tempo conseguiram matar a fera, e a levaram para o Sítio, a tia Nastácia e dona Benta se espantaram com oque os meninos aviam caçado. depois de alguns dias todos os animais ficaram sabendo do acontecido, e a Capivara reuniu todos os animais para uma reunião. Todos os animais ferozes se juntaram para comer todos os moradores do Sítio. Quando o pessoal do Sítio ficaram sabendo oque os animais iam fazer com eles ficaram todos apavorados e começaram a se preparar para a guerra. Mais no final de tudo os animais se cansaram de tudo aquilo e acabarão deixante todos fugirem.
Eu recomendo esse livro para todos que realmente queiram ler.

1 | 2 | 3 | 4