1565 - Enquanto o Brasil nascia

Pedro Doria

Resenhas - 1565 - Enquanto o Brasil nascia

1 | 2 | 3 | 4

Estrangeiro 15/03/2024

Gostei muito dessa pespectiva do primeiro século depois do "descobrimento" em 1500.
Uma abordagem a partir do Rio de Janeiro e São Paulo, onde como fala no livro São Paulo foi criada para o Rio sobreviver.

Amanda 28/01/2022

4 estrelas
1565

Que coisa mais curiosa é ler sobre como era a vida de um local pelo qual ando (ou andava, até antes da pandemia) todos os dias! O centro do Rio é meu velho conhecido, sim, até mesmo minha creche era por lá! E não é muito difícil acessar a história do Rio antigo, da época em que a família real se mudou para cá, nos idos de 1808. Mas descobrir o que se passava por aqui mais de 200 anos antes? Personagens que até hoje dão o nome por ali, figuras como Villegagnon, Estácio de Sá, Cristóvão de Barros, Salvador Correia de Sá e Antônio Salema, figurões do velho Rio (ou São Sebastião do Rio de Janeiro) e todos os Sás que passaram pelo governo do Rio, além de muitas curiosidades históricas, como a relação com os povos originários e eventuais povos invasores, como franceses e holandeses, o início do tráfico negreiro na cidade, a geografia local. Incrível, aliás, imaginar mato, rios, pântanos, açudes, o morro do Castelo! Gente, quando eu era criança me lembro CLARAMENTE de sempre ter comigo a dúvida de ?porque RAIOS aquela área do centro é até hoje chamada de castelo se não tem NENHUMA Contrução REMOTAMENTE parecida com um castelo na história do local?? E não é que minha dúvida foi finalmente respondida? Kkkkkk O nome se deu em razão de ficar o morro de frente à ilha de Villegagnon (que, por sinal, também guarda uma história interessantíssima e bem louca! Kkkkkk), onde os franceses se encontravam. Permitindo uma visibilidade do mar (e da Baía, porta de entrada da cidade), que também era palco para estruturar uma defensiva capaz de, pelo menos, intimidar minimamente, os invasores marítimos. Claro que, o morro que foi eventualmente derrubado, não existe mais, mas sua história marcou pra sempre aquela porção da cidade.

É impossível enumerar todas as histórias interessantíssimas que o livro me apresentou, mas preciso destacar uma informação assustadora, que complementa outra informação assustadora que obtive visitando Ouro Preto (que apenas uma parte pequena do outro das minas foi extraído na época da corrida do ouro e que, hoje em dia, não se exploram mais as minas pois, tendo que pagar pela mão de obra, o preço do ouro NÃO COMPENSA A EXTRAÇÃO), nesse livro descobri que, no início da exploração das minas, a expectativa de vida dos escravos mineradores era de meros OITO MESES DE VIDA. Ou seja, pagar por pessoas, como quem paga por maquinário, a cada OITO MESES, para extrair ouro das minas, fazia seus compradores enriquecerem de uma forma que, jamais seria possível, se esses trabalhadores(olha que coisa elementar) recebessem pelo seu trabalho! Que conta mais trágica a se fazer! E isso, porque o tráfico negreiro na época da corrida do ouro NEM DE PERTO se comparava ao que viria a ser o tráfico negreiro alguns poucos anos depois? Quão surreal e desumano? Nem consigo mensurar! Que páginas tragicamente marcadas da nossa história!

Youkai Sanseru 24/09/2013

Rio de Janeiro
Não conheço muito bem o Rio, mas diversas citações de lugares e pessoas, me trouxeram as lembranças dos lugares que conheço. Fiquei com vontade de ir no Rio, só para ver alguns destes lugares.

Marcello.Pacheco 03/12/2021

Muito Bom
Muito interessante a perspectiva do autor sobre a família que fundou e governou o Rio de Janeiro por quase 2 séculos. Leitura leve e agradável.

Ro 10/04/2020

O Rio de Janeiro continua lindo
Eu cheguei nesse livro com uma expectativa x que foi frustrada ao longo da leitura. Quando comecei a ler, buscava uma descrição do Brasil colônia como um todo, mas, assim como o próprio autor informa, é um livro que fala sobre o Rio de Janeiro. Também não acredito que em 340 páginas fosse possível abarcar todas as capitanias e suas peculiaridades.
O livro é muito rico de informações e traz muitos nomes importantes na constituição do Rio de Janeiro. Vale super a pena ler, recomendado para todos que desejam conhecer um pouco melhor a história do nosso pais. Agora, se você é carioca, é uma leitura que se faz obrigatória.

Marco 27/03/2020

Livro de história que te leva na viagem!
Baita livro escrito pelo Pedro Doria, na linha dos livros do Laurentino Gomes. Apesar de ser um livro de história, ele te leva como fosse um romance da época em que o Brasil surgia e as cidades de Rio de Janeiro e São Paulo ganhavam sua importância. Uma narrativa gostosa (apesar das vezes ser repetitiva em alguns fatos) que te leva a vários lugares do mundo (Buenos Aires, Asunción, Peru, Angola, etc) que tem sua história entrelaçada com o Rio de Janeiro.
Para quem quer realmente conhecer como o Brasil surgiu, a leitura é obrigatória (Assim como Laurentino Gomes).

Rafael B. Juck 11/11/2021

Subtítulo equivocado
Comprei o livro pois no subtítulo fala "fundação do Brasil" e me frustrei. Pelo menos 90% da obra fala sobre o Rio de Janeiro e não sobre o Brasil. Sim, o Rio é extremamente importante na história do nosso país, mas o livro prometia ser mais do que isso, mais do que um relato apenas sobre a história de fundação do Rio e de nomes importantes que passaram por lá.
Considero como positivo o material histórico apresentado, pois me fez querer ler mais das fontes citadas, mas não se bastou dentro do que era esperado.
Espero que esta resenha ajude um próximo leitor a alinhar suas expectativas e ter uma experiência melhor com a leitura.
Para mim foi frustrante.

Wilton 18/09/2013

Ótimo livro. Linguagem nada rebuscada. Sem a pretensão de ser um livro técnico de História, preenche o objetivo de propiciar uma informação superficial e amena. Gostei. Recomendo.

Dude 27/10/2023

Nascimento do Rio de Janeiro
Pedro Doria narra o nascimento do Brasil na perspectiva da cidade do Rio de Janeiro. Traz relatos interessantes e pouco conhecidos desse momento histórico.

Jhon.Willer 24/08/2021

História do Rio de Janeiro
Esse livro conta a história do nascimento do Rio de Janeiro mostrando como era a sociedade da época, o surgimento de alguns bairros que de tão comum as pessoas nem se questionam mais de onde veio apenas transitam. Tudo isso em meio ao descobrimento do Brasil.

Tio Ju 20/04/2021

Um pouco de Brasil
O livro apresenta um retrato do Brasil quinhentista com ênfase para a fundação do Rio de Janeiro e dos seus principais personagens.

Juh 21/08/2020

Bom !
É um bom livro, conta a história do Rio de Janeiro e todo seu envolvimento durante a colonização do país.

Igor Henrique 07/08/2013

Rio - São Paulo e a construção do Brasil
Botafogo, Flamengo, Castelo; de onde vieram esses nomes? Quantos de vocês saberiam que o bairro da Urca foi a primeira vila do que seria um dia a cidade do Rio de Janeiro? Apesar das poucas referências bibliográficas para alguns fatos particularmente detalhados, Pedro Doria trata de um período que além de ser pouquíssimo documentado, está dominado por estudos acadêmicos, sendo pouco voltado pro público geral. Contando a história da fundação da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, Doria esclarece a importância, as dificuldades e a irreverência das capitanias/cidades do Sudeste brasileiro.

Mariane 06/08/2022

Fiquei um pouco decepcionada com a leitura. Apesar de ser um livro com algumas curiosidades legais, foi ficando um pouco lento na segunda metade, focando em alguns personagens específicos, além de ser sobre o Rio de Janeiro. Não estava esperando um livro de história do Rio, pensei que fosse ser geral. Enfim, é um bom livro para quem quer saber sobre a história do Rio, porém não me agradou a leitura.

Fani 22/04/2015

Enquanto o Brasil nascia
Pedro Doria destrincha o passado brasileiro, lança em nossas faces fatos históricos de uma maneira fácil e agradável ao leitor.
Conhecer rituais indígenas e seus comportamentos, a relação dos holandeses, portugueses e franceses com o povo indígena, a maneira como o Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa, foi fundada - ali, de mãozinha dada com São Paulo - trajetória dos governastes do Rio tão ligada a família de Sá.
1565 é sem dúvida um livro histórico cheio de curiosidades, histórias, personagens e realidade. Ali está escrito um pouquinho da raiz brasileira.

1 | 2 | 3 | 4