A luz através da janela

A luz através da janela Lucinda Riley

Resenhas - A Luz Através da Janela

Marisa.Olegario 20/06/2021

Releitura
Esse livro é pura tensão. Como é ambientado na Segunda Guerra Mundial, as histórias contadas refletem todo o sofrimento pelo qual as pessoas passaram na época. Lembra um pouco o filme A lista de Schindler. Porém, também conta histórias muito bonitas, sobre esperança, luta, resistência, coragem, resiliência, patriotismo, além, claro, do amor.
A personagem principal aprende muito no decorrer do livro, e é muito bom ver o amadurecimento dela: muitas vezes na realidade as pessoas não percebem o quanto são fortes, pois se escondem atrás do medo.
Amo o casal principal!! E as revelações que a história nos mostra. Fiquei feliz com o final, estava torcendo para que eles ficassem juntos! Uma pena que não mostra muito como é que foi a vida deles depois que tudo acabou, entre outros detalhes que me impediram de dar 5 estrelas.
Resolvi reler e percebi a quantidade de detalhes que eu perdi na primeira vez que li. Enfim, eu gostei muito desse livro. Super indico.

itsannaokayy 19/06/2022

Inicialmente achei a protagonista um pouco irritante pela imaturidade mas conforme a leitura foi fluindo me senti mais a vontade.
Além de ter o romance ainda adquirimos conhecimento! Fiquei bastante empolgada conforme me aprofundei na leitura e vi que também abordava sobre o período nazista e nos mostra o que aconteceu naquela época.

Gersonita Paula 05/07/2014

Me surpreendeu... Muito bom!
Bem, a capa por si só já é um convite à leitura. Este é o primeiro livro que leio da Lucinda Riley.

Gostei do estilo da escrita, a mágica como ela nos guiou pelo cenário da história e do tempo... senti apenas que faltou um pouco mais de contato físico nos personagens, meio platônico.Lucinda criou um sentimento lindo entre Sophie e Frederick mas não deixou isso 'palpável' de certa forma para o leitor. São personagens de muitos movimentos e que não sabem transmitir muita ternura.

Amei o Alex e o Arton e admirei sobremaneira o amor de Frederick... Constance não me encantou e, embora tenha sido um dos personagens principais, não me convenceu no destino que deu a criança, por temer que sua presença esfacelasse de certa forma seu casamento. Pura ironia!!! Uma mulher que foi preparada para tentar matar Hitler, seu Nazismo e seus demônios numa RESISTÊNCIA implacável arriscando conscientemente a própria vida, TEMER a Guerra interna que a vida de uma criança pudesse provocar em seu mundo de apenas quatro paredes, entristece um pouco. Apesar disso, avaliei com 4 estrelas, pelo conjunto da obra.

LI e INDICO!

Gersonita Paula

Início da Leitura: 05/05/2014
Término da Leitura:18/05/2014

Giovanna 13/07/2021

Sinto que já li muitos livros da Lucinda Riley e já sei mais ou menos como vai ser cada história que ela conta. Nada me surpreende mais. Mas não deixam de ser livros bons para passar o tempo e sempre gosto da parte da história que relata o passado. De resto, apenas mais um monte de clichês.

Aline 14/03/2022

Interessante
Livro bom, com conteúdo histórico, que trás além do romance conhecimento, como os outros livros da autora. Muito bom.

Samantha @degraudeletras 01/10/2013

Word in My Bag
"Conhecer seu passado é a chave para libertar seu futuro"

Este é o segundo livro de Lucinda Riley publicado pela Editora Novo Conceito, o primeiro foi "A Casa das Orquídeas", e recentemente lançou "A Garota do Penhasco".

Em "A Luz Através da Janela", Riley nos conta a estória de Emily, que entre os anos de 1988 e 1999 tem sua vida virada de ponta cabeça. Com a morte da mãe, ela herda além da mansão em Paris, um chânteau com uma biblioteca contendo mais de 20 mil exemplares raros, um vinhedo e uma leva de dívidas.

A mãe de Emily nunca dava atenção à filha, ela era não mais que algo para mostrar aos amigos. Vivia uma vida de luxo e glamour em meio aos cidadãos de classe elevada de Paris. O pai da garota, Édouard, era um intelectual que lutara pela resistência francesa durante a Segunda Guerra Mundial.

Logo após a morte da mãe, Emily conhece o inglês Sebastian, que a ajuda a enfrentar todas as dificuldades pelas quais está passando (mas nem tudo é bom para sempre). Ele lhe diz que sua avó, Constance, conheceu Édouard durante a guerra e que eram amigos. Emily busca a história do seu ascendente para entender melhor o seu presente e enfrentar seu futuro. A partir daí mergulhamos em uma fascinante aventura vivida por aristocratas franceses e militantes alemães.

Logo no início do livro, Emily é uma garota mimada que tenta fugir do peso que seu sobrenome tem, mas ao conhecer o passado de seus familiares ela vai aos poucos amadurecendo e ao entender a importância dos De laMartinières, cresce com ela o respeito por sua família. Paralelamente com a história que lhe é contada, Emily aprende com os erros que cometeu e onde realmente é o seu lugar.

A escrita de Lucinda Riley traz evidentemente suas influências da dramaturgia, uma vez que ela era atris antes de dedicar-se aos livros, é possível notar claramente essa característica nos "cortes de cena" que acontecem durante todo o livro (isso é um pouco estranho no começo, mas depois que o leitor se acostuma, dá até a sensação de suspense) e pelos vários diálogos bem elaborados e explicativos.

"A Luz Através da Janela" é sem dúvida encantador, com a estória do presente cheia de lições e surpresas, e a do passado recheada de suspense e emoção. Apesar das mais de 500 páginas, este livro tem uma leitura rápida por ser muito envolvente.

Riley arrancou suspiros, adrenalina, apreensão e vários "AHÁ!!" meus durante a leitura, mesmo achando, no início, a escrita um pouco estranha.

A bibliografia usada por Lucinda Riley para construir seu ambiente histórico:

Lucie Aubrac, Diário da Resistência. Record, 1997;
Matthew Cobb, the Resistance: The French Fight Against the Nazis [A Resistência: A Luta doas Franceses contra os Nazistas], Pocket Books, 2009;
Beryl E. Escott, The Heroines of SOE: F Section: Britain's Secret Women in France [As Heroínas da SOE: Seção F: As Mulheres Secretas da Inglaterra na França], The History, 2010;
Hans, Fallada, Alone in Berlin [ Sozinho em Berlin], Penguin, 1994;
Anna Funder, All That I Am [O que eu sou], Viking, 2011;
Sarah Helm, A Life in Secrets: The Story of Vera Atkins and the Lost Agents os SOE [Uma Vida em Segredo: A História de Vera Atkins e as Agentes Perdidas da SOE], Abacus, 2006;
John Van Wyck Gould, The Las Dog in France [O Último Cão na França], Author-House, 2006

site: http://www.wordinmybag.com.br/

Raffafust 14/03/2013

Lucinda fez um dos livros que mais gostei de ler no ano de 2012. " A casa das orquídeas" é tão maravilhoso que era óbvio que eu quisesse ler mais e mais histórias dessa autora. Quase um ano depois chegou em minha mãos " A luz através da janela", a primeira página já me arrepiou, por ter perdido minha avó recentemente não teve como não me emocionar com a autora descrevendo como a protagonista Emilie de la Martineres diz adeus a sua mãe, que falece na sua frente.
Por si só a cena já emocionaria qualquer filha ou mãe, mas Lucinda vai mais a fundo, o momento em si faz Emilie recordar o como era ser filha de uma mãe que parecia não ter tempo para cuidar da única filha que teve já com idade avançada. Faz ela recordar de como sente saudades do pai que amava tanto livros que tinha uma coleção raríssima.
Nessa família rica e tradicional ela foi criada tendo tudo menos o amor de quem queria, nem o apoio quando optou por fazer veterinária na faculdade e por seguir sua vida. Com a morte de seus pais, ela herda o chateau, todas as obras de arte e a coleção de livros dele.
Perdida dentro da imensa casa, sem saber que rumo tomar, vendo que seus pais gastaram mais do que poderiam, Emily é sinônimo de indecisão para onde quer que olhe.
Até que misteriosamente ela conhece Sebastian, um inglês que segundo ele está a trabalho na França e diz que por coincidência sabe que Emily perdeu sua mãe recentemente e que sua avó era muito amiga de sua família.
Sozinha e carente Emily vai enxergar em Sebastian alguém em quem se apoiar, por mais que todos os indícios levem ao leitor e aos outros personagens a desconfiarem da boa índole do moço. Coisa que nem o irmão dele Alex acredita!
No meio de uma trama de interesses, de alguns capítulos que vão fazer a história dos Le Martinieres voltarem a época da segunda guerra para encontrar respostas no presente, todo personagem tem sua importância para juntos com a mocinha da história chegarmos a uma conclusão do que estava por trás da história da família e de quais os interesses de seu agora marido.
São mais de 500 páginas onde Lucinda nos prende atenção sem que percamos o interesse na trama e onde o final faz jus a tudo que esperamos de uma boa história.

Apaixonadas por 12/03/2013

Resenha por Eliane Teixeira no Blog Apaixonadas por Livros
Lucinda Riley tem uma forma peculiar de escrever seus romances que através de fatos do passado revelam o presente dos personagens.Neste romance envolvente nos leva a questionar a história de Emilie e sua família.

Emilie passou por sua infância e adolescência de modo bem conturbado devido ao seu relacionamento com Valérie,sua mãe,sendo muitas vezes neglicenciada se tornou uma pessoa carente e insegura quanto a tomar decisões importantes.Sua mãe era uma socialite vivendo exclusivamente para chás beneficentes e festas devido a posição social que sua família ocupava.

Com a morte de sua mãe ela se vê envolvida com os bens de sua família,como única herdeira,da fortuna que teria de administrar,com a ajuda de seu contador Gerard,ela tem que aprender a lidar com as dívidas e as propriedades.

Devido a esse emaranhado de problemas e decisões a tomar ela acaba conhecendo Sebastian,que por interesse próprio lhe presta uma grande ajuda ,Emilie se apaixona por ele e não enxerga o tipo de homem que ele é,eles casam e vão morar em Londres e lá ela conhece o verdadeiro Sebastian.

O livro é narrado em terceira pessoa e Lucinda Riley nos envolve em sua trama de uma maneira muito intensa.No decorrer da narrativa você vai percebendo o amadurecimento de Emilie que fica bem delineado no desenrolar da história.

O romance é extremamente rico em detalhes,e isso possibilita o leitor a se transportar para a atmosfera criada pela autora,e em sentimentos nos levando a conhecer de perto as tristezas da guerra.

Mais um lindo livro da autora e só nos resta esperar que a Novo Conceito nos presenteie logo com o próximo.

Para ler a resenha completa acesse:

Ali 28/08/2021

Muitos sentimentos.
O que dizer das histórias de Lucinda que nunca decepcionam?

Se você gosta de histórias que conectam o passado com o presente, esse livro é para você!

Confesso que no começo a história, junto com a protagonista, do presente não estavam me interessando tanto. Mas na medida em que Emilie vai descobrindo a história de Connie, sua história vai desenvolvendo de uma maneira mais interessante.
Personagens bem construídos, tanto vilões quanto mocinhos!
Sinceramente não achei que choraria no fim, mas não deu para segurar tanta emoção!
'A Luz Através da Janela' foi uma ótima supresa!

Liliana 20/01/2013

A Luz Através da Janela
Lucinda Riley ama ficar contando o contexto histórico e isso torna, por alguns momentos, a leitura lenta e durante alguns segundos cansativa. No entanto, "A Luz Através da Janela" conta com um enredo emocionante e cheio de adrenalina e coragem, tendo como um exemplo disso tudo em Constance, uma fascinante personagem.
O leitor dificilmente não se encantará com ela ou não ficará intrigado pelo drama dos irmãos Alex e Sebastian. Poderíamos ver da seguinte forma: um enredo principal que se subdivide em pequenos enredos, resultando em um acabamento imprevisível, irônico e feliz.
Acho que apenas houve um detalhe mal trabalhado, mas que graças ao restante, não teve muito impacto negativo na obra.
Recomendo!

Vana 21/12/2021

Surpreendente
O início desta história me desanimou muito e confesso que quase abandonei a leitura... mas fico imensamente contente por ter dado uma chance e continuado a ler... conforme o relato entre o passado e o presente vão se encaixando fica impossível largar este livro... e você se comove com os personagens, se apaixona e se surpreende com o rumo e final desta história difícil mas ao mesmo tempo bela...

Bru 11/09/2022

maravilhosooo!
que história, fluida no início e depois te prende a cada capítulo.. adoro livros que misturam épocas, os relatos da segunda guerra são tristes e emocionantes ao mesmo tempo.. o casal plot twist.. que romance perfeito, ja quero ler outros livros da Lucinda Riley ??

Rainy Girl 31/12/2012

A Luz Através da Janela - Lucinda Riley
Resenha original do Blog Sook >>> http://the-sook.blogspot.com.br

Emilie de la Martinieres sempre teve sentimentos conflitantes em relação a Valérie, sua mãe, pois nunca foram próximas uma da outra. Sendo de uma conceituada família francesa, a vida de Valérie eram os bailes e nada mais parecia ser mais importante do que socializar entre as conceituadas famílias francesas que eram do seu círculo de amigos. E por mais que Emilie tentasse agradar Valérie, ela nunca obteve a elegância ou a graciosidade da mãe. Com a morte de sua mãe, ela se encontra sozinha no mundo e herdeira dos bens da família.

Ela conta com Gerard, o contador da família, para resolver os problemas de dívidas e catalogar as propriedades. Mergulhada na confusão sobre ter que tomar decisões sobre as propriedades ela acaba conhecendo Sebastian, um homem bonito e educado que a ajuda a lidar com tudo. Logo Emilie se vê apaixonada por ele. Sebastian tem um irmão mais novo, o “problemático” Alex.

Jacques é um senhor que trabalha no vinhedo da família de Emilie há anos e quando este descobre que Sebastian é neto de Constance, começa a contar histórias do passado sobre seu pai Édouard, sua tia Sophia e Constance — pessoas que tiveram seus caminhos interligados pela Segunda Guerra Mundial. Emilie começa a ver o quanto o passado está conectado a ela e decide saber a verdadeira história de sua família e a da família de Sebastian. Emilie descobre um passado repleto de segredos, paixões, perdas, mentiras e amor.

A diagramação da Novo Conceito tem uma revisão impecável e conta com as páginas amareladas e fonte agradável para leitura. O enredo é agradável, assim como o cenário e a autora nos surpreende com uma história envolvendo romance e drama de uma forma simples e muito agradável.

Freak 05/09/2021

Post-It!
"- Não entendo por que você quer passar o resto da sua vida cortando e abrindo os pobres animaizinhos para olhar o que têm dentro.
- Mãe, esse é o processo, não o motivo. Eu amo os animais e quero ajudá-los."

"Em essência, estar vivo não é muito mais que trilhar um longo e tortuoso caminho em direção à morte. Por que não podemos fazer com que o trajeto seja mais agradável?"

"Quanto mais inteligente você é mais você pensa; quanto mais você pensa mais você percebe o quanto a vida é fútil."

"A alegria de perceber que os outros precisam de você é muito maior do que precisar dos outros."