Caçadas de Pedrinho

Resenhas - Caçadas de Pedrinho

1 | 2 | 3 | 4

Raposinha 15/09/2021

O enorme mundo de Monteiro Lobato
Pedrinho e o Sitio Do Pica Pau Amarelo decidem fazer uma caçada para matar a onça mais forte da floresta, até o pequeno leitão participará , já dona Benta e tia Anastacia não sabem de nada nem para onde a turminha foi , Pedrinho se preparou com armas e até a pequena boneca de pano com uma faca, assim começou a caçada! Monteiro Lobato criou o Sitio Do Pica-pau Amarelo, ele é um escritor muito famoso e escreveu livros que até hoje são lidos pelo público de jovens e crianças . Este livro foi publicado em 1933, e nesta edição se reunem quatro ilustradores especiais que contribuem para reativar a memória de leitores que já liam o livro no passado! Não perca de jeito nenhum esta bela edição de capa dura!

arislover 15/08/2021

racista
monteiro lobato nojento racista li e peguei três tipos de doenças diferentes que nojo eca eca
obs: leitura forçada pela escola!!
Joao 31/08/2022minha estante
Nossa gente, uma criancinha mimadinha chorando por terem obrigado a ler um simples livrinho, meu deus.

Ana Clara 28/08/2009

Correndo perigo
As Caçadas de Pedrinho é um livro muito bom, principalmente por ele ter aventura em sua história.
Fala de uma aventura que Narizinho, Pedrinho, Emília, Rabicó e Visconde tiveram ao tentar caçar uma onça que diziam que tinha ali na região do Sitio do Pica-Pau Amarelo. Eles então entraram na floresta e tentaram achar essa tal onça-pintada. Na primeira vez eles tiveramum pouco de sorte ao encontrar uma pegada e um pêlo de onça-pintada. Todos ficaram muito ansiosos para ir encontrar a onça de verdade, por isso cada um pegou um tipo de aramamento (spray de pimenta, milho, etc) e partiram confiantes para sua longa jornada floresta à dentro. Chegando em um local bem apropriado para uma onça, eles escultaram miados que pareciam de gato, mais eles tiveram certeza que era de onça. Todos morreram de medo e subiram em cima de uma árvore para fazer uma espécie de armadilha, seus olhares atentos a qualquer movimento estranho e barulhento. Passou um tempo e quando eles olhara, para o chão, ali estava ela, cheirando alguma coisa. Eles ficaram muito nervosos, mais acabou que deu tudo certo...eles pegaram a onça e levaram para D. Benta e Tia Anastácia verem. Depois eles enterraram a onça e D.Benta e Tia nastácia não deixaram mais eles se aventurarem dessa maneira...
Roberta Nunes 28/08/2009minha estante
Excelente resenha, Ana!! =)

Ester 25/03/2018minha estante
maravilhosooooooo amei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Tatiane 15/09/2021

Eu conheço pouquíssimo a obra de Lobato, então não tenho competência alguma para avaliar a questão racista que se discute hoje. Estou, no entanto, querendo reler principalmente os livros voltados ao público infantil para observar como isso pode aparecer na formação das crianças.

Em "Caçadas de Pedrinho", embora haja várias referências negativas à tia Nastácia, uma coisa me chamou atenção. Em uma parte marcante da história (vou relatar sem detalhes para não dar spoiler), a velha se apodera de um carrinho em que dona Benta tinha andado e, sem dar lugar à "Sinhá", vai se divertir como todos que ali estavam, dizendo para a avó da criançada que perdera o lugar:

"- Tenha paciência - dizia a boa criatura. - Agora chegou a minha vez. Negro também é gente, Sinhá..."

Fiquei me perguntando aí (e não sei se estou cometendo um erro grave pq ainda só tenho esta leitura como referência - digo sempre que estou em plena aprendizagem) se realmente é necessário banir o autor, como já ouvi falar, ou se ele apenas era um escritor inserido em seu tempo e, entendendo isso, devemos lê-lo com um olhar e um cuidado críticos.

De um modo geral, gostei muito do mundo mágico apresentado em "Caçadas de Pedrinho". Acho a fantasia um fator fundamental para o desenvolvimento da criança, e Monteiro Lobato faz isso magicamente. Além de trazer várias críticas: à política, à máquina burocrática do governo, à gramática (ele até faz referência à questão de gênero!!! Critica o plural ocorrer no masculino quando a maioria dos elementos é de base feminina e ainda cria "o onço" em oposição ao vocábulo onça.). Adorei ver essas questões!

Por enquanto é isso. Se alguém quiser me mostrar algo que ainda não tenha enxergado, estou aberta para aprender. A dor do outro é também minha dor. Sejamos empáticos.
Daniel.Carmo 20/09/2021minha estante
Também há uma cena que ele descreve que Tia Nastácia quando viu a onça subiu no mastro igual uma macaca, porém ele tbm usa esse termo "macaco" para as crianças do sítio, dizendo que quando viram a onça elas todas subiram na árvore como se fossem macacos tbm, fica claro que o termo macaco não está fazendo distinção de raça, é claro que lendo isso agora na nossa época é obviamente racismo, porém levando em conta que os livros foram escritos na década de 30, nos devemos levar em consideração o período em que viveu o autor, nessa época se referir assim a um negro não era considerado racismo como hoje. Quanto a Abolir os livros, acredito que seja loucura, embora tenha esses aspectos negativos, eles registram a perspectiva do período social da nossa história. Devemos ensinar a criança a combater o racismo na atualidade. E não apagar o passado.

Tatiane 20/09/2021minha estante
Concordo com vc, Daniel. Obrigada por trazer essa reflexão.

Igor.Parrela 27/12/2023

A obra Lobatiana necessita de atualização
A obra Caçadas de Pedrinho, componente do mundo fantasioso criado por Monteiro Lobato aos arredores do Sítio do Picapau Amarelo, é sem dúvidas uma leitura que não cabe na estante da atualidade. É impregnada de termos extremamente racistas para descrever uma certa personagem negra (Tia Nastácia), e o preconceito salta aos olhos até mesmo do leitor mais desapercebido. Além dos termos higienistas e racistas, a obra demonstra a prática pouco normal de caçar animais da fauna brasileira. É certo que deve ser feita uma leitura em contexto com os custumes e práticas da época em que a história foi escrita; mas também é certo que se trata de uma obra que precisa ser atualizada para que possa continuar viva. Não é concebível utilizarmos a presente obra para a alfabetização de crianças que, no futuro, esperamos que ajudem a construir uma sociedade plural, democrática e antirracista.

Cida Zientarski 12/04/2022

Caçadas de Pedrinho, de Monteiro Lobato
A caçada é muito bem descrita, a revolta dos animais é algo fora de série e o ataque ao Sítio e seu desfecho são ótimos. Na outra parte, tudo que envolve o rinoceronte Quindim merece destaque, desde o comportamento da “fera” até a atitude daqueles que deveriam capturá-lo.

Aliás, ao contrário dos outros livros do Sítio que li até agora, este é o único que apresenta uma crítica direta ao governo e aos funcionários, principalmente os que adiam o serviço ao máximo para receberem o salário sem trabalhar de fato. O Departamento Nacional de Caça ao Rinoceronte é só uma representação de tudo que não funciona no governo e em como eles utilizam a burocracia a favor dos atrasos e do benefício próprio. É aquela crítica tão presente nos livros adultos e que ainda não tinha aparecido com tal força nos infantis.

Izabela Bahiense 29/04/2023

Clássicos infantis
Gostinho de infância, muito gostosa, leve e rápida a leitura... :)

Certamente será lido em família!

Omar.Eron 07/06/2020

Este livro é muito polêmico devido a várias questões que são levantadas atualmente. O que não podemos esquecer é que este livro é o resultado de uma visão de mundo que já não existe mais em sua totalidade. Dessa forma não podemos avaliar um livro escrito em outros tempos com a nossa forma de ver as coisas atualmente. Fora isso, a maneira maravilhosa de Monteiro Lobato conduzir a narrativa é sempre muito rica e criativa.
cris.leal 07/06/2020minha estante
Concordo plenamente com vc. Penso do mesmo jeito. :)

bruna2608 10/04/2021

Caçadas de Pedrinho
Uma nova aventura no Sítio do Picapau Amarelo! Junto com sua turma: Pedrinho, Emília, Narizinho, o Visconde e Rabico.

Tudo começa quando Pedrinho decide caçar a onça pintada da floresta. Eu gostei muito da crítica na história feita pelos animais da floresta, falando que o homem destruí o lar deles e que não tem mais pra onde fugir. É o que temos até hoje com os desmatamentos e animais em extinção.

Pelo título pensei que só focaria no Pedrinho, mas no meio do livro a Emília sem dúvida foi a que mais ganhou destaque pela sua inteligência na aventura.

Agora o único ponto negativo (e polêmico) desse livro é como o Monteiro sempre tem que dar ênfase da Tia Nastácia com "a negra" "a burra". As falas atribuídas a ela são horríveis, chamando ela de macaca ?? Porém, penso eu que como o livro é antigo, ainda não se tinha o conhecimento como hoje do racismo.

Desde já, sempree amei demais as aventuras do Sítio do Picapau Amarelo?

ariel.php 19/02/2023

Caçadasde Pedrinho
"Caçadas de Pedrinho" é um dos frutos da fase infantil da literatura de Lobato, bem como parece ser o único que eu possuo desse período. Nessa obra, o autor narra duas caçadas empenhadas pelos netos de Dona Benta: a primeira em busca de uma onça que começou a frequentar o sítio e a segunda por causa de um rinoceronte que decidiu passar a sua aposentadoria no Rio de Janeiro. Assim, é importante que o leitor tenha conhecimento básico prévio sobre o universo de "O Sítio do Pica-Pau Amarelo" e, se possível, de acontecimentos de volumes anteriores (não é essencial), visto que a estrutura de volumes como episódios foi escolhido pelo autor. Contudo, tal formato não afetou a qualidade da leitura, visto que Lobato substituiu o desenvolvimento dos protagonistas, que ser suave nesse modelo de histórias, pela representação marcantes dos antagonistas.

Nesse contexto, Lobato continuou a acertar com a antropomorfização do pensamento dos animais de modo mais fidedigno a espécie humana, isto é, não representar herbívoros como mocinhos ingênuos, nem carnívoros como máquinas assassinas, mas todos com certos desvios morais. Além disso, teceu críticas bem humoradas à ineficiência da estrutura burocrática do Estado através dos servidores do Departamento Nacional de Caça ao Rinoceronte e seus planos engenhosos.

Em suma, "Caçadas de Pedrinho" é uma bela obra que consegue entreter pessoas de diferentes gerações mesmo após quase um século de sua publicação. O livro, na minha ótica, não falha no seu papel artístico, realizando a transmissão de ideias com ótimo humor e leveza, sendo acompanhado ainda por gravuras de quatro ilustradores do século XX (não sei se o mesmo ocorre em edições diferentes da publicada pela Editora Globo em 2018). Por sua vez, a criação de Lobato pode ter mensagens que, isoladamente, divergem dos preceitos morais da atualidade. Logo, uma breve nota de contextualização não faria mal. Isto posto, creio que me sinto mais motivado para tentar mais produções do Monteiro.

Maya 25/05/2022

Lindo
Eu ADOREI essa edição, vem com ilustrações incríveis e os capítulos são bem desenvolvidos (é monteiro lobato ent tinha q ser bom) n tenho muito oq dizer. Apenas q brasileiro sabe escrever.

Lexa 28/02/2009

para mim monteiro lobato foi(e ainda é) o mestre na literatura infantil, quando criança tinha toda a coleção, não sei se aprendi a ler com ele ou com a professora do primeiro ano, este livro foi um marco para mim.

Duda 24/07/2020

Eu gosto muito das histórias escritas por Monteiro Lobato, Caçadas de Pedrinho é uma ótima leitura

Ana Maria 08/11/2011

Caçadas de Pedrinho.
neste livro falam sobre vários tipos de animais.Também falam de um Rinoceronte que avia fugido do circo.
Nessa história Pedrinho comanda uma caçada à uma onça-pintada, que estava escondida na mata de taquaraçus, perto do Sítio do Picapau Amarelo. No comando estava Narizinho, Emília, Rabicó e Visconde de Sabugosa, eles vão atrás da fera pela suas pegadas com medo e valentia.
E depois de algum tempo conseguiram matar a fera, e a levaram para o Sítio, a tia Nastácia e dona Benta se espantaram com oque os meninos aviam caçado. depois de alguns dias todos os animais ficaram sabendo do acontecido, e a Capivara reuniu todos os animais para uma reunião. Todos os animais ferozes se juntaram para comer todos os moradores do Sítio. Quando o pessoal do Sítio ficaram sabendo oque os animais iam fazer com eles ficaram todos apavorados e começaram a se preparar para a guerra. Mais no final de tudo os animais se cansaram de tudo aquilo e acabarão deixante todos fugirem.
Eu recomendo esse livro para todos que realmente queiram ler.

Julian Steffens 30/11/2011

Caçadas da turminha do sítio
O livro Caçadas de Pedrinho de Monteiro Lobato fala sobre algumas caçadas que Pedrinho faz com a turminha do sítio.
Faz parte da editora Globo, publicado no ano de 2007, seus 13 capitulos relatam que a turminha resolve caçar uma onça, e, com muito esforço, conseguem mata-la e traze-la para o sítio, o que causou muito espanto em Dona Bente e Tia Nastácia.
O autor cita que logo aós que a turminha mata a onça, os animais se sentem ameaçados e resolvem atcar o sítio, e agora a turminha vai ter que montar um plano de defesa.
A obra ainda trata que Pedrinho estava cansado de caçar feras brasileira, ele queria caçar feras africanas como leões e rinocerontes, mas para sorte dele, um circo de todos os tipos de animais vem ao Brasil e um rinoceronte foge e vai parar na mata do sítio, e agora a turminha vai ter que dar um jeito.
O livro é muito legal e é recomendavel para pessoas que gostam de aventuras.

1 | 2 | 3 | 4