Discurso do método

Discurso do método Descartes

Resenhas - Discurso do Método

Lina Angelica 29/04/2014

Aula
Quando li foi para o acompanhamento das aulas de Metodologia da pesquisa, na primeira faculdade. De lá para cá, tive novamente aulas de Metodologia e simplesmente, não consegui avaliar, se eu não entendi ou se o professor não passou corretamente a matéria em questão. Uma coisa, sei hoje, qualquer pesquisa que se faça, nós não vivemos na época de Descartes, que podia ficar horas a fio pensando em uma determinada lógica... Hoje, existem várias lógicas e nenhuma podemos ficar observando e, claro, a vida continua...

Bruno Oliveira 09/09/2012minha estante
Sem gastar tempo no estudo não há aprofundamento.

Lina Angelica 09/09/2012minha estante
Bruno de Olivei ... Obrigada, mas quis dizer em como aplicar a teoria sobre o Discurso do Método... Sempre fui aplicada nos estudos e em tudo que faço...

NelM4n 08/11/2014

Pensar para existir
Um clássico de filosofia que fica ainda melhor quando se entende o contexto da época em que foi publicado. Discurso do Método veio como um livro para preparar terreno para um lançamento que foi cancelado devido a inquisição ter pego Galileu por seus escritos sobre o heliocentrismo. Com bastante metafísica a partir da quarta parte, é interessante ver o esforço para que com o conhecimento científico da época, provar a existência de um ser superior à todas as coisas. É uma obra que merece ser apreciada.

vtsoares 15/02/2017

Sem questionar sua importância para o progresso científico / filosófico posterior, o livro é interessante até a terceira parte. Depois disso pareceu-me que as prenunciadas verdades por ele colocadas se basearam em premissas no mínimo questionáveis.

Brunov 08/04/2017

Um importante marco do pensamento
Descartes apresenta e justifica um novo paradigma da produção intelectual destacando a importância da racionalidade, do método e da experiência na busca por asserções mais verdadeiras e pelas quais se possa produzir conhecimentos mais sólidos para a sociedade. Ainda assim, dialoga a partir de seu tempo e não ousa arriscar pôr a ontologia divina em questão, pelo contrário trata de antecipar-se às críticas e argumenta justificando uma exceção para esse tópico. De um modo geral, é mais uma propagando que visa incutir o valor do método, do que propriamente um esmiuçar de sua epistemologia.
Gessyca.Libny 18/04/2017minha estante
undefined

Rafael Cerdeira 08/11/2018

René, um cara inseguro e absorto.
Apesar de suas ideias magníficas sobre o modo de pensar, René era um cara muito muito inseguro que se preocupava muito com o que achariam de sua obra. Me incomodou muito a tentativa dele de se explicar por diversas vezes, principalmente com sua suposta prova de que deus existe. O discurso do método pode vir a ser obsoleto por esses quesitos, não obstante, o pensamento cético é valido para a eternidade.

Ju Salmont 14/02/2020

Um livro que nos ensina a pensar por nós mesmos. A buscar a verdade sem a influência de outras opiniões. Bastante atual para a nossa Sociedade que, publicada uma notícia, já a toma como verdade, sem se dar ao trabalho de pesquisa e análise.

drygo 28/10/2020

Discurso do Método
Discurso em busca da verdade. Conduzindo o pensamento humano na certeza, na ausência da dúvida.

Samuel M de Paula 28/12/2020

"eu penso, logo existo"
Explicar o que eu entendi neste livro é algo complicado por se tratar de filosofia, com isso enxergo a falta de brio que possuo ainda sobre esse ramo do conhecimento. É tratado no texto assuntos interessantes, como sobre "Todo ser humano é dotado da mesma razão" ou sobre a famosa frase "Penso, logo existo" que também impõe que a razão é a parte espiritual, que ao morrermos é eterna.

Arthur 13/01/2022

com certeza uma pessoa muito a frente do seu tempo, porém com o inicia do livro e tbm pelo final tive uma leve impressão de que descartes queria dizer mais coisas, porém ficou com medo de ser acusado de heresia

mary b 13/02/2022

Final chatíssimo
acho que eu prefiro me manter nos recortes desse discurso, porque ele inteiro pode ser bem insuportável lkkkkkk
Bruchez 14/02/2022minha estante
O final do Discurso, ao que consta, foi desta forma colocado para que se permitisse a publicação, uma vez que a igreja definia o que seria publicado e pelo medo de retaliações, como a que ocorreu com Galileu. A obra original, fruto do brilhantismo de Descartes, encerra na quarta parte do discurso.

Bruchez 14/02/2022

Simplesmente, Descartes
Ótimo livro sobre como enfrentar questionamentos, sobre a confiança necessária em nós mesmos para fugir do comum, e não ser refém da crença dos outros. Um ótimo passo a passo para o desenvolvimento de conhecimento em qualquer área. Uma ótima leitura, com uma pitada de discurso técnico e refinado, típico da filosofia. Um clássico para abertura do modernismo filosófico.

DARKOS 06/05/2022

Uma inesperada tangente sobre o coração humano
Embora,para alguém que diz só considerar verdade o indubitável, Descartes faz alguns saltos lógicos que não explica, é impossível não admitir o quão valioso é a maneira de pensar que ele desenvolveu

v i a n n e 09/05/2022

Good?
This book is very enigmatic, I believe because of its dissertation because it was written many centuries ago. The reflection is deep and as I read it in PDF my understanding was more difficult than I normal, but in general it is a good book that I would like to reread to understand better.