Discurso do método

Discurso do método Descartes

Resenhas - Discurso do Método

Cinara... 07/05/2021

"... E, observando que essa verdade, penso, logo existo, era tão firme e tão segura que as mais extravagantes suposições dos céticos eram incapazes de a abalar, julguei que podia ademiti-la sem escrúpulo como o primeiro princípio da filosofia que eu buscava.
Depois, examinando com atenção o que eu era, e vendo que eu podia fingir que não tinha corpo algum ou lugar onde estivesse, mas sem mas nem por isso podia fingir que eu não existia; e que, ao contrário do fato mesmo de pensar em duvidar da verrdade das outras coisas seguia-se muito evidentemente e certamente que eu existia; ao passo que a, se tivesse parado de pensar, ainda que o resto do que imaginara fosse verdade, eu não teria razão de crer que tivesse existido; compreendi assim que eu era uma substância cuja essência ou a natureza consistem apenas em pensar, e que, para ser, não tem necessidade nenhuma de lugar nenhum independe de coisa material alguma."

Descartes seria o tipo de pessoa que eu numa conversa de bar sairia na facada... ??

A explicação dele que os animais não tem alma, e que as pessoas que não acreditam em Deus usam da crença que animais e humanos são iguais, não cola meu amigo!
Ele defende que os animais não tem alma e isso se explica pelo fato de que eles não falam, logo que a fala é algo bem fácil de se aprender! Querido você não conhece mesmo a capacidade dos golfinhos se comunicarem né... Se você não entende os gritinhos deles o problema não é deles! Afinal pra eles é bem fácil!!!
As provas que ele tem da existência de Deus comigo também não rolou nenhuma.
Mal ele sabe que muitas pessoas existem mais não pensam!
Já que os animais não pensam eles não existem, só pensariam se tivessem uma alma, mas como não falam não tem alma. Uma pedra não existe afinal não pensa.
Só existem nós "pensadores", o resto ao redor é tudo fruto da nossa imaginação ? Vêm cá Neo, traz o Morpheus com as pílulas.Visionário Descartes já previu Matrix.
Descartes você seria uma das pessoas que me odeiam por minha posição de pensamento. Queria te mostrar umas comprovações realmente científicas meu amigo!!
Tô até irritada!
Daniel Assunção 07/09/2021minha estante
Nossa, você lê tanto! Mas deve estar fazendo leitura dinâmica e não absorvendo nada, porque seu comentário é de criança. Não por sua opinião que você parece achar que é "brutalmente forte", mas porque a resenha não diz coisa com coisa e ainda é cheia de bravata. Perdão a acidez, mas é só um toque. Vamos aprender com os livros e não disputar quem lê mais. Beijo e nada de facadas ;)

Lista de Livros 20/01/2014

Lista de Livros: Discurso do método, de René Descartes
“O bom senso é a coisa mais bem distribuída do mundo: pois cada um pensa estar tão bem provido dele, que mesmo aqueles mais difíceis de se satisfazerem com qualquer outra coisa não costumam desejar mais bom senso do que têm.”
“Nunca observei que através das discussões que se praticam nas escolas se haja descoberto alguma verdade que antes se ignorasse; pois, enquanto cada um procura vencer, esforça-se muito mais em fazer valer a verossimilhança do que em pesar as razões de uma e de outra parte; e os que foram por muito tempo bons advogados nem por isso são depois melhores juízes.”
Mais em:

site: https://www.listadelivros-doney.blogspot.com.br/2014/01/discurso-do-metodo-rene-descartes.html

Janaína Martins 16/09/2020

Discurso esclarecedor
Um bom texto, claro, objetivo e necessário. Me surpreendeu positivamente.

Gustavo Lópes 27/05/2021

Uma obra repleta de bons conselhos. Me recordo do livro a arte da prudência,de Baltazar Gracián.

LucasFaeru 19/01/2024

O humilde Descartes
É incrível a disparatez. Escreve em inglês pra não figurar entre as obras com idioma em latim. Morre de medo de ser mal interpretado e perseguido. Esse é o nosso Descartes, fundação do pensamento moderno. Seu método, por mais que se possa discordar desde as premissas iniciais, é interessante.

Vitor J. 19/11/2020

Explicar o que eu entendi neste livro é algo complicado por ser um livro de filosofia do René Descartes. Mas coloca em texto sobre alguns assuntos bem interessantes, como sobre "Todo ser humano é dotado da mesma razão", ou sobre a famosa frase "Penso, logo existo" que também impoe que a razão é a parte espiritual, que ao morrermos é eterna. Admito não ter entendido muito a leitura, mas com certeza irei reler por me fazer pensar e relembrar algumas coisas na aula de filosofia da escola.

Cinoo 24/09/2022

Era só o professor ter mandado a gente escutar Metamorfose Ambulante, é mais racional que isso aí kkkkkkkkk ????????

Jardii 18/03/2022

Li em 2019
Eu não lembrava que já tinha lido esse livro.
Foi uma leitura obrigatória na faculdade e achei simplesmente um livro fantástico.

"Muitas vezes as coisas que me pareceram verdadeiras quando comecei a concebê-las tornaram-se falsas quando quis colocá-las sobre o papel."

Cristina 15/10/2023

Minha primeira leitura de Descartes, gostei muito, fácil entendimento, questões relacionadas a Deus, dúvidas, certezas, um livro tanto quanto pessoal.

Jhonyf 31/01/2022

Três pontos de destaque no Discurso do Método
Primeiro diz respeito a sua máxima de questionar toda e qualquer verdade (exceto os dogmas de fé) e analisar se são verdades de fato ou não, e ao indagar isto, vendo que tudo pode não ser real, a única coisa real que descobre é seu pensamento, então se ele pensa, logo existe, então parte daí o princípio de seu argumento. Este ponto é importante, pois apesar dele não deixar claro, não é posto isto como uma condição necessária, e sim como uma condição suficiente. É um erro tomar essa frase como uma condição necessária para a existência de alguém ou de algo. Pois o objetivo do raciocínio era apenas provar que se alguém pensa, logo ele existe, mas a recíproca nunca foi posta por Descartes neste livro, então isso deve ser levado em conta para uma conclusão.
Segundo, sobre a diferença da alma animal e humana. Novamente Descartes não se aprofunda no tema, mas refuta satisfatoriamente a ideia de pessoas querem atribuir um certo nível de razão a algum animal. Apesar do argumento inicialmente raso, sobre os animais não falarem e gesticularem como os humanos. Pois, ainda que algum animal possa falar, como um papagaio, ou um outro imitar algum gesto, nenhum deles fazem isso para transmitir um pensamento como nós humanos. Ainda que algum animal tenha alguma habilidade sensitiva maior que a do homem, isso jamais fará dele um ser racional, pois a razão é própria da alma humana, uma alma racional, e no entanto, a alma animada dos animais não são dotadas dessa potencialidade, atribuir isso é ferir um princípio metafísico, é ir contra a verdade.
Por fim, seu argumento também não muito aprofundado, mas consistente sobre a existência de Deus. Na natureza temos que tudo tende ao equilíbrio, e este equilíbrio se dá porque toda a criação busca atingir a perfeição Daquele que a criou. Apesar de não atingirmos a perfeição, pois esta perfeição só poderá se dar com a comunhão com seu criador (se atigissemos tal perfeição, nós mesmos poderíamos nos atribuir as potencialidades da onipresença, oniciência e onipotência), nossas imperfeições são provas que somos parte de uma perfeição suprema, que tudo sabe, tudo pode e tudo vê. Aqui, temos um método de análise comum entre os escolásticos e também presente hoje na ciência, a análise que parte dos efeitos para se chegar a causa. E desse efeito de nossa imperfeição (como nosso pensamento, podemos pensar inúmeras verdades, mas também podemos pensar coisas falsas), partimos daí em direção a causa que não pode ser outra senão uma causa perfeita. Como nada pode vir do nada, e as imperfeições da natureza apontam para um princípio perfeito, vemos que não podemos ser mera obra do acaso, mas sim uma obra uma causa inicial que tudo pode, e a esta causa a chamamos de Deus, que é a causa primeira de todas as coisas.
Bea 01/02/2022minha estante
O textaao

Jhonyf 01/02/2022minha estante
Entenderei como um textão de qualidade e não de extensão kkk

André 21/10/2020

Método científico
O livro apresenta o método científico, ele demonstra como é a maneira ideal para se estudar determinado problema.

elle carmo 08/03/2021

depois de ter abandonado a leitura duas vezes, nessa terceira tentativa finalmente terminei.

sobre a obra:

as primeiras partes falando diretamente acerca do método me foi mais clara. já ao discorrer acerca do corpo humano, não me prendeu tanto, apesar de ter informações interessantes.

acredito que eu teria que reler pra ter um proveito melhor do conteúdo.

sobre o autor:

algo que não posso deixar de citar é a humildade escancarada de descartes. e isso nada tem a ver com falsa modéstia, até porque chegava a dizer que o que ele mesmo havia começado, ninguém mais poderia terminar de forma que seguisse fielmente ao seu pensamento original.

eis o que me fez gostar do rené, seu reconhecimento de que não era um gênio acima de todos os outros, mas que mesmo assim tinha seu próprio lugar ao sol. admirável e inspirador.

a leitura é densa, recomendo pra quem gosta desse tipo de literatura.

almeidalewis 17/06/2021

Existindo
Relato autobiográfico onde é narrado o percurso intelectual de Descartes desde as incertezas escolares sua viagem pelo mundo suas meditações em áreas do saber perpassando por física, metafísica e moral dando origem a um sistema de investigação denominado de CARTESIANO que tem sua fundamentação na DÚVIDA conclui que ele é uma coisa pensante e que sua alma é distinta do corpo. Sua obra é uma das marcas do período da modernidade. Descartes coloca a subjetividade como conhecimento no mundo e distingue o corpo da alma,considera que o universo consiste em duas diferentes substâncias as mentes,ou substância pensante,e a matéria sendo ela quantitativa explicável em leis científicas e fórmulas  matemáticas. No discurso do método só é considerado verdadeiro o que for evidente ou seja o que for imutável com clareza e precisão.

Thiago.Caetano 12/04/2020

Fantástico
Consegue prender minha atenção tão bem quanto qualquer obra de Tolkien ou Verne (autores que mais gosto de ler) e o motivo disso deve-se ao fato que o autor fez um escrito extremamente argumentativo em primeira pessoa e altamente reflexivo porém com um nível razoável legibilidade e sem ficar muito cansativo. Leio uma vez ao ano desde 2015 e ainda me surpreendo.

Ramon 25/01/2021

Uma das melhores passagens de abertura num livro de filosofia. E um filósofo extremamente humilde em suas opiniões e no impacto que sua obra poderia ter na época.
elle carmo 18/02/2021minha estante
realmente, tenho visto muita humildade